Senac São Paulo

Cursos Livres

Formação de Garçom

Desenvolver o aluno para servir clientes em restaurantes, bares e similares.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Para profissionais que desejam atuar na área de Turismo, Hospitalidade e Alimentação e que trabalhem com serviços de alimentos e bebidas.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental 2 incompleto

Mercado de Trabalho

Observa-se uma grande evolução da área da alimentação nos últimos anos. O número de estabelecimentos de Alimentos & Bebidas aumentou e novas tendências, tecnologias e variedades gastronômicas foram incorporadas. Vários fatores, como o aumento da concorrência e maior exigência dos clientes, geram o crescimento do setor. Nesse contexto, os serviços de alimentos e bebidas constituem fator essencial para preferência do cliente por um ou outro estabelecimento. A diferença no serviço atento, cortês e eficiente pode garantir ao estabelecimento maior lucratividade e fidelização de clientes.

Dentro das diversas ocupações ligadas ao segmento de Alimentos & Bebidas, destaca-se a profissão de Garçom. O garçom é o profissional, responsável por receber, conduzir, acomodar, atender e servir os clientes. De acordo com o Ministério do Trabalho a profissão de garçom gera mais de 140 mil vagas com registro em carteira no país e outros milhares na informalidade.

Esta profissão tem um espaço competitivo e plural para preencher que só será conquistado com uma formação de qualidade e com conteúdo moderno e atualizado.

O garçom do século 21 deve apresentar-se como um profissional disposto a executar diferentes tarefas, capaz de adaptar-se aos diversos ambientes de trabalho, estar atento às normas de higiene e segurança, manter comunicação fluente, ter sensibilidade para o contato com o público, estar preparado para suportar grandes jornadas de trabalho, buscar trabalhar com pontualidade e profissionalismo, dominar as técnicas pertinentes ao ofício e buscar aperfeiçoamento contínuo.

Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Lista de Materiais


Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
-RG
-CPF

Livro:
Sou garçom | Técnicas, tendências e informações para o aperfeiçoamento profissional. Editora: Senac São Paulo
Livro disponível em E-book