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Gestão do Consumo e Estratégias Aplicadas

Você se especializará na análise socioantropológica das relações de consumo, conhecendo conceitos, metodologias e estratégias para compreender o comportamento de consumidores e dar suporte a empresas no planejamento de ações mercadológicas.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Registre seu interesse no botão ao lado ou envie mensagem para poscampinas@sp.senac.br

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Etapas do Processo de Ingresso

Inscrição on-line, histórico escolar com data de colação, análise curricular e documentos enviados à unidade (currículo acadêmico e profissional e portfólio de trabalhos na área). A comissão de seleção, se necessário, pode realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos. O processo seletivo é feito durante o período de seleção e somente iniciado após o candidato ter realizado todas as etapas (inscrição pelo site e envio dos documentos solicitados - correio ou e-mail). As matrículas são feitas por ordem de aprovação no processo seletivo e deverão ser feitas dentro de um período informado ao candidato por e-mail. No caso de não ser feita a matrícula no prazo estabelecido, serão chamados ou candidatos aprovados até que se esgotem a lista de aprovados.

Número de Vagas: 25

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Número de Vagas: 20

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Investimento

OBS: Valores referentes às turmas em andamento
Horário do Curso
Turma 1
segunda: 19h10-22h45
quarta: 19h10-22h45


Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
sábado: 08h30-16h40
Início: 01/08/2019 Término: 01/12/2020Turma 1
sábado: 08h20-16h30
Início: 20/03/2021 Término: 11/12/2021

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!
Você poderá atuar em empresas, agências e consultorias, realizando diagnóstico, pesquisas, estratégia, planejamento e mensuração de resultados em ciências do consumo.
Pessoas com graduação completa em diferentes áreas do conhecimento e que tenham interesse em relações e comportamentos de consumo.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E CONSUMO
Discute os pilares da cultura digital e suas influências na reconfiguração das relações sociais, abrangendo a conexão ubíqua, a redefinição dos atores, o remix e o conteúdo transmidiático. Apresenta conceitos como curadoria, cauda longa, capital social, humanização do discurso, relações de confiança entre pares, autonomia e autocomunicação. Aborda as interfaces entre comunicação e consumo, debatendo a personalização na bolha algorítmica (SEM e SMO) e a distribuição e indexação de informação (geolocalização e tagueamento).
JORNADA E EXPERIÊNCIA DO CONSUMO
Apresenta estágios de compra do varejo e do relacionamento entre empresas, incluindo modelos recentes, como o ZMOT. Aborda ciclo de vida, geração e qualificação de lead, segmentação, buyer personas, posturas pré e pós-venda. Promove uma visão integrada dos canais, discutindo a influência da sensorialidade e da customização para o compartilhamento de experiências. Discute percepção de marca, branded content e inbound marketing.
ECONOMIA E PSICOLOGIA DO CONSUMO
Aborda as contribuições da Psicologia e da Economia comportamental para a compreensão sobre as motivações do consumo. Discute propriedades de estímulo e ambientes de compra relacionados ao empoderamento do consumidor: cognição, afeto, pulsão, estima, status, realização, projeção e identificação, repulsa, hedonismo e utilitarismo. Debate a confiança entre consumidor e marca, produto, serviço, causa, autocontrole e consumismo.
MÉTODOS DE PESQUISA DO CONSUMO
Apresenta diferentes técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa de hábitos de consumo, com análise de cenário e conceitos estatísticos adequados aos objetivos de cada projeto/desafio. Orienta a realização de focus group, netnografia e entrevistas em profundidade, painel, autodriving, cliente oculto, teste clínico. Explora a construção e a aplicação de questionários e formulários presenciais e remotos, escala likert, sociometria, card sorting, análise de relatórios de venda e cruzamento de variáveis: canais, ofertas, target, sazonalidade, etc. Auxilia quanto à definição de amostra, criação de instrumentos de pesquisa, roteiro de observação e tratamento de dados, tendo em vista a produção do relatório de resultados.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO
Apresenta a formatação, o desenvolvimento e a atuação em estratégias de relacionamento com cliente e stakeholders, contemplando desde a criação de uma política de SAC 2.0 ao plano de relacionamento com parceiros (especialmente no caso de projetos B2B). Orienta ações de identificação e exploração de influenciadores, decisores, mediação de grupos de consumidores e tratamento de haters. Oferece elementos sobre ferramentas e processos de atenção ao cliente e stakeholders por meio das redes sociais, com finalidade de fidelização e branding.
CONEXÃO COM O MERCADO: INSIGHTS SOBRE CONSUMO
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: JORNADA E EXPERIÊNCIAS DE CONSUMO
Aborda a concepção e o desenvolvimento de pesquisa de consumo, com aprofundamento nas jornadas e experiências de um determinado segmento, contemplando a perspectiva multidisciplinar abordada no curso, no intuito de elaborar um plano de inovação ou potencialização de consumo para um negócio local existente ou embrionário. Contempla o desenvolvimento de novos produtos, de expansão de públicos e de estratégias inovadoras.
MACROTENDÊNCIAS DE CONSUMO
Discute valores socioeconômicos e ambientais que se destacam no planejamento estratégico de presença de marcas da atualidade, como os hábitos de consumo da classe C, os mercados de luxo, a qualidade de vida e o desenvolvimento pessoal, o consumo na terceira idade, a publicidade infantil e, sobretudo, posturas de responsabilidade social e com o meio ambiente.
NEUROCIÊNCIA DO CONSUMO
Apresenta fundamentos da neurociência aplicados ao mapeamento de reações cerebrais no processo de consumo, por meio de técnicas como eye tracking, eletroencefalograma (EEG), leitura de expressões faciais e corporais (facial coding e ZMET) e técnica projetiva. Discute cuidados com a amostra e infraestrutura necessária para a aplicação desses procedimentos, apresentando boas práticas do mercado. Explora a leitura de dados e a apresentação dos resultados por meio da análise de casos.
CONSUMER INSIGHTS E ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO
Debate a lógica de produção e consumo P2P, a economia da dádiva, do gratuito e da informação. Aborda a reputação construída por meio de estratégias de ludificação, de entretenimento e os novos hábitos de consumo que se pautam por essa moeda. Estimula a observação de fenômenos sociais presentes em seu cotidiano para relacioná-los a tendências de consumo.
AMBIENTES DIGITAIS DE CONSUMO
Apresenta modelos inovadores de produtos e serviços exclusivos para o meio digital, que se sustentam pela lógica customer-centric. Discute formatos de relacionamento business to business, abordando comportamento, perfis envolvidos e fluxo de decisão nesses ambientes. Aborda o consumo como uma experiência coletiva, fortemente influenciada pelas redes sociais. Estuda os canais de venda e adesão online, assim como processos de viralização e criação de tendência.
CONCEPÇÃO DE METODOLOGIAS COMBINADAS
Apresenta conhecimentos para compor um sistema de pesquisa ad hoc, combinando técnicas de investigação quantitativa e qualitativa de modo a adequá-las aos desafios de negócio. Exercita a criação e a validação de novos processos de levantamento e cruzamento de dados empíricos, assim como o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e de relatórios de resultado.
CONEXÃO COM O MERCADO: MACROTENDÊNCIAS DO CONSUMO
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS DE CONSUMO
Propõe o uso de metodologias combinadas (qualitativas e quantitativas) de pesquisa para desenvolver ou aprimorar a experiência de consumo em segmentos ou temas emergentes. Propõe a elaboração de relatórios de tendências futuras de comportamento de consumo, com base em características socioantropológicas, ambientais e tecnológicas, para um negócio local existente ou embrionário, com o intuito de proporcionar suporte estratégico ao planejamento de empresas e organizações.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu Especialista em Gestão do Consumo e Estratégias Aplicadas. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.
Coordenador(es)Enrico Rosa Trevisan
possantoamaro@sp.senac.brCristiane Grandolfo Vizon
poscampinas@sp.senac.brProf. Ernesto Luiz Marques Nunes MSc.
grupofcoposgraduacao@sp.senac.brIsabel Cristina Mota e Ana Laura Maria Gamboggi Taddei
isabel.cmota@sp.senac.br / ana.lmgtaddei@sp.senac.brErika Pereira Leite e Eduardo Vicente Soares
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.brRodrigo Uliana Ferreira e Emerson Místico
rodrigo.uferreira@sp.senac.br / emerson.smistico@sp.senac.brCorpo Docente

Enrico Rosa Trevisan
Professor Universitário Graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em Comunicação Digital, Marketing e Storytelling.
Graduação pela ESPM (2008); Mestre (2011) e Doutor (2021) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Professor do Centro Universitário Senac desde 2009, nos cursos de Publicidade e Propaganda, Administração de Empresas e Marketing.
Hoje é Coordenador do curso de Bacharelado em Administração de Empresas e Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Marketing e de Gestão do Consumo e Ciências Aplicadas.
Professor convidado da FIA Business School desde 2016 para disciplinas de Marketing Estratégico e Gestão Mercadológica.
Profissional de Planejamento em Comunicação com atuação em agências de comunicação, promoção e consultorias de Marketing.


Corpo Docente

Corpo Docente

Ernesto Luiz Marques Nunes
Doutor em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (PROCAM-IEE-USP). Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUCSP, MBA em Marketing pela ESPM, Especialista em Marketing Político e Campanhas Eleitorais pela FESP e graduado em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Profissional com sólida experiência em pesquisa de mercado e opinião pública e com passagens pelo terceiro setor. Professor de cursos de graduação e pós-graduação há mais de 20 anos.

Evange Elias Assis
Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP(2010), Mestre em Administração pela PUC/SP(2007), Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela ECA/USP (1987). Pesquisadora integrante do Grupo de Estudos da Marca - GEMA da PUC/SP. Consultora de Marketing e Comunicação, atua na área há mais de 20 anos. Interessa-se pelas áreas de pesquisa que envolvem marketing e comunicação, comportamento de consumo, gestão de marcas, marketing para produtos populares, baixa renda.

Welinton Fernando Benga
Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades IPEP (2003). Pós graduado em Gestão da Tecnologia da Informação (FIAP). Atua como professor em cursos de graduação e como professor convidado em cursos de pós graduação. Atua desde 2002 como examinador de diversos Prêmios da Qualidade (PPQG. FNQ, PQGF). Gerenciou diversos departamentos (RH, Educação Corporativa, etc) em empresas de grande-porte.

Professores convidados:


Marcelo Barreiros Rodrigues
Mestre em Comunicação, Semiótica e Consumo pela ECA-USP (2014). Diploma Superor em Estudos de
Diversidade Sexual e Direitos Humanos pela CLASCO (2018) Graduado pelo Centro Universitário FECAP (2005)
Pesquisador sobre o Consumo e Universo Masculino aplicado ao Consumo. Professor Universitário para as
disciplinas de Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado, Inteligência de Mercado, Psicologia e
Economia do Consumo, Marketing Sensorial e Marketing Contemporâneo. Orientador de Projetos Integrador de
Publicidade para as turmas de Graduação. Semioticista e Executivo do Mercado. Pesquisador junto ao GESC3 ?
Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. Tem experiência na área de Marketing,
pesquisa de mercado, tendo como foco de estudo as relações de consumo e comportamento do consumidor.


Olegario da Cruz de Araujo
Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2018). Pesquisador do FGVcev, membro do comitê de marketing da Abmapro (marca própria) e do Observatório da Longevidade, professor e consultor na área de Inteligência Competitiva. Áreas de estudo: tendências, indicadores, marca própria, supermercado e drogarias.

Valeria Rossi Rodrigues da Silva
Mestre em COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA na PUC, Graduada em COMUNICAÇÃO SOCIAL pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1987), Pós Graduada em
MARKETING pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1991), atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comunicação, pesquisa de mercado, consumo
e varejo.


Corpo Docente

Corpo Docente

Eduardo Vicente Soares
Jornalista e Publicitário, especialista em Mídias Digitais, Marketing digital e Branded Content. Professor Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas. Especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e Eventos e em Docência na Educação Superior. Atualmente é professor e coordenador dos cursos de pós-graduação em Mídias Digitais, Marketing digital e E-commerce e Gestão de Negócios no SENAC Ribeirão Preto. Também é Professor em Produção Publicitária (foto, áudio, vídeo e digital), em Marketing de Varejo e Serviços, Comunicação Multimeios e Promoção de Vendas, no Uni-FACEF. Desenvolve projetos e pesquisa na área de transmídia, mídias digitais e novas linguagens de comunicação. Tem experiência com disciplinas EAD nas plataformas AVA e Blackboard. Também é Vice-Presidente da APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) e participa da Diretoria Executiva e Conselho, onde coordena a APP Estudantil. Também é colunista do Mundo Digital na rádio CBN Ribeirão Preto e na Revista Zumm.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

Emerson da Silva Mistico
Comunicólogo, Publicitário, especialista em Marketing e Vendas, especialista em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e especializado em Docência no Ensino Superior. Desde 1998 atua no mercado de comunicação digital com o planejamento, desenvolvimento e gerenciamento de projetos voltados para pequenas empresas e governo eletrônico. É também docente e coordenador dos cursos de pós-graduação no Senac de São José do Rio Preto, nas áreas de Gestão da Comunicação Integrada, Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e Gestão de Marketing.
  Curriculo Lattes
Dalva Olívia Azambuja Ferrari
Avaliadora de projetos pedagógicos de cursos técnicos, como parte do processo de autorização de oferta por instituições privadas de ensino superior (Ipes) (2019/2020); Pesquisadora - Projeto de Pesquisa e de Extensão - Grupo de Pesquisa (Educação), Linha de Pesquisa (Sustentabilidade) pelo Centro Universitário SENAC SP - CAS (2018/atual); Mestre em Arquitetura e Urbanismo / Design pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU-USP (2008/2011); Bacharel em Educação Artística ênfase em Desenho de Moda pelo Centro Universitário de Rio Preto UNIRP (2000/2003); Licenciada em Matemática pela Faculdade Riopretense de Filosofia Ciências e Letras UNORP (1977/1985); Pós-Graduada em Sostenibilidad, Arquitectura, Urbanismo y Turismo pela Escola Universitària D`Hoteleria i Turisme CETT (2007); Pós-Graduada em Sostenibilidad en Arquitectura y Urbanismo pela Universitat Politécnica de Catalunya (UPC) (2008); Professora Coordenadora Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Interiores; Pós-Graduação Lato Sensu em Projetos Sustentáveis para Arquitetura e Design; Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Negócios da Moda: Gestão, Marca e Coleção - Centro Universitário Senac Unidade de São José do Rio Preto - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SP; Professora do Curso de Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos Práticas do Project Management Institute (PMI) na Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, II e III (2018/atual); Pós-graduanda em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade de Administração e Ciência e Educação FAMART (2020/atual); Pós-graduanda em Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e Ciência e Educação FAMART (2020/atual); Pós-graduanda em MBA em Executivo em Gestão de Negócios de Marketing (2020/atual).
  Curriculo Lattes
Felipe Colombelli Pacca
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, FFC, Marília, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, FFC, Marília, Especialista em Marketing, Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação, INPG, São José do Rio Preto, graduado em Pedagogia pela Unesp, Ibilce, São José do Rio Preto, e em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Unilago, São José do Rio Preto. Atua como professor do curso de medicina e coordenador de avaliação na Faceres, São José do Rio Preto, e como professor dos cursos de pós-graduação lato sensu e coordenador pedagógico das áreas de educação e inovação do Centro Universitário Senac, unidade São José do Rio Preto. Tem experiência em educação, com foco em práticas pedagógicas, metodologia científica, processos de gestão, avaliação e educação médica.
  Curriculo Lattes
Fernando Martins Silva
Mestre em Ciência da Informação - Universidade de Brasília, MBA em Administração Financeira - Fundação Getúlio Vargas, graduado em Ciência da Computação, graduado em Direito. Atua como coordenador e docente em cursos de pós-graduação do Centro Universitário SENAC, unidade São José do Rio Preto. Advogado. Foi professor adjunto da UNIP, campus São José do Rio Preto, nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Atua na área da Ciência da Informação, Administração e Direito, com ênfase em Direito Digital, Compliance, Interdisciplinaridade, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Teoria Geral da Informação, Inteligência Competitiva, Gestão de Informações, Gestão de Processos e Processos Decisórios. Teve atuação profissional em empresas como TELESP, Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
  Curriculo Lattes
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