Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Finanças Corporativas

Finanças Corporativas

Você se especializará na administração financeira de empresas, conhecendo conceitos e ferramentas para lidar com investimentos, tesouraria, orçamento e controle, administração de crédito, gestão de capital, riscos e custos, entre outros.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Registre seu interesse no botão ao lado ou envie mensagem para poscampinas@sp.senac.br

1ª Etapa - Acesse o link de inscrição e cadastre-se no portal do Senac. Após confirmação do cadastro inscreva-se online no curso escolhido.

2ª Etapa - Após efetuar a inscrição enviar a documentação abaixo indicando na linha de assunto seu nome completo e urso pretendido:

- Diploma de graduação (cópia frente e verso) para o e-mail poscampinas@sp.senac.br.

- Currículo profissional para o e-mail rinaldi.scorrea@sp.senac.br

A coordenação entrará em contato para agendamento da reunião de orientação.

Após estas etapas a equipe da Pós-graduação entrará em contato para orientações para a finalização do processo de matrícula.

As matrículas deverão efetivadas dentro do período estabelecido ao candidato por e-mail. A não realização da matrícula no prazo estabelecido, automaticamente outros candidatos aprovados serão chamados até que as vagas se esgotem.


Pré-requisito: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior à data de início das aulas.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Passo 1 - Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 - Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 - Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00
Passo 4 - Envie o seu currículo profissional para: pos.osasco@sp.senac.br - indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 5 - Aguarde contato da coordenação que fará o agendamento do Processo Seletivo (entrevista). Este processo poderá ser realizado de forma coletiva com duração prevista de 2 horas no período noturno.

Importante: Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.

Obs: No dia da entrevista serão passadas todas as informações sobre lista de aprovados e procedimentos para matrícula.

Número de Vagas: 25

Etapas do Processo de Ingresso

1ª Etapa - Acessar o link ao lado, cadastrar-se no portal do Senac e inscrever-se on-line.
2ª Etapa - Enviar currículo profissional e diploma de graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão do curso com a data da Colação de Grau para o e-mail: possantoandre@sp.senac.br;

Pré-requisito: Ter ensino superior completo. A colação de grau deve ter ocorrido antes da data de início das aulas.

 
Investimento

OBS: DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS 24 x R$ 513,94.

DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso.
Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.

OBS: OBS: Valores referentes a turma em andamento
Horário do Curso
Turma 1
segunda: 19h10-22h45
quarta: 19h10-22h45
Início: Março/2022 Término: Março/2023Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: ABRIL/2022 Término: ABRIL/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
sexta: 19h-22h40
sábado: 09h-12h40
Início: 30/03/2019 Término: 01/06/2020

As datas poderão ser prorrogadas com prévio aviso.
Você poderá atuar na gerência e administração financeira de pequenas, médias e grandes empresas, no mercado financeiro e em centros de pesquisa em finanças, analisando mercados, negócios de organizações e o melhor posicionamento gerencial para cada situação.
Pessoas com graduação completa em cursos reconhecidos pelo MEC, que desejam atuar na área financeira ou que já atuam no setor e desejam atualizar conceitos em finanças ou avançar na carreira financeira.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
CÁLCULO FINANCEIRO
Oferece os principais conhecimentos da matemática financeira e do valor do dinheiro no tempo utilizados no cotidiano dos negócios. Aborda os conceitos de fluxo de caixa, juros simples e compostos, séries de pagamentos, perpetuidades e taxas de juros (proporcionais, equivalentes, nominais, efetivas, acumuladas, variáveis e médias). Propicia o entendimento dos principais conceitos, ferramentas, operações e produtos negociados nas tesourarias de instituições financeiras, destacando-se, entre outros, Selic, Cetip, Zero Cupon, LFT e LTN. Aborda as decisões do Copom e seu impacto nos produtos do mercado financeiro, a formação e estrutura temporal das taxas de juros em reais e em dólares (taxa Spot, a termo e cupom cambial limpo e sujo). Introduz os conceitos de carregamento de ativos, duration e convexidade.
CONTABILIDADE FINANCEIRA
Discute a estrutura conceitual básica da contabilidade financeira e propicia o estudo das variações patrimoniais; propõe a interpretação das normas contábeis, o conhecimento da prática contábil e elaboração das demonstrações financeiras, com a finalidade de gerar informações e redigir as notas explicativas que permitam evidenciar a dimensão patrimonial, econômica, financeira e social da organização.
GESTÃO FINANCEIRA E FINANÇAS CORPORATIVAS
Apresenta o conceito de administração financeira, orienta sobre a função dos demonstrativos e sua elaboração, propõe a análise e compara fontes de financiamento e expõe os principais indicadores econômicos e financeiros. Trata da gestão estratégica de custos, do orçamento de capital, do planejamento financeiro, do capital de giro e do processo de globalização e suas consequências para a gestão financeira da empresa.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E VALUATION
Aborda os principais temas estudados no campo de finanças, com enfoque a análise dos investimentos empreendidos pelas organizações, possibilitando tratar as questões e decisões financeiras com base na moderna teoria financeira. Desenvolve o conhecimento de todo o processo de avaliação de empresas e suas metodologias.
PROJETO: SOLUÇÕES FINANCEIRAS
Fomenta a identificação de problemas concretos nas organizações traçando as orientações necessárias para que possa vincular os elementos teóricos trabalhados durante o curso às necessidades práticas de solução de problemas organizacionais voltados para a área de finanças.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
ESTATÍSTICA APLICADA A FINANÇAS
Apresenta uma visão de métodos estatísticos fundamentais para análise de dados financeiros, destacando sua crescente influência no planejamento e na obtenção das informações para as tomadas de decisões relacionadas às atividades do profissional de finanças. Aborda as principais técnicas para a análise exploratória de dados e discute os procedimentos de padronização e tratamento dos dados. Estuda a distribuição de probabilidades de variáveis aleatórias discretas e contínuas, bem como os principais testes de hipóteses. Fornece as principais técnicas de análises bivariadas (covariância, correlação e regressão linear simples) e multivariada (regressão linear múltipla) no contexto das decisões financeiras.
DERIVATIVOS – TERMOS, FUTUROS, SWAPS E OPÇÕES
Expõe os conceitos fundamentais dos mercados derivativos, seus agentes e as respectivas funções. Apresenta os principais produtos dos mercados a termo, futuro, de swaps e de opções, quanto a seus conceitos, estruturas, cálculos, vantagens e desvantagens e formas de liquidação. Discute as principais estratégias e riscos de cada produto levando em consideração os objetivos de hedge ou de especulação.
ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES E TRIBUTOS
Apresenta os tipos de empresas brasileiras e os processos para a abertura e discute o enquadramento jurídico empresarial no que tange aos principais tributos por setor de atividade econômica. Desenvolve o conteúdo com foco contábil, tributário e legal, com o propósito de preparar o aluno para a atuação em conformidade com as demandas oficiais do ambiente de negócios complexo brasileiro.
MERCADO FINANCEIRO E CENÁRIOS ECONÔMICOS
Apresenta os conceitos, definições e práticas dos fundamentos macroeconômicos, tais como PIB, emprego, inflação (sistema de metas), juros (Copom), câmbio, setor externo (balanço de pagamentos) e as relações entre as variáveis macroeconômicas, com o objetivo de facilitar a compreensão do cenário político-econômico brasileiro e mundial, bem como dos desafios macroeconômicos do mundo atual. Discute a interferência das políticas econômicas nas decisões empresariais, sempre com vistas à melhoria do processo de tomada de decisões. Aborda a estrutura, os participantes e as respectivas funções do Sistema Financeiro Nacional, incluindo o organograma das entidades, o sistema normativo, os intermediários financeiros, os principais mercados que compõem o mercado financeiro, suas características, principais títulos e distinções. Examina os seguintes mercados: o monetário, o de câmbio, o de crédito, o de capitais e o de derivativos. Discute de forma introdutória as características e produtos do mercado financeiro internacional.
CAPITAL DE GIRO E ESTRUTURA DE CAPITAL
Apresenta os principais conceitos envolvidos na administração do capital de giro: capital de giro líquido, necessidade de capital de giro, saldo em tesouraria e ciclo de caixa. Discute as principais técnicas para o dimensionamento e as fontes de financiamento do capital de giro, levando em consideração a relação risco vs. retorno que permeia o tema. Aborda os elementos-chave para a gestão do capital de giro: políticas de crédito e de estoques e relacionamento com fornecedores. Estuda os impactos das decisões de capital de giro nos fluxos de caixa operacionais, dos investimentos e dos financiamentos. Apresenta os principais modelos para estimativa do custo do capital próprio (CAPM e APT) e custo da dívida, bem como o cálculo e premissas para o custo médio ponderado de capital (CMPC). Estuda o impacto do custo de capital no valor da empresa e na análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimentos. Analisa o conceito e a importância da estrutura de capital das empresas no âmbito da criação de valor para os acionistas. Discute as principais teorias relacionadas à estrutura de capital (irrelevância, trade-off, agência e pecking order) e as principais fontes onerosas de financiamentos. Apresenta e discute as principais teorias relacionadas à política de dividendos e recompra de ações e suas relações com o valor da empresa.
PROJETO DE CARTEIRA VIRTUAL DE INVESTIMENTO EM RENDA VARIÁVEL
Simula ambiente de mercado de renda variável dotando o aluno de premissas essenciais para a atuação neste mercado a fim de diagnosticar oportunidades de investimentos com a mitigação de riscos. Apresenta possíveis fontes de pesquisa para a vivência nesse mercado e as formas de inserção do aluno nos meios de negociação e arcabouços legais que envolvem o mercado de ações, opções, entre outros instrumentos existentes.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialista em Finanças Corporativas. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)Ana Livia Reis da Silva
poscampinas@sp.senac.brValdomiro Benjamim Junior
grupofcoposgraduacao@sp.senac.brThais Antonia Pires Salla Trevisan e Nelson Bueno de Oliveira
posgraduacaojun@sp.senac.br / posgraduacaojun@sp.senac.brSilvana Hyppolito Regio
pos.osasco@sp.senac.brPaulo Cezar Rosa
possantoandre@sp.senac.brCorpo Docente

Rinaldi da Silva Corrêa
Doutorando em Administração. Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Empresas e Negócios. Especialização em Didática do Ensino Superior. Bacharel em Administração de Empresas. 28 anos, atuou em empresas Multinacionais na área de suprimentos e logística. Professor universitário com conhecimento em empreendedorismo; planejamento para abertura de novos negócios; gestão financeira; gestão organizacional; modelos de gestão e metodologia de pesquisa. Professor e coordenador dos cursos de Pós-graduação do SENAC Campinas em Gestão de Negócios; Controladoria e Finanças e Sistemas de Gestão integrados. Responsável pelo Comitê de Ética de Pesquisa (CEP) do SENAC Campinas.


Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Valdomiro Benjamim Junior
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2011) e Mestre em Modelagem de Sistemas Complexos pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor e Coordenador do curso de Pós-graduação em Controladoria e Finanças e do curso de pós-graduação em Finanças Corporativas no Centro Universitário Senac, professor do curso de Pós-graduação do Centro Universitário da FEI e professor de pós-graduação na Trevisan Escola de Negócios, lecionando as disciplinas de Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Planejamento Tributário, Controladoria e Gestão Estratégica de Custos. Participou, ainda, como monitor, em disciplinas de resolução de problemas (RP II) na EACH-USP com metodologia de aprendizagem baseada em problemas (ABP) entre 2012 e 2013. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, principalmente em implantação em Sistemas de Informação Gerencial (ERP) e atuação em departamentos de Controladoria de empresas de grande porte. É consultor de empresas nas áreas contábil, tributária, gestão de custos e sistemas de informação gerencial.

Ernesto Luiz Marques Nunes
Doutor em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), vinculado ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP, MBA em Marketing pela ESPM-SP e graduado em Ciências Sociais pela FFLCH-USP (1995). Coordenador de cursos de pós-graduação no Senac (Inteligência de Mercado; Big Data; Ciências do Consumo e Estratégias Aplicadas; Gestão de Marketing). Meus interesses atuais de pesquisa são: Commons, Transição para Sociedades Sustentáveis, Municipalismo Libertário; Educação Ambiental, e Direitos Animais

Professor convidado:


Itamar Nogueira Hernandes
Possui passagem pelos cursos de Ciências Econômicas e Contábeis da FEA USP, Técnico em Contabilidade (CRC Ativo), Graduado em Gestão Financeira . Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu) em Gestão Bancária e Negócios. Cursou Extensão em Planejamento Tributário na FGV (Fundação Getúlio Vargas). Docente na Pós Graduação em Controladoria e Finanças e da Pós Graduação de Finanças Corporativas do SENAC SP ( Unidade Francisco Matarazzo), nas disciplinas de "Microeconomia e Macroeconomia" , "Tipos de Empresas, Impostos e obrigações legais" , "Análise de Investimentos" e "Análise de Investimentos e Valuation" Docente na Pós Graduação em Normas Brasileiras de Contabilidade e IFRS da Trevisan Escola de Negócios, nas disciplinas de "Aspectos e Normas Internacionais" e "Reconhecimento e Mensuração de Passivos" Docente no MBA de Gestão Estratégica de Pessoas da Universidade São Judas Tadeu (Unidade Guarulhos), disciplina de "Legislação Trabalhista, Relações Sindicais e Negociação" Professor conteudista (modalidade EAD), da Pós Graduação em Marketing, disciplina de "Gestão Financeira e Precificação" do SENAC SP. Docente de eSocial do IPED. Profissional Certificado pela ANBIMA nos exames CPA-10 e CPA-20 Experiência de 8 anos na área de Tesouraria da Caixa Econômica Federal , e de 17 anos ao todo nas áreas financeira, contábil, gestão, tributária e de recursos humanos. Consultor Chefe da Axios Consulting.

Corpo Docente

Nelson Bueno de Oliveira
Mestre em Administração Financeira pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor universitário das disciplinas Administração Financeira; Finanças Corporativas; Análise de Investimentos; Mercado Financeiro e de Capitais; Teoria Geral da Contabilidade; Contabilidade Internacional; e Matemática Financeira na Kroton Educacional - Faculdade Anhanguera de Jundiaí (SP). Coordenador do curso de pós-graduação em Finanças e Controladoria no Senac Jundiaí. Exerceu a função de conselheiro suplente, no Conselho de Administração da Rumo S.A., entre 2015 e 2017. Atuou como educador da Universidade Corporativa do Banco do Brasil, ministrando cursos nas áreas de Finanças; Economia Aplicada; Fundamentos e Práticas de Gestão do Mercado Pessoa Física Alta Renda. Atuou como gerente geral do Banco do Brasil em agências dos segmentos pessoa física de alta renda e pessoa jurídica corporate. Possui MBA Gestão de Risco FIPECAFI-FEA-USP; MBA Formação Geral de Executivos FIA-FEA-USP; MBA Negócios e Finanças Fundação Dom Cabral - Belo Horizonte; Pós-graduação lato sensu CEAG em Administração Contábil e Financeira na FGV São Paulo. É Bacharel em Ciências Contábeis pela Unianchieta - Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí SP. Perito contábil com registro no CFC/CNPC n. 4523.
  Curriculo Lattes
Liamar Mayer de Paula
Mestre em Psicologia e Pedagoga. Experiência de 34 anos na área de educação e desenvolvimento profissional com atuação em Instituições Educacionais (ensino fundamental, médio e técnico, graduação e pós-graduação) e área de Gestão de Pessoas em empresas nacionais e multinacionais. Em continuidade aos objetivos, atuo como Coordenadora e Professora de pós-graduação e oriento Trabalho de Conclusão de Curso no Centro Universitário Senac (Jundiaí). Coordenei a Pós-graduação e Extensão dos cursos de Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Logística, Controladoria, Administração Pública e Gestão de Cidades, Gestão de Projetos, Engenharia da Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, bem como, o Serviço de Apoio ao Estudante, além de docente nos cursos de Psicologia, Administração e Engenharias (Faculdade Politécnica de Jundiaí). Supervisionei Estágios dos cursos que ministrei na graduação. Participei de programas de avaliação Institucional, laboratórios de mudanças e projetos institucionais, inclusive visando plano diretor e de negócios. Atuei em comissões para o MEC, com objetivo de autorizar e reconhecer cursos de graduação. Como Supervisora Pedagógica era responsável pela gestão administrativa / pedagógica, inclusive pela elaboração e desenvolvimento de cursos livres e técnicos (administração, comércio, logística, enfermagem e informática). Faço parte da comissão científica e editorial do evento Senac de conhecimento integrado. Meu portfólio profissional e carreira na área de Gestão de Pessoas abrange as atividades desenvolvidas em: Implantação e Restruturação de Empresas, Treinamento, Recrutamento e Seleção, Benefícios, Auditoria de Recursos Humanos, Avaliação de Desempenho, Plano de Carreira e Motivação, bem como, em Processos de Implantações e Certificação ISO 9002.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Corpo Docente

Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp