Senac São Paulo

Cursos Livres

Atendente de Lanchonete

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Objetivos específicos:
- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
- Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos.
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
- Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
- Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Carga horária: 160 horas

Pré-requisito
Para matrícula no curso de Qualificação Profissional de Atendente de Lanchonete, é necessário ter, no mínimo, 18 anos de idade e ensino fundamental completo.

Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Este curso destina-se às pessoas que queiram ingressar na área de serviços de alimentação, com foco para atuação em lanchonetes.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo

Mercado de Trabalho

Observa-se uma grande evolução da área da alimentação nos últimos anos. O número de estabelecimentos de alimentos e bebidas aumentou e novas tendências, tecnologias e variedades gastronômicas foram incorporadas. Vários fatores, como o aumento da concorrência e maior exigência dos clientes, geram o crescimento do setor. Nesse contexto, os serviços de alimentos e bebidas constituem fator essencial para preferência do cliente por um ou outro estabelecimento.

A diferença no serviço atento, cortês e eficiente pode garantir ao estabelecimento maior lucratividade e fidelização de clientes. Dentro das diversas ocupações ligadas ao segmento de alimentos e bebidas, destaca-se a profissão de atendente de lanchonete.

O atendente de lanchonete é responsável pela organização do local de trabalho, pelo atendimento ao cliente, pelo preparo e execução de serviços de alimentos e bebidas em lanchonetes.

Esse profissional organiza a estrutura de apoio da lanchonete, manipula alimentos, prepara lanches de acordo com as boas práticas, recepciona e serve o cliente.

Atua como prestador de serviços em lanchonetes e outros estabelecimentos que tenham serviços de lanches e bebidas, em horário flexíveis, que inclui fins de semana e feriados. Interage com outros profissionais dos setores de alimentos e bebidas, contribuindo para o trabalho em equipe e a fidelização do cliente.

Método

Está previsto um percurso metodológico que coloca o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional de Atendente de Lanchonete com validade nacional.

Lista de Materiais


Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original).