Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão e Design de Eventos

Gestão e Design de Eventos

Você se especializará na criação, planejamento e produção de eventos de diferentes tipos e categorias com foco na gestão de negócios, usando ferramentas criativas para identificar tendências e aproveitar oportunidades.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar ou empreender na gestão de eventos em produtoras, promotoras e organizadoras de eventos, agências de comunicação e de viagens, departamentos de eventos ou marketing de empresas, casas de entretenimento, instituições culturais, meios de hospedagem, órgãos públicos, escolas, clubes, buffets e restaurantes.
Pessoas com graduação completa em qualquer área do conhecimento e que atuam na área de eventos, buscam empreender na área ou queiram ingressar nesse ramo de atividade.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.

PROCESSOS CRIATIVOS EM EVENTOS
Aborda o conceito da criatividade e do processo criativo, como surgem e quais são as condições que favorecem ou impedem esse processo na criação de eventos. Apresenta os modelos de sistematização do processo criativo com a finalidade de aplicar de forma imediata solucionando os riscos que possam surgir durante o planejamento de um evento.
ECOSSISTEMA E INOVAÇÃO EM EVENTOS
Apresenta e discute o mercado de eventos no Brasil e no mundo, bem como conceitos, classificações e tipologias. Apresenta as principais técnicas, tendências e ferramentas em processos de inovação e sua aplicação em eventos, criando valor agregado para toda cadeia produtiva, como resposta a um cenário em constante mudança e evolução, considerando, ainda, os aspectos de diversidade, sustentabilidade e acessibilidade.
EMPREENDEDORISMO EM EVENTOS
Aborda os aspectos do empreendedorismo em eventos e tendências do mercado. Apresenta ferramentas para a elaboração de planos de negócios e gestão estratégica, com a finalidade de identificar novas oportunidades de negócios e empreender no setor de eventos.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE EVENTOS
Aborda o processo de planejamento de um evento, analisando suas fases: concepção, pré-evento, trans-evento e pós-evento, considerando a acessibilidade física, as comunicações e a preservação do meio ambiente, com a finalidade de instrumentalizar para a elaboração de projetos de eventos. Discute conceitos e práticas de gerenciamento, visando uma abordagem sistêmica do evento em si, bem como de organizações que utilizam os eventos para atingir seus objetivos e resultados.
GESTÃO FINANCEIRA DE EVENTOS
Aborda os procedimentos de gerenciamento dos recursos materiais e humanos envolvidos na realização dos eventos, por meio do levantamento detalhado dos itens de custos fixos e despesas variáveis, formando assim a precificação do serviço: ponto de equilíbrio da empresa; margem de contribuição; taxa de retorno do investimento; modelo de planilha de estimativa de custos e despesas; fluxo de caixa; tributação na área de prestação de serviços; encargos sociais; viabilidade e sustentabilidade econômico-financeira dos negócios na atividade de eventos.
GESTÃO E LIDERANÇA DE EQUIPES EM EVENTOS
Aborda o conceito de liderança, o papel do líder e a importância do capital humano nos diversos campos de atuação, com a finalidade de discutir a motivação e o trabalho em equipe na realização de eventos.
VISITAS TÉCNICAS: ESPAÇOS E MONTAGENS DE EVENTOS I
Propõe visitas técnicas para observação e análise de espaços e montagem de eventos diversificados, visando o desenvolvimento da percepção das possibilidades de uso dos espaços e de contato direto com profissionais da área.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: GERENCIAMENTO E VIVÊNCIA
Propõe a elaboração de evento, para o protagonismo do aluno nos quesitos de concepção, dentro do conceito criativo, e análise, do ponto de vista orçamentário e de planejamento, com apresentação de proposta para potenciais clientes.
COMUNICAÇÃO E MARKETING DE EVENTOS
Aborda os fundamentos de marketing e comunicação específicos para eventos, considerando objetivos e estratégias de marketing, pesquisa de demanda, segmentação de público, posicionamento de mercado, objetivos, estratégias e peças de comunicação, apresentando as principais métricas para análise de resultados, com a finalidade de elaborar e implementar planos de marketing e comunicação de eventos.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS EM EVENTOS
Apresenta os instrumentos necessários para a elaboração de projetos comerciais, identificando as fontes potenciais de recursos; conceituação de parceria, patrocínio, permuta, apoio, crowdfunding e novos modelos de financiamento; estudo das leis de incentivo fiscal; tendo como objetivo inserir a captação de recursos e as técnicas de negociação como ferramentas indispensáveis para a realização de eventos.
PRODUÇÃO E LOGÍSTICA DE EVENTOS
Apresenta conceitos de produção e logística, bem como aspectos legais de segurança, sustentabilidade e gerenciamento de risco necessários aos diversos tipos de eventos. Aborda o fluxo das operações nas diferentes fases e tipos de eventos, com a elaboração das respectivas ferramentas de controle: fluxograma, checklist, cronograma, restrições e planos de contingência, entre outras, para a execução do projeto com base na legislação vigente.
GESTÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS EM EVENTOS
Apresenta ferramentas para o dimensionamento de recursos humanos, materiais, alimentos e bebidas, considerando o porte, a quantidade de participantes e a tipologia do evento. Indica os tipos de serviços adequados ao local do evento, logística de alimentos e bebidas considerando o objetivo, a viabilidade econômica e as tendências gastronômicas do momento.
AMBIENTAÇÃO E DECORAÇÃO EM EVENTOS
Apresenta conceitos de ambientação e decoração, com base na análise dos espaços e materiais a serem utilizados nos eventos. Aborda o planejamento da comunicação e concepção visual, considerando sinalização, iluminação, sustentabilidade, acessibilidade e aspectos da cenografia, de acordo com a finalidade de cada evento.
VISITAS TÉCNICAS: ESPAÇOS E MONTAGENS DE EVENTOS II
Propõe visitas técnicas para observação e análise de espaços e montagem de eventos diversificados, visando o desenvolvimento da percepção das possibilidades de uso dos espaços e de contato direto com profissionais da área.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO PRÁTICO DE EVENTOS
Propõe a elaboração de um projeto de evento e sua respectiva realização, tendo como base a aplicação dos conhecimentos e saberes apreendidos, com foco na produção do evento e posterior avaliação (pós-evento), considerando a complexidade do projeto: conceito criativo, questões orçamentárias, técnicas e funcionais, garantindo a sustentabilidade do evento.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também realizará estudos de caso e terá atividades em empresas do setor ou eventos com profissionais e tendências da área.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão e Design de Eventos. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso

 Associação Brasileira de Empresas de Eventos no estado de São Paulo

Colaboradores e associados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos no estado de São Paulo (ABEOC SP) têm 20% de desconto na mensalidade deste curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp