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Gestão Estratégica de Pessoas

Você irá se especializar na gestão de pessoas, conhecendo processos, práticas e modelos de trabalho para atuar de forma humanista e alinhada aos objetivos estratégicos de empresas e organizações.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

DESCRIÇÃO DO PROCESSO PARA INGRESSO:

Para participar do processo siga os passos abaixo:

Passo 1 - Ter diploma de curso superior (Este não pode ser de curso sequencial) ou Declaração com data da colação de grau, anterior ao início do curso.
Passo 2 - Cadastrar-se no Portal Senac;
Passo 3 - Inscrever-se on-line no curso escolhido;
Passo 4 - Você receberá um e-mail para agendamento do Encontro com a Coordenação, para alinhamento de expectativas e conhecer maiores detalhes o programa do curso.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

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2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
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Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

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1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

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2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Investimento
Horário do Curso
Turma 1
terça: 19h10-22h45
quinta: 19h10-22h45
Início: março/2022 Término: março/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais, que vão acontecer on-line, às segundas e quartas-feiras, das 19h10 às 22h45. Possíveis mudanças de datas e horários serão previamente informadas para a turma.Turma 1
terça: 19h15-22h50
quinta: 19h15-22h50
Início: SET/2021 Término: SET/2021

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
segunda: 19h-22h40
quinta: 19h-22h40
Início: PREVISÃO DE INÍCIO: ABRIL/2022 Término: PREVISÃO DE TÉRMINO: ABRIL/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma.Turma 1
segunda: 19h10-22h45
quarta: 19h10-22h45
Início: 28/03/2022 Término: Março/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
Início: MARÇO/2022 Término: DEZEMBRO/2022

Importante: este curso terá atividades não presenciais que poderão acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, que serão previamente informadas aos alunos. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma não presencial, considerando as recomendações sobre a Covid-19.Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
Início: ABRIL/2022 Término: ABRIL/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
sábado: 09h-17h
Início: Abril/2023 Término: Abril/2024

Importante: Este curso tem atividades on-line, em dias e horários diferentes das aulas presenciais e que serão previamente informados para a turma.Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
Início: 12/04/2022 Término: 15/12/2022

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: 28/03/2022 Término: Dezembro/2022

Turma Confirmada. Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!

Aulas semanais e presenciais. Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!
Mercado de trabalho
Os profissionais com a especialização em Gestão Estratégica de Pessoas poderão atuar em funções que necessitem de uma gestão de pessoas competente e efetiva, em organizações de quaisquer porte e setor, sejam elas pequenas, médias ou grandes, públicas, privadas ou sem fins lucrativos.

O profissional com essa especialização estará apto a atuar na atração e retenção de talentos, assim como em sua formação e desenvolvimento, buscando continuamente o alinhamento estratégico e o desempenho da organização. Será capaz de conduzir indivíduos e equipes por meio da organização do trabalho e da construção de relações e ambientes adequados, equilibrando as necessidades das pessoas com as da organização.

Panorama de mercado
As constantes mudanças no mercado de trabalho e no ambiente organizacional, os crescentes desafios tecnológicos e a integração global dos mercados criam a necessidade de formação continuada e especializada dos profissionais que atuam nas organizações.

Nesse ambiente de alta complexidade, as empresas acabam incluindo em seus quadros de gestores alguns profissionais com extensa formação técnica, mas sem a devida compreensão da gestão de pessoas. São gestores provenientes de áreas como finanças, marketing, operações, tecnologia, engenharia, etc., que ascendem na empresa em razão de sua competência técnica, mas sem competência adequada na gestão de pessoas.

O foco em pessoas tem recebido destaque cada vez maior nas organizações. Assim, é preciso acrescentar um olhar humanista à competência técnica e visão estratégica. A diversidade de perfis e aspirações das pessoas tornam necessário interpretar diferentes necessidades e adaptar métodos e abordagens ao contexto, escolhendo estrategicamente o que é melhor para a organização.
Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.

Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.

Profissionais da área de recursos humanos, sejam eles analistas, gestores ou consultores de RH, que queiram ter uma visão mais abrangente e estratégica da gestão de pessoas ou gestores das áreas de negócios, sejam executivos ou empresários, que tenham a responsabilidade ou interesse em liderar e gerenciar pessoas.
MODELOS ORGANIZACIONAIS E DE GESTÃO
Descreve a evolução dos paradigmas em administração e a construção dos modelos de gestão correspondentes. Relaciona organização e gestão com estratégia de negócio e posicionamento no mercado, abordando os diferentes modos de estruturar uma empresa e a importância de realizar a leitura de cenários. Desenvolve e discute uma visão crítica da gestão empresarial e das mudanças no ambiente de negócios das organizações. Analisa modelos organizacionais e de gestão típicos das abordagens tradicionais e discute a emergência de modelos contemporâneos. Avalia a aplicabilidade dos novos modelos de gestão à realidade organizacional no contexto empresarial brasileiro.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
Discute os fundamentos e principais abordagens em gestão estratégica. Analisa o processo de construção da estratégia de negócios e propõe métodos e ferramentas para conduzi-lo. Apresenta o balanced scorecard como técnica de desdobramento e acompanhamento da estratégia. Propõe o conceito de modelo de negócios como ferramenta para facilitar à construção de tangibilizar a estratégia.
GESTÃO DE RESULTADOS
Apresenta as demonstrações financeiras básicas e discute sua função no processo de tomada de decisão. Descreve e analisa métricas de geração de valor. Explica os conceitos de capital de giro e fluxo de caixa e discute a sua importância para a saúde financeira da organização.
GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROCESSOS
Propõe a análise do papel da área de operações no contexto organizacional, relacionando competitividade e estratégia de operações. Discute a formulação da estratégia de operações e seu impacto nas decisões da empresa. Estuda os processos de tomada de decisões operacionais de processo, capacidade e qualidade. Propõe a caracterização, avaliação e melhoria dos processos de uma organização.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Apresenta a evolução histórica das relações trabalhistas e do papel da área de Recursos Humanos debatendo suas inovações e perspectivas. Discute a importância do planejamento estratégico na gestão de RH. Explora e analisa os principais subsistemas da área tais como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração, carreira e benefícios, promoção da qualidade de vida no trabalho e avaliação de desempenho. Discute a legislação trabalhista e previdenciária e seus impactos nas relações de trabalho.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Analisa as particularidades da gestão de projetos em relação à gestão funcional e por processos. Descreve os processos básicos do gerenciamento de projetos. Discute os papéis e responsabilidades do gerente de projeto, patrocinador e membro da equipe. Apresenta boas práticas de gestão de pessoas em projetos. Explora abordagens ágeis no gerenciamento de projetos.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO DE MODELO DE GESTÃO
Orienta os alunos para o desenvolvimento de modelo de gestão consistente e efetivo que integra a dinâmica da gestão de pessoas com a estratégia de negócios.
GESTÃO DE CARREIRA
Estimula a análise do perfil pessoal e profissional, promovendo o autoconhecimento e a compreensão mais profunda de si e do outro. Facilita a identificação de competências pessoais e orienta o processo de escolhas e definição de uma carreira. Promove a atitude e o comportamento empreendedores, assim como o protagonismo na gestão da carreira e no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Estimula o debate a respeito das novas tecnologias e tendências na gestão de carreira, como por exemplo escritório do futuro x Home Office, Revolução/Industria 4.0 e nova jornada x nova relação de trabalho.
LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO E EQUIPES
Discute os fundamentos e os requisitos para uma liderança bem-sucedida. Avalia os diversos estilos de liderança e estimula o desenvolvimento de habilidades de líder. Discute as teorias consolidadas e contemporâneas de liderança, estimulando seu exercício sob a perspectiva da neurociência cognitiva e do comportamento social. Analisa as bases da motivação e o papel do líder no engajamento de pessoas. Descreve a dinâmica de formação e desenvolvimento de equipes e explora estratégias e ferramentas para a formação de equipes de alto desempenho. Comenta o processo de sucessão e a identificação e formação de talentos.
CULTURA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE MUDANÇAS
Apresenta os conceitos, características da cultura e as dimensões da mudança organizacional abrangendo estruturas, pessoas e processos. Analisa meios de observar e compreender uma cultura. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança e suas aplicações em contextos específicos. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças. Descreve e discute as competências individuais e organizacionais para a mudança.
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Discute a evolução dos modelos de aprendizagem nas organizações e das abordagens no desenvolvimento de pessoas. Avalia diferentes métodos de educação e aprendizagem e orienta na formulação de estratégias de capacitação. Explora as tecnologias educacionais e sua utilização em programas a distância ou híbridos. Discute a gestão por competências, a gestão de talentos e a gestão do conhecimento. Promove a função estratégica do desenvolvimento de pessoas e debate parâmetros para o desenvolvimento da educação corporativa.
COMPETÊNCIA, DESEMPENHO E REMUNERAÇÃO
Explora as relações entre desempenho individual e organizacional, avaliando estratégias para alinhá-los. Discute a gestão por competências e relaciona competência e desempenho. Descreve diferentes métodos de avaliação e modelos de gestão de desempenho. Compara abordagens em remuneração e discute a composição do modelo de compensação. Analisa tendências em remuneração e discute as particularidades do contexto brasileiro.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E GESTÃO DE CONFLITOS
Analisa o comportamento humano no ambiente organizacional. Descreve a comunicação como processo de construção de significados. Promove o diálogo como método de aprendizado e de solução de conflitos, estimulando a sua prática em situações cotidianas de trabalho. Explora o processo de negociação e suas fases, discutindo o comportamento das pessoas como negociadoras e avaliando técnicas aplicadas e conceitos éticos em negociação.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO DE LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Orienta os alunos na elaboração do projeto, segundo a perspectiva da construção de relações produtivas no ambiente de trabalho, da dinâmica da liderança e do desenvolvimento de equipes, e do processo de atração, desenvolvimento e retenção de talentos. Orienta os alunos quanto à escolha do tema e do método de estudo.
 
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Com aulas e projetos dinâmicos que conectam você às melhores práticas do mercado.E ainda: você garante mais flexibilidade em sua rotina, realizando parte dessas atividades on-line.Também poderá participar de atividades práticas nos laboratórios do Senac e de eventos com executivos para compartilhar experiências que permitam conexões concretas entre a teoria e a prática empresarial e enriquecer sua formação profissional.Além disso, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é opcional. Se quiser viver essa experiência é possível cursar essa disciplina. Você saberá mais detalhes durante as aulas.Tudo isso para você evoluir na sua carreira, alcançar seus propósitos profissionais e de vida.Este é o Jeito Senac de Educar.Importante: você usará a plataforma digital Blackboard no seu computador para acessar as aulas, conferir atividades e avisos da sua turma.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)Edson Schrot da Silva
possantoamaro@sp.senac.brRosangela Martins de Araújo Rodrigues
rosangela.marodrigues@sp.senac.brRenan Fernandes da Cunha
poscampinas@sp.senac.brEdson Schrot da Silva
grupofcoposgraduacao@sp.senac.brSilene Bueno de Godoy Purificação
pos.jabaquara@sp.senac.brAna Lívia Reis e Benedito Décio da Silveira Camargo Júnior
posgraduacaojun@sp.senac.brPaula Simão Batich
pos.osasco@sp.senac.brElaine Cristina de Souza Soldi e Adriano Eustaquio Urbano De Lima
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.brDalva Rodrigues Dourado Cordeiro
possantoandre@sp.senac.brRodrigo Uliana Ferreira
possjriopreto@sp.senac.brbelinda de cassia manfredini
pos.sorocaba@sp.senac.brCorpo Docente

Edson Schrot da Silva
Mestre e graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), onde é integrante do grupo de pesquisa Cidadania e Desenvolvimento. MBA/Pós pelo Fundação Getúlio Vargas (FGV). Coordenador de Pós-graduação no SENAC-SP. Professor titular da disciplina Desempenho, Remuneração e Recompensa, GRH e Gestão da Inovação e Incentivos. Palestrante e conferencista em temas de gestão estratégica e tópicos empresariais, destacando-se os relacionados `a competitividade, gestão por competência e inovação, além de temas específicos trabalhistas. Sócio da MSE Consulting e Presidente da ICpeq - Instituto de Cursos e Pesquisas. Consultor e líder em projetos de implantação de mudança organizacional, gestão por competência, gestão da inovação e incentivos fiscais junto a empresas, órgãos públicos e instituições.

Denis Vogel
Formado, bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. especialista pela PUC-SP em Terapia Familiar e Casal, especialista em Planejamento, Implementação e gestão da EaD pela UFF, especialista em tecnologia, comunicação e técnicas de ensino pela UTFPR, especialista em prevenção de drogas pela UNIFESP, especializando em Neuropsicologia pela UNIARA, especializando em Inovação e empreendedorismo pela ENEB, Mestre e Doutor em Engenharia Biomédica. Foi professor na UMC por 15 anos na graduação (núcleo de negócios e da saúde) e pós-graduação, professor responsável pelo apoio psicopedagógico da Instituição por 7 anos. Foi professor da Univerisdade Paulista de Negócios. É professor da Pós Graduação do SENAC no Curso de Gestão Estratégica de Pessoas e educação corporativa e na graduação do curso Tecnólogo em Recursos Humanos . É Instrutor e diretor no curso de BLS (basic Life suport) pela American Heart Association e first aid (primeiros socorros), no IEP no Hospital Sírio Libanês (como instrutor convidado) e pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).

João Bonifácio de Oliveira Junior
Gerente de Engenharia na Nextel Telecomunicações e Professor de gestão de projetos no SENAC nos cursos de pós graduação em Gestão de Projetos, Gestão de Marketing e Gestão Estratégica de Pessoas. Sócio fundador da JB Consulting - consultoria em gestão. Pós graduado em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP), Bacharel em Ciências de Computação pela USP (Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos - USP). Cursos extensão em Docência pela FGV (Fundação Getúlio Vargas - RJ), PADAG - Programa Avançado de Administração e Gerência pela IMT-CECEA (Instituto Mauá de Tecnologia), LCC - Leadership Core Curriculum (Ericsson University). Experiência de 25 anos como gestor de TI, gerente de projetos, gerente de portfólio de projetos e PMO, em indústrias dos segmentos de TI, consultoria, telecomunicações, varejo, comércio eletrônico, seguros, farmacêutica e educação em empresas como Serpro, Nec do Brasil, Ericsson, Johnson & Johnson, Nova Pontocom (Grupo Pão de Açúcar), RSA, Nextel, Anhanguera Educacional e Senac. Consultor em Gestão na Compass Internacional / Noorder Group até 2013. Professor nos cursos de Administração e Tecnologia em Logística, Marketing e Gestão de RH no Centro Universitário Anhanguera, nas disciplinas de Gestão de Projetos, Logística Empresarial, Gestão do Relacionamento com o Consumidor e Comportamento do Consumidor, até 2013. Professor nos cursos de pós graduação em Gestão de Projetos do Senac, nos cursos de Gestão de Projetos - Práticas do PMI, Gestão de Marketing e Gestão Estratégica de Pessoas.

Professores Convidados


Maria Angélica Moro
Professora dos programas de pós-graduação das Universidades Senac-SP e Mackenzie. Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), graduação em Estudos Sociais Université Catholique de Lyon ¬ França (1992) e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Certificação em Coaching pelo Instituro Ecosocial ¬ ACC/International Coach Federation. Certificada na metodologia de Transformação Cultural do Barrett Values Centre e outros assessment como PI, DISC e IDI - 360º. Coach e Consultora em Desenvolvimento Organizacional do EcoSocial. Experiência profissional em consultoria organizacional, desenvolvimento de liderança, coaching, educação corporativa e recursos humanos. Como consultora têm atuado em diversos tipos de negócios. Trabalhou em organizações como: Scania, Axis Communication, Itaú-Unibanco, Natura e Racional Engenharia, ocupando posições de gestão e liderança na área de Recursos Humanos, responsável pela região LATAM com reporte global.

Corpo Docente

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Corpo Docente

Edson Schrot da Silva
Mestre e graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), onde é integrante do grupo de pesquisa Cidadania e Desenvolvimento. MBA/Pós pelo Fundação Getúlio Vargas (FGV). Coordenador de Pós-graduação no SENAC-SP. Professor titular da disciplina Desempenho, Remuneração e Recompensa, GRH e Gestão da Inovação e Incentivos. Palestrante e conferencista em temas de gestão estratégica e tópicos empresariais, destacando-se os relacionados `a competitividade, gestão por competência e inovação, além de temas específicos trabalhistas. Sócio da MSE Consulting e Presidente da ICpeq - Instituto de Cursos e Pesquisas. Consultor e líder em projetos de implantação de mudança organizacional, gestão por competência, gestão da inovação e incentivos fiscais junto a empresas, órgãos públicos e instituições.


Denis Vogel
Formado, bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado pela PUC-SP em Terapia Familiar e Casal, pós graduando em Planejamento, Implementação e gestão da EaD, Mestre e Doutorando em Engenharia Biomédica. Atualmente é professor da graduação (núcleo de negócios da UMC e da pós graduação nos cursos de MBA em Marketing e Administração de Pequenas e médias empresas na Escola Paulista de Negócios. É professor da Pós Graduação do SENAC no Curso de Gestão Estratégica de Pessoas e na graduação no curso de Recursos Humanos. É Instrutor e diretor no curso de BLS (basic Life suport) pela American Heart Association e first aid (primeiros socorros), no IEP no Hospital Sírio Libanês e pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).


João Bonifácio de Oliveira Junior
Gerente de Engenharia na Nextel Telecomunicações e Professor de gestão de projetos no SENAC nos cursos de pós graduação em Gestão de Projetos, Gestão de Marketing e Gestão Estratégica de Pessoas. Sócio fundador da JB Consulting - consultoria em gestão. Pós graduado em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP), Bacharel em Ciências de Computação pela USP (Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos - USP). Cursos extensão em Docência pela FGV (Fundação Getúlio Vargas - RJ), PADAG - Programa Avançado de Administração e Gerência pela IMT-CECEA (Instituto Mauá de Tecnologia), LCC - Leadership Core Curriculum (Ericsson University). Experiência de 25 anos como gestor de TI, gerente de projetos, gerente de portfólio de projetos e PMO, em indústrias dos segmentos de TI, consultoria, telecomunicações, varejo, comércio eletrônico, seguros, farmacêutica e educação em empresas como Serpro, Nec do Brasil, Ericsson, Johnson & Johnson, Nova Pontocom (Grupo Pão de Açúcar), RSA, Nextel, Anhanguera Educacional e Senac. Consultor em Gestão na Compass Internacional / Noorder Group até 2013. Professor nos cursos de Administração e Tecnologia em Logística, Marketing e Gestão de RH no Centro Universitário Anhanguera, nas disciplinas de Gestão de Projetos, Logística Empresarial, Gestão do Relacionamento com o Consumidor e Comportamento do Consumidor, até 2013. Professor nos cursos de pós graduação em Gestão de Projetos do Senac, nos cursos de Gestão de Projetos - Práticas do PMI, Gestão de Marketing e Gestão Estratégica de Pessoas.

Professores convidados:


Fernando Fukunaga
Doutorando em Administração pela PUC/SP. Mestre em Administração pela PUC/SP. Especialista em Gestão
Estratégica do Pessoas pelo SENAC SP. Especialista em Psicanalise e Psicologia Econômica. MBA em Gestão
Estratégica de Negócios pela NAIPPE/USP. Especialista em Gestão do Conhecimento e Inovação. Especialista em
Gestão de Comunidades de Práticas. Formado em Administração de Empresas e Comercio Exterior pela
Fundação Eurípedes Soares da Rocha. Designer de Fluxos de Conversação e Relações Humanas em
Organizações. Trabalhou na indústria automotiva e em Universidades com Educação Corporativa. Atuou em
projetos de implantação e sustentação de gestão do conhecimento e de inovação em médias e grandes
empresas. Atualmente é Diretor Estatutário da Associação Brasileira de Gestão do Conhecimento. Pesquisador
registrado no CnPq, pelo Grupo de Estudos em Cultura, Valores Gestão de Pessoas e do Conhecimento,
Governança e Desempenho das Organizações da PUC-SP. É Professor dos Cursos de Especialização em Gestão
Estratégica de Pessoas e Educação Corporativa SENAC-SP.


Michel Mott Machado
Pós-doutorado em Business and Society (Department of Social Sciences - Faculty of Liberal Arts & Professional Studies - York University), doutorado em Administração de Empresas (Universidade Presbiteriana Mackenzie), mestrado em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), bacharelado em Administração de Empresas (Universidade Braz Cubas). Professor de Ensino Superior III-F do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), atualmente vinculado como docente do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (Unidade de Pós-graduaçãp, Extensão e Pesquisa/CEETEPS); professor convidado (Pós-Graduação Lato Sensu) no Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Centro Universitário Senac. Foi coordenador de projetos (Área de Projetos Educacionais, Pesquisa e Extensão - Unidade do Ensino Superior de Graduação/CEETEPS), além de ter coordenado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI CNPq/CEETEPS. Pesquisador em Grupos de Pesquisa: Empreendedorismo Étnico e Imigrante (U. Federal Fluminense); Organizações e Interculturalidade (U. Federal de Uberlândia); Valores, Dignidade e Gestão (U. Presbiteriana Mackenzie); Grupo de Estudos sobre Responsabilidade Social do Ensino Superior (CEETEPS). Afiliações: Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - ANEGEPE; Associação Internacional de Estudos Transculturais e Organizacionais - AIETORG (Lisboa/POR);Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa - FORGES (Lisboa/POR); Lusophone Studies Association (York University - Toronto/CAN); The Harriet Tubman Institute for Research on the Global Migrations of African Peoples (York University - Toronto/CAN). Temas de interesse: responsabilidade social do ensino superior; educação profissional de nível tecnológico e extensão; stakeholders e práticas de gestão na educação profissional e tecnológica; gestão e dignidade nas organizações; empreendedorismo étnico e imigrante.

Corpo Docente

Doutora Esmeralda Buzato
Bacharel em geografia, mestre e doutoranda em geografia física pela USP. Atuo na área de docência universitária e de consultoria ambiental (análise do meio físico, uso e ocupação da terra). Como docente possuo experiência na área de geociências especialmente nas disciplinas: geomorfologia, pedologia, cartografia, geografia física geral, biogeografia e métodos e técnicas de pesquisa, além de grande experiência em orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC), sobre temas ambientais como: planejamento urbano e rural, manejo e gestão ambiental, unidades de conservação, recursos naturais, ecoturismo e recuperação de áreas degradadas dentre outros. Na área de consultoria ambiental realizei relatórios técnicos e mapeamentos para instruir processos de licenciamento, identificação de parâmetros do meio físico para uso e ocupação da terra e para elaboração de planos de manejo em Unidades de Conservação - para empresas públicas e privadas como a Secretaria do Meio ambiente-MT/BIRD, Instituto Florestal-SP e Prefeitura Municipal de Santo André dentre outros. É docente nos cursos de pós-graduação no SENAC/SP. http://lattes.cnpq.br/4216502870662441
  Curriculo Lattes
Doutora Silene Bueno de Godoy Purificação
Doutora em Saúde Pública, área de concentração: Saúde Ambiental - FSP/USP. Mestre em Saúde Pública, área de concentração: Saúde Ambiental - FSP/USP. Mestre em Direito, área de concentração: Direito Processual Civil - Mackenzie. Bacharel em Direito - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Advogada atuante na área ambiental e empresarial há mais de 20 anos. Professora universitária e gestora acadêmica. É Coordenadora e professora dos cursos de pós-graduação Especialização em Direito e Gestão do Meio Ambiente e Especialização em Perícia Ambiental, no SENAC Jabaquara. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental. Na área educacional, possui experiência na gestão de cursos superiores; especializada em direito educacional, gestão escolar e didática do ensino; com ênfase na construção, implementação e revisão de projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós-graduação. Atuante na área de direitos humanos, cultura de paz, negociação e mediação de conflitos. http://lattes.cnpq.br/7283444651067317
  Curriculo Lattes
Mestre Elaine Simionato
Mestre pelo Instituto de Engenharia Mecânica da USP São Carlos com ênfase em Poluição Atmosférica, técnico de segurança do trabalho, pós-graduado em Direito Ambiental e em Gestão e Manejo Ambiental com graduação em Química e cursando engenharia de produção. Atua como responsável pelas áreas de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, em empresas nacionais e multinacionais de grande porte desenvolvendo diversas atividades, como: Diagnóstico, planejamento, coordenação e execução de ações para melhoria dos aspectos ambientais, tais como: gerenciamento de áreas contaminadas, passivos ambientais, gerenciamento de resíduos industriais, controle de emissões atmosféricas, programas de reciclagem e redução de resíduos, projeto de reuso de agua, pesquisas, monitoramentos ambientais, realização de auditorias e cumprimento de Legislações vigentes; Treinar os gestores em normas, procedimentos e diretrizes de Saúde, Segurança e Maio Ambiente, quanto ao atendimento e aplicação, relativos à legislação brasileira e às políticas da empresa, disseminando o comportamento seguro e a preservação ambiental. Coordenar a implantação e manutenção de certificações da normas ISO 9000, ISO 14.001, OSHAS 18001, SA 8000 e PRODIR (Distribuição de produtos químicos); Planejar, acompanhar e efetivar programas de auditorias, elaboração de relatórios, condução de reuniões de avaliação e análises críticas dos sistemas de gestão; Responsável pelo gerenciamento de indicadores de desempenho ambiental e de segurança do trabalho, analisando, fazendo comparações e propostas de acompanhamento e reportando relatórios; Representar a empresa junto aos órgãos e entidades governamentais e privadas ligadas a área ambiental e de segurança do trabalho, elaborar a documentação legal exigida, bem como atender e acompanhar fiscalização e peritos, CETESB, IBAMA, Ministério do Trabalho, Policia Civil, Federal, entre outros; Coordenar, elaborar e ministrar treinamentos e palestras técnicas na área de meio ambiente, segurança e saúde; Coordenar trabalhos em atendimento a emergência, simulados e rotinas da área de segurança do trabalho; Coordenar trabalhos de sustentabilidade, elaboração de políticas e ações de governança corporativa, elaboração e interpretação de inventários de gases de efeito estufa. Participar efetivamente de processos de Due Diligencie em transferência de ativos e negociações comerciais. Elaborar e gerenciar budget da área ambiental de forma corporativa. Profissional com 16 anos de experiência na área ambiental, nos últimos quatro anos como gestora da área de meio ambiente, saúde e segurança industrial em industrias de grande porte da área química, petroquímica e metalurgia.). Professora nos cursos de Pós graduação do SENAC.

Mestre Fu Kei Lin
Formado em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) e mestre em Planejamento e Gestão de Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC) com especialização em Avaliação de Projetos e Programas Sociais pelo CEATS/FEA/USP. Atualmente é docente no curso de Gestão de Políticas Públicas e coordenador do curso de Orientação Comunitária no CEPAM/Centro Paula Souza. Também é professor em cursos de pós-graduação da FIA/FEA/USP. Foi professor em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Anhembi Morumbi e UNIP e em cursos FIC no CCJ-Prefeitura de São Paulo e na Defensoria Pública. Desde 2001 tem atuado no Terceiro Setor tanto na coordenação e gestão técnica de projetos sociais e governamentais quanto em pesquisas acadêmicas. Já trabalhou com mobilização de recursos na APAE-SP (2001), com gestão de projetos sociais na Fundação Telefônica (2002) e no Centro de Estudos em Terceiro Setor da FEA/USP (2003 a 2013) na coordenação técnica de projetos e em pesquisas acadêmicas junto à OIT, MEC, Ministério da Justiça, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Harvard Business School, ONGs e Fundações Empresarias. Também atuou na Fundação Telefônica (2014 a 2017) com projetos sociais que envolviam inovação educativa, novas tecnologias, desenvolvimento de competências do século XXI e formação de docentes em parceria com a UNESCO, GELP (Global Educational Leadership Program) e com várias Secretarias de Educação do Brasil. Possui experiência em articulação internacional junto a organizações multilaterais e instituições do Terceiro Setor; junto à Fundação Telefônica Espanha e à Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi responsável de 2011 a 2013 pela coordenação da Rede Internacional contra o Trabalho Infantil que envolveu articulação com 13 países da América Latina e Caribe e pela concepção e coordenação dos III e IV Encuentros contra el Trabajo Infantil em parceria com a OIT e realizada em 4 países (México, Equador, Peru, Colômbia e Panamá). Atualmente trabalha no Instituto Votorantim, na implementação de políticas educacionais em 100 Secretarias Municipais de Educação no Brasil.

Mestre Heber Braida
Mestre em Tecnologia Ambiental, Especialista em Gestão Ambiental, Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho, Auditor Líder em Sistemas de Gestão Integrados ISO-9001:2015, ISO-14.001:2015 e ISO-45.001:2018, Auditor de Sistemas de Gestão de Energia ISO-50.001, Atuação em projetos de sustentabilidade em empresas de grande porte, e também na gestão de projetos de segurança contra incêndio e gerenciamento de áreas contaminadas para reabilitação. Professor e Coordenador dos cursos de Pós graduação do Senac Jabaquara Especialização em Gestão Ambiental e Especialização em Sistemas de Gestão Integradas e Auditoras.

Mestre Luciano Roberto de Castro Munari
Doutorando (início 2020) em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra - Portugal. Mestrado em Educação (2017/2019) com ênfase em Educação Sociocomunitária pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL - Campus Maria Auxiliadora (Americana). Especialização em Teoria da Comunicação pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Membro no Grupo Mercado em Foco de Campos do Jordão (2015/2016). Experiência nacional e internacional na Organização de Eventos. Docente nas disciplinas Projeto Integrador, Comunicação, Eventos e Marketing do Centro Universitário Senac de Campos do Jordão nos cursos de graduação e Pós Graduação em Gastronomia. Docente no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal nos cursos de graduação (Administração e Recursos Humanos), pós-graduação (Gestão Estratégica de Negócios - Inovação e Competitividade). Professor autor do núcleo Ead do Unisal de São Paulo.

Mestre Roberto Kovacsik
Mestre em gestão e Estratégias de Negócios pela UFRRJ; especialização em Finanças PUC/SP, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e Contabilista. Atualmente é professor: Centro Universitário Senac e Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenador de pós-graduação SENAC do curso Controladoria e Finanças e Mercados Financeiros. Atuou como coordenador de cursos de Graduação em diversas IES. Possui experiência na área financeira e contábil, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças, contabilidade financeira e internacional, mercado de capitais, agronegócios, balanço social, responsabilidade social, políticas de crédito. Sócio-proprietário da RK Treinamentos e Consultoria em Negócios Ltda.

Especialista Robson Rogério Silvestre
MBA em Gerenciamento de Projetos - George Washington University (2008) e Capacitação Gerencial (CUFSA 2000). Especializações em Comércio Exterior e Visão estratégica de Negócios pela FGV. Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1993). Ministra aulas nos cursos de pós-graduação em Planejamento Estratégico de Negócios, Gestão Estratégica de Pessoas e Controladoria e Finanças da Faculdade Anhanguera, no curso de Governança de TI da Faculdade Mackenzie, e no curso de Gestão Estratégica de Pessoas módulos Liderança, Motivação e Equipes e Gestão Estratégica de Negócios do Senac/SP.

Especialista Sueleni Pereira Valério Chung
Bacharel em Direito, pós graduada em Recursos Humanos, graduada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social. Especialista em Direito Empresarial. Atualmente é servidor público estadual - Chefe de Seção Judiciário, lotada no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. É instrutora em Mediação Judicial e Conciliação certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. É instrutora da Oficina de Divórcio e Parentalidade certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito.

Corpo Docente

Benedito Décio da Silveira Camargo Júnior
Mestre em Administração (FEA-USP) - Mestre em Engenharia (USF-Itatiba) - Especialista em Gestão Escolar (UNISEB) - Especialista em Gerenciamento da Produção (USJT) - Bacharel em Administração (Unianchieta). Experiência empresarial por mais de 30 anos em organizações industriais, comerciais e de serviços, de pequeno, médio e grande porte, ocupando diferentes cargos em nível gerencial. Atualmente, e há mais de 20 anos, é professor universitário e coordenador de cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

Corpo Docente

Adriano Eustáquio Urbano de Lima
Graduado em Administração (2002) pelo Centro Universitário Moura Lacerda, especialista em Gestão em Recursos Humanos MBA (2005) formado pela FUNDACE,. Atualmente é diretor técnico de divisão do Hospital das Clinicas e coordenador dos cursos de Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão de Saúde no Senac Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Educação, ministrando aulas no ensino superior presencial e a distância. Experiência comprovada na área de Administração Pública, Capacitação e reciclagem dos servidores públicos, e workshops. Publicação em periódicos e revistas.

Corpo Docente

Dalva Rodrigues Dourado Cordeiro
MBA em Gestão de Pessoas pela USCS e Docência no Ensino Superior pela UNIP; Bacharel em Letras-Português-Inglês pela Fundação Santo André; formada em Coach Executivo pela Sociedade Brasileira de Coach; Proficiência na Língua Inglesa pela Cultura Inglesa; Consultora especializada em Educação Corporativa com aporte em multinacionais; Palestrante em assuntos de cunho comportamental e Tradutora nos idiomas inglês e espanhol. Atua como Coordenadora e professora de Pós-Graduação no SENAC – Santo André.

Carlos Roberto Buzetto
Licenciado em Física, especializando-se em Tecnologia da Educação. Especialização em Administração de Produção. Especialização em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria. MBA em Gestão de Pessoas. Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Negócios e Competitividade. Doctor of Philosophy in Administration – Ph.D. – USA. Coordenador do curso de Pós-graduação em Gestão de Negócios no Senac. Além de professor universitário em instituições como Senac, FGV e Saint Paul, é Master Coach em Career & Business, Avaliador Comportamental e Consultor em Recursos Humanos, dedicando-se especialmente ao trabalho em equipes de alta performance, relacionamento interpessoal, liderança e qualidade.

Paulo Sergio Sampaio
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) desde abril/2013. Pós-graduado (Lato Sensu) em Gestão de Projetos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini no campus USP desde fevereiro/2007 e no MBA de Gestão Estratégica de Negócios pela FIAP desde maio/2017. Bacharel em Matemática pelo Centro Universitário Fundação de Santo André desde dezembro/2001. Coordenador do curso de Pós-graduação Lato Sensu - especialização em Gerenciamento de Projetos (Práticas do PMI) do Senac unidade Santo André - SP. PNL Practitioner desde 2019 e Coach Professional Certificado pelo método PBL - Project-Based Coaching desde 2018. É certificado PMP (Project Management Professional) desde Setembro/2005 e certificado PMI-RMP (Risk Management Professional) desde Agosto/2013, ambos pelo PMI (Project Management Institute).

Corpo Docente

Profº Emerson da Silva Místico
Especialista em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, especialista em Marketing e Vendas, Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Especializando em Docência no Ensino Superior (Senac). Possui experiência em marketing digital, governo eletrônico e docência no ensino superior. Atual coordenador dos cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação Integrada e Gestão de Marketing do SENAC São José do Rio Preto.

Profº MsC Felipe Colombelli Pacca
Possui graduação em Comunicação Social pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (1999), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professor do Centro Universitário Senac e professor da Faculdade Faceres. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, didático, pedagogia, didática e rpg.

Profª MsC Dalva Olívia Azambuja Ferrari
Mestre em Arquitetura e Urbanismo / Design - Universidade de São Paulo (FAU-USP) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2011); Bacharel em Educação Artística ênfase em Desenho de Moda - (UNIRP) Centro Universitário de Rio Preto (2003); Licenciada em Matemática (UNORP) - Faculdade Riopretense de Filosofia Ciências e Letras (1985); Pós-Graduada em Sostenibilidad, Arquitectura, Urbanismo y Turismo (CETT) Escola Universitària D`Hoteleria i Turisme CETT (2007); Pós-Graduada em Sostenibilidad en Arquitectura y Urbanismo (UPC) Universitat Politécnica de Catalunya (2008); Professora Coordenadora Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Negócios da Moda: Gestão, Marca e Coleção e Professora Coordenadora Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Interiores e Projetos Sustentáveis para Arquitetura e Design - Centro Universitário Senac.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

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