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Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

Você se especializará na gestão da qualidade e segurança do paciente, sabendo elaborar planos táticos e operacionais, mapear riscos, analisar indicadores, além de implementar processos de qualificação e acreditação em saúde.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Em qualquer momento, caso existam dúvidas quanto ao processo seletivo ou ao curso, entre em contato conosco através dos telefones 3336-2067 ou 3336-2039, e-mail postiradentes@sp.senac.br.

 
Investimento
Horário do Curso
Turma 1
sábado: 08h30-16h30
Início: 30/03/2022 Término: 23/02/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!
Você poderá atuar na área de gestão da qualidade e segurança do paciente em diversos serviços de saúde, entre eles: hospitais, clínicas, unidades de atenção à saúde, serviços de imagem, laboratórios, home care e bancos de sangue.
Pessoas com graduação completa na área de saúde e/ou de gestão, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, administradores e contadores, que tenham interesse em atuar ou se especializar na área de gestão da qualidade e segurança do paciente. Importante: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
CULTURA DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE
presenta os conceitos de qualidade e segurança do paciente, os principais movimentos nacionais e internacionais voltados para o setor, no contexto do redesenho dos processos de trabalho em saúde e do modelo assistencial, propiciando o conhecimento de tendências nacionais e internacionais. Aborda as estratégias e técnicas para a comunicação compacientes e equipes de saúde (ISBAR, ¿Check-back¿, ¿Read-back¿, transição do cuidado, ¿Hand-over¿ e ¿Hand-off¿). Trata os níveis de maturidade institucional, baseando-se nos conceitos de cultura organizacional, evidenciando as ferramentas que permitem medir o clima e a cultura institucional no que diz respeito à segurança do paciente, a fim de proporcionar a melhoria contínua dos resultados assistenciais e ciclos de aprendizado.
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E INDICADORES DE DESEMPENHO EM SAÚDE
Apresenta conceitos, técnicas e ferramentas para a gestão de processos, debatendo questões relativas à classificação e ao mapeamento. Trata da estruturação de processos e da cadeia de valor, do grau de maturidade e da melhoria contínua. Abordao monitoramento de processos e o uso de indicadores, alinhados às estratégias organizacionais, discutindo as características, atributos e métricas adotadas. Contextualiza a aplicação de indicadores de segurança do paciente, a relevância das fichas de indicadores e a necessidade de seleção dos mesmos. Conceitua e diferencia indicadores-chave de desempenho: Key Performance Indicator (KPI)e Acordo de Nível de Serviço (Service -Level Agreement -SLA). Trata do monitoramentode indicadores e do benchmarking, com destaque à performance assistencial, proporcionando a medição do valor de entrega aos clientes.
GESTÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE
Apresenta as políticas, programas e a taxonomia, bem como a estruturação e implantação do núcleo de segurança do paciente. Trata os princípios, processos e estratégias de gerenciamento e enfrentamento dos riscos em saúde, problematizando a gestão de riscos proativa e reativa. Aborda as etapas de investigação e análise retrospectiva e prospectiva de eventos adversos, bem como da classificação e dosistema de notificação de incidentes. Debate o uso das ferramentas Bow-Tie Analysis, Depose e ¿What if¿. Apresenta as estratégias e os Protocolos de Segurança do Paciente e discute os desafios de sua implantação nos serviços de saúde, capacitando o profissional para acompanhar a estruturação do plano de segurança do paciente para a gestão sistêmica dos riscos e da segurança do paciente.
PROJETO: INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Apresenta os instrumentais metodológicos para o desenvolvimento de projetos de intervenção em saúde fundamentados na prática baseada em evidências.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
GESTÃO DA MUDANÇA E DE PROJETOS EM SAÚDE
Aborda os modelos de gestão e a aplicação de ferramentas que viabilizam a transição de cenários, bem como a mudança dos processos institucionais. Apresenta os processos e conhecimentos aplicados ao gerenciamento de projetos, segundo a metodologia do Project Management Institute (PMI). Conceitua o desenvolvimento de projetos segundo metodologias ágeis, no contexto social e estrutural das organizações de saúde, subsidiando as melhores práticas no gerenciamento e gestão de mudanças para o alcance da excelência em resultados.
CUIDADO CENTRADO NA PESSOA
Apresenta as dimensões do cuidado centrado na pessoa, discutindo a gestão da clínica e as linhas de cuidados assistenciais. Conceitua o uso de Protocolos Assistenciais e de abordagens terapêuticas baseadas em evidências científicas, proporcionando a análise da performance clínica embasada no perfil social, demográfico, epidemiológico e nosológico da população atendida. Contextualiza a segurança do paciente na atenção primária e domiciliar e na saúde suplementar. Aborda os Cuidados Paliativos, discute sobre a Humanização da Assistência e a experiência do paciente. Apresenta a prática do Disclosure e problematiza a importância do engajamento do paciente, cuidador, família e colaboradores na atenção à saúde, a fim de que o cuidado centrado na pessoaseja valorizado também como um objetivo estratégico da organização.
FERRAMENTAS DAQUALIDADE EM SAÚDE
Apresenta as ferramentas de qualidade que dão suporte aos processos organizacionais, assistenciais e ao gerenciamento de riscos em organizações de saúde, tais como: PDCA (Plan, Do, Check, Act) e PDSA (Plan, Do, Study, Act); Brainstorming; análise de causa-raiz; Diagrama de causa-efeito/Diagrama de Ishikawa; 5 porquês; 5W3H; Matriz GUT (gravidade, urgência e tendência); Smart; Diagrama de Pareto; Protocolo de Londres; Análise do Modo e Efeito de Falha (FEMEA e HFMEA), bem como conceitua as suas aplicações em diferentes processos nos serviços de saúde com base na Ciência da Melhoria, favorecendo a gestão integrada, o gerenciamento de riscos e o acompanhamento de resultados institucionais.
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL E GOVERNANÇA EM SAÚDE
Apresenta os conceitos de governança e de gestão. Aborda os modelos de gestão, governança corporativa, gestão da informação, ética e de compliance nas organizações de saúde. Contextualiza a governança clínica e o planejamento estratégico paraa busca de um serviço de excelência e a entrega de uma assistência segura e de qualidade. Conceitua a liderança como competência profissional para o alcance da melhor performance da equipe multiprofissional em busca da concretização das estratégias organizacionais. Estabelece a relação entre liderança transformacional, a gestão do conhecimento e a eficácia organizacional, a fim de fundamentar as melhores práticas para o efetivo desempenho e longevidade das organizações ante às necessidades e expectativas dos stakeholders, desafios e oportunidades do mercado.
ACREDITAÇÕES, CERTIFICAÇÕES E AUDITORIA DA QUALIDADE EM SAÚDE
Conceitua a estruturação do escritório da qualidade, as acreditações e das certificações em organizações de saúde. Apresenta os modelos de avaliação externa da qualidade e o modelo de acreditação do Sistema Brasileiro de Acreditação. Aborda o processo de auditorias internas da qualidade. Contextualiza o programa de qualidade na saúde suplementar para a implementação dos atributos de qualificação e aprimoramento da assistência fornecida pelos prestadores de serviços.
QUALIDADE EM SAÚDE: CUSTO E VALOR
Apresenta os conceitos de valor e de cadeia de valor. Discorre sobre as atividades que agregam e que não agregam valor. Apresenta os conceitos de Triple Aim e Quadruplo Aim na Saúde.Aborda a gestão de segurança do ambiente e a gestão de segurança do trabalhador. Conceitua a análise do layout, configuração e distribuição dos ambientes de trabalho. Contextualiza a gestão de custos por meio dos conceitos de padronização de insumos e logística (escolha, aquisição, armazenamento e distribuição), aumentando a relação custo-benefício institucional ao considerar a segurança e a resolubilidade assistencial.
PROJETO: MUDANÇA ESTRATÉGICA EM SAÚDE
Apresenta as estratégias para desenvolvimento da divulgação do projeto de intervenção em saúde, visando o processo de mudança e a sua implementação.
CONEXAO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL
CENÁRIO MUNDIAL DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE
Discute sobre a avaliação dos serviços de saúde no Brasil e no mundo. Apresenta os modelos de acreditações e certificações existentes. Aborda os principais movimentos nacionais e internacionais voltados para qualidade e segurança do paciente. Aborda o redesenho dos processos de trabalho em saúde - Modelo Assistencial, propiciando o conhecimento das tendências nacionais e internacionais de qualidade e segurança.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta os processos e áreas de conhecimentos aplicados ao gerenciamento de Projetos, segundo a metodologia prevista pelo Project Management Institute (PMI), no contexto social e estrutural das organizações de saúde, subsidiando as melhores práticas de gerenciamento de projetos para a aplicação do conhecimento e alcance da excelência em resultados.
DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA
Apresenta os instrumentais metodológicos da pesquisa científica, bem como os conceitos e aplicações da Prática Baseada em Evidências (PBE) para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso, promovendo o acesso e a aplicação do conhecimento disponibilizado em produções científicas.
GOVERNANÇA EM SAÚDE
Discute a concepção das políticas, diretrizes institucionais e perfil epidemiológico. Apresenta os conceitos e princípios da governança clínica e sustentabilidade aplicáveis ao contexto organizacional, fundamentando as melhores práticas, desempenho e longevidade das organizações frente às necessidades e expectativas dos stakeholders, desafios e oportunidades do mercado.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Aborda as ferramentas de qualidade e o método de aplicação em suas diferentes dimensões nos serviços de saúde. Discute sobre o mapeamento e modelagem dos processos e auditoria clínica, propiciando o gerenciamento de riscos, gestão integrada e o acompanhamento de resultados institucionais.
INDICADORES DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE
Apresenta os indicadores de estrutura, processo e resultado das unidades estratégicas, destacando o desempenho da qualidade e segurança assistencial e a sustentabilidade institucional. Discute a efetividade dos indicadores de segurança do paciente e como utilizá-los para demonstrar a performance assistencial, proporcionando a medição do valor de entrega aos pacientes.
GESTÃO DA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE
Discute a gestão da clínica e a implementação da assistência por meio dos aspectos que envolvem a qualidade em saúde e o cuidado centrado no paciente. Reflete a respeito do cuidado seguro, bem como sobre a aplicação de protocolos preventivos e de abordagens terapêuticas baseadas em evidências científicas e linhas de cuidados assistenciais, proporcionando a análise da performance clínica dentro do perfil epidemiológico da população atendida.
GESTÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE
Aborda os perigos e riscos assistenciais e a aplicação de práticas de segurança. Discute os conceitos de identificação, notificação e análise de eventos indesejáveis, capacitando o gestor para estruturar planos de ação e objetivando a melhoria contínua da qualidade do paciente.
CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Aborda os níveis de maturidade institucional baseada nos conceitos de cultura organizacional. Apresenta ferramentas que permitem medir o clima e a cultura institucional no que diz respeito à segurança do paciente, afim de proporcionar a melhoria contínua dos resultados assistenciais e ciclos de aprendizado.
ÉTICA E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
Discute sobre ética e comunicação em saúde. Aborda os meios e a importância da comunicação, assim como a quantidade e a qualidade das informações que garantem a continuidade da segurança assistencial e a gestão dos riscos legais da instituição.
QUALIDADE EM SAÚDE: CUSTO E VALOR
Discute a gestão de custos por meio da apropriação dos conceitos de padronização de insumos e sua logística institucional (escolha, aquisição, armazenamento e distribuição), aumentando a relação custo-benefício institucional, considerando a segurança e a resolubilidade assistencial.
GESTÃO DA MUDANÇA
Aborda modelos de gestão e aplicação de ferramentas que viabilizam a transição de cenários e mudança dos processos institucionais. Identifica as características e competências dos gestores e líderes em saúde que lhes permitam identificar oportunidades de formação e desenvolvimento individual e de suas equipes conforme o contexto organizacional.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também realizará exercícios e estudos de caso e poderá vivenciar simulações de situações reais do mercado de trabalho.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)Rodrigo Uliana Ferreira
possjriopreto@sp.senac.brSolange Montanari e Cristina de Araujo Lasevicius
smontana@sp.senac.br / postiradentes@sp.senac.brCorpo Docente

Dalva Olívia Azambuja Ferrari
Avaliadora de projetos pedagógicos de cursos técnicos, como parte do processo de autorização de oferta por instituições privadas de ensino superior (Ipes) (2019/2020); Pesquisadora - Projeto de Pesquisa e de Extensão - Grupo de Pesquisa (Educação), Linha de Pesquisa (Sustentabilidade) pelo Centro Universitário SENAC SP - CAS (2018/atual); Mestre em Arquitetura e Urbanismo / Design pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU-USP (2008/2011); Bacharel em Educação Artística ênfase em Desenho de Moda pelo Centro Universitário de Rio Preto UNIRP (2000/2003); Licenciada em Matemática pela Faculdade Riopretense de Filosofia Ciências e Letras UNORP (1977/1985); Pós-Graduada em Sostenibilidad, Arquitectura, Urbanismo y Turismo pela Escola Universitària D`Hoteleria i Turisme CETT (2007); Pós-Graduada em Sostenibilidad en Arquitectura y Urbanismo pela Universitat Politécnica de Catalunya (UPC) (2008); Professora Coordenadora Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Interiores; Pós-Graduação Lato Sensu em Projetos Sustentáveis para Arquitetura e Design; Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Negócios da Moda: Gestão, Marca e Coleção - Centro Universitário Senac Unidade de São José do Rio Preto - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SP; Professora do Curso de Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos Práticas do Project Management Institute (PMI) na Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, II e III (2018/atual); Pós-graduanda em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade de Administração e Ciência e Educação FAMART (2020/atual); Pós-graduanda em Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e Ciência e Educação FAMART (2020/atual); Pós-graduanda em MBA em Executivo em Gestão de Negócios de Marketing (2020/atual).
  Curriculo Lattes
Felipe Colombelli Pacca
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, FFC, Marília, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, FFC, Marília, Especialista em Marketing, Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação, INPG, São José do Rio Preto, graduado em Pedagogia pela Unesp, Ibilce, São José do Rio Preto, e em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Unilago, São José do Rio Preto. Atua como professor do curso de medicina e coordenador de avaliação na Faceres, São José do Rio Preto, e como professor dos cursos de pós-graduação lato sensu e coordenador pedagógico das áreas de educação e inovação do Centro Universitário Senac, unidade São José do Rio Preto. Tem experiência em educação, com foco em práticas pedagógicas, metodologia científica, processos de gestão, avaliação e educação médica.
  Curriculo Lattes
Fernando Martins Silva
Mestre em Ciência da Informação - Universidade de Brasília, MBA em Administração Financeira - Fundação Getúlio Vargas, graduado em Ciência da Computação, graduado em Direito. Atua como coordenador e docente em cursos de pós-graduação do Centro Universitário SENAC, unidade São José do Rio Preto. Advogado. Foi professor adjunto da UNIP, campus São José do Rio Preto, nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Atua na área da Ciência da Informação, Administração e Direito, com ênfase em Direito Digital, Compliance, Interdisciplinaridade, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Teoria Geral da Informação, Inteligência Competitiva, Gestão de Informações, Gestão de Processos e Processos Decisórios. Teve atuação profissional em empresas como TELESP, Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
  Curriculo Lattes
Emerson da Silva Mistico
Especialista em Docência no Ensino Superior, Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, Marketing e Vendas (MBA), Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Possui experiência em marketing digital, governo eletrônico e docência no ensino superior. Atual coordenador dos cursos de pós-graduação em Marketing Digital e E-commerce e Gestão de Marketing do SENAC São José do Rio Preto, atuando também como professor nos cursos de Gestão de Negócios, Gestão Estratégica de Pessoas, Docência no Ensino Superior e Gestão de Meios de Hospedagem. Professor no curso de graduação em Publicidade e Propaganda da UNIRP, atuando nas disciplinas de Mídias Digitais, Marketing Político e Eleitoral, Administração em Publicidade e Produtos de Comunicação I e II.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente










Cristina de Araújo Lasevicius
Enfermeira e Administradora. Mestre e graduada pela Escola de Enfermagem da USP. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Educação Cognitiva e Valores Éticos. Professora e pesquisadora do Centro Universitário Senac - SP. Coordenadora de curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente.
  Curriculo Lattes
Alexandra Bulgarelli do Nascimento
Doutora, Mestre, Licenciada e Bacharel pela Escola de Enfermagem da USP. Professora e pesquisadora do Centro Universitário Senac - SP. Coordenadora de cursos de pós-graduação. Membro Adjunto do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências do Joanna Briggs Institute (JBI).
  Curriculo Lattes
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