Pós-Graduação

Gestão de Meios de Hospedagem

Esta especialização discute estratégias de gestão e empreendedorismo para diversos tipos de meios de hospedagem, como hotéis, pousadas, hostels, cama e café, entre outros. O profissional é preparado tanto para gerenciar pequenos empreendimentos quanto para administrar departamentos operacionais em estabelecimentos de médio e grande portes (hospedagem, alimentos e bebidas, eventos, lazer e bem-estar e administrativo).

O especialista terá ferramentas para a melhor aplicação de políticas e planos administrativos. Desenvolvendo sua capacidade analítica para avaliar indicadores de desempenho e relatórios financeiros e operacionais, poderá diagnosticar e compreender oportunidades e ameaças, elaborando estratégias que otimizem a performance e o alcance dos objetivos empresariais. A pós-graduação do Senac também proporciona ao aluno, por meio de disciplina optativa, a vivência de práticas profissionais nos seus hotéis-escola: GRANDE HOTEL SÃO PEDRO ou GRANDE HOTEL CAMPOS DO JORDÃO.

Carga horária: 366 horas

A necessidade deprofissionais qualificados para gerir empreendimentos de hospedagem acompanha as perspectivas dos mercados de hotelaria e turismo no país. Grandes redes de hotéis anunciaram que têm planos de expansão, gerando uma expectativa de crescimento confirmada por um levantamento do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), entidade que representa redes hoteleiras nacionais e internacionais: o Estudo da Oferta Futura estima um aumento de 408 hotéis em todo o país, saltando de 630 para 1.038 empreendimentos vinculados ao FOHB, de 2014 a 2020. Ao mesmo tempo, o país vive uma década de grandes eventos, sediando a Rio+20 e edições da Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo Fifa e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e tem permanecido entre os principais destinos de eventos internacionais segundo ranking da International Congress and Convention Association (ICCA). Além disso, a International Air Transport Association (Iata) prevê que o Brasil pode se tornar o terceiro mercado aéreo doméstico do mundo, enquanto o Plano Nacional de Turismo tem a meta de posicionar o país como a terceira maior economia turística mundial até 2022. Esses movimentos mostram um cenário de maior concorrência no setor, o que demanda profissionais com competências de gestão e olhar crítico para buscar resultados, minimizar riscos, aperfeiçoar processos e acompanhar tendências e inovações do mercado.
Profissionais graduados que gerenciam meios de hospedagem de pequeno porte ou que exercem funções operacionais ou de supervisão em hotéis de médio e grande portes, além de interessados em empreender ou atuar como gestores de meios de hospedagem.
CONTROLADORIA E FINANÇAS
Desenvolve noções básicas de custos, orçamentos, controladoria e finanças no contexto da administração hoteleira, com a finalidade de analisar e colaborar na construção de um planejamento financeiro adequado e na confecção de planos de negócios de meios de hospedagem. Aborda sistemas de informação para a gestão econômica e financeira de meios de hospedagem em interlocução com as áreas operacionais e estratégicas do negócio.
GESTÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Descreve as principais características e funções dos setores que compõem a área de Alimentos e Bebidas, incluindo aspectos referentes a área física, serviços, cardápio, operações, custos, orçamentos, controles e profissionais envolvidos. Aborda e discute os conceitos, processos e ferramentas da gestão e do planejamento tático e operacional da área de alimentos e bebidas baseados em sistemas de informação e por meio de indicadores e ou índices de desempenho.
GESTÃO DE EVENTOS, LAZER E BEM-ESTAR
Descreve as principais características e funções dos setores de eventos, lazer e bem-estar, incluindo as políticas, tipologias, espaços, equipes, organização e integração com as outras áreas que compõem os meios de hospedagem. Aborda e discute os conceitos, processos e ferramentas da gestão e do planejamento tático e operacional de eventos, lazer e bem-estar.
GESTÃO DE HOSPEDAGEM
Descreve as principais características e funções dos setores que compõem a área de hospedagem: recepção, reservas, telefonia, mensageria, governança, lavanderia/rouparia e outros serviços relacionados. Apresenta a articulação e o papel da gestão de hospedagem nos controles de custos, orçamentos, auditorias internas e na gestão das equipes. Aborda e discute os conceitos, processos e ferramentas da gestão e do planejamento tático e operacional da área de hospedagem baseados em sistemas de informação e por meio de indicadores e/ou índices de desempenho.
GESTÃO DE PESSOAS
Apresenta a área de gestão de pessoas e aspectos da legislação trabalhista para empreendimentos de hospedagem, abordando o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, benefícios e motivação, plano de carreira, política de cargos e salários e retenção de talentos. Discute a importância da liderança para conduzir uma cultura organizacional que integre as equipes formadas por gerações distintas com a utilização de ferramentas de gestão e controle na busca de desempenhos satisfatórios. Contribui na construção do plano de negócios com os tópicos relacionados à gestão de pessoas.
INFRAESTRUTURA E MANUTENÇÃO HOTELEIRA
Apresenta os principais componentes da infraestrutura dos meios de hospedagem, tais como as instalações físicas, os sistemas de energia, ar, água e tecnologia, materiais de ambientação e equipamentos, segurança patrimonial, manutenção e gestão ambiental, discutindo a importância de seu gerenciamento para obtenção de maior qualidade e produtividade dos serviços.
JOGOS EMPRESARIAIS
Desenvolve e exercita habilidades e competências por meio de jogo empresarial de gestão de meios de hospedagem, que estimula o uso e a integração dos conhecimentos adquiridos nos componentes curriculares que compõem o curso. Pratica a autodisciplina, proatividade, resiliência, capacidade empreendedora, sociabilidade, espírito de equipe e análise, permitindo a vivência e a tomada de decisão baseada em informações e índices ou indicadores de performance.
LEGISLAÇÃO APLICADA E ANÁLISE DE RISCO
Apresenta os princípios do Direito do Consumidor, Civil e Trabalhista, bem como a legislação relacionada à segurança alimentar e à acessibilidade, discutindo a sua aplicabilidade no setor turístico e dos meios de hospedagem, a fim de orientar os gestores quanto à análise de riscos para tomadas de decisão.
LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS
Apresenta a visão geral de logística e cadeia de suprimentos em estabelecimentos de hospedagem e a fundamental integração entre as diferentes áreas envolvidas nas decisões de compras, abordando e discutindo as especificações dos produtos, programação de suprimentos, seleção dos fornecedores, controle de estoque e análise de indicadores de desempenho.
MARKETING HOTELEIRO
Apresenta e discute a importância da orientação de marketing para os empreendimentos de hospedagem, considerando a análise do ambiente competitivo, as pesquisas de mercado, a segmentação e o posicionamento mercadológico, essenciais para a definição das estratégias de produtos e serviços, preços, canais de distribuição e comunicação que os meios de hospedagem devem adotar, visando maximizar seus resultados.
PANORAMA DO TURISMO E DA HOTELARIA
Apresenta as temáticas de Turismo, Hospitalidade e Meios de Hospedagem no contexto da economia atual a partir de uma perspectiva histórica, visando compreender o surgimento e a atuação dos profissionais, as tipologias de meios de hospedagem, o trade turístico-hoteleiro e as entidades do setor. Discute a ampliação e a evolução da oferta dos serviços de hospedagem, a gestão individualizada e em rede, indicando as novas características da oferta e da demanda.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM
Apresenta e discute os principais fundamentos da Administração, abordando os conceitos, processos e ferramentas da gestão e do planejamento estratégico, vantagem competitiva e tomada de decisão. Discute cenários para o estabelecimento de estratégias competitivas para meios de hospedagem. Aborda e analise as estruturas fundamentais de planos de negócios para novos empreendimentos de hospedagem e ou para a gestão estratégica de empreendimentos já existentes.
PLANO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
Discute e estimula o empreendedorismo e a criatividade nos profissionais dentro e fora das empresas, a partir de técnicas que permitam o desenvolvimento das características do comportamento empreendedor e a busca de oportunidades.
REVENUE MANAGEMENT E DISTRIBUIÇÃO
Apresenta os principais aspectos de revenue management (gerenciamento da receita) a partir da segmentação de mercado, histórico da demanda, administração do inventário e flexibilização de preços, contribuindo com a maximização da receita do estabelecimento de hospedagem. Aborda os diferentes tipos de canais de distribuição diretos e indiretos (agências de viagens, GDS, online travel agency, consolidadores etc.) no turismo e nos meios de hospedagem, discutindo suas vantagens, alcance de mercado, capacidade de controle e níveis de rentabilidade.
TECNOLOGIA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO APLICADOS
Descreve os principais sistemas de gerenciamento e as ferramentas tecnológicas específicas para cada setor do hotel. Analisa as vantagens e dificuldades de implantação, com a finalidade de facilitar a seleção de sistema adequado ao gerenciamento das atividades hoteleiras
TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS E TENDÊNCIAS
Promove a compreensão e a reflexão crítica sobre o mercado de Meios de Hospedagem em uma perspectiva contemporânea considerando tipos de empreendimentos existentes e suas tendências, a inovação tecnológica e o contexto de uma economia globalizada e competitiva. Aborda e discute estudos de caso sobre meios de hospedagem. Organiza e promove visitas técnicas a meios de hospedagem e de outros serviços correlatos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
O curso promove a colaboração e a troca de experiências, ideias e informações entre alunos, docentes e profissionais, discutindo o contexto real do mercado por meio de estudos de caso, exposições dialogadas, exercícios, jogos, simulações, palestras, mesas-redondas e visitas técnicas a empreendimentos.

Ao longo do curso, com acompanhamento do docente, o aluno participa do desenvolvimento de um plano de negócios, construindo aprendizados enquanto os vivencia.

Trabalho de Conclusão de Curso:
TCC com orientador por grupos
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão de Meios de Hospedagem (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2018 a 13 de abril de 2019*.

*Verificar datas das inscrições nas localidades, conforme abaixo:

Centro Universitário Águas de São Pedro: até 21 de março de 2019.
Senac Aclimação: até 13 de abril de 2019.


Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso