Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Design para a Movelaria

Design para a Movelaria

Você se especializará no desenvolvimento de projetos técnicos e criativos de móveis ou sistemas de mobiliário destinados a ambientes domésticos, corporativos ou urbanos para produção unitária ou em série.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em escritórios de design voltados ao projeto de mobiliário, além de trabalhar em equipes de desenvolvimento de novos projetos em empresas moveleiras. Também poderá empreender como designer autônomo.
Pessoas com graduação completa em cursos de design, arquitetura ou engenharia ou em outras áreas que tenham vínculo com o projeto ou a produção de mobiliário.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
PROJETO, REPRESENTAÇÃO E LINGUAGEM
Analisa a linguagem contemporânea do design em suas manifestações recentes à luz da gênese de sua origem e antecedentes. Estuda e desenvolve o pensamento icônico e a consciência das várias linguagens, bem como exercita a exploração das potencialidades criativas do intercâmbio e da tradução entre múltiplas linguagens visando à proposição de hipóteses inovadoras de mobiliário.
LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE PROJETO PARA MOVELARIA
Promove, a partir de estratégias metodológicas oriundas da Biônica, a experimentação centrada na consciência do suporte físico do pensamento projetual – ou seja, de sua sintaxe –, visando a proposição de novas hipóteses de mobiliário, incluindo outras estratégias, como as matemáticas. Incentiva a pesquisa em projetos com componentes mecânicos e dinâmicos
PROJETO DE MOBILIÁRIO: HISTÓRIA, TEORIA E FUNDAMENTOS
Analisa as transformações no território da cultura, destacando a relação entre memória e inovação e suas teorias. Analisa o produto, mobiliário, em particular, sob o ponto de vista da relação entre consciência de linguagem e inovação, entendida como estratégia para a proposição de novas hipóteses de produtos. Estuda a história do design e, particularmente, do mobiliário, com ênfase nas formulações teóricas e nas descontinuidades decorrentes de conquistas no âmbito da técnica – materiais e processos de produção.
CONEXÃO COM O MERCADO DE DESIGN DE MOBILIÁRIO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: MOBILIÁRIO RESIDENCIAL
Investiga as possibilidades do projeto de mobiliário residencial a partir de procedimentos metodológicos pertinentes, com ênfase na consciência dos materiais e processos de produção, seus critérios e métodos envolvidos, e de questões relacionadas aos campos da cultura e modos de morar, da representação e linguagem, das demandas contemporâneas, da sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente.
PROJETO: MOBILIÁRIO URBANO
Promove a investigação no âmbito do projeto de mobiliário urbano a partir de procedimentos metodológicos pertinentes, com ênfase na consciência dos materiais e processos de produção envolvidos e de questões relacionadas aos campos da cultura, da representação e linguagem e da sustentabilidade, sob a ótica das mudanças de comportamento social e atividades no espaço das cidades.
PROJETO: MOBILIÁRIO INSTITUCIONAL
Promove a investigação no âmbito do projeto de mobiliário institucional a partir de procedimentos metodológicos pertinentes, com ênfase na consciência dos materiais e processos de produção, seus critérios e métodos envolvidos, e de questões relacionadas aos campos da cultura, da representação e linguagem, das demandas contemporâneas, mudanças no comportamento corporativo, da sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente.
PROJETO E GESTÃO DO DESIGN
Discute o empreendedorismo e suas relações com o desenvolvimento econômico e social, abordando o conceito de inovação tecnológica como fator de prospecção projetual e de competitividade empresarial, mapeando os principais estímulos disponíveis no contexto nacional.
PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE MOBILIÁRIO
Investiga projeto e execução de mobiliário a partir de experimentos e testes pertinentes para o sucesso de uma pesquisa, com consciência da coerente relação entre materiais e processos de produção envolvidos e de como levar a cabo uma proposição que abranja as questões relacionadas aos campos de seu significado na cultura, no desenvolvimento da linguagem do design, considerando ainda a sustentabilidade e meio ambiente.
CONEXÃO COM O MERCADO DE DESIGN DE MOBILIÁRIO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também irá desenvolver estratégias de solução de problemas e estudos de casos, além de vivenciar situações reais do mercado de trabalho em laboratórios específicos.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Design para a Movelaria. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp