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Gestão de Negócios

Você se especializará em gestão de negócios, aprendendo sobre estratégia organizacional, gestão de pessoas, marketing, gestão financeira, supply chain, vendas e negociação, gestão de projetos, compliance, entre outros.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

TURMA CONFIRMADA!

Etapas do Processo de Ingresso

DESCRIÇÃO DO PROCESSO PARA INGRESSO:

Para participar do processo siga os passos abaixo:

Passo 1 - Ter diploma de curso superior (Este não pode ser de curso sequencial) ou Declaração com data da colação de grau, anterior ao início do curso.
Passo 2 - Cadastrar-se no Portal Senac;
Passo 3 - Inscrever-se on-line no curso escolhido;
Passo 4 - Você receberá um e-mail para agendamento do Encontro com a Coordenação, para alinhamento de expectativas e conhecer maiores detalhes o programa do curso.

Número de Vagas: 40

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

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3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Etapas do Processo de Ingresso

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Etapas do Processo de Ingresso

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Etapas do Processo de Ingresso

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Etapas do Processo de Ingresso

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Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Número de Vagas: 25

Etapas do Processo de Ingresso

Inscrição on-line, análise de currículo e entrevista presencial, em data a ser agendada.
Site: www.sp.senac.br/sorocaba.

Número de Vagas: 30

 
Investimento

OBS: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
Horário do Curso
Turma 1
segunda: 19h10-22h45
quarta: 19h10-22h45
Início: março/2022 Término: março/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma.Turma 1
segunda: 19h15-22h50
sexta: 19h15-22h50
Início: SET/2021 Término: SET/2022

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: PREVISÃO DE INÍCIO: ABRIL/2022 Término: PREVISÃO DE TÉRMINO: ABRIL/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
terça: 19h10-22h45
quinta: 19h10-22h45
Início: 08/03/2022 Término: Março/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
sábado: 08h30-16h40
Início: ABRIL/ 2022 Término: ABRIL/ 2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma.Turma 1
segunda: 19h-22h40
quarta: 19h-22h40
Início: Abril/2023 Término: Abril/2024

Importante: Este curso tem atividades on-line, em dias e horários diferentes das aulas presenciais e que serão previamente informados para a turma.

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
Início: 29/03/2022 Término: Dezembro/2022

Turma Confirmada. Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
sábado: 08h30-16h40
Início: Maio de 2023 Término: Abril de 2024

Importante: este curso tem atividades não presenciais, que vão acontecer on-line, durante a semana das 19h00 às 22h35 e/ou aos Sábados 08h às 16h10. Possíveis mudanças de datas e horários serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
sábado: 09h-17h10
Início: 27/04/2019 Término: 25/07/2020

Aulas semanais e presenciais.
Você poderá atuar em pequenas, médias e grandes empresas, nas áreas de administração, vendas, logística, marketing, recursos humanos, finanças, tecnologia, compras, entre outras. Também poderá empreender no próprio negócio.
Pessoas com graduação completa em diferentes áreas de conhecimento e que atuam ou desejam atuar com gestão de negócios.
Observação: não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Apresenta e discute aspectos da gestão estratégica organizacional, abarcando processos e ferramentas para definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implantação e avaliação de estratégias. Aborda e discute a estreita relação entre estratégia e inovação em diferentes contextos organizacionais com vistas ao atingimento de vantagem competitiva duradoura.
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA TRANSFORMADORA
Apresenta e discute temas e ferramentas contemporâneos referentes à gestão do capital humano nas organizações e suas implicações gerenciais, o que inclui gestão por competência, inteligência emocional, gestão de carreira e cultura organizacional em contextos desafiadores de inovação e internacionalização. Apresenta e discute aplicações de motivação, comunicação assertiva, liderança e equipes inovadoras no ambiente organizacional.
MARKETING ESTRATÉGICO EM AMBIENTE GLOBAL E DIGITAL
Apresenta e discute conceitos e práticas do marketing estratégico em ambientes crescentemente globalizados e inovadores, o que inclui as ferramentas do marketing digital. Também apresenta e discute a revolução que as tecnologias tem causado em termos de canais de vendas, comunicação e disponibilização de produtos e serviços, o que inclui o e-commerce, priorizando a qualidade e o relacionamento duradouro com clientes e potenciais clientes. Apresenta e discute ferramentas para pesquisas de campo com vistas a identificar preferências, tendências e melhorar a experiência do usuário na relação com a organização.
GESTÃO FINANCEIRA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Apresenta e discute os processos de avaliação de ativos (decisões de aplicação de recursos) e de passivos (decisões de captação de recursos) com vistas à informação contábil de qualidade para avaliação do desempenho organizacional. Para esse fim, são apresentados as ferramentas utilizadas na gestão financeira de uma organização: gestão do capital de giro, definição da estrutura de capital e avaliação de rentabilidade por meio de indicadores financeiros que auxiliem na tomada de decisão.
INTRODUÇÃO A PROJETOS DE GESTÃO DE NEGÓCIOS
Apresenta conceitos introdutórios para planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos em gestão de negócios: (1) relato de caso de gestão de organizações e (2) empreendedorismo e plano de negócios. Aborda e orienta participantes quanto à estrutura dos trabalhos, etapas de desenvolvimento (o que inclui coleta, análise e apresentação de dados) e entregas parciais e finais.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: RELATO DE CASO DE GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES
Apresenta, discute e orienta no planejamento e desenvolvimento de um relato de uma experiência profissional em que conceitos de gestão de negócios sejam aplicados em âmbito organizacional com vistas ao alcance de vantagem competitiva. Pretende promover uma compreensão maior da importância do alinhamento estratégico para aumento da eficácia e eficiência organizacional.
GESTÃO DE PROCESSOS, OPERAÇÕES E SUPPLY CHAIN
Apresenta e discute práticas de gestão e certificações com vistas à qualidade de processos (gestão da qualidade total) e suas relações com a estratégia organizacional. Apresenta e discute a integração de processos por meio de sistemas de gestão e a potencialidade da interação com a cadeia de suprimentos por meio de uma logística integrada e de ferramentas de eficiência operacional.
GESTÃO DE VENDAS E ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO
Apresenta e discute a evolução do conceito de gestão de vendas nas organizações, consoante com planejamento de todas as etapas, desde a avaliação do potencial de mercado até a distribuição de uma equipe em campo com vistas à maximização do resultados de vendas. Apresenta e discute conceitos e práticas de negociação a fim de estimular a ressignificação dos conceitos sobre pessoas e mobilização para aplicação de técnicas para negociação.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS
Apresenta e discute conceitos e técnicas para seleção e análise de viabilidade de projetos, contextualizando temas contemporâneos na área de gestão de projetos, o que inclui instituições de referência, áreas do conhecimento e principais aplicações. Promove a análise de melhores práticas de gestão de projetos por meio de exemplos de projetos reais.
GOVERNANÇA, COMPLIANCE E DIREITO EMPRESARIAL
Apresenta, discute e problematiza princípios do direito aplicados à realidade dos negócios, como o direito comercial, tributário, contratual, societário e internacional. Aborda e discute aspectos da gestão de riscos para as práticas corporativas e seus desdobramentos em termos da governança e do compliance.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Apresenta, discute e problematiza as temáticas do empreendedor, do empreendedorismo e do intraempreendedorismo. Apresenta processos e etapas de desenvolvimento de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação de recursos e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
 
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PROJETO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Apresenta, discute e problematiza as temáticas do empreendedor, do empreendedorismo e do intraempreendedorismo. Apresenta processos e etapas de desenvolvimento de um Plano de Negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, formas de captação de recursos e técnicas de avaliação de viabilidade de negócios.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
GOVERNANÇA, COMPLIANCE E DIREITO EMPRESARIAL
Apresenta, discute e problematiza princípios do direito aplicados à realidade dos negócios, como o direito comercial, tributário, contratual, societário e internacional. Aborda e discute aspectos da gestão de riscos para as práticas corporativas e seus desdobramentos em termos da governança e do compliance.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS
Apresenta e discute conceitos e técnicas para seleção e análise de viabilidade de projetos, contextualizando temas contemporâneos na área de gestão de projetos, o que inclui instituições de referência, áreas do conhecimento e principais aplicações. Promove a análise de melhores práticas de gestão de projetos por meio de exemplos de projetos reais.
GESTÃO DE VENDAS E ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO
Apresenta e discute a evolução do conceito de gestão de vendas nas organizações, consoante com planejamento de todas as etapas, desde a avaliação do potencial de mercado até a distribuição de uma equipe em campo com vistas à maximização do resultados de vendas. Apresenta e discute conceitos e práticas de negociação a fim de estimular a ressignificação dos conceitos sobre pessoas e mobilização para aplicação de técnicas para negociação.
GESTÃO DE PROCESSOS, OPERAÇÕES E SUPPLY CHAIN
Apresenta e discute práticas de gestão e certificações com vistas à qualidade de processos (gestão da qualidade total) e suas relações com a estratégia organizacional. Apresenta e discute a integração de processos por meio de sistemas de gestão e a potencialidade da interação com a cadeia de suprimentos por meio de uma logística integrada e de ferramentas de eficiência operacional.
PROJETO: RELATO DE CASO DE GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES
Apresenta, discute e orienta no planejamento e desenvolvimento de um relato de uma experiência profissional em que conceitos de gestão de negócios sejam aplicados em âmbito organizacional com vistas ao alcancede vantagem competitiva. Pretende promover uma compreensão maior da importância do alinhamento estratégico para aumento da eficácia e eficiência organizacional.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
INTRODUÇÃO A PROJETOS DE GESTÃO DE NEGÓCIOS
Apresenta conceitos introdutórios para planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos em gestão de negócios: (1) relato de caso de gestão de organizações e (2) empreendedorismo e plano de negócios. Aborda e orienta participantes quanto à estrutura dos trabalhos, etapas de desenvolvimento (o que inclui coleta, análise e apresentação de dados) e entregas parciais e finais.
GESTÃO FINANCEIRA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Apresenta e discute os processos de avaliação de ativos (decisões de aplicação de recursos) e de passivos (decisões de captação de recursos) com vistas à informação contábil de qualidade para avaliação do desempenho organizacional. Para esse fim, são apresentados as ferramentas utilizadas na gestão financeira de uma organização: gestão do capital de giro, definição da estrutura de capital e avaliação de rentabilidade por meio de indicadores financeiros que auxiliem na tomada de decisão.
MARKETING ESTRATÉGICO EM AMBIENTE GLOBAL E DIGITAL
Apresenta e discute conceitos e práticas do marketing estratégico em ambientes crescentemente globalizados e inovadores, o que inclui as ferramentas do marketing digital. Também apresenta e discute a revolução que as tecnologias tem causado em termos de canais de vendas, comunicação e disponibilização de produtos e serviços, o que inclui o e-commerce, priorizando a qualidade e o relacionamento duradouro com clientes e potenciais clientes. Apresenta e discute ferramentas para pesquisas de campo com vistas a identificar preferências, tendências e melhorar a experiência do usuário na relação com a organização.
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA TRANSFORMADORA
Apresenta e discute temas e ferramentas contemporâneos referentes à gestão do capital humano nas organizações e suas implicações gerenciais, o que inclui gestão por competência, inteligência emocional, gestão de carreira e cultura organizacional em contextos desafiadores de inovação e internacionalização. Apresenta e discute aplicações de motivação, comunicação assertiva, liderança e equipes inovadoras no ambiente organizacional.
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Apresenta e discute aspectos da gestão estratégica organizacional, abarcando processos e ferramentas para definição de negócios, estabelecimento de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implantação e avaliação de estratégias. Aborda e discute a estreita relação entre estratégia e inovação em diferenes contextos organizacionais com vistas ao atingimento de vantagem competitiva duradoura.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.

Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão de Negócios. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)César Akira Yokomizo
possantoamaro@sp.senac.brFilippo Santolia
filippo.santolia@sp.senac.brRenan Fernandes da Cunha
poscampinas@sp.senac.brCesar Akira Yokomizo
grupofcoposgraduacao@sp.senac.br
pos.jabaquara@sp.senac.brAna Lívia Reis e Benedito Decio Da Silveira Camargo Junior
posgraduacaojun@sp.senac.brAndré Luiz Logello de Lima
pos.osasco@sp.senac.brErika Pereira Leite e Eduardo Vicente Soares
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.brCarlos Roberto Buzetto
possantoandre@sp.senac.brKaren Elise de Campos
possjriopreto@sp.senac.brProf. MsC Jomar Luiz Bellini
pos.sorocaba@sp.senac.brCorpo Docente

César Akira Yokomizo
É Graduado em Engenharia de Computação (2002) pela Escola Politécnica - POLI da Universidade de São Paulo - USP e em Economia (2009) pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA da Universidade de São Paulo - USP, Especialista (Lato sensu) em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações (2006) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, Mestre (2009) e Doutorando (2009-) em Administração de Empresas, ênfase: Sistemas de Informação, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP da Fundação Getulio Vargas - FGV, Mestre (2009) e Doutorando (2010-) em Administração de Empresas, ênfase: Gestão Estratégica de Negócios, pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA da Universidade de São Paulo - USP. Tem experiência na área de Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento e da Inovação, Planejamento Estratégico, Estruturas Organizacionais, Avaliação de Desempenho Organizacional e Sistemas de Informação. Também tem afinidade com Métodos Quantitativos (Matemática, Cálculo, Estatística e Econometria).

Abkeila Cristina dos Santos
Psicóloga formada pela Universidade Metodista de São Paulo com especialização em Gestão Empresarial pela UMESP. Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Experiência generalista em Recursos Humanos desde 1998, experiência docente presencial e online na Universidade Anhembi Morumbi, nas disciplinas de Psicologia, Gestão de pessoas, Desenvolvimento humano e social, Comportamento organizacional, Gestão de carreiras, Diagnóstico e consultoria empresarial, Rotinas de pessoal entre outras, experiência em desenvolvimento de conteúdo para disciplinas de cursos online de graduação na Universidade Anhembi Morumbi, disciplina Liderança e Motivação de Equipe e para Pós graduação EAD no SENAC, a disciplina Remuneração e plano de carreira, bem como professora docente no curso de Pós graduação Gestão de Pessoas na mesma instituição. Sócia proprietária da Consultoria Sophi Assessoria e Gestão empresarial, atuando com projetos de desenvolvimento humano e coaching e Life Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coach.

Ed de Almeida Carlos
Doutorando em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FEI, Mestre em Gestão de Negócios pela FIA (2016), tendo defendido a dissertação: Desenvolvimento de competências para empreender com sucesso: um estudo no setor brasileiro de serviços. MBA em Gestão Empresarial (BBS - 2015) e Personal Finance (FIPECAFI - 2003) e especialização em Docência ONLINE (FGV Online - 2006) e Vida e Previdência (FIA - 2004). Graduado em ECONOMIA (1997) e CONTABILIDADE (2005) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Atuou por 19 anos (2000-2019) como executivo do mercado financeiro e segurador, tendo liderado equipes comerciais, de planejamento comercial e marketing. Tem experiência na área de Administração e atua como docente nas Áreas de Estratégia Empresarial, Teoria da Administração e Seguros, Previdência e Investimentos.

Luis Fernando Britto Pereira de Mello Barreto
Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP , MBA em TI pela FIA/Université Pierre Mendès France e Engenheiro Elétrico pela POLI-USP.
Mais de 20 anos de experiência em projetos de desenvolvimento de software, análise de dados e tecnologia da informação para empresas de diferentes setores.
Atua principalmente nos temas empreendedorismo,estratégia e gerenciamento de tecnologia e inovação.


Mara Lucia Diotto
Mestre em Ciências Ambientais com Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade São Marcos, e as seguintes especializações: Marketing e Comunicação, Oral English pela PUCSP, General English pela International House de San Francisco, California/EUA, Tradução Inglês/Português pelo Centro Universitário Unibero, Didática e Metologia no Ensino Superior, pela Unianhanguera. Possui inglês fluente e já realizou diversas viagens profissionais à Europa e Estados Unidos. Carreira corporativa de 38 anos. Atua hoje como consultora autônoma de marketing/negócios (www.maradiotto.com.br) e como professora universitária. Carreira acadêmica de 18 anos. Hoje é professora nos cursos de graduação da UNISUZ; pós-graduação do SENAC e MBA da UNISAL (Lorena).


Professores Convidados


Alexandre Del Rey
Doutorando pela Universidade de São Paulo em Administração de Empresas (conclusão prevista para 2018), Mestre pela Universidade de São Paulo em Administração de Empresas (2012), possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas- EAESP (2001). Autor, professor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia. Atualmente é professor na FIA, FIPE e SENAC, e Proprietário da Engrama empresa de treinamento e aperfeiçoamento profissional. Tem experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Estratégia, Inteligência Competitiva e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos para análise de dados e tomada de decisão, negociação, inovação, empreendedorismo e planejamento estratégico. Sólida experiência profissional internacional: Estados Unidos, Alemanha e China. Além do Português, fala Inglês e Espanhol fluentemente e tem conhecimentos em Alemão. Membro do Board Internacional da SCIP, Presidente da SCIP Brasil (2014-2015) e Diretor desde 2009 (Associação Mundial de Profissionais de Inteligência Competitiva & Estratégia).

Cesar de Lima Fabretti
Com MBA Executivo Internacional em Marketing pela Fundação Getulio Vargas e Universidade da Califórnia, campus de Irvine, César Fabretti é graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (atual UniPinhal/SP). Além do módulo de Business and Management for International Professionals realizado na Universidade da Califórnia, possui ainda extensão em Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios pela FGV-EAESP. Atuou por mais de 25 anos em empresas de diversos segmentos, como Consórcio dos Concessionários Volkswagen, Bodycote, Academia de Marketing, Totvs, Linking Propaganda e Marketing, Fazenda Real Agroindustrial e Fort Dodge Saúde Animal. É palestrante, facilitador e consultor de assuntos relacionados a estratégia, marketing e vendas em empresas como: Aché, Águas Prata, Agfa, Andrade Gutierrez, Aon Holdings, Artesp, ASICS, Banco Mercedes-Benz, Banco Toyota, Basf, Boehringer, Bradesco, C&C, Cinemark, Citibank, Claro, Colgate, Cristália, CSN, Cyrela, Dell Anno, Demarest Advogados, EMS, Estadão, FMC, Gevi Gamma, Goodyear, Isapa, Itaú/Unibanco, Liberty Seguros, Marsh Brasil, Machado Meyer Advogados, Mattos Filho Advogados, Noma, Norma, Nortel, Oi/Telemar, Pagrisa, Philips, Santander, Sascar, SerPet Nutrition, SEW, Siemens, Tractebel, Transamérica Convenções/Hotéis/Rádio, Unilever, Vale, Vivo, WCenter, dentre outras. Professor do MBA e Pós-Graduação do IPOG, Ibmec/SP, Saint Paul Escola de Negócios, FHAOC (Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz), Sustentare Escola de Negócios/Joinville, FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e Senac/SP, nas cadeiras de Gestão de Marketing Estratégico, Estratégias Corporativas, Gestão de Vendas e Estratégias para Solução de Problemas.

Felipe Pereira Leite Zacharias
Formado em Comunicação Social na ESPM-SP, tendo larga experiência profissional na área de Comunicação e Treinamento de grandes empresas, como Gillette e Oakley. Atualmente, é proprietário da empresa FZ3, a qual desenvolve treinamentos e desenvolvimento de alto impacto, com recursos lúdicos e inovadores, para clientes como Telefônica, Billabong, Element, ABF, China in Box, entre outros. Até hoje, Felipe já treinou mais de 7 mil pessoas. É idealizador dos treinamentos lúdicos Como Fazer uma Apresentação de Sucesso e Amor de Bandeja. Cursa atualmente Mestrado Profissional em Gestão de Negócios na FIA, sendo sua linha de pesquisa Educação Corporativa.


Francisco Carlos Dantas
Advogado atuante especialmente em assuntos de Direito Tributário, Societário, Cível e Contratual, em âmbito preventivo e contencioso. Ex sócio de Mendonça & Dantas Advocacia e Consultoria Jurídica (2008-2011). Atuação há mais de 20 anos com consultoria na área tributária lidando de forma generalista, com ênfase em impostos diretos. Profundos conhecimentos adquiridos em empresa internacional de consultoria ?Big Four? e renomados escritórios de advocacia. Participação como líder em projetos de privatização de bancos (Banespa e BEM- Banco do Estado do Maranhão) e coordenação dos trabalhos com informações estratégicas - Data Rooms. Possui graduação em Direito pela Universidade Paulista (2004) e graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991).Pós Graduação em Direito Tributário pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA Controller pela FEA - USP. Pós Graduando em Direito Administrativo, Docência em Nível Superior e Direito Aplicado a Educação. Atualmente, além de advogado, é professor convidado de Pós Graduação do Centro Universitário SENAC, Professor Conteudista Convidado da FAM - Faculdade das Américas, Professor Convidado para Elaboração de Questões de Avaliações do Grupo Educacional Kroton e Professor Eventual da ETEC - Escola Técnica Estadual.

Guilherme Montes Naked
Engenheiro pela FEI e mestre em administração pela PUC-SP, com especialização pela Fundação VANZOLINI da USP em administração industrial. Exerceu cargos de gerência em multinacionais de grande porte por doze anos e tem, ainda, experiência como empreendedor no setor de equipamentos para aviação. Especialista em marketing aplicado a serviços, gestão de pessoas e desenvolvimento da força de vendas nas empresas. Professor da ESPM e da Fundação Getúlio Vargas, nos cursos de pós-graduação e MBA nas áreas de Gestão de Pessoas, Negociação e Marketing de Serviços. Professor do SENAC/SP na disciplina Relacionamento Interpessoal e Negociação. Coordenou na ESPM o curso de pós-graduação em jornalismo com ênfase em direção editorial. Atua como consultor de empresas, realizando trabalhos nas áreas de marketing, vendas, atendimento ao cliente e programas de implantação da qualidade. Consultor da ARPEN-SP e do Colégio Notarial nos programas de Excelência na Qualidade de Atendimento ao Cliente desde 2006. Palestrante e articulista de revistas especializadas, coordena o site www.profissionalsa.com.br. Autor dos livros O Efeito Jabuticaba (3ªedição) e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado.

Jefferson Luiz Bution
Bacharel em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing [ESPM] (2005). MBA em Gestão de Negócios, Comércio e Operações Internacionais pela Fundação Instituto de Administração [FIA] (2011). Master in International Management pela Université Grenoble Alpes [IAE-UPMF] França (2011). Mestre em ciências da administração (mestrado acadêmico) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP - FEA USP (2016), com pesquisas nas áreas de Gestão de Riscos Corporativos (ERM) e Internacionalização de Empresas. Membro dos grupos de pesquisa em Gestão de Riscos Corporativos e Negócios internacionais da FEA-USP desde 2015. Atual doutorando em Administração de Empresas vinculado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP - FEA USP



Luiz Felipe Duarte do Pateo
Possui Especialização em Administação de Empresas pelo CEAG- FGV(2007). É graduado em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2000). Atualmente é professor da Universidade Anhembi Morumbi e Senior Brand Manager da Newell Rubbermaid, divisão de Baby & Parenting Essentials. Tem experiência na área de Marketing, Administração e Vendas com ênfase em Estratégia Empresarial.

Margarete Ponce Padueli
CEP-I Certified Ethics Professional / CEF - Certified Fraud Examiner. Doutorado em Ciência Ambiental pelo PROCAM-USP e Mestrado em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente pelo Centro Universitário Senac. MBA e Especialização em Administração de Empresas pela FIA (USP). Advogada, professora e palestrante com sólida experiência profissional nas áreas jurídica, administrativa, de negócios e Compliance.

Rubens Carlos de Jesus Filho
Possui Mestrado em Administração na área de Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho (2012); Pós-graduação em Telecomunicações com o título de Especialista pela Fundação Armando Álvares Penteado (1995); Graduação em Administração com Ênfase em Negócios pela Universidade São Francisco (1991). Desde 1999 atuando como docente em escolas como ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e FIA - Fundação Instituto de Administração, aplicando cursos de gestão de projetos; gestão de riscos em projetos; gestão de mudanças organizacionais; gestão de operações; inteligência competitiva; e TI e as plataformas digitais, para MBA, Pós-Graduação e In Company, além de atuar como gerente de projetos pelos 35 anos de experiência na área de TI.

Corpo Docente

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Corpo Docente

Fernanda Cruz Figueiredo
Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade de Brasília (2003) e mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor de pós graduação do Centro Universitário Senac e gerente da Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários.

Luis Fernando Britto Pereira de Mello Barreto
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1993) e é Mestre em Ciências pela FEA-USP (2012). Atualmente é diretor de tecnologia - Keyword Tecnologia Ltda., atuando principalmente nos seguintes temas: business analytics, sistemas de apoio a decisão (sad), business intelligence, sistemas de informações gerenciais (sig), olap e dashboards.

César Akira Yokomizo
É Graduado em Engenharia de Computação (2002) pela Escola Politécnica - POLI da Universidade de São Paulo - USP e em Economia (2009) pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA da Universidade de São Paulo - USP, Especialista (Lato sensu) em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações (2006) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, Mestre (2009) e Doutorando (2009-) em Administração de Empresas, ênfase: Sistemas de Informação, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP da Fundação Getulio Vargas - FGV, Mestre (2009) e Doutorando (2010-) em Administração de Empresas, ênfase: Gestão Estratégica de Negócios, pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA da Universidade de São Paulo - USP. Tem experiência na área de Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento e da Inovação, Planejamento Estratégico, Estruturas Organizacionais, Avaliação de Desempenho Organizacional e Sistemas de Informação. Também tem afinidade com Métodos Quantitativos (Matemática, Cálculo, Estatística e Econometria).

Viviane Correa
Pós Graduada em Consultoria de Recursos Humanos pelo Mackenzie, graduada em Psicologia e MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas, MBA Profissional Business pela Irvine University - Califórnia - USA. 16 anos de experiência profissional em gestão de pessoas e treinamento desenvolvimento com atuação no setor financeiro e varejo, nas áreas de Recursos Humanos, Atendimento e Retenção de Clientes, Vendas, Marketing, Qualidade, Projetos e Comunicação Empresarial, em empresas como banco Nacional, Itaú-Unibanco, Accenture, Atento, Fininvest e Itaucard. Consultora de RH com foco em processos de capacitação e desenvolvimento de equipes, captação de pessoas, gestão de performance, clima organizacional e gestão de carreira. Especialista em gestão de projetos estratégicos e desenvolvimento humano. Coach com foco em formação de equipes, desenvolvimento e gestão de talentos. Docente no curso de Pós-graduação em Gestão de Pessoas no Centro Universitário Senac. Leciona nas disciplinas de Gestão de Pessoas e Liderança, Gestão Estratégica de RH, Gestão Integrada de Treinamento e Competências, Avaliação de Desempenho, Estratégias de Captação e Sistemas de Recompensas, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Humano e Social, Modelos de Administração, Diagnóstico Empresarial e Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico, Empreendedorismo e Sustentabilidade e Plano de Negócios. Atua com Tutoria à distância na graduação de Gestão de Recursos Humanos na Universidade Anhembi Morumbi. Terapeuta de Constelações Sistêmicas com foco em famílias e grupos empresariais. Minha missão de vida é transformar de forma positiva a vida das pessoas, aflorar novos potenciais e concretizar sonhos grandes.


Abkeila Cristina dos Santos
Mestre em comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente do Ibmec São Paulo (MBA), docente do Senac (graduação e pós-graduação). Atuação como docente por 6 anos na Anhembi Morumbi (graduação) e professora convidada na UMESP (graduação). Professora orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso Senac (pós-graduação) e integrante da equipe de coordenação pós-graduação Senac. Coach de Carreira e negócios para profissionais e organizações que buscam resultados de alta performance em suas carreiras e/ou negócios, liderança e encarreiramento profissional. Personal e Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Consultora autônomo e palestrante profissional, especialista em gestão de pessoas, liderança, coaching, líder Coach e Carreira. Trabalhou em projetos técnicos e de consultoria de gestão em pessoas em seleção e treinamento para Banco Itaú, Santander, Deca, Electrolux, Honda, Schering plough entre outras. Contatos: (11) 98175.8173/ contato@abkeilasantos.com.br

Corpo Docente

Doutora Esmeralda Buzato
Bacharel em geografia, mestre e doutoranda em geografia física pela USP. Atuo na área de docência universitária e de consultoria ambiental (análise do meio físico, uso e ocupação da terra). Como docente possuo experiência na área de geociências especialmente nas disciplinas: geomorfologia, pedologia, cartografia, geografia física geral, biogeografia e métodos e técnicas de pesquisa, além de grande experiência em orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC), sobre temas ambientais como: planejamento urbano e rural, manejo e gestão ambiental, unidades de conservação, recursos naturais, ecoturismo e recuperação de áreas degradadas dentre outros. Na área de consultoria ambiental realizei relatórios técnicos e mapeamentos para instruir processos de licenciamento, identificação de parâmetros do meio físico para uso e ocupação da terra e para elaboração de planos de manejo em Unidades de Conservação - para empresas públicas e privadas como a Secretaria do Meio ambiente-MT/BIRD, Instituto Florestal-SP e Prefeitura Municipal de Santo André dentre outros. É docente nos cursos de pós-graduação no SENAC/SP.
  Curriculo Lattes
Doutor Jorge Luiz Nobre Gouveia
Doutor em ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN) (2015), Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) (2004), Químico Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (1985). Atualmente é gerente de Setor de Atendimento a Emergências da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Atua como consultor internacional da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) na área de gerenciamento de emergências químicas desde 2003 em países como Paraguai, Equador, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Costa Rica e República Dominicana. É representante do Comissão Nacional de Segurança Química (CONASQ) pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).
  Curriculo Lattes
Doutor Marcos de Castro Simanovic
Tenente-Coronel de Polícia Militar, Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, possui graduação em Direito (Universidade Cruzeiro do Sul - 2010), especialização em Técnicas de Ensino (PMESP - 1997), pós-graduação em Perícia do Meio Ambiente (Centro Universitário Salesiano de São Paulo - 2003), Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Centro de Altos Estudos de Segurança Pública da Polícia Militar do Estado de São Paulo - 2010 e 2013). É Chefe Interino do Estado Maior do Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, professor nos cursos de pós-graduação em Perícia em Meio Ambiente na UNISAL e Gestão Pública de Controle e Educação Ambiental na UNIFESP e professor de policiamento ambiental na Força Nacional de Segurança Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, proteção ambiental e segurança pública.
  Curriculo Lattes
Doutora Silene Bueno de Godoy Purificação
Doutora em Saúde Pública, área de concentração: Saúde Ambiental - FSP/USP. Mestre em Saúde Pública, área de concentração: Saúde Ambiental - FSP/USP. Mestre em Direito, área de concentração: Direito Processual Civil - Mackenzie. Bacharel em Direito - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Advogada atuante na área ambiental e empresarial há mais de 20 anos. Professora universitária e gestora acadêmica. É Coordenadora e professora dos cursos de pós-graduação Especialização em Direito e Gestão do Meio Ambiente e Especialização em Perícia Ambiental, no SENAC Jabaquara. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental. Na área educacional, possui experiência na gestão de cursos superiores; especializada em direito educacional, gestão escolar e didática do ensino; com ênfase na construção, implementação e revisão de projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós-graduação. Atuante na área de direitos humanos, cultura de paz, negociação e mediação de conflitos.
  Curriculo Lattes
Mestre Alex Coschitz Terra
Possui Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública - Polícia Militar do Estado de São Paulo (1997) e Graduação em Educação Física pela Fundação Barra Bonita de Ensino (2004). Como pós-graduação, é Mestre em Ciências Policiais pelo Centro de Estudos de Alta Segurança Cel PM Nelson Freire Terra (2017). Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa INSPER (Julho, 2019). Atua profissionalmente na Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Posto do Capitão de Polícia Militar. Atua na área de Segurança Pública e Ciências da Saúde, além de ser docente no curso de graduação da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Como principal área de pesquisa, estuda o emprego policial de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas.
  Curriculo Lattes
Mestre Elaine Simionato
Mestre pelo Instituto de Engenharia Mecânica da USP São Carlos com ênfase em Poluição Atmosférica, técnico de segurança do trabalho, pós-graduado em Direito Ambiental e em Gestão e Manejo Ambiental com graduação em Química e cursando engenharia de produção. Atua como responsável pelas áreas de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, em empresas nacionais e multinacionais de grande porte desenvolvendo diversas atividades, como: Diagnóstico, planejamento, coordenação e execução de ações para melhoria dos aspectos ambientais, tais como: gerenciamento de áreas contaminadas, passivos ambientais, gerenciamento de resíduos industriais, controle de emissões atmosféricas, programas de reciclagem e redução de resíduos, projeto de reuso de agua, pesquisas, monitoramentos ambientais, realização de auditorias e cumprimento de Legislações vigentes; Treinar os gestores em normas, procedimentos e diretrizes de Saúde, Segurança e Maio Ambiente, quanto ao atendimento e aplicação, relativos à legislação brasileira e às políticas da empresa, disseminando o comportamento seguro e a preservação ambiental. Coordenar a implantação e manutenção de certificações da normas ISO 9000, ISO 14.001, OSHAS 18001, SA 8000 e PRODIR (Distribuição de produtos químicos); Planejar, acompanhar e efetivar programas de auditorias, elaboração de relatórios, condução de reuniões de avaliação e análises críticas dos sistemas de gestão; Responsável pelo gerenciamento de indicadores de desempenho ambiental e de segurança do trabalho, analisando, fazendo comparações e propostas de acompanhamento e reportando relatórios; Representar a empresa junto aos órgãos e entidades governamentais e privadas ligadas a área ambiental e de segurança do trabalho, elaborar a documentação legal exigida, bem como atender e acompanhar fiscalização e peritos, CETESB, IBAMA, Ministério do Trabalho, Policia Civil, Federal, entre outros; Coordenar, elaborar e ministrar treinamentos e palestras técnicas na área de meio ambiente, segurança e saúde; Coordenar trabalhos em atendimento a emergência, simulados e rotinas da área de segurança do trabalho; Coordenar trabalhos de sustentabilidade, elaboração de políticas e ações de governança corporativa, elaboração e interpretação de inventários de gases de efeito estufa. Participar efetivamente de processos de Due Diligencie em transferência de ativos e negociações comerciais. Elaborar e gerenciar budget da área ambiental de forma corporativa. Profissional com 16 anos de experiência na área ambiental, nos últimos quatro anos como gestora da área de meio ambiente, saúde e segurança industrial em industrias de grande porte da área química, petroquímica e metalurgia.). Professora nos cursos de Pós graduação do SENAC.
  Curriculo Lattes
Mestre Fu Kei Lin
Formado em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) e mestre em Planejamento e Gestão de Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC) com especialização em Avaliação de Projetos e Programas Sociais pelo CEATS/FEA/USP. Atualmente é docente no curso de Gestão de Políticas Públicas e coordenador do curso de Orientação Comunitária no CEPAM/Centro Paula Souza. Também é professor em cursos de pós-graduação da FIA/FEA/USP. Foi professor em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Anhembi Morumbi e UNIP e em cursos FIC no CCJ-Prefeitura de São Paulo e na Defensoria Pública. Desde 2001 tem atuado no Terceiro Setor tanto na coordenação e gestão técnica de projetos sociais e governamentais quanto em pesquisas acadêmicas. Já trabalhou com mobilização de recursos na APAE-SP (2001), com gestão de projetos sociais na Fundação Telefônica (2002) e no Centro de Estudos em Terceiro Setor da FEA/USP (2003 a 2013) na coordenação técnica de projetos e em pesquisas acadêmicas junto à OIT, MEC, Ministério da Justiça, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Harvard Business School, ONGs e Fundações Empresarias. Também atuou na Fundação Telefônica (2014 a 2017) com projetos sociais que envolviam inovação educativa, novas tecnologias, desenvolvimento de competências do século XXI e formação de docentes em parceria com a UNESCO, GELP (Global Educational Leadership Program) e com várias Secretarias de Educação do Brasil. Possui experiência em articulação internacional junto a organizações multilaterais e instituições do Terceiro Setor; junto à Fundação Telefônica Espanha e à Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi responsável de 2011 a 2013 pela coordenação da Rede Internacional contra o Trabalho Infantil que envolveu articulação com 13 países da América Latina e Caribe e pela concepção e coordenação dos III e IV Encuentros contra el Trabajo Infantil em parceria com a OIT e realizada em 4 países (México, Equador, Peru, Colômbia e Panamá). Atualmente trabalha no Instituto Votorantim, na implementação de políticas educacionais em 100 Secretarias Municipais de Educação no Brasil.
  Curriculo Lattes
Mestre Heber Braida
Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências pela Fundação Santo André (1985). Pós graduação especialização em gestão ambiental pelo Senac. Especialização em Saúde e Segurança do Trabalho. Especialização em projetos de sistemas de segurança contra incêndio. Mestrado em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo - IPT-SP. Auditor Líder de Sistemas de Gestão Ambiental, Auditor Líder de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Auditor de Sistemas de Gestão de Energia - modelo ISO-50.001. Mais de 20 anos de experiência em gestão das áreas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho em empresas de grande porte. Gerente corporativo de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho de grupo industrial multinacional do setor de autopeças, constituído por 14 unidades no Brasil e no exterior. Ex-Professor na Faculdade de Engenharia e da Pós graduação, do Centro Universitário Fundação Santo André, nas disciplinas Sistemas de Gestão Ambiental, Certificação Ambiental e Legislação Ambiental Aplicada. Professor e Coordenador dos cursos de Pós graduação "lato sensu" - Especialização em Gestão Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social e Especialização em Gestão Ambiental do SENAC Santo André e Jabaquara. Larga experiência em gestão de projetos de remediação ambiental para recuperação de áreas industriais contaminadas. Utilização da metodologia WCM - World Class Manufacturing, tendo coordenado a implantação das ferramentas dos pilares Environment, Health e Safety em diversas unidades de produção.
  Curriculo Lattes
Mestre Juliana da Costa Mantovani
Geógrafa graduada no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo - USP, mestre em Geografia Física pela USP, com pesquisa desenvolvida na área de geomorfologia e planejamento ambiental. Atualmente realiza Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da USP, desenvolvendo pesquisa sobre as possibilidades de aplicação da Geomorfologia em análises forenses ambientais. Realizou estágio no exterior durante o Doutorado, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), com fomento da CAPES, junto ao Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Zaragoza - Espanha. Possui especialização em Perícia Ambiental e experiência em geoprocessamento, sistemas de informação geográfica, sensoriamento remoto, processamento digital de imagens e no desenvolvimento de estudos e avaliações de impacto ambiental.
  Curriculo Lattes
Mestre Luciano Roberto de Castro Munari
Doutorando (início 2020) em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra - Portugal. Mestrado em Educação (2017/2019) com ênfase em Educação Sociocomunitária pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL - Campus Maria Auxiliadora (Americana). Especialização em Teoria da Comunicação pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Membro no Grupo Mercado em Foco de Campos do Jordão (2015/2016). Experiência nacional e internacional na Organização de Eventos. Docente nas disciplinas Projeto Integrador, Comunicação, Eventos e Marketing do Centro Universitário Senac de Campos do Jordão nos curso de graduação e Pós Graduação em Gastronomia. Docente no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal nos cursos de graduação (Administração e Recursos Humanos), pós-graduação (Gestão Estratégica de Negócios - Inovação e Competitividade). Professor autor do núcleo Ead do Unisal de São Paulo.
  Curriculo Lattes
Mestre Marília Maria de Oliveira Santos
Possui Graduação em Psicologia, Pós em Gerenciamento Estratégico de RH, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. e Mestrado em Administração, área de concentração : Organizações Inovadoras pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU, Foi Professora convidada da Fundação Getúlio Vargas no curso de Pós Graduação, disciplina Gestão de Pessoas, ministrou aula nos cursos de Pós Graduação e MBA das Universidades Unisa, UMC e Senac nos cursos voltado para Gestão de Pessoas, Liderança, Coaching e Mentoring e Consultoria Interna de RH, também ministrou aula para Graduação e Tecnólogo para as Universidades Estácio e Uninove em Gestão de Pessoas, teve breve experiência na Universidade Kroton Educacional como Conteudista da Disciplina Inovação em Aplicação de Pessoas e último na Universidade UNISAL como Professora do curso "Idade Ativa". Atua como Docente dos cursos de Pós graduação das Universidades FMU,para o Curso de Psicologia Organizacional - Disciplina: Análise e Intervenção Organizacional e disciplina:Processos Grupais, para UniItalo para o Curso de MBA em Gestão Estratégica de Gestão de Pessoas - Disciplina de Recrutamento e Seleção e para UniFacCamp para o Curso MBA Coaching e Liderança - Disciplinas Técnicas Avançadas de Coaching. Experiência de 25 anos em Recursos Humanos, sendo 20 anos como executiva em gestão de pessoas com vivência em Startup, pátio fabris e reporte direto a CEO's das companhias por onde atuou. Hoje é Gerente de Recursos Humanos de uma empresa de Produtos Sustentáveis. Certificado pelo Instituto Potenciar ? Formação Coaching com Psicodrama/2014 Certificado em Formação de Mentores realizado pela Escola de Mentores em Setembro/2015. (Sidnei Oliveira& Mentores ? Etalent) Certificado em Curso Jogos de Empresa e o CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial) Centro Cape ? BH/MG 2015 ? Jogos Corporativos nas Organizações. Livro Publicado ? Competências Profissionais (Como se destacar no mercado corporativo) Capítulo: Equilíbrio Emocional - Editora In House ISBN: 978-85-7899-373-3 (Ano 2015) Livro Publicado ? Coaching com Cinema e Pipoca 1 (Filmes para Desenvolvimento Pessoal e Profissional) Capítulo: Filme Invictus - Editora In House ISBN: 978-85-7899-417-4 (Ano 2016) Livro Publicado - Educação e Gestão: Modelos educacionais e métodos de gestão aplicados à educação - Editora Lopes ISBN: 978-85-68818-10-7 (Ano 2017) Capítulo Relacionamento Interpessoal Professor x Aluno. Livro Publicado - Coaching com Cinema e Pipoca 2- (Filmes para Desenvolvimento Pessoal e Profissional) Capítulo: Filme Estrelas Além do Tempo - Editora Espaço Acadêmico ISBN: 978-85-5440-026-2 (Ano 2017) Livro Publicado - Inovações em aplicação de pessoas 1. Desenvolvimento organizacional 2. Administração de pessoal ISBN: 9788552202202 - Editora e Distribuidora Educacional S.A.Juliano, Marcio de Cassio; Bredda, C. A.; Santos, Marília Maria de Oliveira. Artigo Publicado: SANTOS, MARÍLIA MARIA DE OLIVEIRA; QUEL, LUIZ FELIPE ; VIEIRA, ALMIR MARTINS ; ROSINI, ALESSANDRO MARCO . Indicadores de desempenho e engajamento profissional em organizações inovadoras. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO, 2019.
  Curriculo Lattes
Mestre Roberto Kovacsik
Mestre em gestão e Estratégias de Negócios pela UFRRJ; especialização em Finanças PUC/SP, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e Contabilista. Atualmente é professor: Centro Universitário Senac e Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenador de pós-graduação SENAC do curso Controladoria e Finanças e Mercados Financeiros. Atuou como coordenador de cursos de Graduação em diversas IES. Possui experiência na área financeira e contábil, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças, contabilidade financeira e internacional, mercado de capitais, agronegócios, balanço social, responsabilidade social, políticas de crédito. Sócio-proprietário da RK Treinamentos e Consultoria em Negócios Ltda.
  Curriculo Lattes
Mestre Sérgio Lopes
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1974), Pós-graduação cursado nas escolas FECAP, FAAP e MAUA e mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1985). Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, Administração e Sistemas da Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Gestão Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: capacitação e qualificação de pessoal, qualidade e produtividade de processos, excelência no atendimento ao cliente, planejamento e organização empresarial e gestão de recursos humanos, nas áreas de Ensino Superior (graduação e pós-graduação), Ensino Livre de Curta Duração e Consultoria Empresarial nas áreas de gestão empresarial, qualidade e gestão de pessoas. É autor de artigos publicados em vários sites da Internet e Palestrante em Instituições de Ensino e Entidades de Classe.
  Curriculo Lattes
Especialista Carlos Eduardo de Oliveira
Especialista em Energia Renovável, Eficiência Energética e Geração Distribuída pela escola politécnica da USP. Engenheiro mecânico pela Universidade Paulista, atuando no setor de biomassa, biocombustíveis e geração de energia renovável há mais de 20 anos. Atuação como gerente de engenharia em mais de 20 projetos de usinas processadoras de cana-de-açúcar e mais de 35 termelétricas a biomassa, totalizando mais de 2200 MW instalados no Brasil e exterior. Experiência em projetos de conservação de energia e consultorias para indústrias, comércio e instituições de ensino na área de eficiência energética. Professor em instituições acadêmicas de ensino superior (graduação e pós-graduação), ministrando diversas disciplinas ligadas à área de eficiência energética.
  Curriculo Lattes
Especialista Robson Rogério Silvestre
MBA em Gerenciamento de Projetos - George Washington University (2008) e Capacitação Gerencial (CUFSA 2000). Especializações em Comércio Exterior e Visão estratégica de Negócios pela FGV. Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1993). Ministra aulas nos cursos de pós-graduação em Planejamento Estratégico de Negócios, Gestão Estratégica de Pessoas e Controladoria e Finanças da Faculdade Anhanguera, no curso de Governança de TI da Faculdade Mackenzie, e no curso de Gestão Estratégica de Pessoas módulos Liderança, Motivação e Equipes e Gestão Estratégica de Negócios do Senac/SP.
  Curriculo Lattes
Especialista Sueleni Pereira Valério Chung
Bacharel em Direito, pós graduada em Recursos Humanos, graduada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social. Especialista em Direito Empresarial. Atualmente é servidor público estadual - Chefe de Seção Judiciário, lotada no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. É instrutora em Mediação Judicial e Conciliação certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. É instrutora da Oficina de Divórcio e Parentalidade certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

Benedito Décio da Silveira Camargo Júnior
Mestre em Administração (FEA-USP) - Mestre em Engenharia (USF-Itatiba) - Especialista em Gestão Escolar (UNISEB) - Especialista em Gerenciamento da Produção (USJT) - Bacharel em Administração (Unianchieta). Experiência empresarial por mais de 30 anos em organizações industriais, comerciais e de serviços, de pequeno, médio e grande porte, ocupando diferentes cargos em nível gerencial. Atualmente, e há mais de 20 anos, é professor universitário e coordenador de cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu. Também é sócio consultor da ARCADIAN Educacional.
  Curriculo Lattes
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Carlos Roberto Buzetto
Licenciado em Física, especializando-se em Tecnologia da Educação. Especialização em Administração de Produção. Especialização em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria. MBA em Gestão de Pessoas. Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Negócios e Competitividade. Doctor of Philosophy in Administration ¿ Ph.D. ¿ USA. Coordenador do curso de Pós-graduação em Gestão de Negócios no Senac. Além de professor universitário em instituições como Senac, FGV e Saint Paul, é Master Coach em Career & Business, Avaliador Comportamental e Consultor em Recursos Humanos, dedicando-se especialmente ao trabalho em equipes de alta performance, relacionamento interpessoal, liderança e qualidade.


Dalva Rodrigues Dourado Cordeiro
MBA em Gestão de Pessoas pela USCS e Docência no Ensino Superior pela UNIP; Bacharel em Letras-Português-Inglês pela Fundação Santo André; formada em Coach Executivo pela Sociedade Brasileira de Coach; Proficiência na Língua Inglesa pela Cultura Inglesa; Consultora especializada em Educação Corporativa com aporte em multinacionais; Palestrante em assuntos de cunho comportamental e Tradutora nos idiomas inglês e espanhol. Atua como Coordenadora e professora de Pós-Graduação no SENAC ¿ Santo André.

Paulo Sergio Sampaio
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) desde abril/2013. Pós-graduado (Lato Sensu) em Gestão de Projetos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini no campus USP desde fevereiro/2007 e no MBA de Gestão Estratégica de Negócios pela FIAP desde maio/2017. Bacharel em Matemática pelo Centro Universitário Fundação de Santo André desde dezembro/2001. Coordenador do curso de Pós-graduação Lato Sensu - especialização em Gerenciamento de Projetos (Práticas do PMI) do Senac unidade Santo André - SP. PNL Practitioner desde 2019 e Coach Professional Certificado pelo método PBL - Project-Based Coaching desde 2018. É certificado PMP (Project Management Professional) desde Setembro/2005 e certificado PMI-RMP (Risk Management Professional) desde Agosto/2013, ambos pelo PMI (Project Management Institute).

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