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Marketing Digital e E-commerce

Você se especializará em projetos e gestão de processos de marketing digital e e-commerce, conhecendo a rotina de comércio eletrônico, o contexto digital, as tendências e o comportamento do consumo 4.0 para criar estratégias e implementar ações de marketing.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Infraestrutura
O Campus Santo Amaro está localizado numa área de 120 mil m2, conta com prédios modernos, horizontalmente distribuídos em meio a um parque com muito verde. Seu projeto arquitetônico estimula a integração de alunos de diversas áreas de conhecimento. O espaço é composto pelos edifícios: Biblioteca de 6 mil m2, Prédio da Reitoria, Prédio Gastronômico, Prédio de Design Industrial, Centro Esportivo, Academia, um moderno Centro de Convenções, Acadêmico 1, com salas de aula equipadas e laboratórios multidisciplinares e o novo prédio Acadêmico 2, inaugurado em agosto de 2011, somando uma área construída de 93 mil m2 e 234 ambientes educacionais. O campus também dispõe de estacionamento administrado pela empresa Estapar - reforçamos que o Senac não se responsabiliza por garantir a possibilidade de estacionamento dentro ou fora do campus.
Infraestrutura
Salas de aula e laboratórios climatizados, com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam um ambiente para o aprendizado, troca de experiências e informações.
Biblioteca com acervo de livros e periódicos especializados, com consulta livre e bases de dados assinada e internet. Áreas de acesso para pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção.
Infraestrutura
Confortáveis instalações que proporcionam um excelente ambiente para aprendizado. Os alunos também têm acesso à biblioteca, que disponibiliza acervo completo na área de gestão, base de dados e acervo on-line, acesso aos principais periódicos, salas individualizadas para estudo ou trabalhos em equipe e orientação especializada para pesquisas.
Infraestrutura
Salas de aulas equipadas com lousas eletrônicas, equipamento multimídia e wi-fi. Biblioteca com acervo de livros, vídeos, periódicos especializados na área e acesso a bases eletrônicas. Laboratório de informática e centro de apoio a distância.
Infraestrutura
Modernas salas de aula e laboratórios com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de um ótimo ambiente para o aprendizado específico, troca de experiências e informações. Biblioteca com excelente acervo na área de TI, CD-ROMs, periódicos nacionais e internacionais, salas individuais para estudo ou para trabalhos em equipe e sala de multimídia.
Infraestrutura
Modernas salas de aula e laboratórios com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de um ótimo ambiente para o aprendizado específico, troca de experiências e informações. Biblioteca com excelente acervo e ambiente para estudo ou trabalhos em equipe.
Infraestrutura
Salas de aulas climatizadas, equipadas com TV/DVD, projetor multimídia, flip chart e quadro branco; laboratório de informática; Biblioteca com acesso a Internet e acervo especializado, bem como, acesso ao acervo on-line, biblioteca circulante (entre unidades do Senac).
Infraestrutura
Com área de 4.110 m2, a unidade dispõe de auditório para 160 pessoas, seis laboratórios de informática, laboratório de hardware, além da biblioteca com livros e periódicos especializados e acesso à internet.
Infraestrutura
Nossa unidade possui ambientes educacionais climatizados, com instalações modernas e confortáveis, proporcionando ao aluno excelentes condições para sua aprendizagem.
Nossos alunos terão acesso à Biblioteca, que disponibiliza para pesquisa, volumes indicados na Bibliografia Básica e a Bibliografia Sugerida do curso (acervo fixo e circulante), além de diversos títulos complementares. Acervo on-line, Biblioteca Circulante (entre unidades do Senac São Paulo), acesso aos principais periódicos, sala de estudo ou trabalhos em equipe e orientação especializada para pesquisas.
Todas as Salas de Aula são climatizadas, equipadas com data show, quadro branco, computadores com acesso à internet. Laboratórios de Informática (fixo e móveis) equipados com data show. Toda a unidade possui circuito interno de vigilância por câmeras de monitoramento e equipe de segurança patrimonial uniformizada. Estacionamento terceirizado no mesmo prédio da unidade, proporcionando praticidade e segurança.
Etapas do Processo de Ingresso


Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE INGRESSO:
Para participar do processo de ingresso no curso de pós-graduação siga os passos abaixo:

Passo 1 ¿ Ter diploma de curso de graduação ou declaração com data da colação de grau, anterior ao início do curso no Senac;
Passo 2 - Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 3 ¿ Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 4 ¿ Envie o seu currículo profissional para: grupofcoposgraduacao@sp.senac.br ¿ indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 5 ¿ Aguarde e-mail da Coordenação de pós-graduação da unidade Francisco Matarazzo, com orientações para matrícula online.

Número de Vagas: 20

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Passo 1 - Cadastre-se no Portal Senac;

Passo 2 - Inscreva-se on-line no curso escolhido;

Passo 3 - Envie o seu currículo profissional para: pos.osasco@sp.senac.br - indicando nome completo e curso escolhido;

Passo 4 - Aguarde o contato da equipe da unidade que fará o agendamento da reunião para alinhamento das expectativas com o coordenador.

Número de Vagas: 20

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Número de Vagas: 20

Etapas do Processo de Ingresso

Etapas para o processo de ingresso da Pós-graduação presencial do Centro Universitário Senac ¿ Unidade São José do Rio Preto:

Pré-requisito indispensável: Ter diploma de curso superior e ou ter colado grau antes do início do curso;
Passo 1 ¿ Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 ¿ Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 ¿ Envie seu diploma de graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão do curso com a data da Colação de Grau, CPF e RG para o e-mail: possjriopreto@sp.senac.br - indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 4 ¿ Receberá o link para matrícula.

Agradecemos sua participação!

Rodrigo Uliana Ferreira
Coordenador de Pós-graduação
Senac São José do Rio Preto

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso

Inscrição on-line, análise de currículo e conversa de alinhamento de expectativas com a coordenadora, em data a ser agendada.
Site: www.sp.senac.br/sorocaba
25 de maio de 2020 a 09 de setembro de 2020.


Número de Vagas: 30

 
Investimento

OBS: O valor se refere à turmas em andamento.
Horário do Curso
Turma 1
segunda: 19h10-22h45
quarta: 19h10-22h45
Início: março/2021 Término: dezembro/2021

Obs: Atividades não presenciais às terças e quintas-feiras, de forma remota e no mesmo período das aulas presenciais. Datas sujeitas a alteraçõesTurma 1
sábado: 08h30-16h40
Início: PREVISÃO DE INÍCIO: MARÇO/2021 Término: PREVISÃO DE TÉRMINO: MARÇO/2022

Obs: A saúde de vocês é nossa prioridade. Por isso, é possível que os cursos presenciais comecem remotamente. Estamos nos preparando para recebê-los com carinho quando for seguro para todo mundo!Turma 1
terça: 19h10-22h45
quinta: 19h10-22h45
Início: 10/03/2020 Término: 0106/2021Turma 1
segunda: 19h00-22h35
terça: 19h00-22h35
Início: MARÇO/2021 Término: MARÇO/2022

Obs: A saúde de vocês é nossa prioridade. Por isso, é possível que os cursos presenciais do 1º semestre comecem remotamente. Estamos nos preparando para recebê-los com carinho quando for seguro para todo mundo!Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: Março/2021 Término: Dezembro/2021

Obs: A saúde de vocês é nossa prioridade. Por isso, é possível que os cursos presenciais do primeiro semestre comecem remotamente. Estamos nos preparando para recebê-los com carinho quando for seguro para todo mundo!Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: 23/09/2020 Término: 01/12/2021

Obs: A saúde de vocês é nossa prioridade. Por isso, é possível que os cursos presenciais do 2˚semestre comecem remotamente. Estamos nos preparando para recebê-los com carinho quando for seguro para todo mundo!Turma 1
segunda: 19h-22h30
quarta: 19h-22h30
Início: 01/03/2021 Término: 08/12/2021

Obs: datas sujeitas a alteração.Turma 1
sábado: 08h-16h10
Turma 1
sábado: 09h-17h10
Início: 12/09/2020 Término: 09/10/2021

Obs: Aulas semanais e presenciais.
Coordenador(es)João Carlos Néto
possantoamaro@sp.senac.brAna Livia Reis da Silva e Júlia Stateri
poscampinas@sp.senac.br / julia.stateri@sp.senac.brProf. Dr Evange Assis
grupofcoposgraduacao@sp.senac.brThais Antonia Pires Salla Trevisan e Samuel Ferreira Junior
posgraduacaojun@sp.senac.brRenato Bongiorno Bonfanti
postito@sp.senac.brAndré Luiz Logello de Lima
pos.osasco@sp.senac.brErika Pereira Leite e Eduardo Vicente Soares
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.brEmerson da Silva Mistico e Rodrigo Uliana Ferreira
possjriopreto@sp.senac.br / possjriopreto@sp.senac.brBelinda de Cassia Manfredini Silva
pos.sorocaba@sp.senac.br
Corpo Docente

João Carlos Néto
Bacharel em Matemática pela Unib (1988), Mestre em Ciência da Computação (2002) pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Ciências (2013) pela Escola Politécnica da USP e Visiting Scholar (3 meses 2014) na Universidade da Califórnia - Los Angeles (UCLA). Atualmente, é pesquisador Pós-Doutorando no LARC-EP/USP e coordenador de cursos de Pós-graduação em Tecnologia da Informação no SENAC/SP.

Marvin Oliver Schneider
Pós-Doutorado em Ciência da Computação pela USP de São Carlos, Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de Karlsruhe (Alemanha), Mestre em Sistemas de Computação pela PUC-Campinas, MBA em Gestão de Projetos pela FGV e Bacharel em Informática pela Positivo. Atuou como Coordenador de Projetos na Aliança / Hamburg Süd em São Paulo e em outras empresas multinacionais durante mais de 15 anos, com envolvimento significativo em projetos de grande porte. Desde 2006 leciona em cursos de graduação e pós-graduação. É sócio do PMI, da SBC e da AAAI e publicou uma série de artigos em eventos e revistas, nacionais e internacionais. Possui certificações PMP, ITIL e Java.

Nilo Sergio Maziero Petrin
Professor na Pós Graduação do SENAC-SP nos cursos: Gestão e Governança de TI; Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI; Big Data (coordenador do curso). Pós Graduado Stricto Sensu MESTRADO em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino de Osasco, concluído em Maio/2005. Dissertação: "Fusões e Aquisições: Estratégias e Impactos de Implantação de Plataformas Tecnológicas para Processamento em Serviços Bancários de Varejo?; Pós Graduado Lato Sensu ESPECIALIZAÇÂO em Administração Financeira pela FEA - Faculdade de Economia e Administração da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, concluído em Julho/1992; Pós Graduado Lato Sensu ESPECIALIZAÇÃO em Administração de Empresas pela FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, concluído em Novembro/1991; Graduado em TECNOLOGIA em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana MACKENZIE, concluído em Novembro/1986; Graduado ELETROTÉCNICO pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, concluído em Novembro/1982. Voluntário do PMI - Project Management Institute, Chapter São Paulo. (set/2016 - atual), como Diretor de Programa de Projetos para Associados e Voluntários. Diretor Técnico na Max Solution - Energias Renováveis. (set/2015 - atual) Proprietário da ITP - Assessoria, Consultoria e Gestão. (mai/2004 - atual) Diretor de Projetos e Suporte ao Cliente na Fidelity Information Systems. (mai/2006 - mai/2015) Gerente Geral de Tecnologia no Banco Santander. (nov/2000 - mai/2006) Gerente de Desenvolvimento de Sistemas no Banespa. (dez/1984 - nov/2000) Analista no Bradesco. (out/1983 - nov/1984) Eletrotécnico na Bordaco. (jul/1980 - set/1983) Estagiário Eletrotécnico na CESP. (abr/1986 - nov/1986).

Professores Convidados


Amanda Albuquerque Gross
Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Antropologia pela Universidade de São Paulo, atuou nos últimos anos como Gerente de Canais Digitais do Banco Santander e Especialista em User Experience no Itaú-Unibanco. Teve a oportunidade de contribuir e atuar no processo de transformação digital dessas organizações, implementando e combinando métodos de design, análise de tendências, pesquisa com abordagens lean/agile para concepção de produtos, serviços e para definições de estratégia de UX/CX. Desde 2002 atua em projetos estratégicos de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços para empresas como: Coca-Cola, Microsoft, Intel, Bradesco e Nestle.

Clóvis Castelo Júnior
Mestre, Especialista e graduado em Administração de EAESP-FGV; MBA Executivo em Marketing pela ESPM. Professor de graduação e pós-graduação nas áreas de Estratégia, empreendedorismo e inovação. Possui larga experiência como executivo sênior da área de mercado em empresas nacionais e multinacionais e também atuou como coordenador acadêmico de MBAs. Foi Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC-PR) e coordenador geral de pós-graduação de grandes instituições em São Paulo. Atualmente é empresário da área de Educação no Brasil e nos EUA, realiza atividades de mentoria e assessora redes de investidores-anjo na avaliação de empresas startups.

Isadora Ortiz de Camargo
Professora Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e fellow da Universidad de Navarra (Pamplona/Espanha) em 2019. Pesquisadora do Grupo COM+ de Comunicação Digital da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde desenvolve estudos sobre geopolítica das mídias, modelos de negócios digitais e inovação. Jornalista de formação, também atua como Coordenadora de Conteúdos e Estratégias Digitais da Agência Internacional de Notícias EFE (Espanha) no Brasil.

Kleber José da Silva
Mestre em Engenharia da Computação com ênfase em Redes de Computadores pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2012), Pós-Graduado em Docência para o Ensino Superior na Faculdade Sumaré (2016) e Graduado em Sistemas de Informação pela UNIFIEO (2004). Possui 21 anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação em algumas empresas na região de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Armazenamento (Storage), Backup e Proteção de Dados, Virtualização e Computação em Nuvem. É sócio da empresa Pise4, uma consultoria na área de Infraestrutura de TI. Adicionalmente, iniciou uma startup em 2017, que oferecia serviços de Gestão de Negócios, Marketing Digital e Tecnologia: hospedagem e construção de sites, lojas virtuais e aplicativos e se manteve na operação durante 1 ano. Atua como Professor há mais de 8 anos na Graduação e há 5 anos na Pós-Graduação em diversos cursos e disciplinas relacionadas à Tecnologia, ultimamente especializado nas áreas de Comércio Eletrônico e Segurança da Informação.

Luiz Barboza
Graduado em Ciência da Computação pela UFPE e mestre em Engenharia de Software pelo IPT. Além do background técnico, possui formação em negócios, pôs graduação em Gestão de IT pela FIAP e MBA pela FGV. Iniciou a carreira técnica em empresas de software/internet de Pernambuco em 1995 como o C.E.S.A.R, após trabalhar 4 anos no mercado financeiro, Credicard, e cerca de 10 anos no mercado de telecomunicações, Nextel, sendo nos últimos 4 anos como consultor de negócios. Mais recentemente trabalha no desenvolvimento de novos negócios em M2M pela americana Parlacom e em 2015 com marketing digital pela MatchCraft da Califórnia. Como carreira academia, iniciou como docente em 2008 no Centro Universitário Senac, após isto atuou na FIAP e leciono atualmente na Anhembi Morumbi.


Corpo Docente

Julia Stateri
Pesquisadora de pós-doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC de São Paulo, doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNICAMP, mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e bacharel em Design Gráfico pela Faculdade de Comunicação e Artes do Senac de São Paulo, é coordenadora dos cursos de pós-graduação em Design Gráfico e em Marketing Digital e E-Commerce do Senac de Campinas. Fundadora da produtora cultural Oficina Lúdica, dedica-se à realização de projetos lúdico-culturais por iniciativa privada ou leis de incentivo.

Duílio Fabbri Júnior
Doutor em Linguística pela UFSCar. Foi professor na PUC-Campinas, dedicação integral, com projeto de extensão. Lecionou nos cursos de Jornalismo, Design Digital e Publicidade e Propaganda. Exerceu o cargo de diretor-adjunto da Faculdade de Design Digital da PUC-Campinas (2015-2016). Mestre pela Faculdade Cásper Líbero, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em discurso midiático, convergência de mídia, TV, internet webwritting, educomunicação e transmídia. Atuou durante 26 anos no mercado de telejornalismo e webjornalismo.

Jorge Tadeu Brettas de Godoy
Mestre em Administração de Empresas pela Unimep, pós-graduado em Gerência de Marketing pela ESPM e graduado em Publicidade e Propaganda pela PUC - Campinas. Atua há trinta anos no desenvolvimento de Planejamento de Comunicação, Plano de Branding, Criação Publicitária e Gestão de Processos de Inovação, através da Tadeu Brettas Comunicação e Capacitação. Atua em diversas instituições de ensino superior, ministrando disciplinas das áreas de administração, neuromarketing e comunicação digital.

Camila Miklos
CCom MBA em Tendências e Gestão da Inovação pela Inova Business School, aperfeiçoou-se em Modelagem de Negócios Inovadores pelo Instituto de Economia da Unicamp. Graduada em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela ESAMC Campinas, atuou e coordenou projetos que englobavam marketing digital e institucional, comunicação, e-commerce, inteligência de mercado e pesquisa, voltados para o mercado B2B. Atualmente é coordenadora de marketing na Escuela de Osteopatía de Madrid ¿ Sede Brasil, onde gerencia todos os projetos e estratégias relacionados a marketing digital, branding, franchising, marketing offline, congressos, eventos, vendas, voltados ao público B2C.

Larissa Regina Meo Santos Ayres
Mestra em Tecnologias da Inteligência e Design Digital no TIDD, PUC - São Paulo, possui pós-graduação em Design Instrucional e em Design Gráfico pelo Senac Campinas e bacharelado em Comunicação Social pela PUC - Campinas. Atua como docente em diversas instituições de ensino superior, tem experiência na área de produção editorial e gráfica para jornais e revistas, bem como na produção e monitoramento de content marketing para sites e redes sociais. Atua no design de produtos e de embalagens a partir de técnicas manuais como cartonagem, paper cutting, estamparia artesanal, silk screen, dentre outras. Na área de design digital trabalha com IHC (Interação Humano Computador), arquitetura da informação, fundamentos para web design, prototipagem e arte digital.

Fabiano Ormaneze
Doutor e mestre pela UNICAMP na área de Linguagem e Comunicação. Especialista pelo Centro Universitário de Blumenau (Cesblu). Graduado em Jornalismo pela PUC-Campinas. Professor em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Comunicação, Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo. Consultor de comunicação em empresas e órgãos públicos.

Luiz Henrique de Godoy Pereira
Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Senac, formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM, profissional da área de comunicação há mais de 15 anos, trabalhou nas áreas de marketing de empresas como Troller Veículos e Hewllet-Packard do Brasil. Atuou no planejamento estratégico de comunicação com passagens em diversas agências, atendendo à clientes como Banco Safra, Telhanorte, Philips, Motorola, Syngenta, entre outros. Atualmente é gerente de planejamento na Ogilvy Brasil.

Carlos Alberto Casanova Campos
Com MBA em Direito Digital e Compliance, Carlos Casanova é especialista em Direito Processual Civil e em Direito Civil. Atua como Presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Campinas/SP, Membro Relator da Comissão de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Campinas/SP, Presidente da Comissão de Direito Processual Civil da Ordem dos Advogados do Brasil Campinas/SP. Advogado sócio do Escritório Primo e Campos Sociedade de Advogados trabalha no ramo do Direito Digital/Eletrônico, Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Empresarial.

Sergio Henrique Cavallaro
Engenheiro Químico, Químico e Mestre em Engenharia Química, com mais de 15 anos de experiência nas áreas de produção, processos, gestão de pessoas, EHS e projetos, possui sólida vivência em empresas de grande porte dos ramos alimentício, farmacêutico e químico (MS&D, Eucatex, Saint Gobain, Prysmian e Wacker) atuando no start up de plantas e equipamentos, gestão de recursos, melhoria continua de processo e gestão da produção. Consultor de Empresas e Professor Universitário nos cursos de Especialização da PUC - Campinas, nas faculdades de Engenharia e especialização MBE (Master of Business Engineering), nas disciplinas de Gestão e estratégica de Operações e Manufatura.

Corpo Docente

Evange Elias Assis
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP (2010), Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)/SP(2007), Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela ECA/USP(1987). Pós-doutorado em andamento pela ECA/USP. Atualmente é professora da área de Marketing na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Coordenadora Acadêmica do Curso de Pós-Graduação/Especialização em Marketing no Varejo do Senac- Unidade FCO. Integra como pesquisadora o Grupo de Estudos da Marca - GEMA da PUC/SP. Atua há mais de 25 anos nas áreas de marketing e comunicação, interessando-se especialmente por estratégias de marketing e comunicação, comportamento do consumidor e gestão de produtos e marcas.

Corpo Docente

Samuel Ferreira Júnior
Doutorando e pesquisador do Programa de Doutorado em Administração na UNIFACCAMP. Mestre em Administração de Empresas pela UNIFACCAMP. Coordenador dos cursos de Pós-graduação de Gerenciamento de Projetos e Marketing Digital & E-Commerce no SENAC Jundiaí. Graduado em Ciência da Computação e Especialista em Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão Estratégica da Informação pela Fundação Getúlio Vargas. É professor na graduação e Pós na UniFaccamp. Foi professor e coordenador da pós-graduação da Faculdade Anhanguera. Também atua como consultor de empresas nas áreas de Gestão de Negócios, com ênfase em desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de projetos. ORCID: 0000-0002-5910-749X.
  Curriculo Lattes
Liamar Mayer de Paula
Mestre em Psicologia e Pedagoga. Experiência de 34 anos na área de educação e desenvolvimento profissional com atuação em Instituições Educacionais (ensino fundamental, médio e técnico, graduação e pós-graduação) e área de Gestão de Pessoas em empresas nacionais e multinacionais.Em continuidade aos objetivos, atuo como Coordenadora e Professora de pós-graduação e oriento Trabalho de Conclusão de Curso no Centro Universitário Senac (Jundiaí). Coordenei a Pós-graduação e Extensão dos cursos de Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Logística, Controladoria, Administração Pública e Gestão de Cidades, Gestão de Projetos, Engenharia da Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, bem como, o Serviço de Apoio ao Estudante, além de docente nos cursos de Psicologia, Administração e Engenharias (Faculdade Politécnica de Jundiaí). Supervisionei Estágios dos cursos que ministrei na graduação. Participei de programas de avaliação Institucional, laboratórios de mudanças e projetos institucionais, inclusive visando plano diretor e de negócios. Atuei em comissões para o MEC, com objetivo de autorizar e reconhecer cursos de graduação. Como Supervisora Pedagógica era responsável pela gestão administrativa / pedagógica, inclusive pela elaboração e desenvolvimento de cursos livres e técnicos (administração, comércio, logística, enfermagem e informática). Faço parte da comissão científica e editorial do evento Senac de conhecimento integrado. Meu portfólio profissional e carreira na área de Gestão de Pessoas abrange as atividades desenvolvidas em: Implantação e Restruturação de Empresas, Treinamento , Recrutamento e Seleção, Benefícios, Auditoria de Recursos Humanos, Avaliação de Desempenho, Plano de Carreira e Motivação, bem como, em Processos de Implantações e Certificação ISO 9002.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

Aquinoel Neves Borges Neto
Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Graduado em Economia Empresarial e Controladoria na FEARP-UPS. Com mais de 7 anos de carreira no setor financeiro em áreas de Data Analytics (como Risco de Crédito, Marketing, Pesquisa de Mercado e Customer Experience), especialista na metodologia de pesquisa Net Promoter Score (NPS) com atuação em projetos com grandes consultorias (McKinsey & Co, Accenture, Bain & Co). É coordenador do Curso de Pós-Graduação em Marketing Digital e Ecommerce do Senac Lapa (Tito) e professor das disciplinas de Fundamentos do Ambiente Digital e Gestão e Inovação de Negócios Digitais.
  Curriculo Lattes
Nilo Sergio Maziero Petrin
Mestre em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação de Ensino de Osasco (2005). Especialista em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (1991). Especialista em Administração Financeira pela FEA-USP (1992). Especialista em Mediação e Arbitragem Internacional pelo INAMA (2001). Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie (1986). Graduado em Eletrotécnica pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (1982). Professor de pós-graduação no Centro Universitário SENAC-SP, desde 2015. Diretor de Projetos; Diretor de Suporte ao Cliente; Gerente Geral de TI; Gerente de Desenvolvimento de Sistemas; Coordenador; Analista de Sistemas; com mais de 30 anos de experiência em Tecnologia da Informação e da Comunicação, em grandes instituições financeiras, nacionais e internacionais: Bradesco; Banespa; Santander; Fidelity. Eletrotécnico, com atuação em geração e conservação de energia nas empresas: CESP; Bordaco. Empreendedor em Energias Renováveis, Eficiência Energética e Sustentabilidade. Proprietário da ITP - Assessoria, Consultoria e Gestão. Voluntário na diretoria de Associados e Parecerias do PMI - Chapter São Paulo. Consultor; Escritor; Mentor; Palestrante.
  Curriculo Lattes
Fernando Martins Collaço
Mestre em Artes Visuais com enfoque em TV e Minisséries pela Unicamp e Bacharel em Midialogia pela mesma instituição, é Head de Conteúdo da PlayKids. Tem experiência como Gerente de Projetos na agência Lukso, onde atendeu Heineken, Volvo e Mars, além de passagens por outras agências como Analista de Marketing Digital e de Conteúdo. Já trabalhou como roteirista no Ministério da Educação e como editor de vídeos na TV Record. É sócio fundador e professor na Atlas Media Lab, escola de cursos de Comunicação em São Paulo.

Amanda Gross
Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Antropologia pela Universidade de São Paulo, atuou nos últimos anos como Gerente de Canais Digitais do Banco Santander e Especialista em User Experience no Itaú-Unibanco. Teve a oportunidade de contribuir e atuar no processo de transformação digital dessas organizações, implementando e combinando métodos de design, análise de tendências, pesquisa com abordagens lean/agile para concepção de produtos, serviços e para definições de estratégia de UX/CX. Desde 2002 atua em projetos estratégicos de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços para empresas como: Coca-Cola, Microsoft, Intel, Bradesco e Nestlè.

Maria Luiza Piccioli
Mestre em Gestão Internacional pela ESPM ¿ Escola Superior de Propaganda e Marketing e graduada em Comunicação Social pela FAAP ¿ Fundação Armando Álvares Penteado. Sócia diretora da empresa Piccioli Marketing de Relacionamento e Conselheira da Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto). Atualmente, é professora de pós-graduação e MBA, nos cursos de ensino a distância (EAD) da ESPM. Foi professora dos cursos de graduação da ESPM, no período de 2009 até 2017, e professora do curso de especialização em Marketing Direto da ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto). Possui larga experiência na construção e administração de projetos de CRM e desenvolvimento de campanhas com foco em atendimento e gestão de clientes. É especialista em comunicação e marketing, com experiência em planejamento estratégico e implementação de projetos junto a grandes marcas de diferentes segmentos de mercado como: indústria automobilística, construção civil, farmacêutico, financeiro, entre outros. Toda experiência acumulada tem feito com que os trabalhos atinjam resultados significativos, reconhecidos nas melhores premiações dos setores de comunicação e marketing.

Renato Bongiorno Bonfanti
Pós-Graduado em Gestão em Web Ferramentas e Tecnologias Aplicadas pelo Centro Universitário SENAC/SP e graduado em Sistemas de Informação pela FIAP/SP. Autor dos livros Implementação de Negócios Digitais (2017) e Estruturas de Negócios Digitais (2016) publicados pela Editora SENAC e palestrante em importantes eventos de tecnologia como FutureCom, LATAM Retail Show, E-commerce Brasil, Road Show de TI SENAC e Campus Party, com temas relacionados a tecnologia e inovação. Atua também como analista de negócios e desenvolvedor web especialista em e-commerce, realizando consultoria e treinamento para grandes corporações. Conta ainda com certificações técnicas renomadas, tais como Technical SEO Exam (SEMRush), Inbound Marketing Certification (Hubspot), Marketing in a Digital World (Illinois em Urbana-Champaign) e Google Analytics Individual Qualification (Google).
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

Corpo Docente

Eduardo Vicente Soares
Jornalista e Publicitário, especialista em Mídias Digitais, Marketing digital e Branded Content. Professor Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas. Especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e Eventos e em Docência na Educação Superior. Atualmente é professor e coordenador dos cursos de pós-graduação em Mídias Digitais, Marketing digital e E-commerce e Gestão de Negócios no SENAC Ribeirão Preto. Também é Professor em Produção Publicitária (foto, áudio, vídeo e digital), em Marketing de Varejo e Serviços, Comunicação Multimeios e Promoção de Vendas, no Uni-FACEF. Desenvolve projetos e pesquisa na área de transmídia, mídias digitais e novas linguagens de comunicação. Tem experiência com disciplinas EAD nas plataformas AVA e Blackboard. Também é Vice-Presidente da APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) e participa da Diretoria Executiva e Conselho, onde coordena a APP Estudantil. Também é colunista do Mundo Digital na rádio CBN Ribeirão Preto e na Revista Zumm.
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