Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Jogos e Gamificação na Educação

Jogos e Gamificação na Educação

Você se especializará na utilização de jogos e gamificação como estratégia de ensino e aprendizagem, potencializando o engajamento e motivação dos alunos e atuando de forma alinhada ao mercado educacional contemporâneo.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar na elaboração de projetos criativos e inovadores e também na análise de aspectos diversos de jogos educativos e gamificação na educação.

Também poderá atuar propondo soluções viáveis a partir de contextos reais, da vivência prática, considerando conceitos de learning by doing e da resolução de problemas e desafios.
Pessoas com graduação completa em qualquer área do conhecimento e que tenham interesse em atuar no setor da educação criando soluções educacionais por meio da gamificação e de jogos digitais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.

METODOLOGIAS ATIVAS
Discute, analisa e reflete sobre o conceito de metodologias ativas e sua adequada utilização, considerando: a aprendizagem híbrida (Blended Learning); Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Aprendizagem Baseada em Games; Gamificação; Mapas Mentais; Sala de Aula Invertida (FlippedClassroom); Situações de Aprendizagem para o desenvolvimento de competências; Aprendizagem Colaborativa (Team Based Learning); e pesquisa como metodologia de aprendizagem, promovendo a interação do professor com outras possibilidades de desenvolvimento da aprendizagem.
GAME DESIGN
Apresenta as teorias básicas de design de jogos, elementos estruturantes e formais, teorias essenciais, tipos de jogador, flow, elementos formais e dramáticos. Discute e analisa a metodologia para o desenvolvimento de jogos, gamificações e escapes. Apresenta estudos de caso e criação de protótipos básicos pelos alunos para aplicação do conhecimento.
GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Apresenta, discute e analisa as aplicações gerais da gamificação na educação. Conceitua e aplica de modo prático, por meio da prototipagem e criação de jogos e games, a mecânica, dinâmica e elementos presentes na gamificação. Reflete sobre a utilização da gamificação, em diferentes cenários educacionais, possibilitando a vivência ativa do aluno.
GAMIFICAÇÃO COM FERRAMENTAS E PLATAFORMAS DIGITAIS
Discute, analisa e reflete sobre os conceitos e aplicações dos jogos e da gamificação, para criar e planejar atividades gamificadas, explorando e experimentando ferramentas de criação, plataformas e aplicativos.
GAMIFICAÇÃO ANALÓGICA
Apresenta possibilidades de uso da gamificação a partir de recursos físicos e de baixo custo, abordando sua utilização em ferramenta digital e analógica. Discute, analisa e reflete partindo de exemplos de utilização no contexto educacional, por meio de estudos de caso e prototipação.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc., com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DE GAMIFICAÇÕES
Desenvolve o processo completo de criação de uma gamificação, abordando escolha dos objetivos pedagógicos, documentação dos processos, planejamento e criação da gamificação (analógica ou digital), tendo como referência os elementos, dinâmicas, mecânicas e outros conceitos, partindo da associação dos objetivos pedagógicos para prototipar soluções a serem aplicadas.
APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS
Apresenta o conceito e aplicabilidade da aprendizagem baseada em jogos, abordando no que difere da gamificação. Discute e analisa a aplicabilidade dos jogos analógicos ou digitais, no contexto pedagógico, considerando os currículos e ambientes de aprendizagem.
PROTOTIPAGEM E APLICAÇÃO PARA JOGOS DE TABULEIRO
Apresenta as possibilidades educacionais dos jogos analógicos, por meio de estudos de caso, experimentação e práticas profissionais. Propõe a prototipagem de jogos, por meio da exploração de materiais e ferramentas básicas para criação, considerando contextos, currículos, disciplinas e ambientes de aprendizagem.
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS
Apresenta a programação visual por blocos em plataformas como o Scratch, para o desenvolvimento dos jogos educacionais. Propõe o desenvolvimento de pequenos projetos para compreensão da lógica de programação básica e do processo de criação de jogos simples, para diferentes objetivos pedagógicos.
ESCAPE ROOMS EDUCATIVOS
Apresentar o conceito de Escape Room e suas aplicações na educação (Narrativa, Brekout Edu, aprendizagem baseada em problemas). Propõe a prototipagem de escapes digitais e analógicos para diferentes objetivos educacionais, apresentando métodos e ferramentas de criação.
JOGOS E GAMIFICAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
Discute e analisa a acessibilidade e inclusão no uso de jogos e gamificação, considerando os diferentes contextos, o desenvolvimento de jogos usáveis e acessíveis e as adaptações necessárias às pessoas com necessidades especiais, para promover o aprendizado.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc., com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE JOGOS
Propõe a construção de um jogo digital educacional com objetivos pedagógicos claros, considerando o currículo, o planejamento e objetivos pedagógicos, ambientes de aprendizagem, os quais serão base para a escolha da lógica de programação e das ferramentas a serem utilizadas.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também irá desenvolver um plano de trabalho docente completo, voltado para sua área de interesse.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Jogos e Gamificação na Educação. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp