Senac São Paulo

Cursos Livres

Agente de Informações Turísticas

O curso Agente de Informações Turísticas tem como objetivo qualificar profissionais para atender a turistas, visitantes e moradores locais e informar sobre a oferta turística local e regional com qualidade e cortesia.

Carga horária: 200 horas

Pré-requisito
Para matrícula no curso de Qualificação Profissional de Agente de Informações Turísticas, é necessário ter, no mínimo, ensino fundamental 2 incompleto.

Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Este curso destina-se àqueles que pretendem iniciar carreira na área de turismo ou que já atuam como agente de informações turísticas e necessitam de capacitação específica. Destina-se também aos condutores de turistas e executivos que desejam imprimir diferencial competitivo no atendimento desses passageiros.
Escolaridade mínima: ensino fundamental 2 incompleto

Mercado de Trabalho

O turismo implica o deslocamento de pessoas para fora de seu local de origem, com finalidades de lazer, negócios ou outros motivos, utilizando-se de um conjunto de produtos e serviços que possibilitam a realização da sua viagem. No Brasil, a oferta de destinos é grande. O país conta com mais de 7,4 mil quilômetros de litoral e grande número de destinos ecológicos, que colocam o tornam o primeiro do mundo em recursos naturais com muitas possibilidades de trabalho.
Um dos serviços de maior importância nesse contexto é o de informações turísticas. Sabe-se que o mercado não permite mais improviso e informalidade. Hoje, é preciso ser um profissional de excelência. O turista quer se sentir bem recebido e, ao aportar no destino, deseja informações mais precisas acerca dos locais, sua história, sua geografia, as personalidades, as programações, os shows, os roteiros turísticos e tantos outros detalhes sobre a cidade visitada. Esse profissional é, na maioria das vezes, o porta-voz do destino, uma vez que a tendência inicial do turista é procurar um posto de atendimento turístico.

Método

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional de Agente de Informações Turísticas, com validade nacional.

Lista de Materiais


Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original);
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original).