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Gestão de Marketing

Objetivos:
- Planejar, propor estratégias, definir, executar e gerir as táticas de marketing medindo e avaliando sua eficácia no contexto organizacional;
- Estruturar soluções criativas e tecnológicas, sendo agente propulsor da busca de tendências e de inovação para o negócio, propondo soluções de marketing;
- Elaborar planos de marketing, com base na inovação, conhecimento sobre o consumidor e as tecnologias com o intuito de promover a marca do cliente;
- Executar planos de Marketing, organizando suas ações, a fim de que os planos sejam consistentes, inovadores e geradores de resultados para as organizações.

Carga horária: 360 horas

Aplicação
O aluno do curso Gestão de Marketing terá competência para analisar o contexto da organização em que trabalha e as características do mercado nacional e global com o objetivo de identificar caminhos e novas oportunidades que respondam aos desafios empresariais no cenário atual de alta competitividade e transformação contínua.

Panorama de mercado
Na apresentação intitulada O Marketing do Futuro, segundo a Gartner Group, em 2017, a área de marketing terá um budget (orçamento) em tecnologias maior do que as próprias áreas de Tecnologia das Informação das empresas. O desenvolvimento do marketing foi alçado para as esferas mais estratégicas das organizações, mas isso também se deveu a profundas mudanças que o próprio marketing também vem sofrendo, inclusive em seus conceitos mais básicos.

No Brasil é possível perceber a mudança nas empresas e na vida profissional dos executivos de marketing. No final do ano passado a consultoria Michel Page e o Mundo do Marketing realizaram uma pesquisa para detectar o perfil do profissional de Marketing nos país. As questões mais relevantes apontadas pelos entrevistados foram poder enfrentar os desafios que eles acreditam serem os mais importantes, como conseguir mostrar efetivamente o valor que o Marketing pode proporcionar à organização e a constante necessidade de adaptar-se com rapidez às mudanças de mercado e do comportamento do público-alvo.

Neste sentido, mais do que ser mais um curso de Gestão de Marketing disponível no mercado, trata-se de um programa atual que capacita os alunos nos fatores fundamentais para o exercício da atividade bem como aqueles se tornaram requisitos nos últimos anos em função das transformações em que o mundo e o mercado vem passando.

Profissionais com diploma de graduação, que atuem em funções executivas de supervisão, coordenação, chefia e gestão da área de marketing e setores correlatos; em início da carreira gerencial que necessitem de conhecimento e capacitação das novas práticas mercadológicas para atuarem no mercado competitivo atual; empresários e empreendedores, com diploma de graduação, que buscam implantar a gestão e aprimorar as técnicas de marketing em empresas próprias ou naquelas em que atuam.
GESTÃO DE MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Apresenta visão geral do conceito de marketing e discute sua função e capacidade de gerar valor às organizações e à sociedade, identificando as tarefas da gestão de marketing e aborda a gestão de suas variáveis controláveis: os 4 Ps. Apresenta os principais conceitos sobre comportamento do consumidor, avaliando a diversidade do cliente, suas necessidades, personalidade e motivações na tomada de decisão de compra, a fim de fornecer bases para o desenvolvimento do plano de marketing.
PESQUISA DE MARKETING
Apresenta a pesquisa de marketing como ferramenta para a gestão do conhecimento e auxílio na tomada de decisão nas organizações, abordando as etapas da realização de pesquisa de marketing, os métodos de pesquisa, fontes de informação e a importância do Sistema de Informação de Marketing (SIM) como vantagem competitiva.
GESTÃO DE PROJETOS
Apresenta os conceitos básicos de gerenciamento de projetos, propiciando condições para que se desenvolvam as competências necessárias para atuar no contexto gerencial das organizações.
GESTÃO FINANCEIRA E PRECIFICAÇÃO
Apresenta os princípios de matemática financeira e conceitos de finanças, como fluxo de caixa, valor Presente/Futuro, taxa de retorno e formas de financiamento de investimentos. Apresenta os conceitos de preço, custo e valor e demonstra as políticas e as etapas para a determinação de preço, abordando os princípios do ponto de equilíbrio operacional (para precificação por custo) e ponto de equilíbrio econômico, bem como a elasticidade de preço da demanda (para precificação por mercado). Discute os movimentos de preços dos concorrentes e as estratégias de preço, considerando a economia, o posicionamento da marca, o mercado consumidor e os concorrentes.
GESTÃO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS
Aborda os principais conceitos sobre produtos e serviços desde a criação, até o desenvolvimento e a gestão do seu ciclo de vida, discutindo sobre a dimensão da demanda mercadológica em relação a definição e análise do portfólio de produtos e serviços. Aborda a identidade e o posicionamento de marcas e as estratégias para sua construção e gerenciamento.
GESTÃO DE ATENDIMENTO E CANAIS DE MARKETING
Apresenta técnicas de abordagem ao cliente, atendimento e vendas, associando aos variados modelos de negociação, abordando os canais de marketing físicos e virtuais como geradores de vendas e de relacionamento com o cliente.
GESTÃO DE PESSOAS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Aborda a importância do fator humano e de sua gestão nas relações entre empresa, cliente interno e cliente externo, tipos de cultura e estilos de gestão, discutindo modelos e práticas de liderança. Analisa aspectos de personalidade que interferem no processo de gestão, discutindo a relação entre o convívio dos grupos sociais e o desenvolvimento do indivíduo enquanto profissional, e como o resultado desse processo reflete na cultura organizacional e nos resultados empresariais.
GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA E MARKETING DIGITAL
Apresenta o planejamento da comunicação integrada, abordando o gerenciamento e a aplicação das ferramentas do ¿mix¿ de comunicação de massa e das comunicações pessoais (tais como a propaganda, relações públicas, eventos, promoção de vendas e merchandising, marketing direto, interativo, força de vendas, etc.), assim como sua integração para alcançar o público-alvo no contexto da vida moderna. Explora o uso e aplicação de novas mídias, novas plataformas e meios de comunicação.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Apresenta e discute as etapas para elaboração do planejamento de marketing, analisando o seu alinhamento com o plano estratégico empresarial. Discute e consolida os objetivos do plano de marketing com foco na segmentação de mercado, abordando a elaboração de estratégias e táticas de produtos, preços, comunicação e distribuição.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, possibilitando a escolha do tema a ser investigado, bem como o tipo de pesquisa a ser realizado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Fornece instrumentos e ferramentas para elaborar, formatar e apresentar textos acadêmicos em geral, do trabalho de conclusão do curso em particular, a partir dos procedimentos da metodologia científica e segundo as normas da ABNT. Oferece condições para o desenvolvimento do pré-projeto de pesquisa.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III
Proporciona condições metodológicas e técnicas para que o aluno desenvolva e apresente o Trabalho de Conclusão de Curso.
 
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GESTÃO DE MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Apresenta visão geral do conceito de marketing e discute sua função e capacidade de gerar valor às organizações e à sociedade, identificando as tarefas da gestão de marketing e aborda a gestão de suas variáveis controláveis: os 4 Ps. Apresenta os principais conceitos sobre comportamento do consumidor, avaliando a diversidade do cliente, suas necessidades, personalidade e motivações na tomada de decisão de compra, a fim de fornecer bases para o desenvolvimento do plano de marketing.
PESQUISA DE MARKETING
Apresenta a pesquisa de marketing como ferramenta para a gestão do conhecimento e auxílio na tomada de decisão nas organizações, abordando as etapas da realização de pesquisa de marketing, os métodos de pesquisa, fontes de informação e a importância do Sistema de Informação de Marketing (SIM) como vantagem competitiva.
GESTÃO DE PROJETOS
Apresenta os conceitos básicos de gerenciamento de projetos, propiciando condições para que se desenvolvam as competências necessárias para atuar no contexto gerencial das organizações.
GESTÃO FINANCEIRA E PRECIFICAÇÃO
Apresenta os princípios de matemática financeira e conceitos de finanças, como fluxo de caixa, valor Presente/Futuro, taxa de retorno e formas de financiamento de investimentos. Apresenta os conceitos de preço, custo e valor e demonstra as políticas e as etapas para a determinação de preço, abordando os princípios do ponto de equilíbrio operacional (para precificação por custo) e ponto de equilíbrio econômico, bem como a elasticidade de preço da demanda (para precificação por mercado). Discute os movimentos de preços dos concorrentes e as estratégias de preço, considerando a economia, o posicionamento da marca, o mercado consumidor e os concorrentes.
GESTÃO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS
Aborda os principais conceitos sobre produtos e serviços desde a criação, até o desenvolvimento e a gestão do seu ciclo de vida, discutindo sobre a dimensão da demanda mercadológica em relação a definição e análise do portfólio de produtos e serviços. Aborda a identidade e o posicionamento de marcas e as estratégias para sua construção e gerenciamento.
GESTÃO DE ATENDIMENTO E CANAIS DE MARKETING
Apresenta técnicas de abordagem ao cliente, atendimento e vendas, associando aos variados modelos de negociação, abordando os canais de marketing físicos e virtuais como geradores de vendas e de relacionamento com o cliente.
GESTÃO DE PESSOAS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Aborda a importância do fator humano e de sua gestão nas relações entre empresa, cliente interno e cliente externo, tipos de cultura e estilos de gestão, discutindo modelos e práticas de liderança. Analisa aspectos de personalidade que interferem no processo de gestão, discutindo a relação entre o convívio dos grupos sociais e o desenvolvimento do indivíduo enquanto profissional, e como o resultado desse processo reflete na cultura organizacional e nos resultados empresariais.
GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA E MARKETING DIGITAL
Apresenta o planejamento da comunicação integrada, abordando o gerenciamento e a aplicação das ferramentas do mix de comunicação de massa e das comunicações pessoais (tais como a propaganda, relações públicas, eventos, promoção de vendas e merchandising, marketing direto, interativo, força de vendas, etc.), assim como sua integração para alcançar o público-alvo no contexto da vida moderna. Explora o uso e aplicação de novas mídias, novas plataformas e meios de comunicação.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Apresenta e discute as etapas para elaboração do planejamento de marketing, analisando o seu alinhamento com o plano estratégico empresarial. Discute e consolida os objetivos do plano de marketing com foco na segmentação de mercado, abordando a elaboração de estratégias e táticas de produtos, preços, comunicação e distribuição.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, possibilitando a escolha do tema a ser investigado, bem como o tipo de pesquisa a ser realizado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Fornece instrumentos e ferramentas para elaborar, formatar e apresentar textos acadêmicos em geral, do trabalho de conclusão do curso em particular, a partir dos procedimentos da metodologia científica e segundo as normas da ABNT. Oferece condições para o desenvolvimento do pré-projeto de pesquisa.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III
Proporciona condições metodológicas e técnicas para que o aluno desenvolva e apresente o Trabalho de Conclusão de Curso.
 
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Proposta metodológica
O curso de Especialização em Gestão de Marketing foi concebido para desenvolver as competências necessárias para a formulação de estratégias, planejamento e gerenciamento de produtos e serviços no ambiente mercadológico atual.

Para isso, busca promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos e os professores, visando o desenvolvimento de competências. Para tanto, é necessário que os conteúdos, vistos como insumos, sejam trabalhados de forma contextualizada e significativa, considerando as competências prévias dos alunos como ponto de partida para a descoberta e a construção de novas competências.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Gestão de Marketing (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  6 de maio a 30 de agosto de 2019*.

*Verificar datas das inscrições nas localidades, conforme abaixo:

Senac São José do Rio Preto: até 24 de setembro de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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