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Controladoria e Finanças

Você se especializará em controladoria e finanças, sabendo levantar, mensurar e analisar dados para a tomada de decisões relacionadas a recursos financeiros, além de elaborar e acompanhar o planejamento estratégico de organizações.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

TURMA CONFIRMADA!

Etapas do Processo de Ingresso

1ª Etapa - Acesse o link de inscrição e cadastre-se no portal do Senac. Após confirmação do cadastro inscreva-se online no curso escolhido.

2ª Etapa - Após efetuar a inscrição enviar a documentação abaixo indicando na linha de assunto seu nome completo e curso pretendido:

- Diploma de graduação (cópia frente e verso) e currículo profissional para o e-mail poscampinas@sp.senac.br .

A coordenação entrará em contato para agendamento da reunião de alinhamento.

Após estas etapas a equipe da Pós-graduação entrará em contato para orientações sobre a conclusão do processo de matrícula.

As matrículas deverão ser efetivadas dentro do período estabelecido ao candidato, por e-mail. Os candidatos aprovados serão chamados até que as vagas se esgotem.

Pré-requisito: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior à data de início das aulas.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Para participar do processo de ingresso siga os passos abaixo:
Passo 1 - Ter diploma de curso superior e ter colado grau antes do início do curso;
Passo 2 - Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 3 - Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 4 - Envie o seu currículo profissional para: posgraduacaojun@sp.senac.br - indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 5 - Aguarde o contato de agendamento para a entrevista com a coordenação do curso.

Número de Vagas: 20

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Investimento

OBS: Investimento referente às turmas em andamento.
OBS: Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
Horário do Curso
Turma 1
segunda: 19h10-22h45
quarta: 19h10-22h45
Início: março/2022 Término: março/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais, que vão acontecer on-line, às quintas-feiras, das 19h10 às 22h45. Possíveis mudanças de datas e horários serão previamente informadas para a turma.

-A Unidade Campinas poderá iniciar as aulas remotamente.-1) Datas sujeitas a alteração. 2) Algumas atividades virtuais e presenciais que fazem parte da carga horária do curso, ou adequação de calendário, poderão ser realizadas em dias da semana diferentes do contratado, bem como eventuais reposições de aulas e orientação de TCC. As datas serão previamente agendadas.Turma 1
terça: 19h10-22h45
quinta: 19h10-22h45
Início: 15/03/2022 Término: Março/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: MARÇO/2022 Término: DEZEMBRO/2022

Importante: este curso terá atividades não presenciais que poderão acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, que serão previamente informadas aos alunos. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma não presencial, considerando as recomendações sobre a Covid-19.Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: ABRIL/2022 Término: ABRIL/2023

A saúde de vocês é nossa prioridade. Por isso, é possível que os cursos presenciais do 2˚semestre comecem remotamente. Estamos nos preparando para recebê-los com carinho quando for seguro para todo mundo!Turma 1
segunda: 19h-22h40
quarta: 19h-22h40
Início: Agosto/2022 Término: Agosto/2023

Este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma.Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
Início: 05/04/2022 Término: 08/12/2022

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
Início: 05/04/2022 Término: Dezembro/2022

Turma Confirmada. Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
sábado: 08h-16h10
Início: 30/Abril/2022 Término: Maio/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais, que vão acontecer on-line, às durante a semana, das 19h10 às 22h45. Possíveis mudanças de datas e horários serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!

Aulas semanais e presenciais. Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!
Você poderá atuar em organizações públicas e privadas fomentando o planejamento, a execução e o controle da gestão e das finanças, influenciando a tomada de decisões. Também poderá atuar em instituições de ensino superior como docente em disciplinas relacionadas à área.
Pessoas com graduação completa que desejam se especializar na área de controladoria e finanças e que buscam aprimoramento profissional para atuação efetiva no processo de gestão das organizações.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
CONTABILIDADE FINANCEIRA
Discute a estrutura conceitual básica da contabilidade financeira e propicia o estudo das variações patrimoniais. Propõe a interpretação das normas contábeis, o conhecimento da prática contábil e a elaboração das demonstrações financeiras, com a finalidade de gerar informações e redigir as notas explicativas que permitam evidenciar a dimensão patrimonial, econômica, financeira e social da organização.
CONTROLADORIA
Apresenta o papel da controladoria nas empresas, abordando os conceitos, modelos, o processo de gestão e sistema de informações ambientais, operacionais e financeiros no contexto econômico e social das organizações, favorecendo a compreensão do processo de gerenciamento, do planejamento, da avaliação de desempenho e das ferramentas de gestão empresarial.
GESTÃO FINANCEIRA E FINANÇAS CORPORATIVAS
Apresenta o conceito de administração financeira, orienta sobre a função dos demonstrativos e sua elaboração, propõe a análise e compara fontes de financiamento e apresenta os principais indicadores econômicos e financeiros. Trata da gestão estratégica de custos, do orçamento de capital, do planejamento financeiro, do capital de giro e do processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira da empresa.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS
Aborda os conceitos básicos de custos voltados para a gestão contábil e estratégica. Apresenta os principais instrumentos de gestão estratégica de custos e avalia os indicadores de desempenho e formação de preços para a otimização do processo decisório.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS ORGANIZAÇÕES
Elabora diagnóstico e planejamento estratégico de organizações no que tange ao planejamento de estoque e produção, planejamento de compras, planejamento financeiro, planejamento de vendas e análise de mercado, pautando-se em habilidades desenvolvidas por meio de jogos empresariais.
ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES E TRIBUTOS
Apresenta os tipos de empresas brasileiras e os processos para a abertura e discute o enquadramento jurídico empresarial no que tange aos principais tributos por setor de atividade econômica. Desenvolve o conteúdo com foco contábil, tributário e legal, com o propósito de preparar o aluno para a atuação em conformidade com as demandas oficiais do ambiente de negócios complexo brasileiro.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E VALUATION
Aborda os principais temas estudados no campo de finanças, com enfoque a análise dos investimentos empreendidos pelas organizações, possibilitando tratar as questões e decisões financeiras com base na moderna teoria financeira. Desenvolve o conhecimento de todo o processo de avaliação de empresas e suas metodologias.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Introduz o conceito de desenvolvimento sustentável, suas implicações no âmbito do planeta e da vida contemporânea, assim como os atores sociais: Estado, mercado e sociedade civil. Discute o papel das políticas públicas e o papel da iniciativa privada no campo da sustentabilidade. Fundamenta o novo modelo de gestão empresarial lastreado na responsabilidade social corporativa. Expõe os principais instrumentos e indicadores da gestão socialmente responsável orientada para a sustentabilidade. Analisa a importância da gestão orientada para a escuta de seus stakeholders. Examina a governança corporativa articulada ao contexto da sustentabilidade e analisa boas práticas dentro da visão de valor da sociedade. Define o papel das áreas de controladoria e finanças no âmbito da sustentabilidade.
COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS
Apresenta o desenvolvimento de compliance no mundo e no Brasil, estuda o compliance nas organizações, ao discutir a corrupção nos setores públicos e privados. Aborda as avaliações específicas e abrangentes dos ambientes de negócio e de controles das empresas para minimização de riscos. Instrumentaliza o uso de técnicas e práticas para o desenvolvimento da atuação profissional como auditor e consultor empresarial.
TÓPICOS DE CONTEXTO ECONÔMICO
Apresenta elementos básicos da economia, discutindo as noções de microeconomia e macroeconomia e propõe a análise de seu papel na sociedade e a utilidade de seus princípios para o gestor de empresas, visando orientar a fundamentação das decisões corporativas.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: CENÁRIO COMPETITIVO DAS ORGANIZAÇÕES
Constrói cenários para identificar tendências econômicas que impactam na competitividade das organizações. Desenvolve habilidades de análise de mercado e de mudanças do planejamento estratégico por meio de jogos empresariais.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também poderá entrar em contato com empresas e especialistas da área, além de vivenciar situações reais do mercado de trabalho em laboratórios específicos.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Controladoria e Finanças. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)Roberto Kovacsik
possantoamaro@sp.senac.brAna Livia Reis da Silva
poscampinas@sp.senac.brValdomiro Benjamim Junior
grupofcoposgraduacao@sp.senac.brRoberto Kovacsik
pos.jabaquara@sp.senac.brThais Antonia Pires Salla Trevisan e Nelson Bueno de Oliveira
posgraduacaojun@sp.senac.br / posgraduacaojun@sp.senac.brValdomiro Benjamim Junior
pos.osasco@sp.senac.brErika Pereira Leite e Marcus Vinicius Berzoti Ribeiro
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.brAltino da Silva Dias
possantoandre@sp.senac.brRodrigo Uliana Ferreira e Rubens Andrade Ribeiro Filho
possjriopreto@sp.senac.br / possjriopreto@sp.senac.brProf. MsC Jomar Luiz Bellini
pos.sorocaba@sp.senac.brCorpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Roberto Kovacsik
Mestre em gestão e Estratégias de Negócios pela UFRRJ; especialização em Finanças PUC/SP, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e Contabilista. Atualmente é professor: Centro Universitário Senac e Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenador de pós-graduação SENAC do curso Controladoria e Finanças e Mercados Financeiros. Atuou como coordenador de cursos de Graduação em diversas IES. Possui experiência na área financeira e contábil, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças, contabilidade financeira e internacional, mercado de capitais, agronegócios, balanço social, responsabilidade social, políticas de crédito. Sócio-proprietário da RK Treinamentos e Consultoria em Negócios Ltda.

Augusto Cesar Freire Silva
Mestrando em Ciências Contábeis (2002-INTERROMPIDO), Pós-Graduado em Capacitação Gerencial FIA-FEA (1998), Pós-Graduado em Controladoria e Finanças - Graduado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FACULDADES COSTA BRAGA (1994), professor de Pós-Graduação e graduação nas áreas de Ciências Contábeis e Administração de Empresas, Coordenador dos cursos de ciências contábeis. Professor de graduação na área de Ciências Contábeis e coordenador de cursos de Pós-Graduação, participa como consultor Portal da Classe Contábil e Executivo da área de Controladoria em empresas nacionais e multinacionais.

Clodoir Gabriel Vieira
Atualmente: Professor de Economia na Pós-Graduação, do IPOG - MBA em mercado de capitais, lecionando Economia. No SENAC-SP leciona no curso de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças, Ética e Governança Corporativa. Economista chefe da corretora Souza Barros e diretor conselheiro da Apimec-SP, eleito para o mandato 2011 a 2013. Além de ser colaborador de vários meios de comunicação como jornais: Valor Econômico, Agência Estado, Brasil Econômico, Agencia Reuters, Vídeos do UOL, Infomoney, WSJ e outros veículos de comunicação.

Edson Schrot da Silva
Mestrando em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), onde é integrante do grupo de pesquisa Cidadania, Pacto Federativo e Tributação e graduado pela mesma Instituição. MBA/Pós pelo Fundação Getúlio Vargas (FGV). Coordenador de Pós-graduação no SENAC-SP. Professor titular da disciplina Competência, Desempenho e Remuneração. Professor titular da disciplina Gestão da Inovação e Incentivos. Palestrante e conferencista em temas de gestão estratégica e direito empresarial, destacando-se os vinculados a tópicos especiais trabalhistas e incentivos fiscais a inovação tecnológica. Sócio da MSE Consulting e Presidente da ICpeq - Instituto de Compemetria e Pesquisa. Consultor e líder em projetos de implantação de gestão por competência, gestão da inovação e incentivos fiscais junto a empresas, órgãos públicos e instituições.

Roberto Biava Junior
É Consultor Tributário - Chefe - na Secretaria da Fazenda-SP, Juiz Efetivo da 4a Câmara do Tribunal de Impostos e Taxas - TIT/SP (nomeação para os Biênios 2014-2015, 2016-2017 e 2018-2019), Docente no Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro - SP na área de Direito/Legislação e Contabilidade/Gestão Tributária no Curso de Graduação em Ciências Contábeis e de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças, Professor na Escola Fazendária do Estado de São Paulo (FAZESP) nos cursos de Auditoria Contábil Tributária e ICMS-Teoria e Prática, Professor de Especialização/MBA na área Contábil/Tributária na FIPECAFI, FUNDACE-Ribeirão Preto, SENAC-SP, USJT e UNITOLEDO, dentre outras instituições, Participante da Equipe de trabalho PROFISCO 4.8 do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) da Secretaria da Fazenda-SP (2012-2015), Avaliador de artigos na RDTA (Revista de Direito Tributário Atual) do IBDT-Inst. Bras. de Direito Tributário e no Congresso ENANPAD (na área temática Contabilidade e Gestão Tributária). Doutor (2014-2017) e Mestre em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela USP (2010-2013), Mestre (profissional) em Controladoria Empresarial / Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008-Ago/2010). Possui Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1997-2000) e Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2001-2005), Especialista em Direito Tributário pelo IBET-SP (Ago/2006-Out/2008), Especialista em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (2009-Set/2010).É Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda-SP, desde 2006, na função de Consultor Tributário da Fazenda, tendo exercido a função de Fiscal Externo de 2006 a 2007. Ex-Consultor Tributário da Pricewaterhouse&Coopers de 2002 a 2006. É associado ao IBDT-Instituto Brasileiro de Direito Tributário. Tem ampla experiência nas áreas de Direito Tributário e Legislação Tributária e nas áreas de Contabilidade Tributária e Auditoria Contábil/Fiscal.

Werther Braga Junior
MBA - Executivo Internacional realizado na FIA/FEA - USP com intercâmbio junto a Vanderbilty University. Possui Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Atualmente é consultor - Estratege Assessoria Empresarial Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Rinaldi da Silva Corrêa
Doutorando em Administração. Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP. Pós-graduado em Gestão Estratégica de empresas e Negócios. Especialização em Didática do Ensino Superior. Bacharel em Administração de Empresas. 28 anos, atuou em empresas Multinacionais na área de suprimentos e logística. Professor universitário com conhecimento em empreendedorismo; planejamento para abertura de novos negócios; gestão financeira; gestão organizacional; modelos de gestão e metodologia de pesquisa. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-graduação do SENAC Campinas em Gestão de Negócios; Controladoria e Finanças e Sistemas de Gestão integrados. Responsável pelo Comitê de Ética de Pesquisa (CEP) do SENAC Campinas.

Eduardo Frare
Mestre em Controladoria pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Gestão de Inovação Tecnológica pela UNICAMP e graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente atua na área de Planejamento Estratégico e Avaliação do Instituto Santos Dumont (ISD) e é professor Universitário e de cursos de pós-graduação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Controle Gerencial, Planejamento Estratégico, Gestão Empresarial, Orçamento e Custos.

Levi Gimenes
Mestre em Ciências Contábeis e Financeiras pela (PUC-SP), MBA - Investimento e Gestão na Indústria Sucroalcooleira na (USP-ESALQ), Pós-graduação em Controladoria (FECAP), Especialização em Educação e Tecnologias (Universidade de São Carlos) e graduado em Ciências Contábeis. Empreendedor do ramo de educação e consultoria financeira. Ocupou cargos de diretoria, gerência financeira e controladoria em diversas multinacionais e nacionais. Co-autor dos livros Temas Contemporâneos em Gestão, Ed. Livrus (2017) e Contabilidade Para Gestores, pela Editora Atlas (2012). Possui diversos artigos publicados em congressos internacionais e nacionais. É avaliador de trabalhos acadêmicos em revistas e congressos. Professor universitário e de cursos de Pós-graduação mais de quinze anos.

Rafael Toledo
Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2009) e em Controladoria e Finanças. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Experiência há mais de 18 anos no segmento corporativo dos bancos como Analista de Crédito e Gerente de Relacionamento com CPA-20, capacidade de análise de crédito e elaboração de pareceres das empresas de diversos setores. Realiza trabalhos de consultoria com Orientação e Planejamento e é professor de cursos de pós-graduação de Finanças e Controladoria.


Sueli Helena de Camargo Palmen
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2014), onde fez o Mestrado (2005) e a graduação em Pedagogia (2001). É professora colaboradora do Centro Universitário SENAC desde 2015 no curso de pós-graduação em Controladoria e Finanças, ministrando a disciplina Metodologia e Didática de Ensino e Pesquisa Docente; também é membro do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional - FE/ Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente e Gestão Educacional.


Tatiana Gama Ricci
Mestre em Controladoria pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduada em Contabilidade Pública. Especialista em Carreira Pública e Fiscal. Bacharel em Ciências Contábeis. Contadora com mais de 15 anos de experiência nos setores de contabilidade fiscal, assessoria e consultoria e gestão de negócio. Analista Administrativo do setor contábil fiscal na empresa Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. de Campinas. Professora Universitária e de cursos de Pós-graduação na área contábil e financeira. Experiência com Relatório de Sustentabilidade, diretrizes GRI e em Relato Integrado ;


Jose Donizete Valentina
Bacharel em Ciências Contábeis e Mestre em Educação pela PUC-Campinas. Empresário contábil, professor de pós-graduação, palestrante e conferencista. Ocupa a cadeira número 10 da Academia Paulista de Contabilidade. Especialista nas áreas Societária, Contábil, Fiscal/Tributária, Laudos Patrimoniais, Auditoria, Compliance e no desenvolvimento de novos negócios. Especialista em Liderança Contábil e Financeira pela Anderson University, Carolina do Sul (EUA).

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Francisco Antônio Bezerra
Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará. Consultor de empresas em gestão financeira e modelagem de sistemas de informação de custos. Responsável pela implantação de metodologias ABC/ABM em diversas empresas no Brasil. Professor do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis no SENAC/SP e de outros cursos de Pós-Graduação em outras universidades na cidade de São Paulo.

Valdomiro Benjamim Junior
Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2011) e Mestrando em Modelagem de Sistemas Complexos pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador da pós-graduação SENAC nos cursos Controladoria e Finanças e Finanças Corporativas. Professor da pós-graduação no Centro Universitário SENAC, e de pós-graduação do Centro Universitário da FEI, lecionando as disciplinas de Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Controladoria e Gestão Estratégica de Custos. Participa, ainda, como monitor, em disciplinas de resolução de problemas (RP II) na EACH-USP com metodologia de aprendizagem baseada em problemas (ABP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, principalmente em implantação em Sistemas de Informação Gerencial (ERP) e atuação em departamentos de Controladoria de empresas de grande porte.

Professores convidados


Itamar Nogueira Hernandes
Possui passagem pelos cursos de Ciências Econômicas e Contábeis da FEA USP, Técnico em Contabilidade
(CRC Ativo), Graduado em Gestão Financeira . Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu) em Gestão Bancária e
Negócios. Cursando Extensão em Planejamento Tributário na FGV (Fundação Getúlio Vargas). Docente na Pós
graduação em Controladoria e Finanças do SENAC SP ( Unidade Francisco Matarazzo), nas disciplinas de
"Microeconomia e Macroeconomia" , "Tipos de Empresas, Impostos e obrigações legais" e "Análise de
Investimentos" Docente na Pós graduação em Normas Brasileiras de Contabilidade e IFRS da Trevisan Escola de
Negócios, nas disciplinas de "Aspectos e Normas Internacionais" e "Reconhecimento e Mensuração de Passivos"
Professor conteudista (modalidade EAD), da Pós Graduação em Marketing, disciplina de "Gestão Financeira e
Precificação" do SENAC SP. Docente de eSocial do IPED. Profissional Certificado pela ANBIMA nos exames CPA-
10 e CPA-20 Experiência de 8 anos na área de Tesouraria da Caixa Econômica Federal , e de 16 anos ao todo
nas áreas financeira, contábil, gestão, tributária e de recursos humanos. Diretor na ZON Contadores Associados


Wagner Schmidt
Wagner Schmidt é brasileiro, nascido em São Paulo. Contador pela Universidade Mackenzie, mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especializado em Planejamento Tributário e IFRS pela mesma instituição, além de cursos realizados pela Hampstead School, em Londres e no Eurocenter, em Berlin. Profissional com mais de 15 anos de experiência na área Financeira, Contábil e Tributária, com fortes conhecimentos na área de Controles, metodologias, processos operacionais. Com uma visão 360 graus do negócio, saber quais são os impactos que podem gerar uma tomada de decisão. Atuação na elaboração de Business Plan, Planejamento Orçamentário (Tático e operacional), operações de tesouraria, implementação de sistemas ERP, conhecimentos com Data Sul, Oracle e SAP. Análise de Demonstrações Financeiras e Reports, Análise de P&L, Processos de Reestruturações Societárias (Fusões e Aquisições), CRC Ativo, conhecimentos na rotina Societária (Contábil) BRGAAP, USGAAP, IFRS, reports para a CVM (empresas de Capital Aberto), área de RI (Relacionamento com Investidor), Press Release, Fechamento contábil, conciliações, Controles Internos, Compliance, Governança Corporativa. Atendimento a Auditoria Interna e Externa, Receita Federal. Impostos Diretos e Indiretos, obrigações acessórias. Mestre nos cursos de MBA Executivos na Business School São Paulo BSP, nas área de Planejamento Estratégico, Finanças Corporativas, Derivativos, Governança Corporativa, Análise de Demonstrações Financeiras, Fusões e Aquisições, Análise de Projetos de Investimento e Estratégias Financeiras Avançadas, professor pesquisador e orientador dos Projetos finais, incluindo os projetos submetidos à banca. Professor atuante também nos cursos de Pós-Graduação da mesma Instituição. SENAC - Mestre nas áreas: Governança Corporativa, Ética e Responsabilidade Socioambiental, Análise de Investimentos e Valuation, Derivativos - Mercado a Termo, Futuros, Swaps e Opções, Direito dos Negócios e Planejamento Tributário, Capital de Giro e Estrutura de Capital e Gestão de Marketing e Planejamento Estratégico, Estatística e Mercado Financeiro. Trabalhos realizado na Universidade Nove de Julho: Mestre Convidado, na área de Planejamento Tributário e Contabilidade Corporativa. Trabalhos realizados na UNICSUL: Mestre Convidado na área de Contabilidade Internacional. Trabalhos realizados na BI - International Business nas áreas de Matemática Financeira Moderna e Métodos Quantitativos e Planejamento Tributário. Trabalhos na TREVISAN, nos programas de MBA in company para presidentes (personal MBA). Professor no Curso de Ciências Contábeis e Engenharia na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities) nas áreas de Planejamento Tributário, Cálculo Atuarial, Empreendedorismo, IFRS, Contabilidade Societária e Legislação Tributária.

Corpo Docente

Roberto Kovacsik
Mestre em gestão e Estratégias de Negócios pela UFRRJ; especialização em Finanças PUC/SP, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e Contabilista. Atualmente é professor: Centro Universitário Senac e Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenador de pós-graduação SENAC do curso Controladoria e Finanças e Mercados Financeiros. Atuou como coordenador de cursos de Graduação em diversas IES. Possui experiência na área financeira e contábil, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças, contabilidade financeira e internacional, mercado de capitais, agronegócios, balanço social, responsabilidade social, políticas de crédito. Sócio-proprietário da RK Treinamentos e Consultoria em Negócios Ltda.

Amanda Russo Chirotto
Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP (2014) e bacharel em Administração pelo Centro Universitário FECAP (2005). Atualmente é analista acadêmico, professora de Pós Graduação de Controladoria e Finanças do Senac e professora auxiliar nos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário FECAP.

Francisco Antônio Bezerra
Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará. Consultor de empresas em gestão financeira e modelagem de sistemas de informação de custos. Responsável pela implantação de metodologias ABC/ABM em diversas empresas no Brasil. Professor do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis no SENAC/SP e de outros cursos de Pós-Graduação em outras universidades na cidade de São Paulo.

Roberto Biava Junior
Consultor Tributário da Secretaria da Fazenda-SP e Juiz (Substituto) do Tribunal de Impostos e Taxas - TIT/SP (nomeação para o Biênio 2014-2015), Professor de Especialização/MBA e de Cursos Preparatórios na área Contábil/Tributária, Doutor e Mestre em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela USP (2010-2013), Mestre (profissional) em Controladoria Empresarial / Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008-Ago/2010). Possui Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1997-2000) e Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2001-2005), Especialista em Direito Tributário pelo IBET-SP (Ago/2006-Out/2008), Especialista em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (2009-Set/2010). Cumpriu Estágio Supervisionado em Docência (2010-2012), no Programa de Aperfeiçoamento do Ensino - PAE-USP, como Monitor ("estagiário em docência") em disciplinas de Direito Tributário do curso de graduação em Direito da USP. É Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda-SP, desde 2006, na função Consultor Tributário da Fazenda, tendo exercido a função de Fiscal Externo de 2006 a 2007. Ex-Consultor Tributário da Pricewaterhouse&Coopers de 2002 a 2006. É associado ao IBDT-Instituto Brasileiro de Direito Tributário. Tem ampla experiência nas áreas de Direito Tributário e Legislação Tributária e nas áreas de Contabilidade Tributária e Auditoria Contábil/Fiscal.

Werther Braga Junior
MBA - Executivo Internacional realizado na FIA/FEA - USP com intercâmbio junto a Vanderbilty University. Possui Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Atualmente é consultor - Estratege Assessoria Empresarial Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Corpo Docente

Nelson Bueno de Oliveira
Mestre em Administração Financeira pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor universitário das disciplinas Administração Financeira; Finanças Corporativas; Análise de Investimentos; Mercado Financeiro e de Capitais; Teoria Geral da Contabilidade; Contabilidade Internacional; e Matemática Financeira na Kroton Educacional - Faculdade Anhanguera de Jundiaí (SP). Coordenador do curso de pós-graduação em Finanças e Controladoria no Senac Jundiaí. Exerceu a função de conselheiro suplente, no Conselho de Administração da Rumo S.A., entre 2015 e 2017. Atuou como educador da Universidade Corporativa do Banco do Brasil, ministrando cursos nas áreas de Finanças; Economia Aplicada; Fundamentos e Práticas de Gestão do Mercado Pessoa Física Alta Renda. Atuou como gerente geral do Banco do Brasil em agências dos segmentos pessoa física de alta renda e pessoa jurídica corporate. Possui MBA Gestão de Risco FIPECAFI-FEA-USP; MBA Formação Geral de Executivos FIA-FEA-USP; MBA Negócios e Finanças Fundação Dom Cabral - Belo Horizonte; Pós-graduação lato sensu CEAG em Administração Contábil e Financeira na FGV São Paulo. É Bacharel em Ciências Contábeis pela Unianchieta - Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí SP. Perito contábil com registro no CFC/CNPC n. 4523.
  Curriculo Lattes
Liamar Mayer de Paula
Mestre em Psicologia e Pedagoga. Experiência de 33 anos na área de educação e desenvolvimento profissional com atuação em Instituições Educacionais (ensino fundamental, médio e técnico, graduação e pós-graduação) e área de Gestão de Pessoas em empresas nacionais e multinacionais.Em continuidade aos objetivos, atuo como Coordenadora e Professora de pós-graduação e oriento Trabalho de Conclusão de Curso no Centro Universitário Senac (Jundiaí). Coordenação e Tutoria EAD (UNIJÁ). Coordenei a Pós-graduação e Extensão dos cursos de Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Logística, Controladoria, Administração Pública e Gestão de Cidades, Gestão de Projetos, Engenharia da Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, bem como, o Serviço de Apoio ao Estudante, além de docente nos cursos de Psicologia, Administração e Engenharias (Faculdade Politécnica de Jundiaí). Supervisionei Estágios dos cursos que ministrei na graduação. Participei de programas de avaliação Institucional, laboratórios de mudanças e projetos institucionais, inclusive visando plano diretor e de negócios. Atuei em comissões para o MEC, com objetivo de autorizar e reconhecer cursos de graduação. Como Supervisora Pedagógica era responsável pela gestão administrativa / pedagógica, inclusive pela elaboração e desenvolvimento de cursos livres e técnicos (administração, comércio, logística, enfermagem e informática). Faço parte da comissão científica e editorial do evento Senac de conhecimento integrado. Meu portfólio profissional e carreira na área de Gestão de Pessoas abrange as atividades desenvolvidas em: Implantação e Restruturação de Empresas, Treinamento , Recrutamento e Seleção, Benefícios, Auditoria de Recursos Humanos, Avaliação de Desempenho, Plano de Carreira e Motivação, bem como, em Processos de Implantações e Certificação ISO 9002.
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Corpo Docente

Corpo Docente

Marcus Vinicius Berzoti Ribeiro
Pós-graduado em Gerente de Cidades pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP (2011). Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA-RP USP (2000). Servidor de carreira da Prefeitura de Ribeirão Preto há mais de 24 anos. Professor Universitário e Professor em cursos preparatórios para concursos públicos. Ampla experiência na área de Administração Pública, principalmente em controle, orçamento e finanças. Vários cargos públicos exercidos na Prefeitura de Ribeirão Preto, sendo os principais: Secretario de Governo (2015-2016), Secretario Casa Civil (2016), Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) (2015-2017), Auditor Interno (2004-2016), Responsável Controle Interno (2004-2016). Atual Diretor Comercial e Financeiro do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (DAERP); Presidente da Comissão de Licitação do DAERP; 1º Diretor de Assuntos Internacionais da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE); membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

Corpo Docente

Rubens de Andrade Ribeiro Filho
Pós-Graduado em Administração e Finanças pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (1992);
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1982);
Encerrou os créditos do Mestrado em Controladoria e Finanças na PUC-SP (2006/2008);
Professor Coordenador na Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Controladoria e Finanças no Centro Universitário Senac ministrando as disciplinas Finanças, Auditoria, Controladoria, Análise Financeira, Contabilidade Internacional e Avançada;
Professor Universitário na Graduação nas disciplinas Auditoria, Controladoria e Governança Corporativa.

  Curriculo Lattes
Felipe Colombelli Pacca
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, FFC, Marília, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, FFC, Marília, Especialista em Marketing, Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação, INPG, São José do Rio Preto, graduado em Pedagogia pela Unesp, Ibilce, São José do Rio Preto, e em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Unilago, São José do Rio Preto. Atua como professor do curso de medicina e coordenador de avaliação na Faceres, São José do Rio Preto, e como professor dos cursos de pós-graduação lato sensu e coordenador pedagógico das áreas de educação e inovação do Centro Universitário Senac, unidade São José do Rio Preto. Tem experiência em educação, com foco em práticas pedagógicas, metodologia científica, processos de gestão, avaliação e educação médica.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

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