Senac São Paulo

Cursos Técnicos

Técnico em Finanças

Aprenda a gerenciar o uso de recursos financeiros para contribuir na atuação estratégica de um negócio, apoiando o processo de análise e proposição de melhorias para o bom desempenho econômico-financeiro de organizações.

Neste curso, você vai compreender como executar e monitorar diversos serviços relacionados aos processos de tesouraria, contas a pagar, contas a receber, captação e aplicação de recursos financeiros e orçamento empresarial.


Carga horária: 800 horas

Pré-requisito
Para realizar a matrícula no Técnico em Finanças, é necessário estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio.

Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Estudantes cursando no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o técnico em finanças é amplo, já que toda empresa, independentemente do porte, precisa controlar seus gastos e alocar os recursos financeiros de forma eficiente, buscando maior rentabilidade nos investimentos.

O profissional formado como técnico em finanças tem inúmeras atribuições e possui a capacidade de desempenhar atividades variadas, como negociações bancárias, apoio ao setor de contabilidade, análises de crédito, análise de precificação e formação de preços, análise de indicadores econômico-financeiros, análise de demonstrativos financeiros, entre outras.


Método

As aulas teóricas envolvem estudos de casos, pesquisas, contato com empresas e especialistas da área, assim como visitas técnicas. Já as aulas práticas proporcionam a atuação comunitária, trabalho de campo e atividades em laboratórios modernos.

Você vai desenvolver sua visão crítica e uma atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, em atividades que integram o conhecimento à prática.

Estágio

O Estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um "ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos" (Lei n° 11.788/08).
Conforme previsto em legislação vigente, o Estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.
Nos cursos em que o Estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do Estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho.
No presente curso, o Estágio não é obrigatório. O aluno que optar pelo estágio deve ter, no mínimo, 18 anos e poderá iniciá-lo a partir da Unidade Curricular 2.A carga horária do estágio deverá ser de, no mínimo, 10% do total de horas da habilitação, ou, no mínimo, o mesmo percentual da respectiva qualificação profissional técnica.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação as unidades curriculares 5, 6, 7 e 8 será conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Planejamento Financeiro, com validade nacional.

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em Finanças, com validade nacional.


Lista de Materiais


Documentos para Matrícula

Para realizar a matrícula no curso Técnico em Finanças, o(a) candidato(a) deve estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio.
Documentos:
-RG e CPF ou outro documento de identificação que comprove a numeração destes registros (apresentação);
-Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do ensino médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do ensino médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
-Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).
As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela unidade do Senac, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.


Para realizar a matrícula nas Qualificações Profissionais Técnicas, quando realizadas de forma independente, o(a) candidato(a) deve ter no mínimo o Ensino Fundamental completo.
Documentos:
-RG e CPF ou outro documento de identificação que comprove a numeração destes registros (apresentação);
-Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do ensino fundamental (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada).
As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela unidade do Senac, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.