Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Design Branding

Design Branding

Você se especializará no desenvolvimento de projetos inovadores para criar marcas de instituições, produtos e serviços aplicando processos e métodos de design com estratégia e criatividade.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em projetos para criar marcas e desenvolver estratégias de comunicação e implantação de branding em empresas e contextos que demandam profissionais com capacidade de integrar e coordenar equipes multidisciplinares.
Pessoas com graduação completa em design, comunicação, administração e economia, além de profissionais interessados, que atuam ou desejam atuar em gestão e branding.

Importante: Para pessoas com outras formações será solicitada, no momento da inscrição, a entrega de uma carta de intenções que apresente e justifique o interesse no curso.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
COMUNICAÇÃO LINGUAGEM E SENTIDO
Estuda o design gráfico como produção de sentido e significado, tendo em vista a relação produção, mídia e recepção. Tem, como base conceitual, a semiótica de Charles S. Peirce, estabelecendo a comunicação e a informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação. Estimula a percepção e a leitura semiótica da produção imagética editorial impressa e digital presentes na sociedade tecnológica e informacional.
HISTÓRIA DO DESIGN
Estuda o design gráfico na sua acepção de leitura historiográfica e leitura de linguagem, num sentido paradigmático, considerando a evolução e a expansão das linguagens, das mídias e das diversas técnicas de produção. Proporciona a percepção do design como configuração de estruturas e linguagens, o seu papel na cultura das mídias e seu estatuto de representação e linguagem.
TIPOGRAFIA
Aborda conhecimentos sobre a história da tipografia em seu amplo contexto partindo dos primeiros sistemas de escrita até a tipografia digital. Estuda anatomia, nomenclatura e classificação de estilos, passando por conceitos de legibilidade e de representação simbólica, para compreender a linguagem tipográfica tanto no seu aspecto verbal como no seu aspecto visual. Fornece bases instrumentais de composição de textos e para a construção visual da comunicação, considerando a relação entre produto e público-alvo.
CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN TENDÊNCIAS
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: DESIGN EXPERIMENTAL
Desenvolve experimentações gráficas a partir dos elementos da linguagem visual, espaço, proporção, cor, tensão, movimento, ritmo, harmonia, contraste e equilíbrio, visando à formação de repertório em design. Investiga os aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos utilizando as grades tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais.
DESIGN E BRANDING: IMERSÃO E PROBLEMATIZAÇÃO
Instiga o mapeamento de problemas, a construção de perguntas e a geração de possibilidades de resolução, na perspectiva do design corporativo, considerando o processo de racionalização, elasticidade e expansão de marcas. Estimula a construção de repertório que possibilita experimentação gráfica e a reflexão sobre acertos e erros na construção de identidades corporativas, de produtos e serviços.
GESTÃO DE MARCAS E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Aprofunda os conceitos de micro e macroeconomia. Discute os desdobramentos administrativos da marca: logística, produção, pontos de distribuição. Apresenta o conceito de prossumidor –produtor/consumidor, e os debates em torno de mercado global e de mercado local, com o objetivo de detectar oportunidades e perceber a função das estratégias de marketing no processo de inovação, definição de planos de negócios e construção de relevância e valor para as marcas.
DESIGN E BRANDING: PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Aplica os conceitos de planejamento estratégico em Design, problematizando aspectos relacionados à visão e imagem desejadas pela marca, seu diferencial, sua identidade, relevância e valores, com ênfase em como esses aspectos são apresentados e percebidos pelo usuário-consumidor. Desenvolve os elementos visuais e verbais de marca e apresenta o Manual de Identidade como ferramenta para o gerenciamento das expressões de marca em seus diversos pontos de contato.
DESIGN E CONSUMO
Analisa a importância das estratégias de comunicação, persuasão, sedução e encantamento implementadas pelo design de marcas, que instigam experiências de compra e experiências de uso, na perspectiva da discussão da cultura material e da crítica à cultura de consumo, como base da construção de identidades e subjetividades, portanto de relações entre o eu e o outro, o eu e o mundo.
PROJETO: DIGITAL BRANDING
Aborda a complexidade e desdobramentos de projetos de branding e discute a rede de significados que se estabelecem por meio do uso de novas mídias, que garantem a interatividade e conectividade no âmbito social. Reflete sobre como os diversos suportes auxiliam na implementação dos valores da marca e seu registro na memória dos sujeitos, para garantir que se estabeleçam e/ou se mantenham vínculos de afeto e confiança com relação à marca.
DESIGN E BRANDING: IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO
Estimula a criação de novas possiblidades para produtos e serviços, diante dos problemas e desafios de maior complexidade, com a finalidade de propor soluções e estratégias de desenvolvimento e implantação de marcas, respeitando a história, ao mesmo tempo em que se estabelecem parâmetros inovadores.
ANTROPOLOGIA E COMPLEXIDADES CONTEMPORÂNEAS
Examina os conceitos e fundamentos da cultura como um dos eixos de desenvolvimento humano, com ênfase na diversidade cultural. Apresenta a reflexão sobre a necessidade de pertencimento, a importância dos vínculos afetivos, a busca de conquistas sociais, status, na perspectiva histórica e global, a partir de teorias que trabalham a complexidade da sociedade nos espaços urbanos. Provoca uma compreensão da noção de sustentabilidade para o setor e fornece instrumentos para a reflexão crítica sobre os valores hegemônicos.
CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN CONTEMPORÂNEO
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também poderá realizar exercícios, análise de produtos editoriais e vivenciar simulações de situações reais de trabalho em laboratórios específicos.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Design Branding. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso