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Educação Corporativa

Objetivo
O curso visa desenvolver competências práticas para concepção e operacionalização de sistemas de educação corporativa, alinhado aos conceitos e principais tendências do mercado.

Diferenciais
O curso apresenta uma organização curricular orientada por uma visão integrada, para que os alunos possam compreender como o contexto da organização e sua estratégia de negócio são desdobrados na estrutura do sistema de educação corporativa e no portfólio de ações educacionais.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado neste curso de pós-graduação em Educação Corporativa estará apto a conceber propostas de educação corporativa pautadas pela visão estratégica das corporações, suas demandas e objetivos, elaborando projetos e ações educacionais consistentes e coerentes com a complexidade do contexto empresarial. Além disso, poderá desenvolver projetos educacionais que reflitam a compreensão do valor do conhecimento para a estratégia da empresa de modo a contribuir com o desenvolvimento das competências necessárias ao atingimento das metas corporativas.

Panorama de mercado
Pesquisa realizada pela consultoria Deloitte (2017) com 746 empresas brasileiras, ressalta que há necessidade urgente de empresas e pessoas buscarem a qualificação profissional, sendo que dentre as organizações que pretendem criar empregos (26%) e manter (56%), 40% admitem substituir o quadro por mão de obra mais qualificada. Além disso, entre as organizações respondentes, 38% pretendem aumentar e 53% pretendem manter os investimentos em treinamento e qualificação.

Dessa forma, fica evidente a crescente demanda por profissionais com competência para atuar na área de elaboração de projetos de educação corporativa cujo foco seja atender as necessidades e objetivos estratégicos da instituição na qual atuam.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Destina-se a portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento que busquem se desenvolver na área de educação corporativa.
ESTRATÉGIAS, INDICADORES E PAPEL DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
Apresenta e discute como ocorrem as várias formas de formulação de estratégias em uma organização e como desdobrá-las em indicadores, com a finalidade de compreender o papel da área de Recursos Humanos, bem como direcionar ações para alavancar o desempenho organizacional em ambientes cada vez mais dinâmicos, interativos e turbulentos.
DESENHO E IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Apresenta e discute os principais conceitos que fundamentam e diferenciam a educação corporativa de um tradicional centro de treinamento e desenvolvimento, considerando o desenho e a implementação de um sistema de educação corporativa, suas estratégias e atribuições, visando o alinhamento de ações e a consecução dos resultados esperados.
ECONOMIA DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NO BRASIL
Contextualiza a relevância do conhecimento na contemporaneidade e apresenta o panorama da educação no Brasil, considerando as transformações em curso e a demanda por talentos, visando a elaboração de estratégias para formar e desenvolver pessoas.
INTEGRAÇÃO COM SUBSISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS
Apresenta e discute os processos de gestão de pessoas, por meio da relação entre as competências individuais e as competências empresariais, considerando a ampliação do alinhamento estratégico e a integração com a educação corporativa para destacar e alavancar os diferenciais competitivos da organização.
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Apresenta conceitos e modelos de aprendizagem de adultos e da gestão do conhecimento no contexto organizacional, mediante abordagem dos fundamentos epistemológicos da área, de maneira a favorecer a compreensão dos princípios que orientam as práticas de aprendizagem e produção do conhecimento. Fomenta o aprender a aprender como princípio para a atuação profissional na contemporaneidade.
PROJETO INTEGRADOR: DEFINIÇÃO DE SISTEMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Propõe a elaboração do desenho e do plano de implementação de um sistema de educação corporativa que reflita as melhores práticas abordadas nos demais componentes curriculares.
DESIGN DE APRENDIZAGEM E GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS
Apresenta e promove a discussão das etapas de desenho de experiências de aprendizagem e a gestão de projetos educacionais para que a solução seja centrada no aprendiz e focada no desempenho, contribuindo para o alcance de resultados organizacionais que equilibrem as variáveis de qualidade, investimento e tempo.
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Apresenta e discute os processos da cultura organizacional e estratégias para realizar a gestão da mudança com êxito em ambientes competitivos turbulentos. Discute o papel do business partner (consultor de RH interno) no suporte de processos de desenvolvimento organizacional e de gestão da educação corporativa para intensificar os resultados na organização.
DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES EDUCADORES
Apresenta e discute estratégias de formação e desenvolvimento de líderes educadores na organização, no processo de aprendizagem formal e informal, para alinhar ações, promover a cultura, perpeturar os negócios e alavancar as ações da educação corporativa.
TRILHAS DE APRENDIZAGEM E O MODELO 70:20:10
Apresenta e discute as abordagens para a elaboração de trilhas de aprendizagem e modelo 70:20:10, utilizando a sala de aula invertida, considerando os processos de formação funcional, integração institucional e desenvolvimento de competências para intensificar a conexão entre aprendizagem e trabalho.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Apresenta a relação entre aprendizagem e tecnologia, bem como seu potencial nas organizações, considerando as inovações no segmento, principais tendências e ferramentas disponíveis para sua correta adoção, com a finalidade de proporcionar a reflexão sobre a implementação do recurso, com sucesso.
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Apresenta e debate as metodologias de avaliação de resultados em educação corporativa, considerando as consequências das ações educacionais, com a finalidade de implementar uma determinada avaliação que reflita a realidade e suporte a gestão na tomada de decisões.
PROJETO INTEGRADOR: OPERACIONALIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Propõe a elaboração do desenho de aprendizagem e do respectivo plano de implementação de ação educacional que reflita as melhores práticas abordadas nos demais componentes curriculares, com a finalidade de operacionalizar com sucesso a ação estruturada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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ESTRATÉGIAS, INDICADORES E PAPEL DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
Apresenta e discute como ocorrem as várias formas de formulação de estratégias em uma organização e como desdobrá-las em indicadores, com a finalidade de compreender o papel da área de Recursos Humanos, bem como direcionar ações para alavancar o desempenho organizacional em ambientes cada vez mais dinâmicos, interativos e turbulentos.
DESENHO E IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Apresenta e discute os principais conceitos que fundamentam e diferenciam a educação corporativa de um tradicional centro de treinamento e desenvolvimento, considerando o desenho e a implementação de um sistema de educação corporativa, suas estratégias e atribuições, visando o alinhamento de ações e a consecução dos resultados esperados.
ECONOMIA DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NO BRASIL
Contextualiza a relevância do conhecimento na contemporaneidade e apresenta o panorama da educação no Brasil, considerando as transformações em curso e a demanda por talentos, visando a elaboração de estratégias para formar e desenvolver pessoas..
INTEGRAÇÃO COM SUBSISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS
Apresenta e discute os processos de gestão de pessoas, por meio da relação entre as competências individuais e as competências empresariais, considerando a ampliação do alinhamento estratégico e a integração com a educação corporativa para destacar e alavancar os diferenciais competitivos da organização
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Apresenta conceitos e modelos de aprendizagem de adultos e da gestão do conhecimento no contexto organizacional, mediante abordagem dos fundamentos epistemológicos da área, de maneira a favorecer a compreensão dos princípios que orientam as práticas de aprendizagem e produção do conhecimento. Fomenta o aprender a aprender como princípio para a atuação profissional na contemporaneidade
PROJETO INTEGRADOR: DEFINIÇÃO DE SISTEMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Propõe a elaboração do desenho e do plano de implementação de um sistema de educação corporativa que reflita as melhores práticas abordadas nos demais componentes curriculares.
DESIGN DE APRENDIZAGEM E GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS
Apresenta e promove a discussão das etapas de desenho de experiências de aprendizagem e a gestão de projetos educacionais para que a solução seja centrada no aprendiz e focada no desempenho, contribuindo para o alcance de resultados organizacionais que equilibrem as variáveis de qualidade, investimento e tempo
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Apresenta e discute os processos da cultura organizacional e estratégias para realizar a gestão da mudança com êxito em ambientes competitivos turbulentos. Discute o papel do business partner (consultor de RH interno) no suporte de processos de desenvolvimento organizacional e de gestão da educação corporativa para intensificar os resultados na organização.
DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES EDUCADORES
Apresenta e discute estratégias de formação e desenvolvimento de líderes educadores na organização, no processo de aprendizagem formal e informal, para alinhar ações, promover a cultura, perpeturar os negócios e alavancar as ações da educação corporativa.
TRILHAS DE APRENDIZAGEM E O MODELO 70:20:10
Apresenta e discute as abordagens para a elaboração de trilhas de aprendizagem e modelo 70:20:10, utilizando a sala de aula invertida, considerando os processos de formação funcional, integração institucional e desenvolvimento de competências para intensificar a conexão entre aprendizagem e trabalho
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Apresenta a relação entre aprendizagem e tecnologia, bem como seu potencial nas organizações, considerando as inovações no segmento, principais tendências e ferramentas disponíveis para sua correta adoção, com a finalidade de proporcionar a reflexão sobre a implementação do recurso, com sucesso.
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Apresenta e debate as metodologias de avaliação de resultados em educação corporativa, considerando as consequências das ações educacionais, com a finalidade de implementar uma determinada avaliação que reflita a realidade e suporte a gestão na tomada de decisões.
PROJETO INTEGRADOR: OPERACIONALIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Propõe a elaboração do desenho de aprendizagem e do respectivo plano de implementação de ação educacional que reflita as melhores práticas abordadas nos demais componentes curriculares, com a finalidade de operacionalizar com sucesso a ação estruturada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas
 
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A opção metodológica do curso coloca a tarefa de aplicação prática como instrumento fundamental da construção de conhecimento que se materializa em projetos de educação corporativa.

Todos os componentes curriculares do curso colaboram para que os alunos compreendam a importância da educação corporativa no alcance das metas e objetivos institucionais, além de apoiá-los na construção de competências necessárias para elaboração de projetos de educação corporativa efetivos e eficazes.

Componentes curriculares:

- ESTRATÉGIAS, INDICADORES E PAPEL DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
- DESENHO E IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
- ECONOMIA DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NO BRASIL
- INTEGRAÇÃO COM SUBSISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS
- APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO
- PROJETO INTEGRADOR: DEFINIÇÃO DE SISTEMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
- DESIGN DE APRENDIZAGEM E GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS
- DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
- DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES EDUCADORES
- TRILHAS DE APRENDIZAGEM E O MODELO 70:20:10
- TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
- AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA
- PROJETO INTEGRADOR: OPERACIONALIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Pós-graduação lato sensu - Especialização em Educação Corporativa. (Certificado expedido pelo Centro Universitário Senac)
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.




Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

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