Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Educação Corporativa

Educação Corporativa

Você se especializará em educação corporativa, conhecendo conceitos e métodos para estruturar, integrar e operacionalizar estratégias relacionadas ao desenvolvimento de pessoas em empresas e organizações.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

DESCRIÇÃO DO PROCESSO PARA INGRESSO:

Para participar do processo siga os passos abaixo:

Passo 1 - Ter diploma de curso superior ou declaração com data da colação de grau, anterior ao início do curso.
Passo 2 - Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 3 - Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 4 - Aguarde e-mail da Coordenação de pós-graduação da unidade Aclimação, com orientações para matrícula online.

Número de Vagas: 35

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Etapas para o processo de ingresso da Pós-graduação presencial do Centro Universitário Senac ¿ Unidade São José do Rio Preto:

Pré-requisito indispensável: Ter diploma de curso superior e ou ter colado grau antes do início do curso;
Passo 1 ¿ Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 ¿ Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 ¿ Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 através de boleto ou cartão de crédito;
Passo 4 ¿ Envie currículo profissional e diploma de graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão do curso com a data da Colação de Grau para o e-mail: possjriopreto@sp.senac.br - indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 5 ¿ Aguarde o contato de agendamento para a entrevista com a coordenação do curso.
Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de inscrição (R$ 50,00) não será devolvida.
Não será aceito diploma de cursos sequenciais.

Número de Vagas: 25

Etapas do Processo de Ingresso
 
Investimento
Horário do Curso
Turma 1
quinta: 19h15-22h50
sexta: 19h15-22h50
Início: SET/2021 Término: SET/2022

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
segunda: 19h-22h40
terça: 19h-22h40
Início: PREVISÃO DE INÍCIO ABRIL/2022 Término: PREVISÃO DE TÉRMINO ABRIL/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma.Turma 1
segunda: 19h10-22h45
quarta: 19h10-22h45
Início: 28/03/2022 Término: Março/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
sábado: 09h-17h
Início: Abril/2022 Término: Abril/2023

Este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma.Turma 1
segunda: 19h-22h35
sexta: 19h-22h35
Início: Março/2022 Término: Dezembro/2022Turma 1
sábado: 08h-16h10
Início: Março de 2019 Término: Dezembro de 2020
Você poderá atuar na identificação da necessidade estratégica, na elaboração, implementação e operação de sistemas de educação corporativa de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
Pessoas com graduação completa em diferentes áreas do conhecimento e que desejam se desenvolver na área de educação corporativa.
Observação: não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Destina-se a portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento que busquem se desenvolver na área de educação corporativa.
ESTRATÉGIAS, INDICADORES EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Apresenta e discute como ocorre formulação de estratégias em uma organização e como desdobrá-las em indicadores, com a finalidade de subsidiar o sistema Educação Corporativa. Elabora o conceito estratégico da Educação Corporativa considerando os indicadores e estratégias organizacionais. Nesta disciplina, você terá 24 horas de atividades presenciais e 8 horas de atividades não presenciais.
DESENVOLVIMENTO HUMANO ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Apresenta a relação estratégica entre Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) e a Educação Corporativa, visando atender às necessidades identificados nas mais diferentes ações de desenvolvimento de pessoas, garantindo assim que as competências organizacionais sejam atendidas para o atingimento dos resultados e manutenção dos diferenciais competitivos da organização. Discute o papel estratégico de business partner (consultor de RH interno) para alavancar os indicadores operacionais. Nesta disciplina, você terá 28 horas de atividades presenciais e 12 horas de atividades não presenciais.
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Apresenta teorias da aprendizagem de jovens e adultos; da gestão do conhecimento considerando abordagens dos fundamentos epistemológicos, afim de favorecer a compreensão dos princípios que orientam as metodologias de ensino-aprendizagem e produção do conhecimento. Fomenta o aprender a aprender como princípio para a atuação profissional na contemporaneidade. Nesta disciplina, você terá 24 horas de atividades presenciais e 16 horas de atividades não presenciais.
PROJETO: EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTOS E IDEAÇÃO
Estrutura as etapas de implantação de um projeto, considerando indicadores de contextos organizacionais reais, para aplicação de conceitos e fundamentos da educação corporativa. Nesta disciplina, você terá 20 horas de atividades presenciais e 4 horas de atividades não presenciais.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. Esta disciplina tem 16 horas de atividades não presenciais.
DESIGN DE APRENDIZAGEM E GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS
Apresenta a relevância do design de aprendizagem na gestão de projetos educacionais, considerando as tendências tecnológicas de mercado e aplicação correta da melhor solução para os objetivos propostos, contribuindo para o uso de métodos e práticas que privilegiem a aprendizagem ativa. Nesta disciplina, você terá 28 horas de atividades presenciais e 12 horas de atividades não presenciais.
DESENVOLVIMENTO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Apresenta e discute estratégias de formação e desenvolvimento de educadores nas organizações, considerando os processos, para o desenvolvimento do planejamento, aplicação de metodologias, execução e avaliação de ações educacionais que gerem resultados da educação corporativa nas organizações. Nesta disciplina, você terá 24 horas de atividades presenciais e 8 horas de atividades não presenciais.
TRILHAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Analisa e estrutura trilhas de aprendizagem, considerando os processos de formação funcional e desenvolvimento de competências para intensificar e aprimorar a experiência do colaborador e a conexão entre aprendizagem e trabalho. Nesta disciplina, você terá 24 horas de atividades presenciais e 8 horas de atividades não presenciais.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Apresenta as principais tendências de mercado em termos de utilização de tecnologias mediadoras em diferentes componentes da aprendizagem, com a finalidade de fomentar a ampliação das funções cognitivas como imaginação, percepção e raciocínio, proporcionando diversidade entre as ações colaborativas e interativas. Nesta disciplina, você terá 28 horas de atividades presenciais e 4 horas de atividades não presenciais.
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Apresenta os processos avaliativos da aprendizagem que permitem o mapeamento de todo processo formativo, desde a avaliação das necessidades à efetiva aplicação do conhecimento na prática, gerando valor agregado ao negócio, por meio de um conjunto de metodologias que visam proporcionar uma experiência completa ao colaborador. Esta disciplina tem 24 horas de atividades presenciais.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. Esta disciplina tem 16 horas de atividades não presenciais.
PROJETO: OPERACIONALIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Identifica processos de aprendizagens e avalia a relação com contextos organizacionais reais, considerando objetivos estratégicos e a integração com o desenvolvimento organizacional, para a elaboração de um sistema de educação corporativa. Nesta disciplina, você terá 12 horas de atividades presenciais e 20 horas de atividades não presenciais.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Educação Corporativa. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)Rosangela Martins de Araujo Rodrigues e Maria Luiza Santomauro Vaz
rosangela.marodrigues@sp.senac.br / aclimacao.pos@sp.senac.brAna Livia Reis da Silva e Mauro de Oliveira Sobrinho
poscampinas@sp.senac.br / mauro.osobrinho@sp.senac.brAbkeila Cristina Dos Santos
grupofcoposgraduacao@sp.senac.brPaula Simão Batich
pos.osasco@sp.senac.brDalva Rodrigues Dourado Cordeiro
possantoandre@sp.senac.brRodrigo Uliana Ferreira e Felipe Colombelli Pacca
rodrigo.uferreira@sp.senac.br / felipe.cpacca@sp.senac.brCorpo Docente

Corpo Docente

Mauro de Oliveira Sobrinho
Coordenador da Pós-graduação em Educação Corporativa

Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Mestre em Sistemas Elétricos de Potência pela EFEI (atual UNIFEI). Engenheiro Eletricista pela UFPA. Professor do ensino superior em cursos de pós-graduação, MBA, especialização e extensão universitária. Atuação no mercado de consultoria em energia, excelência empresarial, auditoria e educação superior. Avaliador de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Avaliador do sistema nacional da educação superior


Rita Pimenta de Devotto
Doutora e Mestra em Psicologia pela PUCCAMP. MBA Executivo pelo IAE Business School. Master (lato sensu) em Criatividade e Solução de Problemas (State University of New York). Pedagoga (UNICAMP). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Administração e Inovação (NEPAI) da FACAMP e pesquisadora convidada do Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva Organizacional (NEPPO) da PUC-Rio. Autora de artigos científicos, casos de ensino e trabalhos técnicos. É professora de cursos de administração de empresas, de gestão de pessoas e de comportamento organizacional.

Lucilene Tofoli
Doutora em Avaliação Psicológica para contexto de Trabalho e Carreira pela USF. Mestra em Psicologia com concentração em Avaliação Psicológica pela USF. Graduação em Psicologia pela USF. Especialização em Análise do Comportamento pela USP. Membro da diretoria executiva da Associação Brasileira de Orientação e ICF Brasil. Coach e consultora organizacional com experiência de mais de 15 anos nos setores automotivo, bens de consumo e industriais, em toda América Latina, com posição executiva nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Estratégia de Tecnologia de Informação e Gestão da Mudança.

Mônica de Oliveira Rocha
Doutoranda em Liderança e Segurança Psicológica e Mestre em Psicologia (PUCCAMP). MBA em Gestão de Negócios (FGV). Pós-graduações em Administração de Empresas-CEAG (FGV), em Psicologia do Desenvolvimento (UNICAMP), em Administração de Recursos Humanos (INPG) e EDP - Executive Development Program em Inovação Estratégica (HSM). Extensão em Gestão da Educação Corporativa (FIA). Consultora da área de Educação Corporativa e Desenvolvimento Organizacional. Alia experiência gerencial em organizações nacionais e internacionais, com ensino em nível de Pós Graduação e Pesquisa.

Tatiany Melecchi
Mestre em Marketing pela Massey University, Nova Zelândia, Certified Learning & Performance Professional pela ATD, Associate Certified Coach ICF (International Coach Federation). Atua nas áreas de Aprendizagem & Desenvolvimento Humano com mais de 20 anos de experiência em empresas globais no Brasil, Nova Zelândia & Estados Unidos. É autora da ATD Sales Enablement Community of Practice e CLO da consultoria Transforma People & Performance, onde dedica a sua carreira à pesquisa e desenvolvimento de metodologias e soluções de aprendizagem inovadoras, que visam facilitar a transferência do aprendizado para prática organizacional.

Francisco Evangelista
Pós-Doutorado em andamento pela UFSCar. Doutor em Educação pela PUC SP. Mestre em Educação pela PUC Campinas. Especialista em Filosofia para crianças e jovens pela PUC SP. Graduado em Filosofia pela PUC Campinas. Professor Permanente do Programa de Mestrado em Educação do UNISAL. Coordenador do HIPE - História da Práxis Educativa Social e Comunitária (UNISAL). Membro do Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação (UFSCar). Pesquisador da Cátedra Unesco: Juventude, Educação e Sociedade pela Universidade Católica de Brasília.

José Paulo Mendes
Mestre em Educação pela UNICAMP na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores. Graduação em Análise de Sistemas pela PUC Campinas. Especializações nas áreas de Gestão Escolar e Liderança Comunitária, Empreendedorismo e Técnicas de Apresentação e Comunicação. Professor de Educação em nível médio, superior e em pós-graduação. Possui larga experiência em PD&I para o setor de Utilities pela Fundação CPQD. Consultor em Desenvolvimento de Negócios e Sócio de Startup. Conteudista de material didático para as áreas de Humanas (Gestão) e Exatas (TI).

Corpo Docente

Abkeila Cristina dos Santos
Mestre em comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente do Ibmec São Paulo (MBA), docente do Senac (graduação e pós-graduação). Atuação como docente por 6 anos na Anhembi Morumbi (graduação) e professora convidada na UMESP (graduação). Professora orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso Senac (pós-graduação) e integrante da equipe de coordenação pós-graduação Senac. Coach de Carreira e negócios para profissionais e organizações que buscam resultados de alta performance em suas carreiras e/ou negócios, liderança e encarreiramento profissional. Personal e Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Consultora autônomo e palestrante profissional, especialista em gestão de pessoas, liderança, coaching, líder Coach e Carreira. Trabalhou em projetos técnicos e de consultoria de gestão em pessoas em seleção e treinamento para Banco Itaú, Santander, Deca, Electrolux, Honda, Schering plough entre outras

Luís Fernando Britto Pereira de Mello Barreto
Doutor e mestre em administração de empresas na área de Métodos Quantitativos e Informática pela FEA-USP (2012), MBA em TI pela FIA (2002), pós-graduado em MIS pela Université Pierre Mendès France (2003) e bacharel em engenharia elétrica pela POLI- USP (1993). Mais de 25 anos de experiência em projetos de desenvolvimento de software, análise de dados e tecnologia da informação para empresas como Dufry, Embratel, Marfrig, Droga Raia, Promon e Prefeitura de São Paulo.



Professores convidados:


Itamar Nogueira Hernandes
Possui passagem pelos cursos de Ciências Econômicas e Contábeis da FEA USP, Técnico em Contabilidade (CRC Ativo), Graduado em Gestão Financeira . Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu) em Gestão Bancária e Negócios. Cursou Extensão em Planejamento Tributário na FGV (Fundação Getúlio Vargas). Docente na Pós Graduação em Controladoria e Finanças e da Pós Graduação de Finanças Corporativas do SENAC SP ( Unidade Francisco Matarazzo), nas disciplinas de "Microeconomia e Macroeconomia" , "Tipos de Empresas, Impostos e obrigações legais" , "Análise de Investimentos" e "Análise de Investimentos e Valuation" Docente na Pós Graduação em Normas Brasileiras de Contabilidade e IFRS da Trevisan Escola de Negócios, nas disciplinas de "Aspectos e Normas Internacionais" e "Reconhecimento e Mensuração de Passivos" Docente no MBA de Gestão Estratégica de Pessoas da Universidade São Judas Tadeu (Unidade Guarulhos), disciplina de "Legislação Trabalhista, Relações Sindicais e Negociação" Professor conteudista (modalidade EAD), da Pós Graduação em Marketing, disciplina de "Gestão Financeira e Precificação" do SENAC SP. Docente de eSocial do IPED. Profissional Certificado pela ANBIMA nos exames CPA-10 e CPA-20 Experiência de 8 anos na área de Tesouraria da Caixa Econômica Federal , e de 17 anos ao todo nas áreas financeira, contábil, gestão, tributária e de recursos humanos. Consultor Chefe da Axios Consulting.


Waldemar Álvaro Di Giacomo
Bacharel em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP-FGV, Mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV; Doutorado em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH, da Universidade de São Paulo - USP; Professor assistente doutor - efetivo da Universidade Estadual Paulista - UNESP; Professor do MBA Executivo do INSPER; Membro da Comissão de Especialistas em Administração do Conselho Estadual de Administração de São Paulo - CEE/SP; Avaliador de trabalhos da ANPAD; Bolsista da Japan International Cooperation Agency (JICA), Japão; Bolsista do governo do Canadá no programa Faculty Enrichment Program na École daministration publique, Canadá; Professor visitante do MBA Executivo do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Economia (ISCTE), Portugal.

Carolina Veronica dos Santos Silveira
Histórico profissional de desenvolvimento de pessoas em Universidade Corporativa - UniBrad, premiada como Melhor Universidade Corporativa do Mundo pelo Global CCU em 2017. Experiência no desenvolvimento de cursos presenciais e a distância em competências comportamentais e técnicas. Atuação em projetos voltados a Gestão do Conhecimento. Líder de Projeto de implementação de Plataforma de Learning.
Trabalhos realizados: Desenvolvimento de Soluções de Aprendizagem (presencial e a distância), Desenvolvimento de Trilhas do Conhecimento, Eventos de Divulgação de Universidade Corporativa, Criação de cursos voltados a Inovação, UX, Co-Criação e Colaboração, análise de cenários, criatividade e empreendedorismo.


Corpo Docente

Corpo Docente

Dalva Rodrigues Dourado Cordeiro
MBA em Gestão de Pessoas pela USCS e Docência no Ensino Superior pela UNIP; Bacharel em Letras-Português-Inglês pela Fundação Santo André; formada em Coach Executivo pela Sociedade Brasileira de Coach; Proficiência na Língua Inglesa pela Cultura Inglesa; Consultora especializada em Educação Corporativa com aporte em multinacionais; Palestrante em assuntos de cunho comportamental e Tradutora nos idiomas inglês e espanhol. Atua como Coordenadora e Docente de Pós-Graduação no SENAC – Santo André.

Corpo Docente

Corpo Docente

Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp