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Engenharia de Segurança do Trabalho

Você se especializará na implantação de ações estratégicas para gestão dos ambientes de trabalho com objetivo de prevenir acidentes, perdas e danos pessoais, produtivos e patrimoniais e contribuindo para melhoria contínua de processos operacionais.
Carga horária: 656 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Etapas do Processo de Ingresso


Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

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Etapas do Processo de Ingresso

Inscrição on-line, análise de currículo e conversa de alinhamento de expectativas com a coordenadora, em data a ser agendada.
Site: www.sp.senac.br/sorocaba
07 de outubro de 2019 a 30 de março de 2020.

Número de Vagas: 34

 
Investimento
Horário do Curso
Turma 1
segunda: 19h-22h35
sexta: 19h-22h35
Início: MARÇO/2022 Término: JUNHO/2023

Importante: este curso terá atividades não presenciais que poderão acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, que serão previamente informadas aos alunos. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma não presencial, considerando as recomendações sobre a Covid-19.Turma 1
sábado: 08h30-16h40
Início: ABRIL/2022 Término: NOVEMBRO/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma.Turma 1
sábado: 08h20-16h30


Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
sexta: 19h-22h35
Início: Abril/2022 Término: Junho/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo! Há uma aula prevista de sábado para treinamento prático da brigada de incêndio.Turma 1
sábado: 08h-16h10
Início: Abril/2021 Término: Maio/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
sábado: 09h-12h35
Início: 14/04/20 Término: 14/10/2021

Aulas semanais e presenciais
Você poderá atuar em consultorias, empresas privadas e públicas que tenham empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), como: indústrias da construção civil, químicas e petroquímicas, siderúrgicas, metalúrgicas e mineradoras. Também poderá assessorar empresas na implantação de sistemas de segurança e saúde no trabalho, auditorias e perícias judiciais.
Pessoas com graduação completa em Engenharia em qualquer modalidade (de acordo com a Resolução CONFEA 1.010, de 22 de agosto de 2005 e Decreto N. 92.530, de 09 de abril de 1986) e em Arquitetura e Urbanismo (conforme resolução do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) N. 10, de 16 de janeiro de 2012 e Decreto N. 92.530, de 9 de abril de 1986).

Importante: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Propicia o desenvolvimento e o estabelecimento de diretrizes para implantar o sistema de gestão das condições e dos ambientes de trabalho. Proporciona a adoção de ferramentas gerenciais, tais como: planos estratégicos, planos de ação, auditorias do sistema operacional com base nas análises de riscos dos processos operacionais e as práticas de prevenção de perdas. Orienta, inclusive, as análises entre as receitas da empresa, o processo e as perdas que possam ocorrer por conta de acidentes ou paradas não planejadas, definindo ações estratégicas para a empresa.
AUDITORIAS, LAUDOS E PERÍCIAS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Apresenta as características das auditorias e avaliações em sistemas de gestão de saúde e segurança do trabalho visando ao cumprimento da legislação específica. Aborda conceitos e objetivos destas avaliações de sistema de gestão SST, incluindo as auditorias, as perícias técnicas judiciais trabalhistas, as características e a atuação do auditor do SGSST, do perito e do assistente técnico das partes. Trata da realização da perícia e da auditoria do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, bem como a elaboração do laudo pericial e do relatório da auditoria de Sistema de Gestão de SST
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
ERGONOMIA
Apresenta o processo de desenvolvimento de análises ergonômicas e de projetos tecnológicos para subsidiar a adequação dos ambientes e postos de trabalho, assim como as atividades e tarefas, com características para minimizar os esforços, movimentos, correção de posturas quando do exercício do trabalho e a qualidade de vida no ambiente profissional.
GERENCIAMENTO DE RISCOS
Trata das características da identificação das condições de trabalho com potencial de falha, antecipando-se à sua condição de ocorrência, com a adoção de técnicas e ferramentas para proceder a análise de processos e projetos, tais como: Análise Preliminar de Riscos (APR), Hazard and Operability Studies (HAZOP), Fault Tree Analisys (FTA), What If, dentre outras ferramentas.
HIGIENE DO TRABALHO I
Apresenta os diferentes riscos químicos (fumos, nevoas, vapores) existentes no ambiente de trabalho, as consequências no organismo, bem como técnicas de identificação, antecipação, análise, avaliações quantitativas e qualitativas e medidas de controle do risco que potencialmente possam colocar a integridade física dos trabalhadores em risco. Trata da seleção, utilização e calibração de aparelhos de avaliação ambiental e interpretação dos resultados que subsidiam os programas de prevenção.
HIGIENE DO TRABALHO II
Apresenta os diferentes riscos físicos existentes no ambiente de trabalho (ruídos, radiações, vibrações, temperatura, umidade, pressões anormais) as consequências no organismo, bem como técnicas de identificação, antecipação, análise, avaliações quantitativas e qualitativas e medidas de controle do risco que potencialmente possam colocar a integridade física dos trabalhadores em risco. Trata da seleção, utilização e calibração de aparelhos de avaliação ambiental e interpretação dos resultados que subsidiam os programas de prevenção.
HIGIENE DO TRABALHO III
Apresenta os conceitos do risco biológico e os diferentes tipos existentes no ambiente de trabalho (fungos, parasitas, bactérias, vírus, protozoários), as consequências no organismo, bem como técnicas de identificação, antecipação, análise, avaliações quantitativas e qualitativas e medidas de controle do risco que potencialmente possam colocar a integridade física dos trabalhadores em risco.
LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS
Apresenta as características da hierarquia das leis, a legislação trabalhista e previdenciária vigente no país, dentre outros instrumentos legais, como acordos tripartites, acordos coletivos e convenções coletivas, que vigoram e compreendem os aspectos legais a serem seguidos pelas organizações brasileiras
O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO
Discute as características gerais das doenças profissionais e doenças do trabalho, que possam ser originadas pela falta da aplicação de meios e medidas de controle nos processos e nos ambientes de trabalho, nas atividades e tarefas desenvolvidas pelos trabalhadores. Promove o conhecimento e a aplicação dos conceitos básicos de primeiros socorros
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES I
Identifica e estuda os riscos de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais existentes no uso de máquinas, equipamentos, instalações e processos produtivos, propondo as medidas de proteção e controle que reduzem ou eliminam a exposição do trabalhador aos riscos existentes. Promove a análise de normas, legislações, procedimentos e projetos com intuito de eliminar ou minimizar a exposição do trabalhador ao acidente de trabalho e doenças ocupacionais.
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES II
Identifica e estuda os riscos de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais existentes no uso de máquinas, equipamentos, instalações e processos produtivos e propondo as medidas de proteção e controle que reduzem ou eliminam a exposição do trabalhador aos riscos existentes. Promove a análise de normas, legislações, procedimentos e projetos com intuito de eliminar ou minimizar a exposição do trabalhador ao acidente de trabalho e doenças ocupacionais.
PROJETO: FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Apresenta os conceitos das condições e dos ambientes de trabalho, assim como os aspectos técnico-administrativos relacionados às responsabilidades profissionais decorrentes das atividades associadas à engenharia de segurança do trabalho. Orienta a criação de projetos da engenharia de segurança do trabalho que atendam a demandas trabalhistas, previdenciárias e tributárias das organizações.
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÕES
Fornece subsídios para a projeção e análise de sistemas de prevenção e proteção contra incêndio e explosão, de acordo com as Normas Técnicas, Instruções do Corpo de Bombeiros e Normas de Segurança de Proteção das Edificações. Aborda cálculos de cargas de incêndio e de proteção contra incêndio. Promove a realização do treinamento prático de prevenção contra incêndio.
PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Aborda as questões sobre as causas que impactam o meio ambiente, principalmente, as fontes geradoras de resíduos nos processos industriais, definindo estratégias para a determinação de medidas de controle, minimização, destinação, tratamento e disposição final dos resíduos, além de abordar as características que potencialmente possam colocar em risco a integridade física diante da exposição dos trabalhadores.
PSICOLOGIA NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA, COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO
Explica conceitos a respeito da sensibilização e do conhecimento registrado pelos gestores de empresas sobre processos de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Proporciona a aplicação de técnicas específicas e os controles, coletivos e individuais, visando à preservação da integridade física e mental dos trabalhadores, influenciando na melhoria contínua das condições e dos ambientes de trabalho.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também realizará estudos de caso, relatórios técnicos e vivenciará simulações de situações reais do mercado de trabalho.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de: 

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)
pos.jabaquara@sp.senac.brThais Antonia Pires Salla Trevisan e José Carlos de Souza
posgraduacaojun@sp.senac.brErika Pereira Leite e Eloisa Jendiroba
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.brProf. Dr. Amaury Machi Junior
possantoandre@sp.senac.brRodrigo Uliana Ferreira
rodrigo.uferreira@sp.senac.brProfª. Drª. Cristiane Higueras Simó
pos.sorocaba@sp.senac.brCorpo Docente

Corpo Docente

Liamar Mayer de Paula
Mestre em Psicologia e Pedagoga. Experiência de 34 anos na área de educação e desenvolvimento profissional com atuação em Instituições Educacionais (ensino fundamental, médio e técnico, graduação e pós-graduação) e área de Gestão de Pessoas em empresas nacionais e multinacionais.Em continuidade aos objetivos, atuo como Coordenadora e Professora de pós-graduação e oriento Trabalho de Conclusão de Curso no Centro Universitário Senac (Jundiaí). Coordenei a Pós-graduação e Extensão dos cursos de Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Logística, Controladoria, Administração Pública e Gestão de Cidades, Gestão de Projetos, Engenharia da Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, bem como, o Serviço de Apoio ao Estudante, além de docente nos cursos de Psicologia, Administração e Engenharias (Faculdade Politécnica de Jundiaí). Supervisionei Estágios dos cursos que ministrei na graduação. Participei de programas de avaliação Institucional, laboratórios de mudanças e projetos institucionais, inclusive visando plano diretor e de negócios. Atuei em comissões para o MEC, com objetivo de autorizar e reconhecer cursos de graduação. Como Supervisora Pedagógica era responsável pela gestão administrativa / pedagógica, inclusive pela elaboração e desenvolvimento de cursos livres e técnicos (administração, comércio, logística, enfermagem e informática). Faço parte da comissão científica e editorial do evento Senac de conhecimento integrado. Meu portfólio profissional e carreira na área de Gestão de Pessoas abrange as atividades desenvolvidas em: Implantação e Restruturação de Empresas, Treinamento , Recrutamento e Seleção, Benefícios, Auditoria de Recursos Humanos, Avaliação de Desempenho, Plano de Carreira e Motivação, bem como, em Processos de Implantações e Certificação ISO 9002.
  Curriculo Lattes
José Carlos de Souza
Mestre em Administração pela UNIFACCAMP em 2019. Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Fundação Armando Alvares Penteado em 1990. Pós Graduado em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Padre Anchieta em 2011. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986). É Perito Técnico Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Professor Coordenador do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho do Senac Jundiaí.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

Corpo Docente

Amaury Machi Junior
Pós Doutorando em Ciências da Saúde (Saúde Ocupacional) pela Faculdade de Medicina do ABC, Doutor em Ciências da Saúde ( Saúde Ocupacional) pela Faculdade de Medicina do ABC, Mestre em Ciências da Saúde (Saúde Ocupacional) pela Faculdade de Medicina do ABC, Especialização em Higiene Ocupacional pela Escola Politécnica da USP - EPUSP, Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Ocupacional - Universidade Columbia - New York - USA, Master Business Administration Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, Especialização em Sistema de Gestão Integrado pelo SENAC, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI, Especialização em Ergonomia - Universidade de Santo Amaro, Especialização em Segurança contra Incêndio - C.S.I, Complementação Pedagógica para Instrutores - SENAI, Auditor Líder em OHSAS 18000 - Bureau Veritas e Graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia Mauá. Professor da Faculdade de Medicina do ABC e Coordenador do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Centro Universitário SENAC. Diretor Científico da Associação Ibero Americana de Engenharia de Segurança.

Corpo Docente

Felipe Colombelli Pacca
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, FFC, Marília, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, FFC, Marília, Especialista em Marketing, Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação, INPG, São José do Rio Preto, graduado em Pedagogia pela Unesp, Ibilce, São José do Rio Preto, e em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Unilago, São José do Rio Preto. Atua como professor do curso de medicina e coordenador de avaliação na Faceres, São José do Rio Preto, e como professor dos cursos de pós-graduação lato sensu e coordenador pedagógico das áreas de educação e inovação do Centro Universitário Senac, unidade São José do Rio Preto. Tem experiência em educação, com foco em práticas pedagógicas, metodologia científica, processos de gestão, avaliação e educação médica.
  Curriculo Lattes
Dalva Olívia Azambuja Ferrari
Avaliadora de projetos pedagógicos de cursos técnicos, como parte do processo de autorização de oferta por instituições privadas de ensino superior (Ipes) (2019/2020); Pesquisadora - Projeto de Pesquisa e de Extensão - Grupo de Pesquisa (Educação), Linha de Pesquisa (Sustentabilidade) pelo Centro Universitário SENAC SP - CAS (2018/atual); Mestre em Arquitetura e Urbanismo / Design pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU-USP (2008/2011); Bacharel em Educação Artística ênfase em Desenho de Moda pelo Centro Universitário de Rio Preto UNIRP (2000/2003); Licenciada em Matemática pela Faculdade Riopretense de Filosofia Ciências e Letras UNORP (1977/1985); Pós-Graduada em Sostenibilidad, Arquitectura, Urbanismo y Turismo pela Escola Universitària D`Hoteleria i Turisme CETT (2007); Pós-Graduada em Sostenibilidad en Arquitectura y Urbanismo pela Universitat Politécnica de Catalunya (UPC) (2008); Professora Coordenadora Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Interiores; Pós-Graduação Lato Sensu em Projetos Sustentáveis para Arquitetura e Design; Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Negócios da Moda: Gestão, Marca e Coleção - Centro Universitário Senac Unidade de São José do Rio Preto - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SP; Professora do Curso de Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos Práticas do Project Management Institute (PMI) na Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, II e III (2018/atual); Pós-graduanda em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade de Administração e Ciência e Educação FAMART (2020/atual); Pós-graduanda em Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e Ciência e Educação FAMART (2020/atual); Pós-graduanda em MBA em Executivo em Gestão de Negócios de Marketing (2020/atual).
  Curriculo Lattes
Fernando Martins Silva
Mestre em Ciência da Informação - Universidade de Brasília, MBA em Administração Financeira - Fundação Getúlio Vargas, graduado em Ciência da Computação, graduado em Direito. Atua como coordenador e docente em cursos de pós-graduação do Centro Universitário SENAC, unidade São José do Rio Preto. Advogado. Foi professor adjunto da UNIP, campus São José do Rio Preto, nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Atua na área da Ciência da Informação, Administração e Direito, com ênfase em Direito Digital, Compliance, Interdisciplinaridade, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Teoria Geral da Informação, Inteligência Competitiva, Gestão de Informações, Gestão de Processos e Processos Decisórios. Teve atuação profissional em empresas como TELESP, Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

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