Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Desenvolvimento de Games

Desenvolvimento de Games

Você se especializará na programação e produção de games interativos 3D, aprendendo sobre inteligência artificial, simulação de física, jogos em rede, modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

 
Investimento
Horário do Curso
Turma 1
terça: 19h10-22h45
quinta: 19h10-22h45
Início: março/2022 Término: março/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma.Turma 1
sábado: 08h30-16h40
Início: PREVISÃO DE INÍCIO: SETEMBRO/2021 Término: PREVISÃO DE TÉRMINO: SETEMBRO/2022

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!
Você poderá atuar no mercado de produção e desenvolvimento de games, realizar criação, projeto e documentação de jogos, usar dispositivos móveis e inteligência artificial e trabalhar com jogos em rede, interface, modelagem 3D, animação e som.
Pessoas com graduação completa em Tecnologia da Informação, Engenharia, Ciências da Computação, Sistemas de Informação e áreas relacionadas, desde que tenham conhecimentos sobre programação.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um computador que tenha, ao menos, as seguintes características: Windows 10, acesso à internet de 8 Mbps, processador Core i5 ou equivalente com suporte a 64bits, espaço disponível em disco de 30 GB, caixa de som, microfone, memória RAM de 8GB e placa de vídeo de 4GB. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
GAME ENGINE
Apresenta o conceito de game engine, seus principais recursos e funcionalidades, proporcionando a sua aplicação nos processos de produção de um jogo digital. Aborda as particularidades do desenvolvimento de jogos para diferentes plataformas, como consoles, browsers, TVs e demais dispositivos, com ênfase aos dispositivos móveis. Introduz os princípios que se aplicam ao desenvolvimento de softwares em rede, passando pelos aspectos particulares dos jogos eletrônicos e pelos problemas mais significativos da área, como sincronização e desempenho.
GAME DESIGN
Apresenta os principais elementos e conceitos teóricos necessários para criação da mecânica do jogo, bem como seu registro e documentação. Apresenta e discute as principais características da narrativa aplicada aos jogos, bem como os principais recursos e desafios para criação de uma narrativa nova que torne significativa a experiência de jogo. Acompanha os alunos durante o processo de criação de um jogo de tabuleiro, concepção, testes, mock-up, impressão, e desenvolvimento de um plano de financiamento coletivo.
PROJETO: GAMES I
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento de um projeto de game, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e de acordo com boas práticas de mercado.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
MODELAGEM 3D E RENDERIZAÇÃO
Trata elementos de modelagem geométrica 3D para construção de personagens e cenários em jogos interativos. Apresenta o conceito de UV e os principais recursos para sua abertura e conceitos de transferência de malha Highpoly-Lowpoly.
PROJETO: INTERFACES
Analisa tópicos de interação homem-computador que permitem maximizar a satisfação subjetiva do jogador. Permite ao desenvolvedor realizar projetos centrados na figura do jogador, em vez de basear-se em funcionalidades.
ANIMAÇÃO
Trata da percepção de movimentos. Estuda princípios da animação tradicional aplicados a ambientes digitais. Analisa os quadros-chave e o processo de interpolação e introduz acriação e o uso de rigs. Apresenta a animação por hierarquia, por deformação e suas particularidades de aplicação dentro do contexto do jogo.
PROJETO: GAMES II
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento de um projeto de Game, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e de acordo com boas práticas de mercado.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ALGORITMOS
Apresenta técnicas de inteligência artificial (IA) para uso em jogos eletrônicos. Aborda os conceitos de IA básicos como regras de produção, agentes, redes neurais artificiais, algoritmos genéticos e máquinas de estados finitos. Aborda, por meio de metodologia prática, os algoritmos e as estruturas de dados tipicamente utilizados no desenvolvimento de jogos eletrônicos.
GAMIFICAÇÃO
Apresenta o conceito de gamificação, sua aplicação, os principais métodos para desenvolvê-la e como pode auxiliar sistemas no contexto corporativo e educacional.
EMPREENDEDORISMO E PRODUÇÃO DE JOGOS
Introduz conceitos fundamentais de empreendedorismo. Define e identifica oportunidades de negócio. Analisa estratégias de inserção e manutenção de jogos no mercado, mediante a elaboração deplano de negócios. Apresenta perspectiva de negócios das partes envolvidas nos processos de desenvolvimento, produção e comercialização de jogos eletrônicos. Propõe bases para produtor ou gerente de projetos compreender e atuar no âmbito mercadológico do negócio de produção de games.
MÚSICA E EFEITOS SONOROS
Apresenta conceitos sobre o uso de música e de efeitos sonoros em jogos e ambientes interativos.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Desenvolvimento de Games. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)Marvin Oliver Schneider
possantoamaro@sp.senac.brAna Livia Reis da Silva e Julia Stateri
poscampinas@sp.senac.br / julia.stateri@sp.senac.brCorpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Marvin Oliver Schneider
Pós-Doutorado em Ciência da Computação pela USP de São Carlos, Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de Karlsruhe (Alemanha), Mestre em Sistemas de Computação pela PUC-Campinas, MBA em Gestão de Projetos pela FGV e Bacharel em Informática pela Positivo. Atuou em empresas multinacionais durante mais de 15 anos, com envolvimento significativo em projetos de grande porte. Sua pesquisa e suas publicações focam em Inteligência Artificial e Games. Coordena o Centro de Inovação e Tecnologia do Centro Universitário Senac. Desde 2006 leciona em cursos de graduação e pós-graduação. Possui certificações PMP, PSM, ITIL, Java, Maya e 3ds Max.

Giovanna Saggiomo
Mestranda em Tecnologia da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Games: Produção e Programação e Bacharel em Design Industrial pelo Senac. Atuou como Game Master na Playspot, como Community Manager freelancer para a Spil Games e Costumer Service na Top Free Games. Redatora do blog Geek at Nite, colecionadora de Funko Pops e jogadora de games digitais e boardgames.


Ivaldo Luiz Moreira
Músico profissional pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Profissional EFAP-OMB/MG. Aluno especial no curso de pós-graduação em música no programa de mestrado da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2012). Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista UNIP (2014). Docente nos cursos de Tecnologia em Produção Audiovisual (Animação) e Design de Moda: Estilismo e Modelagem no Centro Universitário SENAC-CAS. Graduado com licenciatura plena em Pedagogia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU (2005) e habilitação em Orientação Educacional.

Professores Convidados


Carolina Marielli Barreto
Doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Mestre em Artes e graduada em Educação Artística - Artes Plásticas (UNESP). Desenvolve trabalhos de pesquisa em Arte e Design e desenvolvimento de desenhos curriculares, atua na formação de educadores/professores e projetos na área de mediação cultural e arte-educação, assim como oficinas de linguagens visuais/design desde de 2001, professora de Artes/Design em diversas modalidades de ensino.

Christiano de Souza Donke
Bacharel em Biomedicina, pela Faculdade Metropolitanas Unidas (UniFMU), especializado em Microbiologia. Enveredou para a área de tecnologia, se pós-graduando em Tecnologias e Arquitetura de Software no Centro Universitário SENAC-SP. Desde 2014 atua como Engenheiro de Suporte de Desenvolvimento na empresa Microsoft, ministrando também treinamentos.

Guilhermes Prates Damian
Formado em Desenho Industrial e pós-graduado em Programação e Produção de Games pelo SENAC. Iniciou sua carreira em 1998, dedicando-se inteiramente à Internet e meios digitais. Atuou por mais de 10 anos com jornalismo e produção de conteúdo online. É sócio fundador da QUByte Interactive, estúdio brasileiro de games com foco em plataformas móveis, primeiro estúdio brasileiro independente certificado pela Nintendo e Sony para desenvolvimento nos consoles Wii e Nintendo DS e Sony PS3. Os jogos da Qubyte somam, em todas as plataformas, mais de 10 milhões de downloads no mundo inteiro.

Juliana Marcantônio
Pós-graduada em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Senac e Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com 15 anos de prática na área de tecnologia da informação, atuou com consultoria em ERPs diversos e análise de sistemas em mainframe nas empresas Consiste, BRQ, Hewlett Packard Enterprise e EDS. Experiência em projetos de sistemas financeiros em clientes de grande porte, como General Motors e Banco Itaú. Certificada em ITIL Foundation. Grande habilidade em qualidade de processos e metodologias. Leciona disciplina de metodologia de pesquisa.

Rodrigo Antonio Quintano Neira
Pós-graduado em Games: Produção e Programação pelo Senac Campus Santo Amaro, Bacharel em Ciência da Computação pelo IME-USP. Atuou como Engenheiro de Software e Coordenador de Projetos na divisão de R&D da LG Electronics do Brasil. Atuou como Analista Programador por mais de 10 anos com diferentes linguagens de programação em empresa de pequeno porte. Desenvolveu editor gráfico gratuito. Produziu ilustrações para finalidades diversas. Leciona em disciplina de Programação 3D no curso de pós-graduação em Games do Senac. Atua em desenvolvimentos freelance de vídeo games.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.


Julia Stateri
Coordenadora da Pós-graduação em Desenvolvimento de Games. Doutora em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, mestra em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, é coordenadora dos cursos de pós-graduação em Marketing Digital e E-Commerce, Design Gráfico de Desenvolvimento de Games do Senac de Campinas. Junto ao Prof. Dr. Edson do Prado Pfützenreuter, com o apoio do Instituto de Artes da UNICAMP e da Extecamp, lançou o Massive Open Online Course "A complexidade sensível: um paralelo entre videogames e arte" pela plataforma internacional Coursera, com mais de 13.000 inscritos em 58 países. Fundadora da Oficina Lúdica, trabalha em projetos que aliem as áreas de produção cultural e game design.

Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp