Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

Você se especializará nos conceitos e nas ferramentas necessárias para realizar a gestão ambiental, aprendendo temas como sustentabilidade, biodiversidade, direito ambiental, recursos hídricos, resíduos sólidos e áreas contaminadas.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Número de Vagas: 25

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

 
Investimento

OBS: DESCONTO PARA FUNCIONÁRIOS E INSCRITOS NO CRF/SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo: 25% de desconto no curso de pós-graduação em Gestão Ambiental.
Horário do Curso
Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
Início: MARÇO/2023 Término: MARÇO/2024

Importante: este curso terá atividades não presenciais que poderão acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, que serão previamente informadas aos alunos. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma não presencial, considerando as recomendações sobre a Covid-19.Turma 1
sábado: 08h30-16h40
Início: Abril de 2023 Término: Maio de 2024

Importante: este curso tem atividades não presenciais, que vão acontecer on-line, durante a semana das 19h10 às 22h45. Possíveis mudanças de datas e horários serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
segunda: 19h-22h40
quarta: 19h-22h40
Início: PREVISÃO DE INÍCIO: ABRIL/2022 Término: PREVISÃO DE TÉRMINO: ABRIL/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma.
Você poderá realizar consultoria, formular propostas para planejamento ambiental urbano e rural, implementar sistemas de gestão ambiental voluntário, aplicar instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, atuar com licenciamento e auditoria ambiental, entre outros.
Pessoas com graduação completa em diferentes áreas do conhecimento e que atuam ou desejam atuar com gestão ambiental, como engenheiros, administradores, agrônomos, ambientalistas, advogados, biólogos, economistas, geógrafos, geólogos, arquitetos, urbanistas, químicos e técnicos em segurança do trabalho com formação superior.
Observação: não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Aborda os principais instrumentos de políticas públicas ambientais, o planejamento regional e planejamento por bacias hidrográficas, o gerenciamento costeiro, a gestão de unidades de conservação, o uso e a ocupação do solo e as normas legais e técnicas pertinentes. Discute o papel dos principais atores responsáveis pelas políticas públicas de meio ambiente, incluindo os governos nos âmbitos federal, estadual e municipal, como também as organizações não governamentais e o setor privado.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Aborda os instrumentos e as obrigações ambientais aplicadas à Política Nacional de Meio Ambiente, com destaque às etapas e procedimentos do processo de licenciamento ambiental com base na legislação e normas aplicáveis aos diferentes tipos de empreendimentos. Aborda os critérios de renovação da licença de operação, desativação do empreendimento e outras exigências vinculadas ao licenciamento. Apresenta os principais conceitos e definições associados à Avaliação de Impactos Ambientais e respectivos estudos ambientais pertinentes: Estudo de Impacto Ambiental (EIA); Relatório de Impacto Ambiental (RIMA); Relatório Ambiental Preliminar (RAP); Estudo Ambiental Simplificado (EAS); e o Relatório Ambiental Simplificado (RAS). Estuda as competências legais dos entes federativos na aplicação dos instrumentos.
DIREITO AMBIENTAL
Estuda os conceitos básicos e princípios do direito ambiental. Aborda a aplicação do direito e a hierarquia da legislação brasileira, assim como as responsabilidades administrativa, civil e penal. Discute a responsabilidade solidária e o compliance ambiental.
BIODIVERSIDADE - FAUNA E FLORA
Aborda os conceitos e os processos básicos de ecologia, analisando os componentes dos ecossistemas, os fluxos de energia, as relações alimentares entre os organismos e os ciclos biogeoquímicos. Analisa as interferências sobre o ecossistema, propiciando aos alunos visão integradora dos aspectos biofísicos e antrópicos para a gestão ambiental. Aborda aplicação dos instrumentos à gestão do meio abiótico. Caracteriza os principais ecossistemas brasileiros e discute os problemas ambientais contemporâneos decorrentes das ações antrópicas, dando subsídios para atuação do gestor ambiental. Aborda a legislação e normas técnicas pertinentes e aplicada à fauna e à flora.
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Aborda os princípios básicos que norteiam os fundamentos e a operação dos sistemas de gerenciamento de recursos hídricos estadual e nacional, incluindo as formas e arranjos administrativos com destaque aos conselhos estadual e nacional, dos comitês e das agências de bacia. Discute as políticas e sistemas que definem os papéis de governos, sociedade civil e setor privado, nos âmbitos global, nacional, regional e local. Discute o novo marco regulatório do saneamento básico. Aborda a aplicação de ferramentas para a gestão hídrica nas organizações, por meio do balanço hídrico e com foco no gerenciamento para uso racional da água.
GESTÃO DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS
Apresenta as principais fontes de emissão, a caracterização dos poluentes, da rede de monitoramento do ar. Apresenta os aspectos relacionados à saúde - abordando os padrões de qualidade ambiental e de emissão previstos, frente à capacidade de suporte do meio -, à legislação, às normas técnicas pertinentes e aos relatórios de qualidade ambiental do Estado de São Paulo. Aborda o monitoramento das fontes fixas e móveis de poluição. Discute as principais tecnologias de controle da poluição do ar, suas características e aplicações, fornecendo subsídios para a seleção dos processos apropriados a cada caso, considerando a relação custo e benefício, e mesmo a redução do potencial poluidor. Discute a forma da apresentação do Plano de Controle Ambiental para os órgãos ambientais.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: ECOEFICIÊNCIA
Aborda a estruturação/análise crítica de projetos de ecoeficiência, com foco na redução do impacto ambiental e otimização do consumo de recursos, buscando o equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade, que incluem o uso racional de água, energia e materiais.
ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
Analisa o trinômio energia-sociedade-meio ambiente como um sistema para a sustentabilidade planetária. Analisa as necessidades humanas com relação ao uso e custos da energia, além dos impactos socioambientais dos empreendimentos energéticos. Conceitua planejamento energético, discutindo suas diferentes formas, em especial na oferta e demanda. Discute a inserção de fontes renováveis e a importância da geração descentralizada para a garantia do fornecimento, abordando a relação do uso de smart grid e a expansão da oferta de energia com as novas fontes renováveis, e com a conservação de energia, utilizando o modelo de gestão da norma internacional ISO 50.001. Discute as questões econômico-sociais no Brasil e no mundo e os cenários de energia, visando aumentar de forma sustentável o acesso à energia nos países em desenvolvimento.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUSTENTABIIDADE
Discute aspectos de gestão nas dimensões da governança corporativa, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa, com foco na missão, visão e objetivos estratégicos do negócio, tendo como perspectiva o cumprimento de todas as obrigações da organização (conformidade) e a sustentabilidade. Aborda plano de negócios, liderança, negociação, gestão de pessoas, visão estratégica de negócios, cultura organizacional. Aborda o mercado de carbono oficial e o voluntário, adaptação as mudanças do clima e seus instrumentos, legislação e procedimentos pertinentes. Apresenta o planejamento estratégico para a gestão da sustentabilidade, as práticas de governança corporativa e a gestão da responsabilidade social, a economia verde e circular, o consumo sustentável e a conscientização da organizacional através da ética na governança - código de ética e integridade.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos pelos poderes públicos e setores privados, e a integração com as outras políticas públicas. Aborda a legislação e as normas associadas ao tema. Estuda e discute a metodologia para a caracterização e a classificação dos resíduos e rejeitos, assim como os métodos e tecnologias para não geração, minimização, reutilização, reciclagem e tratamento, visando destinação e a disposição final ambientalmente adequada de resíduos. Discute a aplicação dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com destaque aos Planos de Gerenciamento e Sistemas de Logística Reversa, considerando os conceitos da ecoeficiência e consumo sustentável. Estuda os conceitos de economia linear e economia circular.
GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS
Estuda os conceitos relacionados às fases do gerenciamento de áreas contaminadas, incluindo as metodologias empregadas para identificação de áreas potenciais, avaliação preliminar, classificação e cadastro, investigação confirmatória e detalhada, como também as tecnologias de monitoramento e remediação. Aborda a legislação ambiental e normas técnicas pertinentes. Apresenta os conceitos, definições e as principais metodologias de análise de riscos naturais e tecnológicos. Apresenta e propicia o uso do manual de orientação para elaboração de estudos de análises de riscos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Discute o desenvolvimento e a implementação de planos de atendimento às emergências ambientais.
FORMAÇÃO DE AUDITOR AMBIENTAL
Aborda os princípios, tipos, métodos e técnicas de auditoria, o planejamento, a elaboração de um programa de auditoria e a condução de auditorias de sistemas de gestão ambiental. Estuda os termos e definições, os objetivos, critérios e escopo de auditorias, tendo como parâmetro as cláusulas e requisitos da norma NBR-ISO 14.001:2015. Aborda a composição da equipe auditora, descrição e acompanhamento de não conformidades, elaboração de registros e relatórios de auditoria, análise crítica de documentos, evidências e práticas de auditorias. Apresenta e propicia o uso da norma NBR-ISO-19.011 - Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão.
PROJETO: SOCIOAMBIENTAL
Estuda a elaboração e análise crítica de um projeto socioambiental, estruturado metodologicamente, abordando ações e boas práticas para transformar uma determinada realidade sob o ponto de vista do impacto socioambiental.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Aborda os principais instrumentos de políticas públicas ambientais, o planejamento regional e planejamento por bacias hidrográficas, o gerenciamento costeiro, a gestão de unidades de conservação, o uso e a ocupação do solo e as normas legais e técnicas pertinentes. Discute o papel dos principais atores responsáveis pelas políticas públicas de meio ambiente, incluindo os governos nos âmbitos federal, estadual e municipal, como também as organizações não governamentais e o setor privado.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Aborda os instrumentos e as obrigações ambientais aplicadas à Política Nacional de Meio Ambiente, com destaque às etapas e procedimentos do processo de licenciamento ambiental com base na legislação e normas aplicáveis aos diferentes tipos de empreendimentos. Aborda os critérios de renovação da licença de operação, desativação do empreendimento e outras exigências vinculadas ao licenciamento. Apresenta os principais conceitos e definições associados à Avaliação de Impactos Ambientais e respectivos estudos ambientais pertinentes: Estudo de Impacto Ambiental (EIA); Relatório de Impacto Ambiental (RIMA); Relatório Ambiental Preliminar (RAP); Estudo Ambiental Simplificado (EAS); e o Relatório Ambiental Simplificado (RAS).Estuda as competências legais dos entes federativos na aplicação dos instrumentos.
DIREITO AMBIENTAL
Estuda os conceitos básicos e princípios do direito ambiental. Aborda a aplicação do direito e a hierarquia da legislação brasileira, assim como as responsabilidades administrativa, civil e penal. Discute a responsabilidade solidária e o compliance ambiental.
BIODIVERSIDADE - FAUNA E FLORA
Aborda os conceitos e os processos básicos de ecologia, analisando os componentes dos ecossistemas, os fluxos de energia, as relações alimentares entre os organismos e os ciclos biogeoquímicos. Analisa as interferências sobre o ecossistema, propiciando aos alunos visão integradora dos aspectos biofísicos e antrópicos para a gestão ambiental. Aborda aplicação dos instrumentos à gestão do meio abiótico. Caracteriza os principais ecossistemas brasileiros e discute os problemas ambientais contemporâneos decorrentes das ações antrópicas, dando subsídios para atuação do gestor ambiental. Aborda a legislação e normas técnicas pertinentes e aplicada à fauna e à flora.
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Aborda os princípios básicos que norteiam os fundamentos e a operação dos sistemas de gerenciamento de recursos hídricos estadual e nacional, incluindo as formas e arranjos administrativos com destaque aos conselhos estadual e nacional, dos comitês e das agências de bacia. Discute as políticas e sistemas que definem os papéis de governos, sociedade civil e setor privado, nos âmbitos global, nacional, regional e local. Discute o novo marco regulatório do saneamento básico. Aborda a aplicação de ferramentas para a gestão hídrica nas organizações, por meio do balanço hídrico e com foco no gerenciamento para uso racional da água.
GESTÃO DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS
Apresenta as principais fontes de emissão, a caracterização dos poluentes, da rede de monitoramento do ar. Apresenta os aspectos relacionados à saúde - abordando os padrões de qualidade ambiental e de emissão previstos, frente à capacidade de suporte do meio -, à legislação, às normas técnicas pertinentes e aos relatórios de qualidade ambiental do Estado de São Paulo. Aborda o monitoramento das fontes fixas e móveis de poluição. Discute as principais tecnologias de controle da poluição do ar, suas características e aplicações, fornecendo subsídios para a seleção dos processos apropriados a cada caso, considerando a relação custo e benefício, e mesmo a redução do potencial poluidor. Discute a forma da apresentação do Plano de Controle Ambiental para os órgãos ambientais.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: ECOEFICIÊNCIA
Aborda a estruturação/análise crítica de projetos de ecoeficiência, com foco na redução do impacto ambiental e otimização do consumo de recursos, buscando o equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade, que incluem o uso racional de água, energia e materiais.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE
Discute aspectos de gestão nas dimensões da governança corporativa, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa, com foco na missão, visão e objetivos estratégicos do negócio, tendo como perspectiva o cumprimento de todas as obrigações da organização (conformidade) e a sustentabilidade. Aborda plano de negócios, liderança, negociação, gestão de pessoas, visão estratégica de negócios, cultura organizacional. Aborda o mercado de carbono oficial e o voluntário, adaptação as mudanças do clima e seus instrumentos, legislação e procedimentos pertinentes. Apresenta o planejamento estratégico para a gestão da sustentabilidade, as práticas de governança corporativa e a gestão da responsabilidade social, a economia verde e circular, o consumo sustentável e a conscientização da organizacional através da ética na governança – código de ética e integridade.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos pelos poderes públicos e setores privados, e a integração com as outras políticas públicas. Aborda a legislação e as normas associadas ao tema. Estuda e discute a metodologia para a caracterização e a classificação dos resíduos e rejeitos, assim como os métodos e tecnologias para não geração, minimização, reutilização, reciclagem e tratamento, visando destinação e a disposição final ambientalmente adequada de resíduos. Discute a aplicação dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com destaque aos Planos de Gerenciamento e Sistemas de Logística Reversa, considerando os conceitos da ecoeficiência e consumo sustentável. Estuda os conceitos de economia linear e economia circular.
GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS
Estuda os conceitos relacionados às fases do gerenciamento de áreas contaminadas, incluindo as metodologias empregadas para identificação de áreas potenciais, avaliação preliminar, classificação e cadastro, investigação confirmatória e detalhada, como também as tecnologias de monitoramento e remediação. Aborda a legislação ambiental e normas técnicas pertinentes. Apresenta os conceitos, definições e as principais metodologias de análise de riscos naturais e tecnológicos. Apresenta e propicia o uso do manual de orientação para elaboração de estudos de análises de riscos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Discute o desenvolvimento e a implementação de planos de atendimento às emergências ambientais.
FORMAÇÃO DE AUDITOR AMBIENTAL
Aborda os princípios, tipos, métodos e técnicas de auditoria, o planejamento, a elaboração de um programa de auditoria e a condução de auditorias de sistemas de gestão ambiental. Estuda os termos e definições, os objetivos, critérios e escopo de auditorias, tendo como parâmetro as cláusulas e requisitos da norma NBR-ISO 14.001:2015. Aborda a composição da equipe auditora, descrição e acompanhamento de não conformidades, elaboração de registros e relatórios de auditoria, análise crítica de documentos, evidências e práticas de auditorias. Apresenta e propicia o uso da norma NBR-ISO-19.011 – Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: SOCIOAMBIENTAL
Estuda a elaboração e análise crítica de um projeto socioambiental, estruturado metodologicamente, abordando ações e boas práticas para transformar uma determinada realidade sob o ponto de vista do impacto socioambiental.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão Ambiental. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)Ronildo Aparecido Pavani
pos.jabaquara@sp.senac.brKaren Elise de Campos e Dalva Olivia Azambuja Ferrari
possjriopreto@sp.senac.br / possjriopreto@sp.senac.brErika Pereira Leite e Eloisa Jendiroba
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.brAna Lívia Reis da Silva e Mauro de Oliveira Sobrinho
poscampinas@sp.senac.br / mauro.osobrinho@sp.senac.brCorpo Docente

Doutora Esmeralda Buzato
Bacharel em geografia, mestre e doutoranda em geografia física pela USP. Atuo na área de docência universitária e de consultoria ambiental (análise do meio físico, uso e ocupação da terra). Como docente possuo experiência na área de geociências especialmente nas disciplinas: geomorfologia, pedologia, cartografia, geografia física geral, biogeografia e métodos e técnicas de pesquisa, além de grande experiência em orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC), sobre temas ambientais como: planejamento urbano e rural, manejo e gestão ambiental, unidades de conservação, recursos naturais, ecoturismo e recuperação de áreas degradadas dentre outros. Na área de consultoria ambiental realizei relatórios técnicos e mapeamentos para instruir processos de licenciamento, identificação de parâmetros do meio físico para uso e ocupação da terra e para elaboração de planos de manejo em Unidades de Conservação - para empresas públicas e privadas como a Secretaria do Meio ambiente-MT/BIRD, Instituto Florestal-SP e Prefeitura Municipal de Santo André dentre outros. É docente nos cursos de pós-graduação no SENAC/SP.
  Curriculo Lattes
Doutora Silene Bueno de Godoy Purificação
Doutora em Saúde Pública, área de concentração: Saúde Ambiental - FSP/USP. Mestre em Saúde Pública, área de concentração: Saúde Ambiental - FSP/USP. Mestre em Direito, área de concentração: Direito Processual Civil - Mackenzie. Bacharel em Direito - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Advogada atuante na área ambiental e empresarial há mais de 20 anos. Professora universitária e gestora acadêmica. É professora de Direito Ambiental no curso de pós-graduação Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Coordenadora e professora dos cursos de pós-graduação Especialização em Direito e Gestão do Meio Ambiente, Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, e Especialização em Perícia Ambiental, todos no SENAC Jabaquara. É professora nos cursos de pós-graduação Especialização em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Especialização em Gestão Ambiental, Especialização em Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialização em Gestão de Negócios e Especialização em Construção Sustentável e Certificação Ambiental em Empreendimentos Imobiliários, todos no SENAC Jabaquara. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental. Na área educacional, possui experiência na gestão de cursos superiores; especializada em direito educacional, gestão escolar e didática do ensino; com ênfase na construção, implementação e revisão de projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós-graduação. Atuante na área de direitos humanos, cultura de paz, negociação e mediação de conflitos.
  Curriculo Lattes
Especilaista Priscila Rocha Freire
Especialista em Tecnologia de Celulose e Papel. (Carga Horária: 360h). Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil. Especialista em Sistemas de Gerenciamento Ambiental. (Carga Horária: 360h). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Aperfeiçoamento em andamento em MBA - Gestão Ambiental e Sustentabilidade. (Carga Horária: 360h). Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. Graduação em Engenharia Química. Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. Experiência: coordenação e negociação do processo de licenciamento ambiental para investimentos de médio e grande porte, experiência em negociar com os órgãos públicos (CETESB, IPAAM, IBAMA, SMA); gestão de legislações ambientais e políticas internacionais de companhia multinacional. Avaliação de risco ambiental na gestão de ciclo de vida (LCM) de produtos; participação do comitê de bacias hidrográficas dos rios PCJ,participação no processo de inclusão e manutenção de empresa no Dow Jones Sustainability Index e ISE-Índice Bovespa (Brasil); coordenação do sistema de gestão ambiental para a obtenção da certificação ISO 14001; realização de auditoria ambiental âmbito nacional e internacional; consultoria técnica para projetos de melhoria ambiental de fábricas; remediação; coordenação da seção ambiental do relatório Anual de Sustentabilidade (Nível A + do GRI); desenvolvimento de programas de educação ambiental com prefeituras; captação e gestão de projetos sociais financiados por Instituto; participação do grupo de meio ambiente da CIESP; voluntária.

João Carlos Muciaccito
Graduado em Química, pós-graduado em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica da USP (1998), mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT (2005). Trabalha na Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, foi coordenador do curso Técnico em Química Industrial do Colégio Clóvis Bevilácqua. É professor nos seguintes cursos de Pós Graduação: Engenharia Ambiental e Sanitária, Perícia e Gestão Ambiental, no Instituto de Pós-Graduação IPOG; Gestão Ambiental - SENAC; Gestão Ambiental MBA na Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, Higiene do Trabalho no curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, na Fundação Santo André e Meio Ambiente Industrial no curso de Engenharia de Petróleo e Gás das Faculdades Oswaldo Cruz, também é professor titular nos cursos de graduação nas Faculdades de Química; Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental na Fundação Santo André. Tem experiência na área de Poluição, Qualidade e Gestão Ambiental, atuando principalmente nas áreas de: monitoramento de efluentes líquidos e gasosos em fontes fixas, áreas contaminadas, avaliação de impactos ambientais, controle da poluição, higiene do trabalho e licenciamento ambiental com ênfase em processos químicos, petroquímicos e soda-cloro. Assessora o Ministério Público Estadual, através da CETESB, nos assuntos técnicos relacionados aos quesitos ambientais e correlatos. É parecerista do Congresso Nacional de Excelência em Gestão, articulista da Revista Meio Filtrante e membro do conselho editorial das Revistas Neo Mundo e Tratamento de Água e Efluentes - TAE.

Doutora Juliana Mantovani
Geógrafa graduada no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo - USP, Doutora em Geografia Física pela USP, com pesquisa desenvolvida na área de geomorfologia e perícia ambiental. Possui especialização em Perícia Ambiental e 10 anos de experiência em geoprocessamento, sensoriamento remoto e no desenvolvimento de estudos e avaliações de impacto ambiental.

Doutor Jorge Luiz Nobre Gouveia


Doutora Ana Paula Pereira da Silveira
Graduada em Hidráulica e Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2012), e em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2007), mestre em Tecnologias Ambientais pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e doutora em Energia pela Universidade Federal do ABC (2020). Atualmente é tecnóloga na Célula de Desenvolvimento da Gestão na Sabesp - MS, representante da Abes na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paulo e coordenadora adjunta da câmara técnica de Educação Ambiental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - São Paulo. Atuou como docente na graduação e pós-graduação por 7 anos, é coautora do livro Ciclo Ambiental da Água: da chuva à gestão e do livro Dessalinização de água.

Doutor Marcelo Rodrigues de Sousa
Marcelo Sousa é Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP (2001) com PhD em Hidrogeologia pela Universidade de Waterloo, Canadá (2013), onde se especializou em modelagem matemática e gestão de águas subterrâneas. Possui 20 anos de experiência como consultor ambiental e atualmente é consultor-líder da Converge. É instrutor convidado do curso de Investigação de Áreas Contaminadas da CETESB (Investigação de Solos e Águas Subterrâneas) e da pós-graduação no SENAC-Jurubatba (Modelamento Numérico de Fluxo e Transporte de Contaminantes). Foi diretor da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas e tem mais de 50 publicações técnicas nacionais e internacionais.

Mestre Paula Batich
Doutoranda em Saúde Global e Sustentabilidade (USP), Mestre em Tecnologia Ambiental (IPT), Pós-graduada em Gestão Ambiental (SENAC) e Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado, UMESP). Professora e coordenadora de Pós-Graduação no Senac Osasco. Experiência de 15 anos na área de sustentabilidade e gestão de projetos em contextos socioambientais e educacionais, em organizações do terceiro setor, empresas privadas e públicas.
Atuou como Gestora de Projetos pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) pela Secretaria Municipal da Saúde e Organização Social Santa Catarina. Foi gestora do Parque Guarapiranga pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Atuou como Coordenadora de Projetos na ImageMagica, Abramundo e Instituto Navega São Paulo. Participou como Educadora Ambiental de projetos em escolas públicas e como bióloga em projetos de conservação no Zoológico de São Paulo, Associação Mata Ciliar, Projeto Peixe-boi, Aquário de Ubatuba e foi multiplicadora em manejo florestal comunitário na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Amazônia).


Mestre Gustavo Andrade Santana de Sá
Breve currículo: Doutorando e Mestre em Engenharia Mecânica na linha de pesquisa Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela UNESP. Especialista em Responsabilidade Social e em Engenharia de Segurança do Trabalho, com graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Experiência como gestor ambiental em empresas de consultoria e engenharia, atuando com sistemas de operação e manutenção predial, sistemas elétricos de potência (hidrelétrica e construção de linhas de transmissão) e avaliação de áreas contaminadas. Atuação como coordenador de serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho – SESMT em obras de construção civil pesada e em serviços de telecomunicações nos estados de MG, SP, RJ, PB, RN e PE. Atualmente é Coordenador de SSMA e de questões Fundiárias em empresa de consultoria consultiva para o setor elétrico nacional.



Mestre Marcos Tavares Barderi


Mestre André Hernandes


Mestre Heber Braida
Mestre em Tecnologia Ambiental, Especialista em Gestão Ambiental, Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho, Auditor Líder em Sistemas de Gestão Integrados ISO-9001:2015, ISO-14.001:2015 e ISO-45.001:2018, Auditor de Sistemas de Gestão de Energia ISO-50.001, Atuação em projetos de sustentabilidade em empresas de grande porte, e também na gestão de projetos de segurança contra incêndio e gerenciamento de áreas contaminadas para reabilitação. Professor e Coordenador dos cursos de Pós graduação do Senac Jabaquara Especialização em Gestão Ambiental e Especialização em Sistemas de Gestão Integradas e Auditoras.

Corpo Docente

Corpo Docente

Corpo Docente

Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp