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Marketing Digital e E-commerce

Especializar profissionais para atuar na criação de projetos e gestão de processos de marketing digital e comércio eletrônico, compreendendo a rotina das operações de comércio eletrônico, o contexto digital, as tendências e o comportamento do consumo 4.0, visando à criação de estratégias e a implementação de ações de marketing.
Carga horária: 366 horas

Unidade
Infraestrutura
O Campus Santo Amaro está localizado numa área de 120 mil m2, conta com prédios modernos, horizontalmente distribuídos em meio a um parque com muito verde. Seu projeto arquitetônico estimula a integração de alunos de diversas áreas de conhecimento. O espaço é composto pelos edifícios: Biblioteca de 6 mil m2, Prédio da Reitoria, Prédio Gastronômico, Prédio de Design Industrial, Centro Esportivo, Academia, um moderno Centro de Convenções, Acadêmico 1, com salas de aula equipadas e laboratórios multidisciplinares e o novo prédio Acadêmico 2, inaugurado em agosto de 2011, somando uma área construída de 93 mil m2 e 234 ambientes educacionais. O campus também dispõe de estacionamento administrado pela empresa Estapar - reforçamos que o Senac não se responsabiliza por garantir a possibilidade de estacionamento dentro ou fora do campus.
Infraestrutura
Salas de aula e laboratórios climatizados, com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam um ambiente para o aprendizado, troca de experiências e informações.
Biblioteca com acervo de livros e periódicos especializados, com consulta livre e bases de dados assinada e internet. Áreas de acesso para pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção.
Infraestrutura
Salas de aulas equipadas com lousas eletrônicas, equipamento multimídia e wi-fi. Biblioteca com acervo de livros, vídeos, periódicos especializados na área e acesso a bases eletrônicas. Laboratório de informática e centro de apoio a distância.
Infraestrutura
Modernas salas de aula e laboratórios com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de um ótimo ambiente para o aprendizado específico, troca de experiências e informações. Biblioteca com excelente acervo na área de TI, CD-ROMs, periódicos nacionais e internacionais, salas individuais para estudo ou para trabalhos em equipe e sala de multimídia.
Infraestrutura
Salas de aulas climatizadas, equipadas com TV/DVD, projetor multimídia, flip chart e quadro branco; laboratório de informática; Biblioteca com acesso a Internet e acervo especializado, bem como, acesso ao acervo on-line, biblioteca circulante (entre unidades do Senac).
Infraestrutura
Com área de 4.110 m2, a unidade dispõe de auditório para 160 pessoas, seis laboratórios de informática, laboratório de hardware, além da biblioteca com livros e periódicos especializados e acesso à internet.
Infraestrutura
Modernas salas de aula e laboratórios com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de um ótimo ambiente para o aprendizado específico, troca de experiências e informações. Biblioteca com excelente acervo e ambiente para estudo ou trabalhos em equipe.
Infraestrutura
Nossa unidade possui ambientes educacionais climatizados, com instalações modernas e confortáveis, proporcionando ao aluno excelentes condições para sua aprendizagem.
Nossos alunos terão acesso à Biblioteca, que disponibiliza para pesquisa, volumes indicados na Bibliografia Básica e a Bibliografia Sugerida do curso (acervo fixo e circulante), além de diversos títulos complementares. Acervo on-line, Biblioteca Circulante (entre unidades do Senac São Paulo), acesso aos principais periódicos, sala de estudo ou trabalhos em equipe e orientação especializada para pesquisas.
Todas as Salas de Aula são climatizadas, equipadas com data show, quadro branco, computadores com acesso à internet. Laboratórios de Informática (fixo e móveis) equipados com data show. Toda a unidade possui circuito interno de vigilância por câmeras de monitoramento e equipe de segurança patrimonial uniformizada. Estacionamento terceirizado no mesmo prédio da unidade, proporcionando praticidade e segurança.
Infraestrutura
Infraestrutura
Confortáveis instalações que proporcionam um excelente ambiente para aprendizado. Os alunos também têm acesso à biblioteca, que disponibiliza acervo completo na área de gestão, base de dados e acervo on-line, acesso aos principais periódicos, salas individualizadas para estudo ou trabalhos em equipe e orientação especializada para pesquisas.
Etapas do Processo de Ingresso

Para participar do Processo de ingresso siga os passos abaixo:

Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 – Envie o seu currículo profissional para: possantoamaro@sp.senac.br – indicando nome completo e curso escolhido;

Número de Vagas: 33

Etapas do Processo de Ingresso

1ª Etapa – Acesse o link de inscrição e cadastre-se no portal do Senac. Após confirmação do cadastro inscreva-se online no curso escolhido.

2ª Etapa – Após efetuar a inscrição enviar a documentação abaixo indicando na linha de assunto “seu nome completo” e “curso pretendido”:

• Diploma de graduação (cópia frente e verso) e currículo profissional para o e-mail poscampinas@sp.senac.br .

A coordenação entrará em contato para agendamento da reunião de alinhamento.

Após estas etapas a equipe da Pós-graduação entrará em contato para orientações sobre a conclusão do processo de matrícula.

As matrículas deverão ser efetivadas dentro do período estabelecido ao candidato, por e-mail. Os candidatos aprovados serão chamados até que as vagas se esgotem.

Pré-requisito: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior à data de início das aulas.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso

Para participar do processo de ingresso siga os passos abaixo:
Passo 1 – Ter diploma de curso superior e ter colado grau antes do início do curso;
Passo 2 - Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 3 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 4 - Envie o seu currículo profissional para: posgraduacaojun@sp.senac.br – indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 5 – Aguarde o contato de agendamento para a entrevista com a coordenação do curso.

Número de Vagas: 20

Etapas do Processo de Ingresso

Passo 1 - Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 - Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 - Envie o seu currículo profissional para postito@sp.senac.br, indicando nome completo e curso escolhido. Caso necessário, a coordenação realizará entrevistas individuais ou coletivas.
Passo 5 - Responda ao e-mail recebido após confirmação da sua inscrição online.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso

O processo de ingresso é composto pelas seguintes etapas:

1ª Etapa - Cadastre-se no portal do Senac e inscreva-se on-line no curso de interesse.

2ª Etapa - A coordenação realizará conversas presenciais de alinhamento com os candidatos para a realização da matricula no curso.

Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior ao início das aulas em 2020.

Obs.: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais de formação específica para ingresso.

Número de Vagas: 15

Etapas do Processo de Ingresso

Etapas para o processo de ingresso da Pós-graduação presencial do Centro Universitário Senac – Unidade São José do Rio Preto:

Pré-requisito indispensável: Ter diploma de curso superior e ou ter colado grau antes do início do curso;
Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 – Envie seu diploma de graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão do curso com a data da Colação de Grau, CPF e RG para o e-mail: possjriopreto@sp.senac.br - indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 4 – Receberá o link para matrícula.

Agradecemos sua participação!

Rodrigo Uliana Ferreira
Coordenador de Pós-graduação
Senac São José do Rio Preto

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso

Seleção:

Passo 1 - Cadastre-se no Portal Senac;

Passo 2 - Inscreva-se on-line no curso escolhido;

Passo 3 - Envie o seu currículo profissional para: pos.osasco@sp.senac.br - indicando nome completo e curso escolhido;

Passo 4 - Aguarde contato da equipe da unidade que fará o agendamento da entrevista com o coordenador. Este processo poderá ser realizado de forma coletiva com duração prevista de 2 horas no período noturno.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso

Inscrição on-line, análise de currículo e conversa de alinhamento de expectativas com a coordenadora, em data a ser agendada.
Site: www.sp.senac.br/sorocaba


Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso
Etapas do Processo de Ingresso

DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE INGRESSO:
Para participar do processo de ingresso no curso de pós-graduação siga os passos abaixo:

Passo 1 – Ter diploma de curso de graduação ou declaração com data da colação de grau, anterior ao início do curso no Senac;
Passo 2 - Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 3 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 4 – Envie o seu currículo profissional para: grupofcoposgraduacao@sp.senac.br – indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 5 – Aguarde e-mail da Coordenação de pós-graduação da unidade Francisco Matarazzo, com orientações para matrícula online.

Número de Vagas: 20

 
Investimento

OBS: DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Valor da parcela com o desconto: 24 x R$ 557,80. DESCONTO PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS: 20%. Valor da parcela com o desconto: 24 x R$ 557,80. DESCONTO PARA EX-ALUNO: 10% para cursos técnicos e graduação e 5% para ex-alunos de cursos livres. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
Horário do Curso
Turma 1
terça: 19h10-22h45
quinta: 19h10-22h45
Início: março/2020 Término: junho/2021

Obs: Datas sujeitas a alteraçõesTurma 1
sábado: 08h30-16h40
Início: Março de 2020 Término: Junho de 2021

Obs: 1) Datas sujeitas a alteração. 2) Algumas atividades virtuais e presenciais que fazem parte da carga horária do curso, ou adequação de calendário, poderão ser realizadas em dias da semana diferentes do contratado, bem como eventuais reposições de aulas e orientação de TCC. As datas serão previamente agendadas.Turma 1
segunda: 19h00-22h35
quarta: 19h00-22h35
Início: MARÇO/2020 Término: AGOSTO/2021Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: Março/2020 Término: Junho/2021Turma 1
segunda: 18h50-22h10
quarta: 18h50-22h10
Início: 02/03/2020 Término: 30/06/2021

Obs: AULAS SEMANAIS. Consulte o calendário desse curso na coordenação de Pós-graduação.Turma 1
sábado: 08h-16h10
Início: Março 2020 Término: Dezembro 2021Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: 23/09/2019 Término: 01/12/2020Turma 1
sábado: 09h-17h10
Início: 14/03/2020 Término: 12/06/2021

Obs: Aulas semanais e presenciais.Turma 1
terça: 19h10-22h45
quinta: 19h10-22h45
Início: 03/03/2020 Término: 0106/2021
Coordenador(es)João Carlos Néto
possantoamaro@sp.senac.brFatima Regina Colevate e Júlia Stateri
poscampinas@sp.senac.br / julia.stateri@sp.senac.brPriscila Rodrigues Anfra e Samuel Ferreira Junior
posgraduacaojun@sp.senac.br / posgraduacaojun@sp.senac.brProf. Aquinoel Neves Borges Neto
postito@sp.senac.brLucas Carnio Custodio e Eduardo Vicente Soares
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.brEmerson da Silva Mistico e Rodrigo Uliana Ferreira
possjriopreto@sp.senac.br / possjriopreto@sp.senac.brAndré Luiz Logello de Lima
pos.osasco@sp.senac.br
pos.sorocaba@sp.senac.brProf. Dr Evange Assis
grupofcoposgraduacao@sp.senac.br
Corpo Docente

João Carlos Néto
Bacharel em Matemática pela Unib (1988), Mestre em Ciência da Computação (2002) pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Ciências (2013) pela Escola Politécnica da USP e Visiting Scholar (3 meses 2014) na Universidade da Califórnia - Los Angeles (UCLA). Atualmente, é pesquisador Pós-Doutorando no LARC-EP/USP e coordenador de cursos de Pós-graduação em Tecnologia da Informação no SENAC/SP.

Nilo Sergio Maziero Petrin
Mestre em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação de Ensino de Osasco (2005). Especialista em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (1991). Especialista em Administração Financeira pela FEA-USP (1992). Especialista em Mediação e Arbitragem Internacional pelo INAMA (2001). Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie (1986). Graduado em Eletrotécnica pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (1982). Professor de pós-graduação no Centro Universitário SENAC-SP, desde 2015. Diretor de Projetos; Diretor de Suporte ao Cliente; Gerente Geral de TI; Gerente de Desenvolvimento de Sistemas; Coordenador; Analista de Sistemas; com mais de 30 anos de experiência em Tecnologia da Informação e da Comunicação, em grandes instituições financeiras, nacionais e internacionais: Bradesco; Banespa; Santander; Fidelity. Eletrotécnico, com atuação em geração e conservação de energia nas empresas: CESP; Bordaco. Empreendedor em Energias Renováveis, Eficiência Energética e Sustentabilidade. Proprietário da ITP – Assessoria, Consultoria e Gestão. Voluntário na diretoria de Associados e Parecerias do PMI – Chapter São Paulo. Consultor; Escritor; Mentor; Palestrante.

Marvin Oliver Schneider
Pós-Doutorado em Ciência da Computação pela USP de São Carlos, Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de Karlsruhe (Alemanha), Mestre em Sistemas de Computação pela PUC-Campinas, MBA em Gestão de Projetos pela FGV e Bacharel em Informática pela Positivo. Atuou como Coordenador de Projetos na Aliança / Hamburg Süd em São Paulo e em outras empresas multinacionais durante mais de 15 anos, com envolvimento significativo em projetos de grande porte. Desde 2006 leciona em cursos de graduação e pós-graduação. É sócio do PMI, da SBC e da AAAI e publicou uma série de artigos em eventos e revistas, nacionais e internacionais. Possui certificações PMP, ITIL e Java.

Docentes Convidados


Clóvis Castelo Júnior
Mestre, Especialista e graduado em Administração de EAESP-FGV; MBA Executivo em Marketing pela ESPM. Professor de graduação e pós-graduação nas áreas de Estratégia, empreendedorismo e inovação. Possui larga experiência como executivo sênior da área de mercado em empresas nacionais e multinacionais e também atuou como coordenador acadêmico de MBAs. Foi Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC-PR) e coordenador geral de pós-graduação de grandes instituições em São Paulo. Atualmente é empresário da área de Educação no Brasil e nos EUA, realiza atividades de mentoria e assessora redes de investidores-anjo na avaliação de empresas startups.


Marcos Suzuki
Mestre em Marketing pela FEA USP. MBA em Marketing pela Fia USP. Graduado em administração pela FGV/EAESP-SP e Processamento de dados pela FATEC-SP. Como profissional, trabalhou no Itaú, Coca-Cola, BankBoston, Santa Marina, Kantar Consulting em diversas áreas, desde Finanças, Comercial, Inteligência e Pesquisa de mercado, Canais digitais e Branding. Atua como professor de Administração, Marketing e Branding em Instituições como Unip, IED-SP, Faculdade Impacta e FAAP.

Fernando Martins Collaço
Mestre em Artes Visuais com enfoque em TV e Minisséries pela Unicamp e Bacharel em Midialogia pela mesma instituição, é Head de Conteúdo da PlayKids. Tem experiência como Gerente de Projetos na agência Lukso, onde atendeu Heineken, Volvo e Mars, além de passagens por outras agências como Analista de Marketing Digital e de Conteúdo. Já trabalhou como roteirista no Ministério da Educação e como editor de vídeos na TV Record. É sócio fundador e professor na Atlas Media Lab, escola de cursos de Comunicação em São Paulo.

Kleber José da Silva
Mestre em Engenharia da Computação com ênfase em Redes de Computadores pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2012), Pós-Graduado em Docência para o Ensino Superior na Faculdade Sumaré (2016) e Graduado em Sistemas de Informação pela UNIFIEO (2004). Possui 18 anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação em algumas empresas na região de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Armazenamento (Storage), Backup, Virtualização e Computação em Nuvem. Fundou uma empresa de serviços em Gestão de Negócios, Marketing Digital e Tecnologia com ênfase em negócios digitais: lojas virtuais, hospedagem e construção de sites corporativos e aplicativos. Atua como Professor há mais de 5 anos na Graduação e Pós-Graduação em diversos cursos e disciplinas relacionadas à Tecnologia, ultimamente especializado nas áreas de Comércio Eletrônico.

Tiago Bueno
Atualmente trabalha na IBM e responsável pela gestão e desenvolvimento de parceiros de negócio na área de Computação em Nuvem e nesse mesmo mercado já atuou como gestor de vendas atendendo empresas de vários setores: agências de marketing, varejo, educação, etc. Possui também 10 anos de experiência na área de marketing atuando em campos como: pesquisa e análise de mercado, gestão de campanhas, gestão de produto e estratégia de mídias sociais. Desenvolveu uma série de atividades com ONGs, desde workshops com duração de poucos dias até períodos mais longos de consultoria (1 mês). Já morou, estudou e trabalhou em 4 países diferentes, atuando em projetos locais e internacionais.

Amanda Gross
Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Antropologia pela Universidade de São Paulo, atuou nos últimos anos como Gerente de Canais Digitais do Banco Santander e Especialista em User Experience no Itaú-Unibanco. Teve a oportunidade de contribuir e atuar no processo de transformação digital dessas organizações, implementando e combinando métodos de design, análise de tendências, pesquisa com abordagens lean/agile para concepção de produtos, serviços e para definições de estratégia de UX/CX. Desde 2002 atua em projetos estratégicos de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços para empresas como: Coca-Cola, Microsoft, Intel, Bradesco e Nestlè.

Maria Luiza Piccioli
Mestre em Gestão Internacional pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e graduada em Comunicação Social pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Sócia diretora da empresa Piccioli Marketing de Relacionamento e Conselheira da Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto). Atualmente, é professora de pós-graduação e MBA, nos cursos de ensino a distância (EAD) da ESPM. Foi professora dos cursos de graduação da ESPM, no período de 2009 até 2017, e professora do curso de especialização em Marketing Direto da ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto). Possui larga experiência na construção e administração de projetos de CRM e desenvolvimento de campanhas com foco em atendimento e gestão de clientes. É especialista em comunicação e marketing, com experiência em planejamento estratégico e implementação de projetos junto a grandes marcas de diferentes segmentos de mercado como: indústria automobilística, construção civil, farmacêutico, financeiro, entre outros. Toda experiência acumulada tem feito com que os trabalhos atinjam resultados significativos, reconhecidos nas melhores premiações dos setores de comunicação e marketing.


Luiz Barboza
Graduado em Ciência da Computação pela UFPE e mestre em Eng de Software pelo IPT. Além do background técnico a formação em negócios consiste em uma pôs graduação em Gestão de IT pela FIAP e MBA pela FGV. Iniciou a carreira técnica em empresas de software/internet de Pernambuco em 1995 como o C.E.S.A.R, após isto trabalhou 4 anos no mercado financeiro, Credicard, e cerca de 10 anos no mercado de telecomunicações, Nextel, sendo nos últimos 4 anos como consultor de negócios. Mais recentemente trabalha com desenvolvimento de novos negócios em M2M pela americana Parlacom e deste 2015 com Marketing Digital pela MatchCraft da Califórnia. Como carreira de docência, iniciou em 2008 no Centro Universitário Senac, após isto atua na FIAP e na Anhembi Morumbi.

Corpo Docente

Julia Stateri
Doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNICAMP, mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e bacharel em Design Gráfico pela Faculdade de Comunicação e Artes do Senac de São Paulo, é coordenadora dos cursos de pós-graduação em Design Gráfico e em Marketing Digital e E-Commerce do Senac de Campinas. Fundadora da produtora cultural Oficina Lúdica, dedica-se à realização de projetos lúdico-culturais por iniciativa privada ou leis de incentivo. No início de 2016, junto do Prof. Dr. Edson do Prado Pfützenreuter e com o apoio do Instituto de Artes da Unicamp, lançou o MOOC (Massive Open Online Course) “A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte” pela plataforma internacional Coursera. O curso se mantém ativo ainda hoje, tendo recebido mais de 14.000 registros de interesse em 58 países.

Duílio Fabbri Júnior
Doutorando em Linguística pela UFSCar. Foi professor na PUC-Campinas, dedicação integral, com projeto de extensão. Lecionou nos cursos de Jornalismo, Design Digital e Publicidade e Propaganda. Exerceu o cargo de diretor-adjunto da Faculdade de Design Digital da PUC-Campinas (2015-2016). Mestre pela Faculdade Cásper Líbero, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em discurso midiático, convergência de mídia, TV, internet webwritting, educomunicação e transmídia. Atuou durante 26 anos no mercado de telejornalismo e webjornalismo.



Jorge Tadeu Brettas de Godoy
Mestre em Administração de Empresas pela Unimep, pós-graduado em Gerência de Marketing pela ESPM e graduado em Publicidade e Propaganda pela PUC - Campinas. Atua há trinta anos no desenvolvimento de Planejamento de Comunicação, Plano de Branding, Criação Publicitária e Gestão de Processos de Inovação, através da Tadeu Brettas Comunicação e Capacitação. Atua em diversas instituições de ensino superior, ministrando disciplinas das áreas de administração, neuromarketing e comunicação digital.

Camila Miklos
Com MBA em Tendências e Gestão da Inovação pela Inova Business School, aperfeiçoou-se em Modelagem de Negócios Inovadores pelo Instituto de Economia da Unicamp. Graduada em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela ESAMC Campinas, atuou e coordenou projetos que englobavam marketing digital e institucional, comunicação, e-commerce, inteligência de mercado e pesquisa, voltados para o mercado B2B. Atualmente é coordenadora de marketing na Escuela de Osteopatía de Madrid – Sede Brasil, onde gerencia todos os projetos e estratégias relacionados a marketing digital, branding, franchising, marketing offline, congressos, eventos, vendas, voltados ao público B2C.



Renato Jannuzzi Cecchettini
Possui dois MBAs pela FAAP, especialização em Business Model Generation pela ESPM e dez anos de experiência como professor universitário. Atua em iniciativas de startups e é diretor da BADU+COP Consultoria Empresarial, empresa composta por experts no campo de Branding, Inteligência em Mídia e Planejamento/Ativação de negócios no Brasil e Itália.

Larissa Regina Meo Santos Ayres
Mestra em Tecnologias da Inteligência e Design Digital no TIDD, PUC - São Paulo, possui pós-graduação em Design Instrucional e em Design Gráfico pelo Senac Campinas e bacharelado em Comunicação Social pela PUC - Campinas. Atua como docente em diversas instituições de ensino superior, tem experiência na área de produção editorial e gráfica para jornais e revistas, bem como na produção e monitoramento de content marketing para sites e redes sociais. Atua no design de produtos e de embalagens a partir de técnicas manuais como cartonagem, paper cutting, estamparia artesanal, silk screen, dentre outras. Na área de design digital trabalha com IHC (Interação Humano Computador), arquitetura da informação, fundamentos para web design, prototipagem e arte digital.

Fabiano Ormaneze
Doutorando e mestre pela UNICAMP na área de Linguagem e Comunicação. Especialista pelo Centro Universitário de Blumenau (Cesblu). Graduado em Jornalismo pela PUC-Campinas. Professor em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Comunicação, Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo. Consultor de comunicação em empresas e órgãos públicos.

Eliane El Badouy
Pós-graduada em Marketing pela ESPM, graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas, é sócia-diretora da Badu + COP - fruto da parceria Internacional de sua empresa Target House com a Agência Italiana de Branding & Design Conte Oggioni & Partners - atuando nas áreas de: Comunicação Corporativa, Inteligência em Mídia, Arquitetura e Modelagem de Target (On e Offline), Branding, Design, Gestão do Capital Reputacional, Planejamento e Ativação de negócios (Brasil / Itália). É pesquisadora do comportamento, comunicação, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo e co-autora do livro “Inovação em sala de aula: Métodos de ensino para nativos digitais”.

Luiz Henrique de Godoy Pereira
Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Senac, formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM, profissional da área de comunicação há mais de 15 anos, trabalhou nas áreas de marketing de empresas como Troller Veículos e Hewllet-Packard do Brasil. Atuou no planejamento estratégico de comunicação com passagens em diversas agências, atendendo à clientes como Banco Safra, Telhanorte, Philips, Motorola, Syngenta, entre outros. Atualmente é gerente de planejamento na Ogilvy Brasil.

Sarah Costa Schmidt
Mestra em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, graduada no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela PUC – Campinas, pesquisou sobre o fenômeno das Casas da Cultura Digital no Brasil e do desenvolvimento e implicações da cultura digital no país. Trabalhou diretamente com o tema do jornalismo colaborativo quando foi redatora do canal “VC Repórter”, do Portal Terra. Autora do Instant Book “De leão de chácara a anfitrião - de que forma as redes sociais na internet estão alterando o trabalho dos jornalistas”, que relata a criação do cargo de editor de mídias sociais no jornalismo brasileiro. Também foi repórter do jornal Correio Popular e da Revista Metrópole, de Campinas.

Corpo Docente

Samuel Ferreira Júnior
Doutorando e pesquisador do Programa de Doutorado em Administração na UNIFACCAMP. Mestre em Administração de Empresas pela UNIFACCAMP. Coordenador dos cursos de Pós-graduação de Gerenciamento de Projetos e Marketing Digital & E-Commerce no SENAC Jundiaí. Graduado em Ciência da Computação e Especialista em Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão Estratégica da Informação pela Fundação Getúlio Vargas. É professor na graduação e Pós na UniFaccamp. Foi professor e coordenador da pós-graduação da Faculdade Anhanguera. Também atua como consultor de empresas nas áreas de Gestão de Negócios, com ênfase em desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de projetos. ORCID: 0000-0002-5910-749X.
  Curriculo Lattes
Liamar Mayer de Paula
Mestre em Psicologia e Pedagoga. Experiência de 34 anos na área de educação e desenvolvimento profissional com atuação em Instituições Educacionais (ensino fundamental, médio e técnico, graduação e pós-graduação) e área de Gestão de Pessoas em empresas nacionais e multinacionais.Em continuidade aos objetivos, atuo como Coordenadora e Professora de pós-graduação e oriento Trabalho de Conclusão de Curso no Centro Universitário Senac (Jundiaí). Coordenei a Pós-graduação e Extensão dos cursos de Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Logística, Controladoria, Administração Pública e Gestão de Cidades, Gestão de Projetos, Engenharia da Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, bem como, o Serviço de Apoio ao Estudante, além de docente nos cursos de Psicologia, Administração e Engenharias (Faculdade Politécnica de Jundiaí). Supervisionei Estágios dos cursos que ministrei na graduação. Participei de programas de avaliação Institucional, laboratórios de mudanças e projetos institucionais, inclusive visando plano diretor e de negócios. Atuei em comissões para o MEC, com objetivo de autorizar e reconhecer cursos de graduação. Como Supervisora Pedagógica era responsável pela gestão administrativa / pedagógica, inclusive pela elaboração e desenvolvimento de cursos livres e técnicos (administração, comércio, logística, enfermagem e informática). Faço parte da comissão científica e editorial do evento Senac de conhecimento integrado. Meu portfólio profissional e carreira na área de Gestão de Pessoas abrange as atividades desenvolvidas em: Implantação e Restruturação de Empresas, Treinamento , Recrutamento e Seleção, Benefícios, Auditoria de Recursos Humanos, Avaliação de Desempenho, Plano de Carreira e Motivação, bem como, em Processos de Implantações e Certificação ISO 9002.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

Aquinoel Neves Borges Neto
Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Graduado em Economia Empresarial e Controladoria na FEARP-UPS. Com mais de 7 anos de carreira no setor financeiro em áreas de Data Analytics (como Risco de Crédito, Marketing, Pesquisa de Mercado e Customer Experience), especialista na metodologia de pesquisa Net Promoter Score (NPS) com atuação em projetos com grandes consultorias (McKinsey & Co, Accenture, Bain & Co). É coordenador do Curso de Pós-Graduação em Marketing Digital e Ecommerce do Senac Lapa (Tito) e professor das disciplinas de Fundamentos do Ambiente Digital e Gestão e Inovação de Negócios Digitais.

Nilo Sergio Maziero Petrin
Mestre em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação de Ensino de Osasco (2005). Especialista em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (1991). Especialista em Administração Financeira pela FEA-USP (1992). Especialista em Mediação e Arbitragem Internacional pelo INAMA (2001). Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie (1986). Graduado em Eletrotécnica pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (1982). Professor de pós-graduação no Centro Universitário SENAC-SP, desde 2015. Diretor de Projetos; Diretor de Suporte ao Cliente; Gerente Geral de TI; Gerente de Desenvolvimento de Sistemas; Coordenador; Analista de Sistemas; com mais de 30 anos de experiência em Tecnologia da Informação e da Comunicação, em grandes instituições financeiras, nacionais e internacionais: Bradesco; Banespa; Santander; Fidelity. Eletrotécnico, com atuação em geração e conservação de energia nas empresas: CESP; Bordaco. Empreendedor em Energias Renováveis, Eficiência Energética e Sustentabilidade. Proprietário da ITP – Assessoria, Consultoria e Gestão. Voluntário na diretoria de Associados e Parecerias do PMI – Chapter São Paulo. Consultor; Escritor; Mentor; Palestrante.

Fernando Martins Collaço
Mestre em Artes Visuais com enfoque em TV e Minisséries pela Unicamp e Bacharel em Midialogia pela mesma instituição, é Head de Conteúdo da PlayKids. Tem experiência como Gerente de Projetos na agência Lukso, onde atendeu Heineken, Volvo e Mars, além de passagens por outras agências como Analista de Marketing Digital e de Conteúdo. Já trabalhou como roteirista no Ministério da Educação e como editor de vídeos na TV Record. É sócio fundador e professor na Atlas Media Lab, escola de cursos de Comunicação em São Paulo.

Amanda Gross
Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Antropologia pela Universidade de São Paulo, atuou nos últimos anos como Gerente de Canais Digitais do Banco Santander e Especialista em User Experience no Itaú-Unibanco. Teve a oportunidade de contribuir e atuar no processo de transformação digital dessas organizações, implementando e combinando métodos de design, análise de tendências, pesquisa com abordagens lean/agile para concepção de produtos, serviços e para definições de estratégia de UX/CX. Desde 2002 atua em projetos estratégicos de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços para empresas como: Coca-Cola, Microsoft, Intel, Bradesco e Nestlè.

Maria Luiza Piccioli
Mestre em Gestão Internacional pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e graduada em Comunicação Social pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Sócia diretora da empresa Piccioli Marketing de Relacionamento e Conselheira da Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto). Atualmente, é professora de pós-graduação e MBA, nos cursos de ensino a distância (EAD) da ESPM. Foi professora dos cursos de graduação da ESPM, no período de 2009 até 2017, e professora do curso de especialização em Marketing Direto da ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto). Possui larga experiência na construção e administração de projetos de CRM e desenvolvimento de campanhas com foco em atendimento e gestão de clientes. É especialista em comunicação e marketing, com experiência em planejamento estratégico e implementação de projetos junto a grandes marcas de diferentes segmentos de mercado como: indústria automobilística, construção civil, farmacêutico, financeiro, entre outros. Toda experiência acumulada tem feito com que os trabalhos atinjam resultados significativos, reconhecidos nas melhores premiações dos setores de comunicação e marketing.

Corpo Docente

Eduardo Vicente Soares
Jornalista e Publicitário, especialista em Mídias Digitais, Marketing digital e Branded Content. Professor Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas. Especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e Eventos e em Docência na Educação Superior. Atualmente é professor e coordenador dos cursos de pós-graduação em Mídias Digitais, Marketing digital e E-commerce e Gestão de Negócios no SENAC Ribeirão Preto. Também é Professor em Produção Publicitária (foto, áudio, vídeo e digital), em Marketing de Varejo e Serviços, Comunicação Multimeios e Promoção de Vendas, no Uni-FACEF. Desenvolve projetos e pesquisa na área de transmídia, mídias digitais e novas linguagens de comunicação. Tem experiência com disciplinas EAD nas plataformas AVA e Blackboard. Também é Vice-Presidente da APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) e participa da Diretoria Executiva e Conselho, onde coordena a APP Estudantil. Também é colunista do Mundo Digital na rádio CBN Ribeirão Preto e na Revista Zumm.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

Emerson Místico


Corpo Docente

Corpo Docente

Corpo Docente

Corpo Docente

Evange Elias Assis
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP (2010), Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)/SP(2007), Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela ECA/USP(1987). Pós-doutorado em andamento pela ECA/USP. Atualmente é professora da área de Marketing na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Coordenadora Acadêmica do Curso de Pós-Graduação/Especialização em Marketing no Varejo do Senac- Unidade FCO. Integra como pesquisadora o Grupo de Estudos da Marca - GEMA da PUC/SP. Atua há mais de 25 anos nas áreas de marketing e comunicação, interessando-se especialmente por estratégias de marketing e comunicação, comportamento do consumidor e gestão de produtos e marcas.