Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Ergonomia

Ergonomia

Você se especializará na busca de soluções para melhoria de ambientes e relações de trabalho, considerando as dimensões física, cognitiva, psíquica e organizacional da ergonomia para proporcionar saúde, segurança e produtividade. Este curso foi acreditado pela Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo).
Carga horária: 440 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso
 
Investimento
Horário do Curso
Turma 1
sexta: 19h-22h35
sábado: 08h30-16h40
Início: MARÇO/2022 Término: MARÇO/2023

Importante: este curso terá atividades não presenciais que poderão acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, que serão previamente informadas aos alunos. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma não presencial, considerando as recomendações sobre a Covid-19.

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!
Você poderá atuar em organizações de diversos setores, como: indústria, agricultura, comércio e setor de serviços, transporte, saúde, educação, bens de consumo, financeiro, entre outros, transformando hábitos, ambientes e relações de trabalho aplicando ergonomia em diferentes cenários.
Pessoas com graduação completa, preferencialmente, nas áreas de saúde, engenharias, arquitetura, design, administração, psicologia, entre outras.

Importante: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA
Situa a ergonomia no contexto das ciências do trabalho. Apresenta a história e evolução do trabalho e da ergonomia, com suas correntes e seus métodos, bem como a finalidade da ação ergonômica e o âmbito de aplicação. Aborda os fundamentos da ergonomia da atividade, considerando os conceitos utilizados no método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), tais como: o trabalho prescrito, o trabalho real, o modelo integrador da atividade de trabalho, a carga e a regulação no trabalho, visando fornecer uma visão sistêmica da abordagem da AET.
FISIOLOGIA OCUPACIONAL
Apresenta e analisa o funcionamento do corpo humano (sistema respiratório, sistema digestivo, sistema circulatório e musculoesqueléticos). Apresenta as bases clínicas e fisiológicas dos distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho. Explora, do ponto de vista fisiológico, o nexo causal entre a exposição a fatores de risco (como frio, calor, vibração, posturas inadequadas, uso de força, compressão, repetição) e a sobrecarga gerada sobre o trabalhador. Aborda as técnicas básicas de monitoramento e avaliação de parâmetros fisiológicos durante a atividade de trabalho (instrumentos, protocolos e escalas); riscos, patologias, avaliação, normas e recomendações para a saúde do trabalhador, com o objetivo de estabelecer a relação entre saúde e trabalho.
CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA
Apresenta os movimentos e os conceitos de antropometria aplicados à concepção dos postos de trabalho. Apresenta conceitos relacionados à biomecânica, tais como, posturas do trabalho, trabalho estático e dinâmico, levantamento, carregamento e aplicação de força, bem como as características das ferramentas manuais (pega, peso, força e torque, contato mecânico). Aborda as técnicas básicas de monitoramento e avaliação de parâmetros cinesiológicos e biomecânicos durante a atividade de trabalho (instrumentos, protocolos e escalas); riscos, patologias, avaliação, normas e recomendações para a saúde do trabalhador, com a finalidade de estabelecer a relação entre saúde e trabalho.
ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO I
Caracteriza a intervenção ergonômica e define passos para sua realização por meio da análise do sistema produtivo e do contexto, organização da produção e do trabalho, caracterização da população de trabalhadores, análise da tarefa prescrita e das tarefas reais, e indicadores de saúde, segurança, produção e produtividade, para determinar a demanda e a tarefa. Discute a análise ergonômica de acordo com as normas técnicas legais do Brasil.
PROJETO: ERGONOMIA EM AMBIENTE CONSTRUÍDO
Orienta os alunos para o desenvolvimento de projeto de ergonomia em ambiente construído, apresentando os conceitos da relação do homem com o ambiente onde está inserido, do projeto de postos de trabalho e as principais técnicas utilizadas na análise, como simulação, modelagem e a proposição de soluções. Apresenta uma visão geral sobre conceitos de design, noções de desenho técnico, diferentes métodos e técnicas aplicadas na atividade projetual.
LEGISLAÇÃO APLICADA À ERGONOMIA
Apresenta os fundamentos da legislação internacional e brasileira, relacionadas às questões da ergonomia como a Norma Regulamentadora 17 (NR-17), incluindo os anexos, e as demais legislações correlatas, interpretando os capítulos da Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT) que tenham impacto sobre as questões ergonômicas. Apresenta as fontes do direito brasileiro, os princípios do direito trabalhista, a hierarquia das leis, e a legislação trabalhista e previdenciária vigente no País. Aborda o arcabouço conceitual e a prática dos processos trabalhistas envolvendo o tema de acidentes e saúde do trabalhador.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
ERGONOMIA COGNITIVA E SAÚDE MENTAL NO TRABALHO
Aborda a influência da organização do trabalho sobre o aspecto mental do trabalhador, o estresse e o transtorno mental. Apresenta os princípios gerais da ergonomia cognitiva na análise dos sistemas homem-máquina, como os processos sensoriais e cognitivos, os processos de tomada de decisão, atenção e vigilância. Situa a ergonomia cognitiva a seus campos conexos, em particular a psicologia e a linguística. Aborda as características das atividades mentais: conceito de competência individual e coletiva, de representação mental e de aprendizagem em situação de ação. Discute o erro, a confiabilidade humana e segurança, assim como a resiliência dos Sistemas Técnicos.
VARIÁVEIS AMBIENTAIS E ERGONOMIA
Identifica e conceitua a influência das variáveis ambientais no trabalho humano, relacionando aos métodos e técnicas das medidas de variáveis ambientais utilizadas nos estudos ergonômicos com as medidas dos fatores ambientais: instrumentação, protocolos de medição para avaliação de parâmetros ambientais (ruídos, químicos, iluminação, temperatura e vibração), visando planejar um ambiente adequado à saúde e bem-estar do trabalhador, utilizando-se de indicadores de saúde, segurança e higiene do trabalho.
USABILIDADE, INTERFACES E DISPOSITIVOS
Apresenta o conceito de usabilidade e sua relação com a ergonomia, e conceitos de Interfaces homem-máquina, bem como os principais métodos e critérios para a avaliação da qualidade das interfaces e dispositivos.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E DE UNIDADES PRODUTIVAS
Apresenta os diferentes aspectos da organização do trabalho, por meio da discussão dos modelos de racionalidade produtiva (Taylorismo/Fordismo, modelo ócio-técnico/modelo japonês). Discute as novas formas de organização do trabalho, para pontuar a influência das novas tecnologias e sistemas produtivos e seus impactos sobre a produtividade, eficiência e saúde dos trabalhadores. Fornece subsídios para o desenvolvimento de projeto de unidade produtiva (industrial ou serviços), utilizando metodologia e técnicas de: projeto de fábrica, arranjo físico (layout), organização do trabalho, organização da produção, simulação de sistemas, ergonomia e segurança do trabalho.
ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO II
Aborda a análise da atividade a partir da caracterização das ações dos trabalhadores, dos dispositivos, interfaces, sinais e comandos, as exigências biomecânicas, cognitivas e psíquicas do trabalho, por meio das técnicas e ferramentas para a análise da atividade, tais como: observações, entrevistas e reconstrução do curso da ação em auto confrontação. Discute a elaboração do diagnóstico ergonômico, as técnicas de documentação e registro, e propostas que possibilitam a transformação da situação de trabalho por meio da validação do modelo operante para a situação, soluções e prognósticos e validação do plano de ação, bem como da definição do modelo de intervenção na empresa.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM ERGONOMIA
Apresenta os elementos epistemológicos e os princípios deontológicos da profissão, para fundamentar a ergonomia e mostrar o seu âmbito de atuação. Aborda os sistemas de gestão da qualidade e segurança no trabalho nas organizações e suas interfaces com a ergonomia. Apresenta modelos de gestão da ergonomia abordando de forma sistêmica sua implementação e avaliação de sua eficácia dentro dos princípios do ciclo do PDCA.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO DE ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO
Orienta os alunos no desenvolvimento de projeto de análise ergonômica, de acordo com os conceitos metodológicos aplicáveis.
ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO
Realiza intervenção em ergonomia, envolvendo as fases de identificação da demanda e tarefa, análise da atividade, diagnóstico e recomendações, por meio da utilização de metodologias da análise ergonômica, visando fornecer ao aluno uma experiência prática do conhecimento aprendido nos componentes curriculares.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também irá vivenciar simulações de situações reais de trabalho, por meio de visitas técnicas e atividades de campo orientadas por profissionais experientes.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Ergonomia. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)Ronildo Aparecido Pavani
pos.jabaquara@sp.senac.brErika Pereira Leite
posribeiraopreto@sp.senac.brCorpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Doutor Carlos Mauricio Duque dos Santos
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Santa Cecília (1978), mestrado em Engenharia de Produção pela UNIP-Universidade Paulista (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela UNIP-Universidade Paulista (2011). Atualmente é professor convidado da UFPE-Universidade Federal de Pernambuco (no Mestrado Profissional de Ergonomia), professor convidado da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNIP-Universidade Paulista, professor convidado do Centro Universitário Senac na pós-graduação de Ergonomia, professor titular da UNIP-Universidade Paulista no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo. Sócio e diretor técnico da DCA Ergonomia & Design, onde atua na elaboração de Laudos Técnicos de Ergonomia, Análises e Projetos Ergonômicos de Postos de Trabalho e Sistemas de Produção e Gestão Participativa da Ergonomia na Empresa.
