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Marketing Digital e E-commerce

Você se especializará em projetos e gestão de processos de marketing digital e e-commerce, conhecendo a rotina de comércio eletrônico, o contexto digital, as tendências e o comportamento do consumo 4.0 para criar estratégias e implementar ações de marketing.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso


Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Etapas do Processo de Ingresso

DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE INGRESSO:
Para participar do processo de ingresso no curso de pós-graduação siga os passos abaixo:

Passo 1 ¿ Ter diploma de curso de graduação ou declaração com data da colação de grau, anterior ao início do curso no Senac;
Passo 2 - Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 3 ¿ Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 4 ¿ Envie o seu currículo profissional para: grupofcoposgraduacao@sp.senac.br ¿ indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 5 ¿ Aguarde e-mail da Coordenação de pós-graduação da unidade Francisco Matarazzo, com orientações para matrícula online.

Número de Vagas: 20

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

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2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

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2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Etapas do Processo de Ingresso


Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Investimento
Horário do Curso
Turma 1
segunda: 19h10-22h45
quarta: 19h10-22h45
Início: março/2022 Término: março/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais, que vão acontecer on-line, às terças e quintas-feiras, das 19h10 às 22h45. Possíveis mudanças de datas e horários serão previamente informadas para a turma.Turma 1
sábado: 08h30-16h40
Início: PREVISÃO DE INÍCIO: ABRIL/2022 Término: PREVISÃO DE TÉRMINO: ABRIL/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: Fevereiro/2022 Término: Abril/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
terça: 19h-22h40
quinta: 19h-22h40
Início: Abril/2023 Término: Abril/2024

Importante: Este curso tem atividades on-line, em dias e horários diferentes das aulas presenciais e que serão previamente informados para a turma.Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: 13/04/2022 Término: 10/12/2022

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
sábado: 08h-16h10
Início: 30/04/2022 Término: Maio/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais, que vão acontecer on-line, durante a semana das 19h10 às 22h45. Possíveis mudanças de datas e horários serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
sábado: 09h-17h10
Início: 04/03/2023 Término: 16/12/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma.Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
Início: 05/04/2022 Término: Dezembro/2022

Turma Confirmada. Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!
Você poderá atuar na área de marketing de empresas, agências e veículos de comunicação, como analista, consultor ou gestor de equipes com foco na área digital, além de empreender no próprio comércio eletrônico ou realizar a operação de e-commerce de terceiros.
Pessoas com graduação completa nas áreas de marketing, comunicação, administração, logística, tecnologia, publicidade e propaganda, tecnologia da informação, comércio eletrônico e programação, e que tenham interesse em atuar com marketing digital e e-commerce.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades do uso das mídias sociais como estratégia de marketing no ambiente da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações nas diversas redes sociais, com foco em resultados, diante das respostas do público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DE MARKETING NO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, mapeando os impactos da cultura da convergência e da comunicação transmídia, com o objetivo de esboçar o contexto da comunicação e da sociedade em rede. Apresenta os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, por intermédio da apresentação de cases
INBOUND MARKETING E CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
Aborda os caminhos de desenvolvimento da criação de narrativas. Apresenta linguagens criativas e inovadoras em ambientes virtuais interativos e imersivos. Caracteriza o marketing como parte integrante de experiências de marca. Trata o inbound marketing e o branded content como estratégias de atração de público e gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como:sites, blogs, podcasts, vídeos, redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
BRANDING E POSICIONAMENTO DIGITAL
Conceitua o branding na construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Define os objetivos de gestão e reputação das marcas no ambiente digital. Apresenta os conceitos de Storytelling na conexão e engajamento do consumidor na comunicação de marketing digital.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO DE PLANO DE MARKETING DIGITAL
Orienta o aluno na elaboração de plano para um negócio local, que englobe todas as etapas e áreas do marketing digital; de marketing de conteúdo (Inbound, Branded Content e Content Marketing) ou de marketing específico para ação nas mídias sociais que possibilite a compreensão de processo, desde o cronograma de trabalho, escolha de canais, ferramentas, mapeamento de público-alvo e a buyer persona, planejamento e monitoramento de performance e resultados.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E USER EXPERIENCENO E-COMMERCE
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo Attention, Interest, Desire, Action (AIDA), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Classifica o novo consumidor, definindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca. Especifica estratégias e táticas de marketing de relacionamento para atrair e manter estas personas no funil do e-commerce.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a relação do direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Apresenta as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Trata os aspectos do direito digital, por intermédio da Lei Brasileira de Proteção e Tratamento de Dados Pessoais, considerando certificação digital, crimes digitais, segurança da informação, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT, SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 2.0 E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda no digital. Descreve a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o Serviço de Atendimento ao Consumidor2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa. Aborda estratégias e táticas de marketing de relacionamento com o foco em resultados.
LOGÍSTICA APLICADA AO E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como: Planejamento do Relacionamento Interno (ERP) e Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
MONITORAMENTO E SEARCH ENGINE OPTIMIZATION EM MARKETING DIGITAL
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de Business Intelligence (BI), sua relação com o funil de compra, conversão e otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor. Trata as especificidades no ambiente digital, como os tipos de KPIs e a inter‐relação entre eles. Conceitua web analytics, sentimentos e ecossistemas. Delineia o planejamento de monitoramento e dashboards em função dos objetivos de marketing digital e ferramentas de monitoramento.
PLATAFORMAS DE E-COMMERCE E MEIOS DE PAGAMENTO
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis, bem como novos modelos e ferramentas voltadas à aplicabilidade no comércio eletrônico, tais como: QR Code, segunda tela, realidade aumentada, entre outros. Apresenta os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO DE VENDAS EM PLATAFORMA DE E-COMMERCE
Orienta os alunos para a elaboração de projeto de vendas no ambiente digital, desde a modelagem do negócio, definição de público e produto, escolha da plataforma, dos meios de pagamento, utilizando plataformas de E-commerce, Marketplace, Dropshipping, Social Commerce, Mobile commerce ou qualquer outro meio de comércio no ambiente on-line.
 
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Você conhecerá as oportunidades do uso das mídias sociais como estratégia de marketing no ambiente da comunicação, canais de mídias sociais e players de mercado, debatendo estratégias e planejamento de ações nas diversas redes sociais, com foco em resultados baseado nas respostas do público. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
FUNDAMENTOS DE MARKETING NO AMBIENTE DIGITAL
Presencial 24 horas.
Você saberá fundamentos do marketing digital e do comércio eletrônico, mapeando impactos da cultura da convergência e da comunicação transmídia, para esboçar a comunicação, a sociedade em rede e os processos da comunicação mercadológica a novos consumidores (prosumers). Esta disciplina tem 24 horas de atividades.
INBOUND MARKETING E CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Você aprenderá os caminhos de desenvolvimento da criação de narrativas, com linguagem criativa e inovadora em ambientes virtuais, interativos e imersivos. Também abordará o inbound marketing e o branded content e gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
BRANDING E POSICIONAMENTO DIGITAL
Presencial 24 horas
Você aprenderá o branding na construção, sua manutenção e a experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores, os objetivos de gestão e reputação das marcas no ambiente digital. Também entenderá os conceitos de storytelling na comunicação de marketing digital. Esta disciplina tem 24 horas de atividades.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Distância 8 horas
Você fará conexões com o mercado de trabalho, por meio de palestras, oficinas, seminários, aulas magnas e outras atividades, com profissionais da área para o desenvolvimento do autoconhecimento e realização de resultados. Esta disciplina tem 8 horas de atividades.
PROJETO: PLANO DE MARKETING DIGITAL
Distância 24 horas
Você criará um plano de negócio local, com todas as etapas e áreas do marketing digital, desde o cronograma de trabalho, escolha de canais, ferramentas, mapeamento de público-alvo e a buyer persona, planejamento e monitoramento de performance, e resultados. Esta disciplina tem 24 horas de atividades.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E USER EXPERIENCE NO E-COMMERCE
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Você aprenderá os conceitos sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo Attention, Interest, Desire, Action (AIDA), no marketing digital e do comércio eletrônico, com estratégias e táticas de relacionamento para atrair e manter estas personas no funil do e-commerce. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
DIREITO DIGITAL EM COMERCIO ELETRÔNICO
Presencial 24 horas / 8 horas
Você entenderá a relação do direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos, por meio de ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, além da relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT, SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 2.0 E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Você aprenderá sobre a gestão do relacionamento com o cliente e estratégias de vendas envolvendo a pré e a pós-venda no digital, a criação e gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações aos prospects. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
LOGÍSTICA APLICADA AO E-COMMERCE
Você entenderá a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, como: Planejamento do Relacionamento Interno (ERP) e Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM). Também entenderá operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos. Esta disciplina tem 24 horas de atividades.
MONITORAMENTO E SEARCH ENGINE OPTIMIZATION EM MARKETING DIGITAL
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Você aprenderá sobre a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas com as ferramentas de Business Intelligence (BI), compreendendo sua relação com o funil de compra, conversão e otimização ao negócio. Esta disciplina tem 24 horas de atividades.
PLATAFORMAS DE E-COMMERCE E MEIOS DE PAGAMENTO
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Você aprenderá sobre as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis. Também conhecerá novos modelos e ferramentas, como: QR Code, segunda tela, realidade aumentada, entre outros. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Distância 8 horas
Você continuará sua imersão com o mercado de trabalho com orientação de profissionais da área de abrangência do curso de especialização, abordando temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. Esta disciplina tem 8 horas de atividades.
PROJETO: VENDAS EM PLATAFORMA DE E-COMMERCE
Distância 24 horas
Você irá elaborar um projeto de vendas no ambiente digital, desde a modelagem do negócio, definição de público e produto, meios de pagamento, escolhendo e utilizando plataformas de e-commerce, marketplace, dropshipping, social commerce, mobile commerce ou outro meio de comércio digital . Esta disciplina tem 24 horas de atividades.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Marketing Digital e E-commerce. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  03/10/2022 a 01/03/2023

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.
Coordenador(es)Nilo Sergio Maziero Petrin
possantoamaro@sp.senac.brRenan Fernandes da Cunha e Anderson Diego Muller
poscampinas@sp.senac.br / anderson.dmuller@sp.senac.brProf. Dr Evange Assis
grupofcoposgraduacao@sp.senac.brRenato Bongiorno Bonfanti
postito@sp.senac.brAndré Luiz Logello de Lima
pos.osasco@sp.senac.brElaine Cristina de Souza Soldi e Eduardo Vicente Soares
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.brEmerson da Silva Mistico e Rodrigo Uliana Ferreira
possjriopreto@sp.senac.br / possjriopreto@sp.senac.brBelinda de Cassia Manfredini Silva
pos.sorocaba@sp.senac.brpossantoandre@sp.senac.brCorpo Docente

João Carlos Néto
Bacharel em Matemática pela Unib (1988), Mestre em Ciência da Computação (2002) pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Ciências (2013) pela Escola Politécnica da USP e Visiting Scholar (3 meses 2014) na Universidade da Califórnia - Los Angeles (UCLA). Atualmente, é pesquisador Pós-Doutorando no LARC-EP/USP e coordenador de cursos de Pós-graduação em Tecnologia da Informação no SENAC/SP.

Marvin Oliver Schneider
Pós-Doutorado em Ciência da Computação pela USP de São Carlos, Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de Karlsruhe (Alemanha), Mestre em Sistemas de Computação pela PUC-Campinas, MBA em Gestão de Projetos pela FGV e Bacharel em Informática pela Positivo. Atuou como Coordenador de Projetos na Aliança / Hamburg Süd em São Paulo e em outras empresas multinacionais durante mais de 15 anos, com envolvimento significativo em projetos de grande porte. Desde 2006 leciona em cursos de graduação e pós-graduação. É sócio do PMI, da SBC e da AAAI e publicou uma série de artigos em eventos e revistas, nacionais e internacionais. Possui certificações PMP, ITIL e Java.

Nilo Sergio Maziero Petrin
Professor na Pós Graduação do SENAC-SP nos cursos: Gestão e Governança de TI; Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI; Big Data (coordenador do curso). Pós Graduado Stricto Sensu MESTRADO em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino de Osasco, concluído em Maio/2005. Dissertação: "Fusões e Aquisições: Estratégias e Impactos de Implantação de Plataformas Tecnológicas para Processamento em Serviços Bancários de Varejo?; Pós Graduado Lato Sensu ESPECIALIZAÇÂO em Administração Financeira pela FEA - Faculdade de Economia e Administração da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, concluído em Julho/1992; Pós Graduado Lato Sensu ESPECIALIZAÇÃO em Administração de Empresas pela FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, concluído em Novembro/1991; Graduado em TECNOLOGIA em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana MACKENZIE, concluído em Novembro/1986; Graduado ELETROTÉCNICO pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, concluído em Novembro/1982. Voluntário do PMI - Project Management Institute, Chapter São Paulo. (set/2016 - atual), como Diretor de Programa de Projetos para Associados e Voluntários. Diretor Técnico na Max Solution - Energias Renováveis. (set/2015 - atual) Proprietário da ITP - Assessoria, Consultoria e Gestão. (mai/2004 - atual) Diretor de Projetos e Suporte ao Cliente na Fidelity Information Systems. (mai/2006 - mai/2015) Gerente Geral de Tecnologia no Banco Santander. (nov/2000 - mai/2006) Gerente de Desenvolvimento de Sistemas no Banespa. (dez/1984 - nov/2000) Analista no Bradesco. (out/1983 - nov/1984) Eletrotécnico na Bordaco. (jul/1980 - set/1983) Estagiário Eletrotécnico na CESP. (abr/1986 - nov/1986).

Professores Convidados


Amanda Albuquerque Gross
Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Antropologia pela Universidade de São Paulo, atuou nos últimos anos como Gerente de Canais Digitais do Banco Santander e Especialista em User Experience no Itaú-Unibanco. Teve a oportunidade de contribuir e atuar no processo de transformação digital dessas organizações, implementando e combinando métodos de design, análise de tendências, pesquisa com abordagens lean/agile para concepção de produtos, serviços e para definições de estratégia de UX/CX. Desde 2002 atua em projetos estratégicos de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços para empresas como: Coca-Cola, Microsoft, Intel, Bradesco e Nestle.

Clóvis Castelo Júnior
Mestre, Especialista e graduado em Administração de EAESP-FGV; MBA Executivo em Marketing pela ESPM. Professor de graduação e pós-graduação nas áreas de Estratégia, empreendedorismo e inovação. Possui larga experiência como executivo sênior da área de mercado em empresas nacionais e multinacionais e também atuou como coordenador acadêmico de MBAs. Foi Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC-PR) e coordenador geral de pós-graduação de grandes instituições em São Paulo. Atualmente é empresário da área de Educação no Brasil e nos EUA, realiza atividades de mentoria e assessora redes de investidores-anjo na avaliação de empresas startups.

Fernando Martins Collaço
Head de Conteúdo e Branding na PlayKids, onde lidera os times de curadoria de conteúdos da empresa, além das iniciativas de construção das marcas por meio dos canais de comunicação. É professor da pós-graduação em Marketing Digital no Senac, Mestre em Artes Visuais e Bacharel pela Unicamp e fundador do Atlas Media Lab.

Isadora Ortiz de Camargo
Professora Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e fellow da Universidad de Navarra (Pamplona/Espanha) em 2019. Pesquisadora do Grupo COM+ de Comunicação Digital da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde desenvolve estudos sobre geopolítica das mídias, modelos de negócios digitais e inovação. Jornalista de formação, também atua como Coordenadora de Conteúdos e Estratégias Digitais da Agência Internacional de Notícias EFE (Espanha) no Brasil.

Kleber José da Silva
Mestre em Engenharia da Computação com ênfase em Redes de Computadores pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2012), Pós-Graduado em Docência para o Ensino Superior na Faculdade Sumaré (2016) e Graduado em Sistemas de Informação pela UNIFIEO (2004). Possui 21 anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação em algumas empresas na região de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Armazenamento (Storage), Backup e Proteção de Dados, Virtualização e Computação em Nuvem. É sócio da empresa Pise4, uma consultoria na área de Infraestrutura de TI. Adicionalmente, iniciou uma startup em 2017, que oferecia serviços de Gestão de Negócios, Marketing Digital e Tecnologia: hospedagem e construção de sites, lojas virtuais e aplicativos e se manteve na operação durante 1 ano. Atua como Professor há mais de 8 anos na Graduação e há 5 anos na Pós-Graduação em diversos cursos e disciplinas relacionadas à Tecnologia, ultimamente especializado nas áreas de Comércio Eletrônico e Segurança da Informação.

Luiz Barboza
Graduado em Ciência da Computação pela UFPE e mestre em Engenharia de Software pelo IPT. Além do background técnico, possui formação em negócios, pôs graduação em Gestão de IT pela FIAP e MBA pela FGV. Iniciou a carreira técnica em empresas de software/internet de Pernambuco em 1995 como o C.E.S.A.R, após trabalhar 4 anos no mercado financeiro, Credicard, e cerca de 10 anos no mercado de telecomunicações, Nextel, sendo nos últimos 4 anos como consultor de negócios. Mais recentemente trabalha no desenvolvimento de novos negócios em M2M pela americana Parlacom e em 2015 com marketing digital pela MatchCraft da Califórnia. Como carreira academia, iniciou como docente em 2008 no Centro Universitário Senac, após isto atuou na FIAP e leciono atualmente na Anhembi Morumbi.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Anderson Muller
Diretor de Mídias Digitais e teleducação da TVTEC Jundiaí
Coordenador do curso de pós-gradução em Marketing Digital e E-commerce do Senac Campinas.
Foi coordenador de Produção Multimídia do Vix, um dos maiores publishers do mundo com 75 milhões de seguidores.
Vencedor po prêmio Globo de melhor produção de contéudo entre as afiliadas.
Trabalhou em Afilidas da TV Globo e TV Cultura
É jornalista com MBA em Gestão de Marketing Digital

  Curriculo Lattes
Corpo Docente

Evange Elias Assis
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP (2010), Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)/SP(2007), Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela ECA/USP(1987). Pós-doutorado em andamento pela ECA/USP. Atualmente é professora da área de Marketing na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Coordenadora Acadêmica do Curso de Pós-Graduação/Especialização em Marketing no Varejo do Senac- Unidade FCO. Integra como pesquisadora o Grupo de Estudos da Marca - GEMA da PUC/SP. Atua há mais de 25 anos nas áreas de marketing e comunicação, interessando-se especialmente por estratégias de marketing e comunicação, comportamento do consumidor e gestão de produtos e marcas.

Corpo Docente

Nilo Sergio Maziero Petrin
Mestre em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação de Ensino de Osasco (2005). Especialista em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (1991). Especialista em Administração Financeira pela FEA-USP (1992). Especialista em Mediação e Arbitragem Internacional pelo INAMA (2001). Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie (1986). Graduado em Eletrotécnica pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (1982). Professor de pós-graduação no Centro Universitário SENAC-SP, desde 2015. Diretor de Projetos; Diretor de Suporte ao Cliente; Gerente Geral de TI; Gerente de Desenvolvimento de Sistemas; Coordenador; Analista de Sistemas; com mais de 30 anos de experiência em Tecnologia da Informação e da Comunicação, em grandes instituições financeiras, nacionais e internacionais: Bradesco; Banespa; Santander; Fidelity. Eletrotécnico, com atuação em geração e conservação de energia nas empresas: CESP; Bordaco. Empreendedor em Energias Renováveis, Eficiência Energética e Sustentabilidade. Proprietário da ITP - Assessoria, Consultoria e Gestão. Voluntário na diretoria de Associados e Parecerias do PMI - Chapter São Paulo. Consultor; Escritor; Mentor; Palestrante.
  Curriculo Lattes
Fernando Martins Collaço
Mestre em Artes Visuais com enfoque em TV e Minisséries pela Unicamp e Bacharel em Midialogia pela mesma instituição, é Head de Conteúdo da PlayKids. Tem experiência como Gerente de Projetos na agência Lukso, onde atendeu Heineken, Volvo e Mars, além de passagens por outras agências como Analista de Marketing Digital e de Conteúdo. Já trabalhou como roteirista no Ministério da Educação e como editor de vídeos na TV Record. É sócio fundador e professor na Atlas Media Lab, escola de cursos de Comunicação em São Paulo.

Amanda Gross
Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Antropologia pela Universidade de São Paulo, atuou nos últimos anos como Gerente de Canais Digitais do Banco Santander e Especialista em User Experience no Itaú-Unibanco. Teve a oportunidade de contribuir e atuar no processo de transformação digital dessas organizações, implementando e combinando métodos de design, análise de tendências, pesquisa com abordagens lean/agile para concepção de produtos, serviços e para definições de estratégia de UX/CX. Desde 2002 atua em projetos estratégicos de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços para empresas como: Coca-Cola, Microsoft, Intel, Bradesco e Nestlè.

Maria Luiza Piccioli
Mestre em Gestão Internacional pela ESPM ¿ Escola Superior de Propaganda e Marketing e graduada em Comunicação Social pela FAAP ¿ Fundação Armando Álvares Penteado. Sócia diretora da empresa Piccioli Marketing de Relacionamento e Conselheira da Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto). Atualmente, é professora de pós-graduação e MBA, nos cursos de ensino a distância (EAD) da ESPM. Foi professora dos cursos de graduação da ESPM, no período de 2009 até 2017, e professora do curso de especialização em Marketing Direto da ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto). Possui larga experiência na construção e administração de projetos de CRM e desenvolvimento de campanhas com foco em atendimento e gestão de clientes. É especialista em comunicação e marketing, com experiência em planejamento estratégico e implementação de projetos junto a grandes marcas de diferentes segmentos de mercado como: indústria automobilística, construção civil, farmacêutico, financeiro, entre outros. Toda experiência acumulada tem feito com que os trabalhos atinjam resultados significativos, reconhecidos nas melhores premiações dos setores de comunicação e marketing.

Renato Bongiorno Bonfanti
Pós-Graduado em Gestão em Web Ferramentas e Tecnologias Aplicadas pelo Centro Universitário SENAC/SP e graduado em Sistemas de Informação pela FIAP/SP. Autor dos livros Implementação de Negócios Digitais (2017) e Estruturas de Negócios Digitais (2016) publicados pela Editora SENAC e palestrante em importantes eventos de tecnologia como FutureCom, LATAM Retail Show, E-commerce Brasil, Road Show de TI SENAC e Campus Party, com temas relacionados a tecnologia e inovação. Atua também como analista de negócios e desenvolvedor web especialista em e-commerce, realizando consultoria e treinamento para grandes corporações. Conta ainda com certificações técnicas renomadas, tais como Technical SEO Exam (SEMRush), Inbound Marketing Certification (Hubspot), Marketing in a Digital World (Illinois em Urbana-Champaign) e Google Analytics Individual Qualification (Google).
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

Corpo Docente

Eduardo Vicente Soares
Jornalista e Publicitário, especialista em Mídias Digitais, Marketing digital e Branded Content. Professor Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas. Especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e Eventos e em Docência na Educação Superior. Atualmente é professor e coordenador dos cursos de pós-graduação em Mídias Digitais, Marketing digital e E-commerce e Gestão de Negócios no SENAC Ribeirão Preto. Também é Professor em Produção Publicitária (foto, áudio, vídeo e digital), em Marketing de Varejo e Serviços, Comunicação Multimeios e Promoção de Vendas, no Uni-FACEF. Desenvolve projetos e pesquisa na área de transmídia, mídias digitais e novas linguagens de comunicação. Tem experiência com disciplinas EAD nas plataformas AVA e Blackboard. Também é Vice-Presidente da APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) e participa da Diretoria Executiva e Conselho, onde coordena a APP Estudantil. Também é colunista do Mundo Digital na rádio CBN Ribeirão Preto e na Revista Zumm.
  Curriculo Lattes
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Emerson Místico


Corpo Docente

Bruno José Viana Kortz
Professor de ensino superior na FATEC Itapetininga/SP, nas disciplinas: Marketing Internacional, Gestão estratégica Internacional, Gestão de projetos, Projetos em comércio exterior e Administração Geral. Professor em Pós-graduação no Senac Sorocaba/SP, nas disciplinas: Fundamentos em Marketing Digital, Plano de Projeto de Marketing e Conexão com o Mercado. Professor em Pós-graduação no MBA em comércio exterior da UNISO de Sorocaba, na disciplina: Marketing Internacional. Mestrando em Administração pela UFSCar, unidade Sorocaba/SP. Linha de pesquisa: Gestão de cadeia de suprimentos. Possui graduação em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). MBA em Marketing, pela Universidade de Sorocaba (2009). MBA em Gestão Comercial, na FGV Sorocaba (2021) Atuo como Especialista em Inteligência de Mercado pela 3k Marketing (Segmentação: Geográfica, Demográfica, Psicográfica, Comportamental, Marketing de Massas, Marketing one-to-one, Marketing Concentrado e Marketing de Nichos). Sólida Experiência em Prospecção de Clientes, Gerenciamento de Redes Sociais, Imagem Organizacional, Impulsionamento Digital e Geração de Leads Qualificados.

Clayton Esteves dos Reis
Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Universidade Paulista - UNIP), com pós-graduação em Docência do Ensino Superior (Universidade Paulista - UNIP) e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba - UNISO. Coordenador e professor dos Cursos Comunicação Social Publicidade e Propaganda e Jornalismo - UNIP Sorocaba - SP, Coordenador da Agência Experimental de Comunicação - UNIP Sorocaba - SP, e também professor no curso Tecnológico de Design Gráfico - UNIP Sorocaba - SP. Com experiência de mercado em televisão, atuando como Coordenador de Artes da Tv Tem (maior afiliada Globo do estado de São Paulo), desde 2016, ilustrador do editorial de charges Cantinho do Clayton Esteves no globoesporte.com/TVTem. Sócio-diretor na Ilustranima, produtora audiovisual especializada em criação e animações de personagens, motion design e VFX (composição gráfica sobre o vídeo). Diretor de arte/ilustrador na Xexeleco Produções, projeto audiovisual de animações e músicas infantis para plataformas digitais.

Fàbian Romano
Possui graduação em Administração pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Tibiriçá (1992), pós-graduação em Administração Contábil e Financeira pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP (1993), Especialista em Redes / Internet / Intranet e Extranet pela Cyclades e UNIFIEO, Mestrado em Administração pelo Centro Universitário FIEO (2004). Pós-graduação/MBA em Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes, no UNIFACENS, que possui ferramentas inovadoras e metodologias ativas de ensino, além de um Living Lab. de cidades inteligentes, premiado internacionalmente, com foco em hands on. CEO da Vip-Systems Informática & Consultoria Ltda, empresa de tecnologia, inovação, consultoria e software house. Como CEO da Vip-Systems Tecnologia & Inovação desde 1993, tem se dedicado à Gestão Financeira e Administrativa além do Gerenciamento de Projetos Tecnológicos desenvolvidos de forma customizada e inovadora, envolvendo-se, desde o levantamento de requisitos, planejamento, escopo, documentação, estrutura e validação de dados, planejamento de riscos e auditoria de sistemas de informação. Colabora também na definição e desenvolvimento da escolha da linguagem de programação, bem como na plataforma em que será desenvolvido o aplicativo e suas respectivas integrações com devices e outros sistemas externos.

Jéssica de Almeida Bastida Raszl
Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Sorocaba (2003), graduação em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (2008) e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (2015). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, poema, antologia e samba caipira, cultura, comunicação.

Vanessa de Toledo Costa Sanson
Advogada, docente, mediadora judicial e palestrante. Possui graduação em Direito, Formação de Mediador Judicial - Tribunal de Justiça de SP/SP, Mestre em Direitos Humanos e Doutoranda em Educação. Atuação e docência na Area Civil. Especialista em Direito Empresarial e Condomínios e solução de Conflitos em Geral. Atualmente docente na Universidade de Sorocaba (UNISO)/SP.

Dra. Belinda de Cássia Manfredini Silva
Possui Bacharelado em Ciências - Habilitação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), Licenciatura em Ciências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), graduação em Pedagogia Habilitação Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Prof. Carlos Pasquale (1988), Especialista em Design Instrucional e Tutoria EAD, Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Saneamento Ambiental (1997) e Doutorado em Saúde Ambiental, com foco em tratamento e reuso de água (2003). Atualmente é Consultora da Qualidade no HIDROLABOR LABORATORIO DE CONTROLE DE QUALIDADE LTDA., Professora nível 1 de Pós-graduação em Sistemas de Gestão Integrados e Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI, no SENAC de Sorocaba, SP. Tem experiência profissional em gerenciamento de projetos, foco em portifólio e qualidade, consultoria na área ambiental (recuperação de áreas degradadas, licenciamento e certificações), bem como na área de sistemas de gestão da qualidade e ambiental (implantação e implementação dos sistemas de gestão integrados ISO 9001 e ISO 14001 e implementação de Sistema de Gestão da Qualidade em laboratórios de ensaio pela ISO 17025, formação em auditor líder pela BUREAU VERITAS, em Sistemas de Gestão integrados.

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