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Inteligência de Mercado

Formar profissionais para atuar como analistas, coordenadores ou gerentes de inteligência de mercado para aperfeiçoar o processo de tomada de decisão empresarial por meio do melhor uso de informações com atitude empreendedora e ética.
Carga horária: 366 horas

Unidade
Infraestrutura
O Campus Santo Amaro está localizado numa área de 120 mil m2, conta com prédios modernos, horizontalmente distribuídos em meio a um parque com muito verde. Seu projeto arquitetônico estimula a integração de alunos de diversas áreas de conhecimento. O espaço é composto pelos edifícios: Biblioteca de 6 mil m2, Prédio da Reitoria, Prédio Gastronômico, Prédio de Design Industrial, Centro Esportivo, Academia, um moderno Centro de Convenções, Acadêmico 1, com salas de aula equipadas e laboratórios multidisciplinares e o novo prédio Acadêmico 2, inaugurado em agosto de 2011, somando uma área construída de 93 mil m2 e 234 ambientes educacionais. O campus também dispõe de estacionamento administrado pela empresa Estapar - reforçamos que o Senac não se responsabiliza por garantir a possibilidade de estacionamento dentro ou fora do campus.
Infraestrutura
Confortáveis instalações que proporcionam um excelente ambiente para aprendizado. Os alunos também têm acesso à biblioteca, que disponibiliza acervo completo na área de gestão, base de dados e acervo on-line, acesso aos principais periódicos, salas individualizadas para estudo ou trabalhos em equipe e orientação especializada para pesquisas.
Infraestrutura
Salas de aulas climatizadas, equipadas com TV/DVD, projetor multimídia, flip chart e quadro branco; laboratório de informática; Biblioteca com acesso a Internet e acervo especializado, bem como, acesso ao acervo on-line, biblioteca circulante (entre unidades do Senac).
Infraestrutura
Confortáveis instalações que proporcionam um excelente ambiente para aprendizado.
Os alunos também têm acesso à biblioteca, que disponibiliza acervo completo na área de gestão, base de dados e acervo on-line, acesso aos principais periódicos e orientação especializada para pesquisas
Infraestrutura
Salas de aula equipadas com recursos de apoio didático necessários para o desenvolvimento das atividades de aprendizagem, laboratório de informática para consultas e pesquisas, biblioteca com acervo para consulta, respeitando a acessibilidade e o trânsito de pessoas com deficiência.
Etapas do Processo de Ingresso

Para participar do Processo de Ingresso siga os passos abaixo:

Passo 1 - Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 - Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 - Envie o seu currículo profissional para: possantoamaro@sp.senac.br - indicando nome completo e curso escolhido.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso

Em até 24 parcelas de R$ 632,00, por boleto bancário ou em até 12 parcelas de 1263,00 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas.

DESCONTO PARA Contribuintes Senac: O benefício do Desconto Contribuintes Senac é de 20%.
Os beneficiários do desconto contribuinte são os proprietários, empregados e respectivos dependentes das seguintes empresas e entidades:
- Empresas contribuintes do Senac;
- Sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.
- Sesc, Fecomércio e Senac de outros Estados.
Valor da parcela para Contribuintes Senac é de: 24 x 506,00.

DESCONTO PARA Alunos e ex-alunos Senac*: o benefício do Desconto Alunos e ex-alunos Senac é de 20%. Valor da parcela para Alunos e ex-alunos Senac é de: 24 x R$ 506,00.
*Exceção: para graduação e pós-graduação (presencial e EAD) o Desconto Recompra (alunos, ex-alunos Senac) será aplicado somente se o aluno e ex-aluno participou de atividade educacional no
Senac com término a partir de 01/01/2018.

DESCONTO PARA Egressos de Ensino Público: o benefício do Desconto de Egressos de Ensino Público é de 20%. Valor da parcela para Egressos de Ensino Público é de: 24x R$ 506,00.

DESCONTO PONTUALIDADE:
- 3% de desconto concedido aos alunos que efetuarem o pagamento do curso por boleto até a data do vencimento e a partir da segunda parcela;
- 3% de desconto concedido aos alunos que efetuarem o pagamento do curso por meio de cartão de crédito até a data do vencimento;**
Os descontos citados acima não são cumulativos.

PAGAMENTO À VISTA
Desconto concedido aos alunos que efetuarem o pagamento total do módulo/semestre à vista, por meio de parcela única de boleto, cartão de crédito.
Graduação e Pós-graduação:
- pagamento do semestre – 5% de desconto;
- pagamento da anuidade ou do curso inteiro – 8% de desconto.

Número de Vagas: 20

Etapas do Processo de Ingresso

O processo seletivo é composto pelas seguintes etapas:

1ª Etapa – Cadastre-se no portal do Senac e inscreva-se on-line no curso. Efetue o pagamento da taxa de inscrição através de boleto ou cartão de crédito, diretamente no ato de inscrição pelo portal Senac.

2ª Etapa – A comissão de seleção realizará entrevistas individuais com os candidatos e poderá solicitar o envio de currículo profissional para análise.

Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.

Pré-requisito indispensável: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior ao início das aulas em 2018.

Número de Vagas: 15

Etapas do Processo de Ingresso

Descrição do Processo seletivo
Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 – Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00
Passo 4 - Envie o seu currículo profissional para: pos.osasco@sp.senac.br – indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 5 – Aguarde contato da coordenação que fará o agendamento do Processo Seletivo (redação + entrevista com o coordenador).

Importante: Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.

Obs: No dia da entrevista serão passadas todas as informações sobre lista de aprovados e procedimentos para matrícula.

Número de Vagas: 22

Etapas do Processo de Ingresso

1ª Etapa – Acesse o link de inscrição e cadastre-se no portal do Senac. Após confirmação do cadastro inscreva-se online no curso escolhido.

2ª Etapa – Após efetuar a inscrição enviar a documentação abaixo indicando na linha de assunto “seu nome completo” e “curso pretendido”:

• Diploma de graduação (cópia frente e verso) e currículo profissional para o e-mail poscampinas@sp.senac.br .

A coordenação entrará em contato para agendamento da reunião de alinhamento.

Após estas etapas a equipe da Pós-graduação entrará em contato para orientações sobre a conclusão do processo de matrícula.

As matrículas deverão ser efetivadas dentro do período estabelecido ao candidato, por e-mail. Os candidatos aprovados serão chamados até que as vagas se esgotem.

Pré-requisito: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior à data de início das aulas.

Número de Vagas: 30

 
Investimento
Horário do Curso
Turma 1
segunda: 19h10-22h45
quarta: 19h10-22h45
Início: março/2020 Término: junho/2021

Obs: Datas sujeitas a alteraçõesTurma 1
segunda: 19h10-22h45
quarta: 19h10-22h45
Início: 02/03/2020 Término: 01/06/2021

Obs: Eventuais reposições de aulas podem ocorrer em outro dia da semanaTurma 1
segunda: 18h40-22h15
Início: Previsto para 09/04/2018 Término: Dezembro/2019

Obs: AULAS SEMANAIS. Importante: Devido aos feriados e pontes durante o ano letivo, poderão ocorrer aulas esporádicas aos sábados para composição do calendário acadêmico. Consulte o calendário desse curso na coordenação de Pós-graduação.Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: abril/2018 Término: junho/2019

Obs: Eventuais reposições de aulas poderão ocorrer em outro dia da semana.Turma 1
sábado: 08h30-16h40
Início: Março de 2020 Término: Junho de 2021

Obs: 1) Datas sujeitas a alteração. 2) Algumas atividades virtuais e presenciais que fazem parte da carga horária do curso, ou adequação de calendário, poderão ser realizadas em dias da semana diferentes do contratado, bem como eventuais reposições de aulas e orientação de TCC. As datas serão previamente agendadas.
Coordenador(es)Agnaldo Antonio dos Santos
possantoamaro@sp.senac.brProf. Ernesto Luiz Marques Nunes MSc.
grupofcoposgraduacao@sp.senac.brAna Cristina Osakabe Giacomini e Eduardo Vicente Soares
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.brAderson de Castro Soares Neto
aderson.cneto@sp.senac.brFatima Regina Colevate
poscampinas@sp.senac.br
Corpo Docente

Agnaldo Antonio dos Santos
Mestre em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), atualmente, é Professor Universitário na disciplina de Gestão das Operações e de Gestão de Clientes dos cursos de Pós-Graduação da UNIP, Professor dos cursos técnicos e de Graduação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Marketing das Faculdades Sumaré, de Graduação em Tecnologia da Informação nas Faculdades Anhanguera e Professor da disciplina de Governança Corporativa dos cursos de Pós-Graduação do Centro Universitário SENAC, participante do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI), bolsista da revista acadêmica Internext, da ESPM (2012-2013), e Consultor de Empresas. Possui graduação em Administração de Empresas pela ESPM (2008) e Filosofia pela UNIFAI (1992) e Técnico em Processamento de Dados pelo Colégio Radial (1989).

Alessandra Mariane Knopik Beltrame
Graduada em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1993). Possui Pós-Graduação em Marketing, tendo atuado nesta área por mais de dez anos. Em 2003 passou a trabalhar com Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, tendo concluído Mestrado em Engenharia de Transportes, com ênfase em informações espaciais, pela Universidade de São Paulo (2008). Tem experiência na área de Sensoriamento Remoto, trabalhando com imagens de alta resolução para estudos urbanos e de gestão ambiental e em Infraestrutura de Dados Espaciais. É professora e Coordenadora do curso de Especialização em Geoprocessamento: Princípios e Aplicações oferecido pelo Centro Universitário SENAC-SP.

Aline Bento Ambrósio Avelar
DMestre em Administração pela USCS, Especialização em Administração Pública UCDB, Especialização em Direito Tributário pelo IBET e Graduação em Ciências Econômicas pela UEL. Experiência como economista em entidades de classe e corretora. Docente desde 2007, tendo lecionado disciplinas relacionadas à Economia, Administração, Contábeis e Comércio Exterior em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Experiência de um ano como docente de Economia em Bogotá, na Colômbia. Integrante de grupo de pesquisa durante o mestrado, doutorado e responsável por grupo de pesquisa em experiência internacional como docente.


Roberto Kovacsik
Mestre em gestão e Estratégias de Negócios pela UFRRJ; especialização em Finanças PUC/SP, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e Contabilista. Atualmente é professor: Centro Universitário Senac e Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenador de pós-graduação SENAC do curso Controladoria e Finanças e Mercados Financeiros. Atuou como coordenador de cursos de Graduação em diversas IES. Possui experiência na área financeira e contábil, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças, contabilidade financeira e internacional, mercado de capitais, agronegócios, balanço social, responsabilidade social, políticas de crédito. Sócio-proprietário da RK Treinamentos e Consultoria em Negócios Ltda.

Ricardo Poli de Campos
Engenheiro de Alimentos, consultor e assessor de Marketing, Professor de Graduação e Pós-Graduação FAAP, MACKENZIE, FGV/RJ, ESPM. Mestre em Comunicação e Semiótica na PUC/SP. Professor premiado nos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda da ESPM.

Professores Convidados


Alfredo Passos
Doutor em administração. Primeiro profissional da América Latina a receber o SCIP Catlyst Award da Strategic and Competitive Intelligence Professionals nos Estados Unidos. Trabalhou em empresas como Rede Globo, Grupo Saint-Gobain e EDS (atual HP Company). Foi professor da ESPM, professor convidado da FGV e PUC-RS. Atua em inteligência competitiva para ativação de clientes e crescimento através da Atelier Brasil em projetos que envolvem a análise de dados para melhor oferta de produtos, serviços e retorno sobre investimentos.

Douglas Vidal
Doutorando e Mestre em Administração, Pós-Graduação em Ciências do Consumo pela ESPM e Graduado em Propaganda e Marketing pela ESPM, com experiência em Data Science, Pesquisa de Mercado por mais de 10 anos, planejamento em agência e 20 anos de consultoria em Marketing.

Marcos Dornelles
Doutorando em Administração pela USCS, Mestre em Engenharia de Produção pela USP, Especialista em Administração pela FGV, Graduação em Engenharia pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Atuou em grandes empresas como Nestlé, Reckitt e Bayer, tem ampla experiência em gestão de empresas, inclusive atuando fora do Brasil. Atualmente é Professor Universitário, Consultor de Empresas e Palestrante.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Ernesto Luiz Marques Nunes
Doutorando em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (PROCAM-IEE-USP). Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUCSP, MBA em Marketing pela ESPM, Especialista em Marketing Político e Campanhas Eleitorais pela FESP e graduado em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Profissional com sólida experiência em pesquisa de marketing, com passagens por grandes e médios institutos de pesquisa (Ibope, GFK/Indicator, Interscience, QualiBest, inSearch), pelo Sebrae-SP e em multinacional do setor financeiro (Grupo Santander Banespa) - nas áreas de Marketing e Qualidade -, realizando atendimento, planejamento e gerenciamento de projetos de pesquisa de mercado e de comunicação para diversos segmentos (varejo de alimentos, varejo de moda, educacional, imobiliário, farmacêutico, financeiro, entre outros). Professor de cursos de graduação e pós-graduação há 16 anos.

Aico Nogueira
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade de Campinas (NEPAM-UNICAMP). Foi também Visiting Research Student e Visiting Research Fellow no Department of International Development da London School of Economics, LSE, Londres. Tem atuado como professor universitário e consultor na área de desenvolvimento e políticas públicas, em instituições nacionais e internacionais como o Governo Brasileiro, o Banco Mundial e a FAO-ONU. No magistério superior, trabalha na área de sociologia geral e aplicada, desenvolvimento local e regional, relações internacionais e políticas públicas, com ênfase em redução da pobreza rural. Professor de cursos de graduação e pós-graduação há 15 anos.

Flávio Anunciato
Mestre em Administração (Gestão estratégica de organizações), com grande experiência na área de Tecnologia da Informação e Educacional. Sólida experiência com atuação destacada na área de Finanças, Gerência de Projetos e Tecnologia da Informação. Profissional com mais de 20 anos de experiência na área educacional, com atuação em cursos de graduação, pós-graduação e cursos corporativos em instituições de ensino de ponta. Especialista em técnicas de otimização de recursos financeiros e redução da inadimplência. Sucesso expressivo na formação financeira de pequenos empreendedores e especialista na utilização de métricas e análises associadas à tecnologia da informação.

Geraldo Borin
Doutor em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administração pela FGV-SP e Graduado em Administração, em Filosofia e em Letras, com longa trajetória profissional em empresas de diversos segmentos (incluindo consultoria empresarial), com mais de 20 anos em atividades acadêmicas, de Graduação e Pós, como professor em várias áreas da Administração e Coordenador de diversos Cursos (Gestão Ambiental, Empreendedorismo, Consultoria em Gestão e Processos).

Giovanni Banchetti Cordeiro
Economista e pesquisador da Deloitte. Cursou MBA em Gestão Financeira na FGV e graduado em Ciências Econômicas pela USJT. Possui 12 anos de experiência em Consultoria, Economia e Finanças. Atua em projetos para elaboração de cenários e análises setoriais, análises macroeconômicas e estudos de viabilidade econômico-financeiro. Coordena alguns dos principais estudos de mercado no Brasil, tais como: As PMEs que Mais Crescem no Brasil da revista Exame, a pesquisa de Tecnologia Bancária com a FEBRABAN, entre outras pesquisas em parceria com: IBRI, ABF, ABVCAP, IBGC, ETHOS, ANEFAC. Tem diversos estudos e publicações, além de entrevistas para diversas mídias.

Ligia Correia
Mestre em Antropologia pela PUCSP, MBA em Marketing pela FGV e publicitária formada pela Universidade Mackenzie. Experiência de 15 anos na área comercial, dos quais 10 gerenciando marcas e produtos de bens de consumo em empresas como Bacardi-Martini, Kellogg, Faber-Castell e Pepsico. Professor de cursos de graduação e pós-graduação há 7 anos.

Lyvia Tascone
Mestre em Comunicação e Informação pela Ecole Normale Superieure de Lyon (2012), graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (2008) e pós-graduada em Socio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2011). Atuou durante sete anos na área de Pesquisa de Mercado, com experiência em empresas (Unilever) e institutos de pesquisa (Ipsos). Atou também nas áreas de Marketing (Kelloggs) e Trade Marketing (Mars Brasil). Atualmente é Diretora Pedagógica no Colégio Decisão. Professora de cursos de pós-graduação há 4 anos.

Rogério Cardoso
Doutorando em Ciência da Computação (IME/USP). Mestre em Engenharia de Produção (UNIMEP) e Engenheiro de Telecomunicações (INATEL). Possui MBA em Tecnologia e Negócios Eletrônicos e MBA em Gestão e Estratégias Universitárias. Especialização em Educação a Distância; e em Design Instrucional para EAD Virtual. Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Web. Experiência no mercado corporativo com atuação em Consultoria, Analista de Sistemas e Diretor de Qualidade. Possui mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com sólida experiência em arquitetura e planejamento de sistemas de informação para apoio a decisão por meio de indicadores KPI, BSC, dashboards e relatórios estratégicos. Experiência em educação superior como docente universitário, coordenador de curso de graduação e pós-graduação além de participar de conselhos, colegiados e comissões de assessoramento para tomada de decisões da direção superior referentes ao desempenho docente, qualidade e ética em gestão, atendimento ao aluno e pesquisa acadêmica, acumulando mais de 10 anos de atuação.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Eduardo Vicente Soares
Jornalista e Publicitário. Professor Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas. Especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e Eventos e em Docência na Educação Superior. Atualmente é professor e coordenador dos cursos de pós-graduação em Mídias Digitais, Marketing digital e E-commerce, Planejamento Estratégico em Branded Content, Gestão de Marketing e Gestão de Pessoas no SENAC Ribeirão Preto. Também é Professor em Produção Publicitária em Rádio e TV, no Uni-FACEF e de Técnicas no Meio Eletrônico, RTVC e Novas Mídias, na UNIFRAN. É membro do GEDE (Grupo de Estudos do Desenvolvimento).Tem experiência nas áreas de Publicidade, Audiovisual, Jornalismo, Branded Content, Mídias Digitais, Inovação, Rádio e Televisão. Desenvolve projetos e pesquisa na área de transmídia, mídias digitais e novas linguagens de comunicação. Tem experiência com disciplinas EAD nas plataformas AVA e Blackboard. Também é Vice-Presidente da APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto), onde coordena a APP Estudantil. Grava semanalmente a coluna Mundo Digital na rádio CBN Ribeirão Preto.
  Curriculo Lattes
Márcio Benevides
Graduado em Ciências Econômicas - pelo Centro Universitário Municipal de Franca Uni-Facef (1994); pós graduação lato sensu em Controladoria, Marketing e Finanças - pelo Centro Universitário Municipal de Franca Uni-Facef (1996); e mestrado em Gestão Empresarial - pelo Centro Universitário Municipal de Franca Uni-Facef (2000). Atualmente cursando 5º semestre de Engenharia Civil no Centro Universitário Municipal de Franca Uni-Facef (2016-2020) Docente do Centro Universitário Municipal de Franca Uni-Facef ministrando aulas das disciplinas Introdução à Economia, Teoria Microeconômica, Contabilidade Social, Economia do Setor Público e Economia Brasileira Contemporânea e Mercado de Capitais. Experiência em obtenção de informações de domínio público, através dos sistemas de disponibilização dos dados IBGE, Fundação SEADE, BACEN, IPEADATA, MIC, entre outros. Domínio na análise de dados demográficos e censitários e da utilização do sistema RAIS/CAGED via web, através do uso de planilhas eletrônicas e de métodos econométricos. Tem como principais atividades profissionais a estruturação e coordenação do Instituto de Pesquisa Econômicas e Sociais de Franca - IPES, no período de 1997 a 2007, sendo o mesmo uma associação entre o Centro Universitário de Franca, a Prefeitura Municipal de Franca, Sindicato da Indústria Calçadista e a Associação Comercial de Franca; avaliação e composição de .mais de 40 projetos do programa PROGER (Programa de Geração de Emprego e Renda), do Governo Federal; desenvolvimento junto à Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuarista - COOCAPEC), metodologia de previsão de safra, com a utilização do Sistema de Georreferenciamento ? GIS; elaboração de estudos de previsão do comportamento demográfico para o período de 2000 a 2030, a pedido do poder público da cidade de Franca-SP; e composição de material didático para o curso de Geografia do Centro Universitário Claretiano de Batatais, sobre geografia demográfica, enfocando os principais aspectos e as principais mudanças que podem a vir a ocorrer na população brasileira e mundial.

Leandro Viana
Possui graduação em Direito pela Universidade de Franca (2004) e MBA de Marketing pela Universidade de São Paulo - USP / Fundace da cidade de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Atualmente é diretor e consultor da 016mkt, empresa especializada em consultoria de marketing e agência de comunicação para pequenas e médias empresas. Docente até 1º semestre de 2016 nos cursos de Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Moda na Universidade de Franca (Unifran).

Caroline Petian
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de SP (PUC-SP); Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Especialista em Design Gráfico, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. É docente do ensino superior tendo ministrado disciplinas em cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Gestão Comercial, Recursos Humanos, Gestão Ambiental, Administração e Pedagogia em universidades de Ribeirão Preto. Tem vasta experiência em EAD, desenvolve pesquisa nas áreas de Comunicação, Tecnologia, Cibercultura e Educação a Distância. Faz parte do grupo de Estudos em Comunicação e Linguagem - COLING - da UMESP. É orientadora de trabalhos de conclusão de curso de graduação e de pós-graduação. Em cursos de graduação e pós-graduação ministrou as disciplinas Comunicação Empresarial Integrada, Planejamento Gráfico; Jornalismo Digital, Jornalismo Científico; Jornalismo de dados, Educação e Novas Tecnologias, Metodologia Científica, Projeto em Gestão e Comunicação Ambiental, Administração Empreendedora, entre outras.

Renato Campos
Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2003). Especialista em Teoria e Técnica da Comunicação Social pela Cásper Líbero (1998). Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Mogi das Cruzes (1996). Atualmente é professor titular da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e do Centro Universitário de Araraquara (Uniara). Atua como docente e pesquisador na área de Comunicação com ênfase nos seguintes temas: Marketing, Teoria da Comunicação e Cinema Brasileiro. Coordena o Centro de Informação em Comunicação (CIC) que desenvolve pesquisas institucionais e de mercado.

Daniel Scapim
Certificado KMP I (Kanban Management Professional) pela LeanKanban University e Certificado PSM I (Professional Scrum Master Assessments) pelo Scrum.org. Graduado em Ciência da Computação pela Unifran e Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos com as práticas do PMI pelo Senac . Docente no curso de Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos, Engenharia Web, Gestão de Pessoas e Marketing Digital e E-commerce no Senac de Ribeirão Preto - SP. Agile Coach atuando em todas as fases de gestão de projetos e desenvolvimento ágil de software de acordo com as definições estratégicas da empresa, objetivos e visão de valor agregado ao negócio. Disseminador do mindset ágil, atuando na transição do método cascata para estratégias agile e lean em gerenciamento de projetos, envolvendo as áreas de negócio, qualidade, desenvolvimento, UX / UI, implantação, métricas, feedback e avaliação dos resultados.

Fernando Mansano
Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade de Ribeirão Preto (2006). Atualmente é Docente em Pós-Graduação pelo SENAC (Ribeirão Preto e São José do Rio Preto) e pela USC (Bauru), também é Sócio-Diretor da Idealeware (plataforma de e-commerce) e do Meu Menino (blog, eventos e marketplace). Tem como principais especialidades e experiências nas áreas de Comércio Eletrônico e Engenharia de Software.

Paula Spinelli
Mestre em Administração de Organizações (2006) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEARP) e Graduada em Administraçao (1999) pela ESPM/SP, atualmente é Gestora de Desempenho da Pós-graduação da FAAP Campus Ribeirão Preto e coordenadora do curso de pós-graduação em Administração e Gestão de Marketing, além de professora da Instituição Foi coordenadora de cursos do LABFIN/PROVAR - FIA (Fundação Instituto de Administração) e professora da FUNDACE/FEA/USP. Trabalhou com estratégia de marketing nas empresas: Sadia SA, Grupo Pão de Açúcar e Drogacenter Distribuidora de Medicamentos.

Corpo Docente

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