  Curriculo Lattes
Doutora Esmeralda Buzato
Bacharel em geografia, mestre e doutora em geografia física pela USP. Atuo na área de docência universitária e de consultoria ambiental (análise do meio físico, uso e ocupação da terra). Como docente possuo experiência na área de geociências especialmente nas disciplinas: geomorfologia, pedologia, cartografia, geografia física geral, biogeografia e métodos e técnicas de pesquisa, além de grande experiência em orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC), sobre temas ambientais como: planejamento urbano e rural, manejo e gestão ambiental, unidades de conservação, recursos naturais, ecoturismo e recuperação de áreas degradadas dentre outros. Na área de consultoria ambiental realizei relatórios técnicos e mapeamentos para instruir processos de licenciamento, identificação de parâmetros do meio físico para uso e ocupação da terra e para elaboração de planos de manejo em Unidades de Conservação - para empresas públicas e privadas como a Secretaria do Meio ambiente-MT/BIRD, Instituto Florestal-SP e Prefeitura Municipal de Santo André dentre outros.
  Curriculo Lattes
Doutor Eugenio Andrés Díaz Merino
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design, Design Universal, Design Inclusivo e Design Saúde, e na área de engenharia, especificamente com ergonomia, produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da UFSC. Realizou Estagio Sênior na Universidad Politécnica de Valencia (Espanha - CAPES). É pesquisador CNPq (PQ1A), foi Coordenador do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design. Atualmente é Coordenador Adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design (CAPES) e membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA CAPES)
  Curriculo Lattes
Doutor Paulo Roberto Veiga Quemelo
Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Franca, Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Pós-Doutor em Fisioterapia pela Florida International University - USA. Tem experiência como gestor clínico e supervisor de estágio na área de Ortopedia/Traumatologia. Tem experiência como orientador de projetos de pesquisa (mestrado e doutorado) voltados para as empresas, envolvendo diagnóstico, análise e soluções, voltadas para a prevenção de doenças ocupacionais e promoção da saúde dos trabalhadores. Tem experiência como coordenador de Pós-Graduação (Stricto Sensu), com as principais atividades envolvendo elaboração da grade curricular e análise das disciplinas, elaboração e definição de critérios para processo seletivo, desenvolvimento da estratégia de Marketing, estruturação dos regulamentos junto ao setor Jurídico, elaboração e definição de metas para o Programa, Gestão dos Recursos Financeiros e prestação de contas. Tem mais de 17 anos de experiência com assistência, ensino e pesquisa, com mais de 50 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Atualmente é avaliador de Cursos do Banco de Avaliadores do SINAES - INEP/MEC, atua como pesquisador colaborador do Programa Locomotor de Pesquisa do Hospital Albert Einstein, é responsável pela supervisão de estágio em Ortopedia e ministra aulas nas disciplinas de Ortopedia, Ergonomia e Cinesioterapia do Curso de fisioterapia do Centro Universitário São Camilo.
  Curriculo Lattes
Mestre Alexander Buarque Costa Cardoso
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2001) e mestrado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é coordenador técnico i - médico do trabalho - SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná e gerente corporativo de saúde ocupacional - Construções e Comércio Camargo Corrêa. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, ergonomia, cognitiva, confiabilidade, operador de console e uncinated crisis.
  Curriculo Lattes
Mestre Claudia Dias Ollay Kanazawa
Mestrado (defesa) sobre Estresse Organizacional e seu Impacto na Saúde; Pós-Graduada em Ergonomia de Sistemas de Produção, Promoção de Saúde e Ensino Superior. Fisioterapeuta do Trabalho e Ergonomista. Título de Ergonomista Europeu pelo Centre for Registration of European Ergonomists-CREE, Certificada pela Associação Brasileira de Ergonomia-Abergo e Título de Especialista Profissional em Fisioterapia do Trabalho pela Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho-Abrafit/Coffito. Escreveu os livros: Ginástica Laboral: Método de Trabalho, Planejamento e Execução das Aulas e, Análise Ergonômica do Trabalho - Prática de Transformação das Situações de Trabalho. Experiência na área de Ergonomia, com elaboração de Análise Ergonômica do Trabalho; implementação, acompanhamento e gestão de ações ergonômicas; treinamentos ligados a saúde e segurança no trabalho e, implementação, acompanhamento e gestão de comitê de ergonomia. Sócia e Diretora Técnica da Consultoria Intuição & Sabedoria - Ltda. Experiência na docência de cursos de graduação (fisioterapia e medicina); tecnológico (segurança do trabalho) e pós-graduação (ergonomia, fisioterapia do trabalho, enfermagem do trabalho e, segurança do trabalho e meio ambiente). Experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso de alunos de cursos de graduação em fisioterapia e pós-graduação em ergonomia, fisioterapia do trabalho e, segurança do trabalho e meio ambiente.

Mestre Flávio Koiti Kanazawa
Graduado em Engenharia (FEI); Mestre em Ciências da Saúde (UNISA); Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNINOVE) e em Gestão de Projetos (USP/POLI/Fundação Vanzolini). Engenheiro com 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos na área de R&D e Processo de fabricação em empresa no segmento de pneumáticos. Experiência em planejamento organizacional e desenvolvimento de novos produtos, analisando as necessidades (especificação de marketing e técnica) dos clientes (montadoras, equipes de competição e mercado de reposição) até a apresentação final dos mesmos, passando pelas fases de viabilidade técnica, econômica e financeira; projeto básico; projeto executivo; protótipos; testes; homologação técnica; implantação industrial e certificação. A partir de 2002, proprietário e diretor executivo da Consultoria Intuição & Sabedoria Soluções em Qualidade de Vida. Empresa do segmento de Saúde e Segurança do Trabalho, tendo como missão desenvolver Projetos para Promover Saúde e Qualidade de Vida aos trabalhadores nas empresas, através da Assessoria e Consultoria em Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho. Engenheiro de Segurança do Trabalho responsável de consultoria. Experiência no desenvolvimento de laudos e atividades preventivas relacionados à Segurança do Trabalho. Escreveu os livros: Ginástica Laboral: Método de Trabalho, Planejamento e Execução das Aulas e, Análise Ergonômica do Trabalho: Prática de Transformação das Situações de Trabalho. Experiência na docência dos cursos de Graduação Tecnológica: Gestão da Logística; Gestão da Qualidade; Gestão de RH; Gestão da Produção Industrial e Gestão Comercial. Experiência na docência e coordenação dos cursos de pós-graduação na área de Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia.
  Curriculo Lattes
Mestre Márcia Fajer
Bacharel em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro (1982), mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, especialização em Psicologia Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (2003) e em Ergonomia de Sistemas de Produção pela Fundação Vanzolini (2011). Docente de cursos de pós-graduação em Ergonomia, Engenharia de Segurança e Segurança de voo. Trabalhou na Força Aérea Brasileira e atualmente presta consultoria e é pesquisadora nas áreas de fatores humanos no ambiente de aviação, investigação de acidentes aeronáuticos e ergonomia. Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2017).
  Curriculo Lattes
Mestre Ronildo Aparecido Pavani
Possui Mestrado em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente com pesquisa em ergonomia (2005 - 2007); Especialização em ergonomia (2003 - 2004); É Docente e Coordenador do curso de pós-graduação em Ergonomia do Centro Universitário Senac; É Membro e ergonomista certificado pela Associação Brasileira de Ergonomia - ABERGO; É perito judicial e assistente técnico na especialidade de ergonomia e acidentes de trabalho; Foi professor de ergonomia na Faculdade de educação física de Santo André; Foi professor da pós-graduação em sistema integrado de gestão de saúde e segurança do trabalho na Universidade São Marcos; Atua profissionalmente há mais de 30 anos nas áreas de ergonomia, saúde e segurança do trabalho, higiene ocupacional e Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente. Coordena as áreas de ergonomia e higiene ocupacional de uma empresa de grande porte na América latina.
  Curriculo Lattes
Mestre Vanessa Maria de Souza Secchin
Possui graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é engenheira de desenvolvimento de processos da Empresa Brasileira de Aeronáutica. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, Lean Manufacturing e Desenvolvimento de Processos.
  Curriculo Lattes
Especialista Sandra Barbosa Wada
Pós-graduada em Direito do Trabalho, Processual do Trabalho e Previdenciário pela Faculdade Damásio de Jesus em 2012. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1999). Advogada consultora em temas voltados ao Direito do Trabalho em empresa de sociedade de economia mista municipal. Ampla experiência na área do Direito, em especial nas áreas do Direito do Trabalho e Direito Civil. É docente, como professora convidada nos cursos de pós-graduação na área de Ergonomia.

Corpo Docente

Corpo Docente

Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp