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Gestão de Meios de Hospedagem

Esta especialização discute estratégias de gestão e empreendedorismo para diversos tipos de meios de hospedagem. O profissional é preparado tanto para gerenciar empreendimentos quanto para administrar departamentos operacionais em estabelecimentos de médio e grande portes, como hotéis, pousadas, hostels, resorts, cruzeiros, colônias de férias, motéis, hospitais, residenciais para idosos, condomínios e demais estabelecimentos da hospitalidade. Além disso, pode atuar e empreender em consultorias, assets management, gestão de propriedades, hospedagens compartilhadas, franquias, entre outros.

O especialista terá ferramentas para a melhor aplicação de políticas e planos administrativos. Desenvolvendo sua capacidade analítica para avaliar indicadores de desempenho e relatórios financeiros e operacionais, poderá diagnosticar e compreender oportunidades e ameaças, elaborando estratégias que otimizem a performance e o alcance dos objetivos empresariais.

A pós-graduação do Senac também proporciona ao aluno, por meio de disciplina optativa, a vivência de práticas profissionais nos seus hotéis-escola: Grande Hotel São Pedro ou Grande Hotel Campos do Jordão.

Carga horária: 366 horas

Segundo o relatório da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo mundial cresceu entre 3% e 4%, em 2019. O setor registrou, em 2018, o segundo melhor resultado dos últimos 10 anos, atingindo a marca de 1,4 bilhão de chegadas internacionais no mundo todo. No Brasil, espera-se que o setor continue se expandido, dando continuidade ao cenário positivo de 2018, quando o Brasil alcançou um recorde na recepção de turistas estrangeiros, atingindo a marca de mais de 11 mil visitantes, segundo Ministério do Turismo.

Assim como o turismo, o setor de hospedagem tem grande importância na geração de empregos no país e a estimativa é de que o setor empregue 17.369 profissionais nos próximos 3 anos. Essa expectativa decorre, em parte, da previsão de abertura de mais 177 hotéis no Brasil, sendo 55 no Estado de São Paulo nos próximos quatro anos, segundo dados de 2019 do Ministério do Trabalho.

Considerando a relação direta existente entre a atividade turística e a hoteleira, bem como a expansão desses setores, os meios de hospedagem constantemente adequam-se buscando atender às necessidades dos seus clientes por meio da modernização de produtos e processos operacionais e administrativos, visando proporcionar atendimento e acolhimento adequados. O setor de hospitalidade necessita a cada dia ofertar produtos e serviços diferenciados junto a uma clientela diversificada, o que redimensiona a necessidade de qualificação daqueles que atuam ou pretendem atuar nesse setor.
Profissionais graduados que gerenciam meios de hospedagem de pequeno porte ou que exercem funções operacionais ou de supervisão em hotéis de médio e grande portes, além de interessados em empreender ou atuar como gestores de meios de hospedagem.
Portadores de diplomas de graduação em Administração de Empresas, Marketing, Economia, Engenharia, nas áreas de Humanas e Exatas bem como de turismo e Hotelaria, e que atuem como profissionais de meios de hospedagem ou que tenham interesse em empreender ou atuar como gestores de meios de hospedagem.
PLANO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
Discute o empreendedorismo e a criatividade dos profissionais dentro e fora das empresas, a partir de técnicas que permitam o desenvolvimento das características do comportamento empreendedor e a busca de oportunidades. Orienta quanto ao desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, considerando a escolha da temática e início do projeto de negócio.
GESTÃO DE FACILITIES
Apresenta os principais componentes da infraestrutura dos meios de hospedagem, tais como as instalações elétricas, hidráulicas, sistemas de combate a incêndios, automação predial, conforto ambiental, equipamentos, segurança patrimonial e construção civil, com abordagem de eficiência energética e o uso racional de recursos naturais, manutenção preventiva, corretiva e preditiva e a gestão do patrimônio e ambiental, discutindo a importância da gestão de facilities para obtenção de maior qualidade e produtividade dos serviços. Aborda as principais normas e legislações vigentes, acessibilidade, qualidade do ar, Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, legislação de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros para obtenção do Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), a fim de planejar a utilização do fundo de reservas para os grandes investimentos.
CONTROLADORIA E FINANÇAS
Aborda economia e administração financeira voltada a meios de hospedagem, por meio de previsão orçamentária, controle de receitas e despesas e controladoria, baseadas nos atuais modelos financeiros e no Sistema Uniforme de Contabilidade Hoteleira (SUCH). Apresenta e discute sistemas de informação para a gestão econômica e financeira de meios de hospedagem como contas a pagar e receber, gestão de cartões e recebíveis e cash flow, em interlocução com as áreas operacionais e estratégicas do negócio, bem como legislação fiscal e tributária.
PANORAMA DO TURISMO E DA HOTELARIA
Apresenta panorama do turismo e da hotelaria no contexto atual, partindo de uma perspectiva histórica e com foco nas tendências. Analisa os possíveis impactos da atividade turística-hoteleira no Brasil, considerando as principais partes que compõem o setor como órgãos públicos, associações de classe e iniciativa privada. Discute a evolução dos modelos de negócio, de meios de hospedagem e as perspectivas de desenvolvimento para os próximos anos.
GESTÃO DE PESSOAS EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Apresenta a área de gestão de pessoas e aspectos da legislação trabalhista para empreendimentos de hospedagem, abordando o recrutamento, seleção e demissão, treinamento e desenvolvimento, plano de carreira, política de cargos e salários, ações de retenção e motivação e tipos de benefícios e seus impactos. Debate a importância da liderança para conduzir uma cultura organizacional que integre as equipes e suas diversidades, considerando também a responsabilidade social. Discute as atualizações referentes a legislação trabalhista (escalas, folgas, licenças) e a contratos de trabalho (pessoa física, pessoa jurídica, temporários, estágios e jovem aprendiz).
GESTÃO DE HOSPEDAGEM E BEM-ESTAR
Descreve as principais características e funções dos setores que compõem a área de hospedagem: recepção, reservas, telefonia, mensageria, governança, lavanderia/rouparia. Apresenta o papel da gestão de hospedagem na maximização das diárias médias, ocupação e revpar bem como nos controles de custos, orçamentos, auditorias internas e na gestão das equipes. Aborda e discute os conceitos, processos e ferramentas da gestão e do planejamento tático e operacional da área de hospedagem baseados em sistemas de informação e por meio de indicadores qualitativos e quantitativos e/ou índices de desempenho. Trabalha a qualidade e experiência do cliente por meio das informações de Customes Relation Management (CRM), assim como a fidelização dos hóspedes e a diversidade. Discute os princípios do Direito do Consumidor, bem como o tratamento dado às crianças e adolescentes, deficientes; registro no Cadastur e licença Ambiental.
MARKETING HOTELEIRO
Apresenta e discute a importância da orientação de marketing para os empreendimentos de hospedagem, considerando a análise do ambiente competitivo, as pesquisas de mercado, a segmentação e o posicionamento mercadológico, essenciais para a definição das estratégias de produtos e serviços, preços, canais de distribuição e comunicação. Discute conceitos de marketing, abordando a transição de um modelo tradicional e o outbound marketing para um formato mais efetivo e totalmente digital, o inbound marketing. Apresenta ferramentas e estratégias essenciais para performance na captação de leads, conversão e fidelização, dentro do funil de compras de um cliente em hotelaria.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM
Apresenta e discute os principais fundamentos da Administração para a estruturação de novos negócios e o possível reposicionamento de empreendimentos hoteleiros em operação. Aborda os fatores de sucesso para a implantação de projetos competitivos, as tendências de investimento e as estratégias de captação de recursos do setor. Apresenta a metodologia de valuation, de estudos de mercado e de viabilidade econômico-financeira de negócios hoteleiros. Analisa as estruturas fundamentais de planos de negócios para novos empreendimentos de hospedagem e/ou para a gestão estratégica de produtos já existentes.
REVENUE MANAGEMENT E DISTRIBUIÇÃO
Apresenta os principais aspectos de revenue management (gerenciamento da receita) a partir da segmentação de mercado, histórico da demanda, administração do inventário, construção de arquitetura de distribuição e estratégiade preços, contribuindo com a maximização da receita do estabelecimento de hospedagem. Aborda os diferentes tipos de canais de distribuição diretos e indiretos no turismo e nos meios de hospedagem - agências de viagens, Global Distribution System (GDS), online travel agency (OTA), consolidadores, etc. -, discutindo suas vantagens, alcance de mercado, capacidade de controle e níveis de rentabilidade. Aborda a construção de relatórios, como pickup, forecast, entre outros. Apresenta conceitos microeconômicos de oferta e demanda, psicologia de preços e marketing aplicado a gerenciamento de receitas.
GESTÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Descreve as principais características e funções dos setores que compõem a área de Alimentos e Bebidas, incluindo aspectos referentes a área física e sua legislação, serviços, planejamento de cardápio, operações, controle lixo, estoques, relação de materiais e tecnologia de novos equipamentos, custos, orçamentos, controles, seleção e capacitação de profissionais. Discute os conceitos, processos e ferramentas da gestão e do planejamento tático e operacional, bem como a cadeia de suprimentos da área de Alimentos e Bebidas, por meio de sistemas de informação e indicadores de desempenho da qualidade e produção. Aborda a legislação atual para controle higiênico sanitário, como por exemplo leis regionais como da cachaça no Rio de Janeiro, da oferta de água na cidade de São Paulo bem como as tendências de mercado para alavancar o negócio como ¿The Fork, Chefs Table¿.
GESTÃO DE EVENTOS E LAZER
Descreve as principais características e funções dos setores de eventos, lazer, incluindo políticas, legislação, segurança, tipologias, espaços, equipes, organização e integração com as outras áreas que compõem os meios de hospedagem. Aborda e discute os conceitos, processos e ferramentas na gestão das salas, orçamentos e ordens de serviço e do planejamento tático e operacional de eventos e lazer.
TECNOLOGIA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Descreve os principais sistemas de gerenciamento e as ferramentas tecnológicas específicas para cada setor do hotel. Analisa as vantagens e dificuldades de implantação, com a finalidade de facilitar a seleção de sistema adequado ao gerenciamento das atividades hoteleiras. Aborda as necessidades mais exigidas pelos hóspedes como Wifi, internet com velocidade, uso de antenas e servidores. Discute a legislação atual, para manutenção dos sistemas de software, as licenças de segurança para os computadores e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM
Promove a compreensão e a reflexão crítica sobre o mercado de meios de hospedagem em uma perspectiva contemporânea, considerando tipos de empreendimentos existentes e suas tendências ¿life styles, hostels¿, a inovação tecnológica e o contexto de uma economia globalizada e competitiva. Aborda e discute estudos de caso sobre meios de hospedagem. Organiza e promove visitas técnicas a meios de hospedagem e de outros serviços correlatos.
LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS
Apresenta a visão geral de logística e cadeia de suprimentos em estabelecimentos de hospedagem e a fundamental integração entre as diferentes áreas envolvidas nas decisões de compras. Aborda e discute as especificações dos produtos, programação de suprimentos, seleção dos fornecedores, controle de estoque no CMV e análise de indicadores de desempenho. Trabalha a relação de atividades, processos da área, papel de compras no controle do CMV, curva ABC, cotações com metas, cadastros e exigências para homologação do entendimento ¿primeiro que vence, primeiro que sai¿ (PVPS).
ARQUITETURA E DESIGN DE MEIOS DE HOSPEDAGEM
Apresenta o conceito do design e decoração de interiores aplicado a propostas de projetos das modalidades de meios de hospedagem, considerando hotéis, motéis, hostels, pousadas, residenciais para idosos e outros. Discute a legislação direcionada a projetos arquitetônicos e suas especificidades. Aborda a funcionalidade dos espaços, considerando os tipos de serviços, público, tendências, além da hospitalidade aplicada aos cenários da prestação de serviços com foco na experiência do cliente. Analisa a relação de consumo, por meio do olhar da arquitetura e do espaço para aumento da rentabilidade do negócio.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
CONTROLADORIA E FINANÇAS
Desenvolve noções básicas de custos, orçamentos, controladoria e finanças no contexto da administração hoteleira, com a finalidade de analisar e colaborar na construção de um planejamento financeiro adequado e na confecção de planos de negócios de meios de hospedagem. Aborda sistemas de informação para a gestão econômica e financeira de meios de hospedagem em interlocução com as áreas operacionais e estratégicas do negócio.
GESTÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Descreve as principais características e funções dos setores que compõem a área de Alimentos e Bebidas, incluindo aspectos referentes a área física, serviços, cardápio, operações, custos, orçamentos, controles e profissionais envolvidos. Aborda e discute os conceitos, processos e ferramentas da gestão e do planejamento tático e operacional da área de alimentos e bebidas baseados em sistemas de informação e por meio de indicadores e ou índices de desempenho.
GESTÃO DE EVENTOS, LAZER E BEM-ESTAR
Descreve as principais características e funções dos setores de eventos, lazer e bem-estar, incluindo as políticas, tipologias, espaços, equipes, organização e integração com as outras áreas que compõem os meios de hospedagem. Aborda e discute os conceitos, processos e ferramentas da gestão e do planejamento tático e operacional de eventos, lazer e bem-estar.
GESTÃO DE HOSPEDAGEM
Descreve as principais características e funções dos setores que compõem a área de hospedagem: recepção, reservas, telefonia, mensageria, governança, lavanderia/rouparia e outros serviços relacionados. Apresenta a articulação e o papel da gestão de hospedagem nos controles de custos, orçamentos, auditorias internas e na gestão das equipes. Aborda e discute os conceitos, processos e ferramentas da gestão e do planejamento tático e operacional da área de hospedagem baseados em sistemas de informação e por meio de indicadores e/ou índices de desempenho.
GESTÃO DE PESSOAS
Apresenta a área de gestão de pessoas e aspectos da legislação trabalhista para empreendimentos de hospedagem, abordando o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, benefícios e motivação, plano de carreira, política de cargos e salários e retenção de talentos. Discute a importância da liderança para conduzir uma cultura organizacional que integre as equipes formadas por gerações distintas com a utilização de ferramentas de gestão e controle na busca de desempenhos satisfatórios. Contribui na construção do plano de negócios com os tópicos relacionados à gestão de pessoas.
INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO HOTELEIRA
Apresenta os principais componentes da infraestrutura dos meios de hospedagem, tais como as instalações físicas, os sistemas de energia, ar, água e tecnologia, materiais de ambientação e equipamentos, segurança patrimonial, manutenção e gestão ambiental, discutindo a importância de seu gerenciamento para obtenção de maior qualidade e produtividade dos serviços.
JOGOS EMPRESARIAIS
Desenvolve e exercita habilidades e competências por meio de jogo empresarial de gestão de meios de hospedagem, que estimula o uso e a integração dos conhecimentos adquiridos nos componentes curriculares que compõem o curso. Pratica a autodisciplina, proatividade, resiliência, capacidade empreendedora, sociabilidade, espírito de equipe e análise, permitindo a vivência e a tomada de decisão baseada em informações e índices ou indicadores de performance.
LEGISLAÇÃO APLICADA E ANÁLISE DE RISCO
Apresenta os princípios do Direito do Consumidor, Civil e Trabalhista, bem como a legislação relacionada à segurança alimentar e à acessibilidade, discutindo a sua aplicabilidade no setor turístico e dos meios de hospedagem, a fim de orientar os gestores quanto à análise de riscos para tomadas de decisão.
LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS
Apresenta a visão geral de logística e cadeia de suprimentos em estabelecimentos de hospedagem e a fundamental integração entre as diferentes áreas envolvidas nas decisões de compras, abordando e discutindo as especificações dos produtos, programação de suprimentos, seleção dos fornecedores, controle de estoque e análise de indicadores de desempenho.
MARKETING HOTELEIRO
Apresenta e discute a importância da orientação de marketing para os empreendimentos de hospedagem, considerando a análise do ambiente competitivo, as pesquisas de mercado, a segmentação e o posicionamento mercadológico, essenciais para a definição das estratégias de produtos e serviços, preços, canais de distribuição e comunicação que os meios de hospedagem devem adotar, visando maximizar seus resultados.
PANORAMA DO TURISMO E DA HOTELARIA
Apresenta as temáticas de Turismo, Hospitalidade e Meios de Hospedagem no contexto da economia atual a partir de uma perspectiva histórica, visando compreender o surgimento e a atuação dos profissionais, as tipologias de meios de hospedagem, o trade turístico-hoteleiro e as entidades do setor. Discute a ampliação e a evolução da oferta dos serviços de hospedagem, a gestão individualizada e em rede, indicando as novas características da oferta e da demanda.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM
Apresenta e discute os principais fundamentos da Administração, abordando os conceitos, processos e ferramentas da gestão e do planejamento estratégico, vantagem competitiva e tomada de decisão. Discute cenários para o estabelecimento de estratégias competitivas para meios de hospedagem. Aborda e analise as estruturas fundamentais de planos de negócios para novos empreendimentos de hospedagem e ou para a gestão estratégica de empreendimentos já existentes.
PLANO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
Discute e estimula o empreendedorismo e a criatividade nos profissionais dentro e fora das empresas, a partir de técnicas que permitam o desenvolvimento das características do comportamento empreendedor e a busca de oportunidades.
REVENUE MANAGEMENT E DISTRIBUIÇÃO
Apresenta os principais aspectos de revenue management (gerenciamento da receita) a partir da segmentação de mercado, histórico da demanda, administração do inventário e flexibilização de preços, contribuindo com a maximização da receita do estabelecimento de hospedagem. Aborda os diferentes tipos de canais de distribuição diretos e indiretos (agências de viagens, GDS, online travel agency, consolidadores etc.) no turismo e nos meios de hospedagem, discutindo suas vantagens, alcance de mercado, capacidade de controle e níveis de rentabilidade.
TECNOLOGIA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO APLICADOS
Descreve os principais sistemas de gerenciamento e as ferramentas tecnológicas específicas para cada setor do hotel. Analisa as vantagens e dificuldades de implantação, com a finalidade de facilitar a seleção de sistema adequado ao gerenciamento das atividades hoteleiras
TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS E TENDÊNCIAS
Promove a compreensão e a reflexão crítica sobre o mercado de Meios de Hospedagem em uma perspectiva contemporânea considerando tipos de empreendimentos existentes e suas tendências, a inovação tecnológica e o contexto de uma economia globalizada e competitiva. Aborda e discute estudos de caso sobre meios de hospedagem. Organiza e promove visitas técnicas a meios de hospedagem e de outros serviços correlatos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
O curso promove a colaboração e a troca de experiências, ideias e informações entre alunos, docentes e profissionais, discutindo o contexto real do mercado por meio de estudos de caso, exposições dialogadas, exercícios, jogos, simulações, eventos e visitas técnicas a empreendimentos.
Ao longo do curso, com acompanhamento do docente, o aluno participa do desenvolvimento de um plano de negócios, construindo aprendizados enquanto os vivencia.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão de Meios de Hospedagem (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  25 de maio a 02 de junho de 2020

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

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