Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gastronomia: história e cultura

Gastronomia: história e cultura

Apresentar a dimensão cultural das práticas alimentares e gastronômicas, seus diferentes processos históricos e recortes identitários que permitirão novos olhares sobre o fenômeno alimentar.

A compreensão sistêmica desse fenômeno como entrecruzamento de aspectos ambientais e culturais proporcionará o entendimento das tradições como construções articuladas ao meio social em que estão inseridas, no sentido da sua adaptabilidade ao território, sua identidade e sua ecologia.

Refletir sobre a alimentação e a gastronomia como veiculadora de saberes e sabores remissivos a determinada cultura, valorizando-a, e proporcionando uma leitura fina de tendências e estudo de possibilidades de transformação de empreendimentos de alimentos e bebidas.

Compreender a comensalidade como a manifestação privilegiada da hospitalidade e, mais estritamente, a gastronomia, à luz dos fenômenos contemporâneos de consumo e sociabilidade, relacionando-as com as áreas do turismo, da hotelaria e de empreendimentos de alimentos e bebidas



Carga horária: 366 horas

Unidade
Infraestrutura
Salas de aulas equipadas com ar condicionado, data show, quadro branco, tawboard, possibilitando metodologias ativas e autonomia do aluno, além de laboratórios de informática, cozinha pedagógica e enogastronomia, foyer e auditório, biblioteca especializada e centro de apoio a distância.
Infraestrutura
Modernas salas de aula com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de um ótimo ambiente para o aprendizado específico, a troca de experiências e informações. O curso disponibiliza laboratório de informática de uso geral com acesso à internet.
Etapas do Processo de Ingresso

DESCRIÇÃO DO PROCESSO PARA INGRESSO:

Para participar do processo siga os passos abaixo:

Passo 1 - Ter diploma de curso superior (Este não pode ser de curso sequencial) ou Declaração com data da colação de grau, anterior ao início do curso.
Passo 2 - Cadastrar-se no Portal Senac;
Passo 3 - Inscrever-se on-line no curso escolhido;
Passo 4 - Você receberá um e-mail para agendamento do Encontro com a Coordenação, para alinhamento de expectativas e conhecer maiores detalhes o programa do curso.

Número de Vagas: 35

Etapas do Processo de Ingresso

> Inscrição via portal do Senac
> Análise de currículo
> Entrevista com a coordenadora do curso

Número de Vagas: 30

 
Investimento
Horário do Curso
Turma 1
segunda: 19h15-22h50
quarta: 19h15-22h50
Início: Mar/2020 Término: Jun/2021Turma 1
segunda: 09h-17h10
Início: Março de 2020 Término: Junho de 2021
Coordenador(es)Prof. Dr.João Luiz Maximo da Silva
joao.lmsilva@sp.senac.brFernando Marcos de Oliveira
fernando.moliveira@sp.senac.br
Corpo Docente

Corpo Docente