Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Farmácia Clínica e Hospitalar

Farmácia Clínica e Hospitalar

Você se especializará em farmácia clínica e hospitalar, aprendendo sobre monitoramento e acompanhamento farmacoterapêutico, de acordo com as metas internacionais de segurança do paciente, além de gestão, dispensação e logística farmacêutica.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Registre seu interesse no botão ao lado ou envie mensagem para poscampinas@sp.senac.br

1ª Etapa ¿ Acesse o link de inscrição e cadastre-se no portal do Senac. Após confirmação do cadastro inscreva-se online no curso escolhido.

2ª Etapa ¿ Após efetuar a inscrição enviar a documentação abaixo indicando na linha de assunto ¿seu nome completo¿ e ¿curso pretendido¿:

¿ Diploma de graduação (cópia frente e verso) e currículo profissional para o e-mail poscampinas@sp.senac.br .

A coordenação entrará em contato para agendamento da reunião de alinhamento.

Após estas etapas a equipe da Pós-graduação entrará em contato para orientações sobre a conclusão do processo de matrícula.

As matrículas deverão ser efetivadas dentro do período estabelecido ao candidato, por e-mail. Os candidatos aprovados serão chamados até que as vagas se esgotem.

Pré-requisito: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior à data de início das aulas.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso
Etapas do Processo de Ingresso

Inscrição on-line, análise de currículo e entrevista presencial, em data a ser agendada.
Site: www.sp.senac.br/sorocaba.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Em qualquer momento, caso existam dúvidas quanto ao processo seletivo ou ao curso, entre em contato conosco através dos telefones 3336-2039 ou 3336-2067, e-mail postiradentes@sp.senac.br.

 
Investimento
Horário do Curso
Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
Início: 25/04/2019 Término: 18/06/2020

Aulas semanais e presenciais.Turma 1
terça: 08h-11h35
quinta: 08h-11h35
Turma 2
segunda: 19h20-22h55
quarta: 19h20-22h55
Início: TURMA A - 28/03/2023, TURMA B - 29/03/2023 Término: TURMA A - 15/12/2023, TURMA B - 11/12/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!
Você poderá atuar em hospitais e serviços de saúde, realizando atividades clínicas e de gestão que impactam diretamente nos custos, na qualidade, na segurança e nos resultados das terapias medicamentosas de pacientes.
Pessoas com graduação completa em Farmácia.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR E GESTÃO FARMACÊUTICA
Apresenta os principais conceitos sobre organização hospitalar, destacando aspectos como classificação eestrutura física. Discute os fundamentos da administração correlacionando-os à gestão farmacêutica com ênfase na organização, coordenação, planejamento e controle de atividades administrativas em seus diversos níveis de atuação nos serviços de saúde. Aborda a liderança como elemento fundamental para a atuação profissional.
SISTEMAS DE DISPENSAÇÃO E CENTRAL DE MISTURAS ENDOVENOSAS
Estabelece os critérios necessários para a seleção do sistema de dispensação, avaliando a padronização de medicamentos para composição do arsenal terapêutico do hospital, visando a otimização dos resultados clínicos e o atendimento aos princípios norteadores do uso racional de medicamentos, com base em avaliações farmacoeconômicas, estudos de farmacovigilância e farmacoepidemiologia. Discute as funções das comissões hospitalares e o papel do farmacêutico nesse contexto sob a perspectivaética, moral e legal. Realiza cálculos relacionados ao preparo de bolsas de nutrição parenteral e diluição de quimioterápicos. Avalia a constituição das misturas com ênfase nas necessidades terapêuticas dos pacientes e possíveis incompatibilidades, identificando o ambiente adequado para as preparações.
LOGÍSTICA FARMACÊUTICA HOSPITALAR
Identifica os principais fluxos logísticos utilizados nos serviços de saúde, correlacionando-os com as ferramentas de controle de estoque, evidenciando o papel estratégico que os estoques desempenham nas organizações hospitalares. Realiza cálculos relacionados aos mecanismos de previsão e provisão dos estoques e elabora regras para a codificação de materiais hospitalares.
SEMIOLOGIA FARMACÊUTICA E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES
Propõe o reconhecimento dos sinais e sintomas relacionados ao processo de doença correlacionando-os aos esquemas terapêuticos utilizados, visando a eficácia do diagnóstico clínico. Aborda os principais exames laboratoriais e de imagem, seus respectivos componentes, evidenciando a importância da correta análise dos resultados para a tomada de decisão clínica.
SEGURANÇA DO PACIENTE E GESTÃO DE MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA
Discute a participação do farmacêutico na promoção da segurança, na experiência positiva do paciente e na melhoria da qualidade nos serviços de saúde por meio de práticas e gestão de processos que reduzam eventos adversos, erros de medicação e identificação de medicamentos potencialmente perigosos.
FARMÁCIA CLÍNICA DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS, ANTIMICROBIANOS E ANTINEOPLÁSICOS
Aborda processos neoplásicos, inflamatórios e infecciosos, seus principais agentes, considerando a seleção dos antineoplásicos, antimicrobianos (redução da resistência bacteriana) e anti-inflamatórios que contribuem para a tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida do paciente. Discute a conduta terapêutica por meio de protocolos clínicos estabelecidos para o exercício da farmácia clínica no público em geral e em pacientes críticos, além de gestantes, crianças, idosos, hepatopatas e nefropatassob a óptica ética, moral e legal.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: GESTÃO FARMACÊUTICA EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Desenvolve projeto para a organização de farmácia hospitalar de pequeno, médio ou grande porte considerando estoque, recursos humanos e financeiros, layout, processo de trabalho, sistemas informatizados, tecnologias e gestão da qualidade ou desenvolve projeto de gestão da qualidade voltado à segurança do paciente com proposta baseada no risco da ocorrência de ¿erros de medicação¿.
FARMÁCIA CLÍNICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Identifica os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes ao sistema respiratório e os correlacionam às atividades clínicas do farmacêutico, contribuindo para a tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida do paciente. Aborda o acompanhamento farmacoterapêutico e discute a conduta terapêutica por meio de protocolos clínicos estabelecidos com a finalidade de monitoramento farmacoterapêutico para o exercícioda farmáciaclínica no público em geral e em pacientes críticos, além de gestantes, crianças, idosos, hepatopatas e nefropatas sob a perspectiva ética, moral e legal.
FARMÁCIA CLÍNICA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Apresenta os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes ao sistema cardiovascular e os correlacionam às atividades clínicas do farmacêutico, contribuindo para a tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida do paciente. Aborda o acompanhamento farmacoterapêutico e discute a conduta terapêutica por meio de protocolos clínicos estabelecidos com a finalidade de monitoramento farmacoterapêutico para o exercício da farmácia clínica no público em geral e em pacientes críticos, além de gestantes, crianças, idosos, hepatopatas e nefropatas sob a perspectiva ética, moral e legal.
FARMÁCIA CLÍNICA DO SISTEMA ENDOCRINOLÓGICO
Aborda os processos fisiopatológicos, suas etiologias, as demais condições clínicas referentes ao sistema endocrinológico e do metabolismo,e os correlacionam às atividades clínicas do farmacêutico, contribuindo para a tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida do paciente. Aborda o acompanhamento farmacoterapêutico e discute a conduta terapêutica por meio de protocolos clínicos estabelecidos com a finalidade de monitoramento farmacoterapêutico para o exercício da farmácia clínica no público em geral e em pacientes críticos, além de gestantes, crianças, idosos, hepatopatas e nefropatas sob a perspectiva ética, moral e legal.
FARMÁCIA CLÍNICA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Aborda os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes ao sistema nervoso central e os correlacionam às atividades clínicas do farmacêutico, contribuindo para a tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida do paciente. Aborda o acompanhamento farmacoterapêutico e discute a conduta terapêutica por meio de protocolos clínicos estabelecidos com a finalidade de monitoramento farmacoterapêutico para o exercício da farmácia clínica no público em geral e em pacientes críticos, alémde gestantes, crianças, idosos, hepatopatas e nefropatas sob a perspectiva ética, moral e legal.
FARMÁCIA CLÍNICA EM PACIENTES CRÍTICOS
Identifica os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas associadas a pacientes em estado crítico, com ênfase na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), correlacionando-os às atividades clínicas do farmacêutico, contribuindo para a tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida do paciente. Aborda o acompanhamento farmacoterapêutico e discute a conduta terapêutica por meio de protocolos clínicos estabelecidos com a finalidade de monitoramento farmacoterapêutico para o exercício da farmácia clínica em pacientes críticos sob a perspectiva ética, moral e legal.
FARMÁCIA CLÍNICA DOS SISTEMAS GASTROINTESTINAL E HEPÁTICO
Identifica os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes aos sistemas gastrointestinal e hepático e os correlacionam às atividades clínicas do farmacêutico, contribuindo para a tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida do paciente. Aborda o acompanhamento farmacoterapêutico e discute a conduta terapêutica por meio de protocolos clínicos estabelecidos com a finalidade de monitoramento farmacoterapêutico para o exercícioda farmácia clínica no público em geral e em pacientes críticos, além de gestantes, crianças, idosos, hepatopatas e nefropatas sob a perspectiva ética, moral e legal.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: FARMÁCIA CLÍNICA EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Elabora protocolos clínicos com ênfase na atuação do farmacêutico na prevenção, identificação e acompanhamento de reações adversas, interações medicamentosas e outros problemas relacionados a medicamentos.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)Ana Livia Reis da Silva
poscampinas@sp.senac.brLucas Carnio Custodio
posribeiraopreto@sp.senac.brProfa. Dra. Belinda de Cássia Manfredini Silva
pos.sorocaba@sp.senac.brClaudinei Alves Santana e Sabrina Ottenio da Costa
claudinei.asantana@sp.senac.br / postiradentes@sp.senac.brCorpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Corpo Docente

Corpo Docente

Corpo Docente

Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp