Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Geoprocessamento

Geoprocessamento

Você se especializará no uso e análise de dados geográficos produzidos e manipulados por diferentes geotecnologias, atuando com visão sistêmica e contextualizada nas relações econômicas, sociais e ambientais.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

 
Investimento
Horário do Curso
Turma 1
sábado: 08h50-17h
Início: março/2022 Término: março/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais as terças-feiras das 19h às 22h35.Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
Início: MARÇO/2022 Término: DEZEMBRO/2022

Importante: este curso terá atividades não presenciais que poderão acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, que serão previamente informadas aos alunos. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma não presencial, considerando as recomendações sobre a Covid-19.
Você poderá atuar em diferentes organizações, sobretudo governamentais e empresariais, participando de equipes multidisciplinares ou exercendo função de consultoria e/ou assessoria em atividades de planejamento e gestão relacionadas à localização geográfica ou à identificação de padrões espaciais.
Pessoas com graduação completa em diversas áreas de conhecimentos, que trabalham ou pretendem trabalhar aplicando técnicas de geoprocessamento em atividades de planejamento, gestão ou operação.

Importante: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
INFORMAÇÃO ESPACIAL
Trata da localização espacial e suas implicações no Geoprocessamento, trabalhando conceitos básicos de Cartografia e as diversas formas de representação dos dados espaciais. Trabalha fundamentos de Cartografia Sistemática como representação da Terra, sistemas de referência, sistemas de coordenadas, projeções, topografia e escala. Elabora e analisa mapas temáticos, baseados nos parâmetros da semiologia gráfica, utilizando aplicativos de cartografia digital.
SENSORIAMENTO REMOTO
Apresenta os conceitos de sensoriamento remoto, os princípios de radiação eletromagnética e sua interação com os diversos materiais presentes na superfície da Terra. Analisa os diferentes sistemas sensores e respectivos produtos.
PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
Explora as diversas técnicas de processamento de imagens digitais. Apresenta instrumentos e métodos de análise dos resultados obtidos, otimizando a prática de diferentes técnicas em diferentes tipos de imagens, para extração de diferentes alvos.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Trata das funcionalidades e da aplicabilidade do sistema de informação geográfica: inserção e edição de dados vetoriais e matriciais, conversão dos dados para um único sistema de referência e projeção cartográfica. Orienta sobre a apresentação dos dados na web.
SISTEMAS DE LOCALIZAÇÃO ESPACIAL
Pratica a coleta de dados espaciais em campo e seu posterior processamento via SIG, abordando também os princípios básicos de funcionamento e aplicação dos principais sistemas de localização espacial disponíveis, como Navstar e GLONASS.
PROJETO DE GEOPROCESSAMENTO - DESENVOLVIMENTO
Propõe o desenvolvimento de um projeto de geoprocessamento desde a sua concepção, levantamento de recursos técnicos e financeiros, cronograma e demais ferramentas gerenciais. Promove a discussão sobre o emprego de métodos e técnicas de tratamento dos dados, a partir de situação prática.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
BANCO DE DADOS E MODELAGEM ESPACIAL
Explora todas as fases, da modelagem à implementação, envolvidas no desenvolvimento de uma base de dados espaciais. Aborda a modelagem entidade-relacionamento e modelagem orientada a objeto (OMT-G), organizando os dados geográficos com precisão aprimorada.
PROGRAMAÇÃO EM PYTHON E COMPARTILHAMENTO DE DADOS
Apresenta noções de programação em Python aplicada ao processamento de dados espaciais e o compartilhamento e publicação dos resultados em ambiente web.
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS
Analisa as principais técnicas utilizadas na descrição de padrões existentes nos dados espaciais e no estabelecimento de relacionamentos entre as diferentes variáveis geográficas, possibilitando a leitura de dados espaciais de maneira criteriosa e contextualizada.
GEOESTATÍSTICA
Aborda as principais técnicas estatísticas para análise de dados espaciais, considerando a variabilidade espacial (localização geográfica e a dependência espacial dos fenômenos), por intermédio de conceitos teórico-práticos da geoestatística.
CARTOGRAFIA GEOAMBIENTAL
Analisa o meio físico no contexto das tecnologias de informação geográfica, adotando como base de análise a abordagem sintética ou da paisagem, em que unidades territoriais básicas são definidas a partir da integração entre unidades do substrato geológico-geomorfológico-pedológico e do uso e cobertura da terra. Alia conceitos teóricos da gestão ambiental ao uso de ferramentas de geoprocessamento para a elaboração de produtos cartográficos geoambientais, considerando as potencialidades e fragilidades do meio físico, bem como os perigos, vulnerabilidades, riscos, impactos e conflitos decorrentes da interação entre as ações humanas e o meio ambiente.
PROJETO DE GEOPROCESSAMENTO - GERENCIAMENTO
Discute o gerenciamento de um projeto de geoprocessamento, desde a sua concepção, levantamento de recursos técnicos e financeiros, cronograma e demais ferramentas gerenciais. Discute sobre o emprego de métodos e técnicas de tratamento dos dados no gerenciamento de projetos, a partir de situação prática.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também poderá utilizar ferramentas tecnológicas vivenciando situações reais do mercado de trabalho em laboratórios específicos.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Geoprocessamento. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)Alessandra Mariane Knopik Beltrame
possantoamaro@sp.senac.brSilene Bueno de Godoy Purificação
pos.jabaquara@sp.senac.brCorpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Alessandra Mariane Knopik Beltrame
Graduada em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1993). Possui Pós-Graduação em Marketing, tendo atuado nesta área por mais de dez anos. Em 2003 passou a trabalhar com Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, tendo concluído Mestrado em Engenharia de Transportes, com ênfase em informações espaciais, pela Universidade de São Paulo (2008). Tem experiência na área de Sensoriamento Remoto, trabalhando com imagens de alta resolução para estudos urbanos e de gestão ambiental e em Infraestrutura de Dados Espaciais. É professora e Coordenadora do curso de Especialização em Geoprocessamento oferecido pelo Centro Universitário SENAC-SP.

Professores Convidados


Claudomiro dos Santos
Possui graduação em Engenharia cartográfica pela Universidade Estadual Paulista (1996), mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2003) e cursa atualmente doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geodésia e Sensoriamento remoto atuando, principalmente, nos seguintes temas: GPS, Topografia e Classificação de imagens.

Claudio José Ferreira
Pesquisador Científico do Instituto Geológico, do Estado de São Paulo, desde 1992. Pós-doutorado na Universidade de Sheffield, Reino Unido, em geoindicadores e quantificação da degradação ambiental (2008). Doutorado (1997) e Mestrado (1991) em Geociências, na UNESP - Rio Claro, onde também graduou-se em Geologia (1986). Professor de Geologia Geral e Aplicada na Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara (1987-1992). Especialista em Ensino de Geociências pela UNICAMP (1992). Atuou de 1987 a 1997 no mapeamento de granitos com ênfase nas relações entre geoquímica e geologia estrutural. Desde 1996, atua no estudo de perigos geológicos, vulnerabilidade, análise de risco, cartografia geoambiental e indicadores da degradação ambiental.

Diego Marcochi
Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (2010), especialização em Geoprocessamento pelo Centro Universitário SENAC (2014) e mestrado em Energia pela Universidade Federal do ABC (2019). Atualmente é Tecnólogo em Geoprocessamento da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto e Análise de Dados Espaciais, com ênfase em análise espaço-temporal da difusão da de sistemas fotovoltaicos em zonas urbanas. No presente, tem desenvolvido estudos na área de capacidade de estocagem de carbono por florestas nativas, a partir de modelagem matemática baseada em índices espectrais de imagens de sensores remotos.

Natalia da Costa Souza
Geógrafa, Especialista em Análise Ambiental e Geoprocessamento. Doutoranda em Engenharia Urbana (PPGEU - UFSCAR) e Mestre em Engenharia de Transportes (Área de Concentração: Informações Espaciais). Docente nas áreas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Experiências de consultoria e docência nos seguintes temas: sistemas de informações geográficas, diagnóstico ambiental e socioeconômico, cartografia digital e mapeamento temático, mapeamento e cartografia geotécnica, sensoriamento remoto (mapeamento de uso e ocupação), planos diretores municipais, mapeamento e definição de metodologias para índices de vulnerabilidade socioambiental, modelagem de banco de dados espaciais, análise espacial, manipulação e organização de banco de dados e bases cartográficas digitais. Bolsista pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (nível Doutorado: Programa Novos Talentos)

Nathan Facundes Santos
Engenheiro da Computação, com pós-graduação em Gestão Ambiental e Geoprocessamento. Especialista em engenharia de sistemas, atuou em projetos junto ao DAEE, CETESB, AGUAS PARANÁ e Exército Brasileiro no desenvolvimento de sistemas com foco em geotecnologias. Atualmente é gerente de projetos na Fundação Ezute exercendo papel técnico e de gestão no desenvolvimento de sistemas.


Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Doutor Abimael Cereda Junior
Doutor Abimael Cereda Junior - possui graduação em Geografia (Bacharel) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), especialização em Geoprocessamento pela Universidade Federal de São Carlos (2005), mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Lecionou em cursos de graduação, bem como atua em pós-graduações latu-sensu e em cursos de curta duração, nas áreas de Geoprocessamento, Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto, Análise Ambiental, Geomarketing e Agricultura de Precisão. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação geográfica, geoprocessamento, fragilidade ambiental, cartografia temática e planejamento urbano e regional. É CEO da Georesults (Geografia das Coisas). http://lattes.cnpq.br/1042428262927249
  Curriculo Lattes
Doutora Esmeralda Buzato
Doutora Esmeralda Buzato - Bacharel em geografia, mestre e doutoranda em geografia física pela USP. Atuo na área de docência universitária e de consultoria ambiental (análise do meio físico, uso e ocupação da terra). Como docente possuo experiência na área de geociências especialmente nas disciplinas: geomorfologia, pedologia, cartografia, geografia física geral, biogeografia e métodos e técnicas de pesquisa, além de grande experiência em orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC), sobre temas ambientais como: planejamento urbano e rural, manejo e gestão ambiental, unidades de conservação, recursos naturais, ecoturismo e recuperação de áreas degradadas dentre outros. Na área de consultoria ambiental realizei relatórios técnicos e mapeamentos para instruir processos de licenciamento, identificação de parâmetros do meio físico para uso e ocupação da terra e para elaboração de planos de manejo em Unidades de Conservação - para empresas públicas e privadas como a Secretaria do Meio ambiente-MT/BIRD, Instituto Florestal-SP e Prefeitura Municipal de Santo André dentre outros. É docente nos cursos de pós-graduação no SENAC/SP. http://lattes.cnpq.br/4216502870662441
  Curriculo Lattes
Doutor Jorge Luiz Nobre Gouveia
Químico industrial, doutor em ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN), Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), Químico Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Assessor da Presidência da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. É representante do Comissão Nacional de Segurança Química (CONASQ) pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). É professor dos cursos de pós-graduação do Senac Jabaquara.
  Curriculo Lattes
Doutora Silene Bueno de Godoy Purificação
Doutora em Saúde Pública, área de concentração: Saúde Ambiental - FSP/USP. Mestre em Saúde Pública, área de concentração: Saúde Ambiental - FSP/USP. Mestre em Direito, área de concentração: Direito Processual Civil - Mackenzie. Bacharel em Direito - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Advogada atuante na área ambiental e empresarial há mais de 20 anos. Professora universitária e gestora acadêmica. É Coordenadora e professora dos cursos de pós-graduação Especialização em Direito e Gestão do Meio Ambiente e Especialização em Perícia Ambiental, no SENAC Jabaquara. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental. Na área educacional, possui experiência na gestão de cursos superiores; especializada em direito educacional, gestão escolar e didática do ensino; com ênfase na construção, implementação e revisão de projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós-graduação. Atuante na área de direitos humanos, cultura de paz, negociação e mediação de conflitos.
  Curriculo Lattes
Mestre Alex Coschitz Terra
Mestre Alex Coschitz Terra - Possui Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública - Polícia Militar do Estado de São Paulo (1997) e Graduação em Educação Física pela Fundação Barra Bonita de Ensino (2004). Como pós-graduação, é Mestre em Ciências Policiais pelo Centro de Estudos de Alta Segurança "Cel PM Nelson Freire Terra" (2017). Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa INSPER (Julho, 2019). Atua profissionalmente na Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Posto do Capitão de Polícia Militar. Atua na área de Segurança Pública e Ciências da Saúde, além de ser docente no curso de graduação da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Como principal área de pesquisa, estuda o emprego policial de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas. http://lattes.cnpq.br/3186372265916007
  Curriculo Lattes
Mestre Juliana da Costa Mantovani
Doutora Juliana da Costa Mantovani - Geógrafa graduada no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo - USP, mestre em Geografia Física pela USP, com pesquisa desenvolvida na área de geomorfologia e planejamento ambiental. Atualmente realiza Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da USP, desenvolvendo pesquisa sobre as possibilidades de aplicação da Geomorfologia em análises forenses ambientais. Possui especialização em Perícia Ambiental e experiência em geoprocessamento, sensoriamento remoto e no desenvolvimento de estudos e avaliações de impacto ambiental. http://lattes.cnpq.br/5834371894889700
  Curriculo Lattes
Mestre Agnes Silva de Araujo
Doutora Agnes Silva de Araújo - Geógrafa graduada no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo - USP, com mestrado em Geografia Física pela USP e doutorado pela mesma instituição. Atualmente é Geógrafa no Instituto de Águas e Terra do Paraná e professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná. Desenvolve pesquisa sobre modelagem dinâmica de fenômenos geográficos. Possui experiência em técnicas avançadas de Sensoriamento Remoto e SIG.
  Curriculo Lattes
Mestre Edgard Joseph Kiriyama
Mestre Edgard Joseph Kiriyama - Possui Graduação em Engenharia Ambiental - Faculdades Oswaldo Cruz, Especialização em Tecnologias Ambientais – FATEC/SP e Mestre em Tecnologia Ambiental, com ênfase em Gestão Ambiental - Instituto de Pesquisas Tecnológicas / IPT. Atualmente é Diretor Técnico II do Centro de Gerenciamento de Informações da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA/CPLA/DIA/CGI). Possui experiência na área de geoinformações, planejamento ambiental, avaliação de impacto ambiental e gerenciamento costeiro. http://lattes.cnpq.br/6436718447666668
  Curriculo Lattes
Mestre Gustavo André Santana de Sá
Mestre em Engenharia Mecânica na área de Energia, linha de pesquisa Gestão Ambiental e Sustentabilidade (UNESP). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica na Área de Energia (UNESP).
Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNIP/DF), Especialista em Gestão da Responsabilidade Social (PUC/MG) e Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Coordenador Ambiental e de Segurança do Trabalho em empresas do setor de geração de energia elétrica, construção de linhas de transmissão e Telecomunicações. Coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo atuando em obras de construção de linhas de transmissão de energia elétrica.
Especialista em projetos de viabilidade para geração de energia hidrelétrica e fotovoltaica. Possui treinamentos recomendados para auditores membros em responsabilidade social e elaboração de balanços socioambientais e em Sistemas de Gestão Ambiental. Experiência como conselheiro titular e coordenador da Câmara Técnica de Outorga do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sapucaí, do Rio Preto e do Rio Maranhão, representando empresa do setor de geração hidrelétrica. Professor de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Construções Sustentáveis e Gerenciamento de Energia no SENAC/SP.

  Curriculo Lattes
Mestre Silvio Cesar Lima Ribeiro
Engenheiro agrimensor da Prefeitura do Município de São Paulo, possui doutorado (Poli-USP, 2019) e mestrado (Poli-USP, 1995) em Engenharia - Geoprocessamento e graduação em Engenharia de Agrimensura (Universidade Federal de Viçosa, 1990). Tem experiência na área de Geoprocessamento, com ênfase em Sistemas de Informação Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, geoprocessamento, cartografia digital, sensoriamento remoto e modelos digitais de elevação.
  Curriculo Lattes
Doutora Silene Bueno de Godoy Purificação
Doutora Silene Bueno de Godoy Purificação - Doutora em Saúde Pública, área de concentração: Saúde Ambiental - FSP/USP. Mestre em Saúde Pública, área de concentração: Saúde Ambiental - FSP/USP. Mestre em Direito, área de concentração: Direito Processual Civil - Mackenzie. Bacharel em Direito - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Advogada atuante na área ambiental e empresarial há mais de 20 anos. Professora universitária e gestora acadêmica. É Coordenadora e professora dos cursos de pós-graduação Especialização em Direito e Gestão do Meio Ambiente e Especialização em Perícia Ambiental, no SENAC Jabaquara. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental. Na área educacional, possui experiência na gestão de cursos superiores; especializada em direito educacional, gestão escolar e didática do ensino; com ênfase na construção, implementação e revisão de projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós-graduação. Atuante na área de direitos humanos, cultura de paz, negociação e mediação de conflitos. http://lattes.cnpq.br/7283444651067317
  Curriculo Lattes
Mestre Júlia de Matos Cavalcanti
Mestre Júlia de Matos Cavalcanti – Arquiteta-Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), com especialização em Geoprocessamento pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e Mestre em Ciências pela Poli/USP na área de Geoprocessamento e Transportes (2019). Na área educacional, lecionou em cursos de pós graduação na área de Geoprocessamento e Planejamento Socioambiental. Tem experiência profissional nas aplicações de Geoprocessamento na área de Saneamento, Plano Diretor e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação geográfica, planejamento urbano, modelagem de dados e análise espacial. http://lattes.cnpq.br/8360429749198284
  Curriculo Lattes
Especialista Kenzo Matsuzaki
Especialista Kenzo Matsuzaki - Possui graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), especialização em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental pela USP (2007) e especialização em Avaliação Ambiental pela UNICAMP (2008). Atualmente é Especialista Ambiental na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, trabalhando em projetos da Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Tem experiência na área de geoprocessamento.
http://lattes.cnpq.br/3437456982950450

  Curriculo Lattes
Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp