Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Sistemas de Gestão Integrados e Auditorias

Sistemas de Gestão Integrados e Auditorias

Você se especializará na gestão integrada de sistemas de qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, saúde e segurança no trabalho, conhecendo processos de auditorias e contribuindo para melhorar o desempenho das organizações.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Etapas do Processo de Ingresso

Etapas para o processo de ingresso da Pós-graduação presencial do Centro Universitário Senac - Unidade São José do Rio Preto:

Pré-requisito indispensável: Ter diploma de curso superior e ou ter colado grau antes do início do curso;
Passo 1 - Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 - Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 - Envie currículo profissional e diploma de graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão do curso com a data da Colação de Grau para o e-mail: possjriopreto@sp.senac.br - indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 4 - Aguarde o contato de agendamento para a entrevista com a coordenação do curso.
Não será aceito diploma de cursos sequenciais.

Número de Vagas: 40

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.
Esperamos encontrar você em breve!

Número de Vagas: 20

 
Investimento

OBS: OBS: Valores referentes a turma em andamento
OBS: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
Horário do Curso
Turma 1
sábado: 08h30-16h40
Início: PREVISÃO DE INÍCIO: ABRIL/2022 Término: PREVISÃO DE TÉRMINO: ABRIL/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
quarta: 19h-22h35
sexta: 19h-22h35
Início: MARÇO/2022 Término: MARÇO/2023

Importante: este curso terá atividades não presenciais que poderão acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, que serão previamente informadas aos alunos. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma não presencial, considerando as recomendações sobre a Covid-19.Turma 1
quarta: 19h-22h40
sexta: 19h-22h40
Início: Agosto/2022 Término: Agosto/2023

Importante: Este curso tem atividades on-line, em dias e horários diferentes das aulas presenciais e que serão previamente informados para a turma.

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
sábado: 08h00-16h10
Início: Março 2019 Término: Dezembro de 2020

AULAS QUINZENAIS. Importante: Devido aos feriados e pontes durante o ano letivo, as aulas poderão não ocorrer quinzenalmente para composição do calendário acadêmico. Consulte o calendário desse curso na coordenação de Pós-graduação.Turma 1
sábado: 09h-17h10
Início: 04/03/2023 Término: 16/12/2023

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma.
Você poderá atuar em equipes multiprofissionais em empresas públicas e privadas de diferentes setores, consultorias e assessorias, além de gerir a implantação das normas ISO e otimizar recursos, gerenciar os riscos e buscar a conformidade em todos os processos de uma organização.
Pessoas com graduação completa que tenham experiência profissional em qualidade, segurança e saúde ocupacional, meio ambiente e responsabilidade social, ou em algum outro segmento da gestão ou administração empresarial, além de engenheiros, biólogos, administradores, advogados, arquitetos, gestores, auditores e consultores ambientais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE
Discute aspectos de gestão nas dimensões da governança corporativa, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa, com foco na missão, visão e objetivos estratégicos do negócio, tendo como perspectiva o cumprimento de todas as obrigações da organização (conformidade) e a sustentabilidade. Aborda plano de negócios, requisitos legais e outros aplicáveis, liderança, negociação, gestão de pessoas, visão estratégica de negócios, cultura e aprendizagem organizacional, com vistas à adoção de novos valores, flexibilização para mudança e desenvolvimento das competências humanas.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Aborda os conceitos de qualidade nas organizações a partir de sua evolução histórica. Apresenta as principais referências teóricas da qualidade e seus conceitos de implementação e gestão de sistemas da qualidade. Aborda, por meio de atividades práticas, as principais ferramentas de gerenciamento da qualidade, resolução de problemas, controle e melhoria de processos, com foco na produtividade. Trata das técnicas e metodologias para avaliação de riscos na organização.
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE
Apresenta os conceitos e a metodologia para o mapeamento e a gestão de processos, qualidade, requisitos e satisfação dos clientes, indicadores da qualidade, melhoria contínua e custos da qualidade. Aborda técnicas para tratamento de não conformidades e aplicação de ações corretivas, técnicas para mapeamento de processos e avaliação de riscos organizacionais e promove exercícios para desenvolvimento dessas competências. Discute os padrões normativos nos Sistemas de Gestão da Qualidade – SGQ, baseados na família das normas ISO 9000, as principais características da ISO 9001, suas cláusulas e requisitos, proporcionando a compreensão dos processos de implantação e certificação do SGQ.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: ECOEFICIÊNCIA
Aborda a estruturação/análise crítica de projetos de ecoeficiência, com foco na redução do impacto ambiental e otimização do consumo de recursos, buscando o equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade, que incluem o uso racional de água, energia e materiais. Apresenta e Discute um diagnóstico ambiental estruturado, que considere os problemas e desafios específicos ao contexto selecionado, no qual se realiza uma análise crítica sobre as etapas de um projeto, abordando os aspectos econômico, social e ambiental, bem como analisando os indicadores de sustentabilidade e impactos na cadeia de suprimentos (supply chain).
TECNOLOGIAS PARA PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO
Problematiza a relação do homem com o meio ambiente nos contextos ecológico, histórico e produtivo, fornecendo subsídios para a análise da origem dos problemas ambientais e seus impactos na saúde e no bem-estar das populações, bem como na economia local e global. Define poluição, tipos de poluentes, fontes de poluição, impactos, tecnologias para a prevenção e controle. Trata, também, do comportamento dos poluentes no meio ambiente; toxicologia; da prevenção da poluição ambiental; do controle da poluição ambiental; da garantia da qualidade ambiental: padrões de qualidade do ar, da água e do solo e seu monitoramento. Discute os modelos de economia linear e circular.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Discute a importância de inserir a dimensão ambiental na gestão global das organizações e suas vantagens competitivas, analisando a interação entre o setor produtivo e o meio ambiente à luz do desenvolvimento sustentável. Aborda a implementação e certificação do sistema de gestão ambiental, com base no referencial normativo NBR ISO 14001. Discute os procedimentos a serem seguidos pela organização para conformidade perante os critérios de avaliação dos sistemas de gerenciamento ambiental, pelas entidades credenciadas para certificação e fiscalização dos procedimentos de gestão. Estuda metodologia para o Levantamento dos Aspectos Ambientais e Avaliação dos Impactos Ambientais - LAIA. Aborda os princípios da integração da gestão ambiental com outros sistemas e suas respectivas normatizações.
GESTÃO DOS RISCOS E PROGRAMAS OCUPACIONAIS
Problematiza a interação entre o homem e o seu meio, como um ser inserido em um determinado estrato socioeconômico e profissional, o processo de produção, as questões que envolvem as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho, a partir do conceito prevencionista, das diretrizes de organismos nacionais e internacionais e da legislação vigente. Aborda o gerenciamento de incidentes. Estuda a proporção dos acidentes e os custos produzidos pelos acidentes. Estuda a Legislação Brasileira de Segurança e Medicina do Trabalho, sobretudo as Normas Regulamentadoras (NR). Apresenta os principais programas ocupacionais: Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Conservação Auditiva (PCA), Programa de Proteção Respiratória e outros (PPR). Trata dos adicionais de insalubridade, periculosidade e questões da ergonomia.
SISTEMAS DE GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Discute os perigos e riscos associados aos ambientes de trabalho por meio da análise e do controle dos riscos ocupacionais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes), relacionados à saúde do trabalhador. Aborda a metodologia para levantamento de perigos e avaliação dos riscos ocupacionais, estruturando planos de ação com foco na eliminação e gerenciamento dos riscos. Estuda os modelos de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacionais, com ênfase na implementação da metodologia da norma ISO-45.001 e sua integração aos demais sistemas de gestão.
GESTÃO DOS SISTEMAS INTEGRADOS
Trata do planejamento, implantação e integração dos sistemas de gestão para alcançar os objetivos das organizações. Aborda os processos relacionados à conformidade e sustentabilidade organizacionais, incluindo aqueles referentes à qualidade, ao meio ambiente, à saúde e segurança no trabalho e à responsabilidade social empresarial. Aborda as práticas para integrar os sistemas de gestão, com base em normas específicas de gestão, tais como ISO-9.001 (SGQ), ISO-14.001 (SGA), ISO-45.001 (SGSST), ISO-26.000 (RS), dentre outras que, juntas, contribuem para a melhoria do desempenho das organizações.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: SOCIOAMBIENTAL
Aborda a elaboração e análise crítica de um projeto socioambiental no ambiente organizacional, estruturado metodologicamente, abordando ações e boas práticas para transformar uma determinada realidade e com impacto socioambiental.
AUDITORIA DE SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Aborda os princípios, tipos, métodos e técnicas de auditoria, o planejamento, a elaboração de um programa de auditoria e a condução de auditorias de sistemas de gestão integrados. Estuda os termos e definições, os objetivos, os critérios e o escopo de auditorias, tendo como parâmetro a nova estrutura High Level Structure (HLS) das normas ISO de gestão. Estuda as cláusulas e requisitos das normas ISO-9.001, 14.001 e 45.001 e sua integração. Aborda a composição da equipe auditora, práticas de auditoria, descrição e acompanhamento de não conformidades, elaboração de registros e relatórios de auditoria, análise crítica de documentos, evidências e práticas de auditorias. Considera a abordagem da norma NBR-ISO-19.011 – Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Discute aspectos de gestão nas dimensões da governança corporativa, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa, com foco na missão, visão e objetivos estratégicos do negócio, tendo como perspectiva o cumprimento de todas as obrigações da organização (conformidade) e a sustentabilidade. Aborda plano de negócios, requisitos legais e outros aplicáveis, liderança, negociação, gestão de pessoas, visão estratégica de negócios, cultura e aprendizagem organizacional, com vistas à adoção de novos valores, flexibilização para mudança e desenvolvimento das competências humanas. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Aborda os conceitos de qualidade nas organizações a partir de sua evolução histórica. Apresenta as principais referências teóricas da qualidade e seus conceitos de implementação e gestão de sistemas da qualidade. Aborda, por meio de atividades práticas, as principais ferramentas de gerenciamento da qualidade, resolução de problemas, controle e melhoria de processos, com foco na produtividade. Trata das técnicas e metodologias para avaliação de riscos na organização. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Apresenta os conceitos e a metodologia para o mapeamento e a gestão de processos, qualidade, requisitos e satisfação dos clientes, indicadores da qualidade, melhoria contínua e custos da qualidade. Aborda técnicas para tratamento de não conformidades e aplicação de ações corretivas, técnicas para mapeamento de processos e avaliação de riscos organizacionais e promove exercícios para desenvolvimento dessas competências. Discute os padrões normativos nos Sistemas de Gestão da Qualidade – SGQ, baseados na família das normas ISO 9000, as principais características da ISO 9001, suas cláusulas e requisitos, proporcionando a compreensão dos processos de implantação e certificação do SGQ. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Distância 8 horas
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. Esta disciplina tem 8 horas de atividades.
PROJETO: ECOEFICIÊNCIA
Distância 16 horas
Aborda a estruturação/análise crítica de projetos de ecoeficiência, com foco na redução do impacto ambiental e otimização do consumo de recursos, buscando o equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade, que incluem o uso racional de água, energia e materiais. Apresenta e Discute um diagnóstico ambiental estruturado, que considere os problemas e desafios específicos ao contexto selecionado, no qual se realiza uma análise crítica sobre as etapas de um projeto, abordando os aspectos econômico, social e ambiental, bem como analisando os indicadores de sustentabilidade e impactos na cadeia de suprimentos (supply chain). Esta disciplina tem 16 horas de atividades.
TECNOLOGIAS PARA PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Problematiza a relação do homem com o meio ambiente nos contextos ecológico, histórico e produtivo, fornecendo subsídios para a análise da origem dos problemas ambientais e seus impactos na saúde e no bem-estar das populações, bem como na economia local e global. Define poluição, tipos de poluentes, fontes de poluição, impactos, tecnologias para a prevenção e controle. Trata, também, do comportamento dos poluentes no meio ambiente; toxicologia; da prevenção da poluição ambiental; do controle da poluição ambiental; da garantia da qualidade ambiental: padrões de qualidade do ar, da água e do solo e seu monitoramento. Discute os modelos de economia linear e circular. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Discute a importância de inserir a dimensão ambiental na gestão global das organizações e suas vantagens competitivas, analisando a interação entre o setor produtivo e o meio ambiente à luz do desenvolvimento sustentável. Aborda a implementação e certificação do sistema de gestão ambiental, com base no referencial normativo NBR ISO 14001. Discute os procedimentos a serem seguidos pela organização para conformidade perante os critérios de avaliação dos sistemas de gerenciamento ambiental, pelas entidades credenciadas para certificação e fiscalização dos procedimentos de gestão. Estuda metodologia para o Levantamento dos Aspectos Ambientais e Avaliação dos Impactos Ambientais - LAIA. Aborda os princípios da integração da gestão ambiental com outros sistemas e suas respectivas normatizações. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
GESTÃO DOS RISCOS E PROGRAMAS OCUPACIONAIS
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Problematiza a interação entre o homem e o seu meio, como um ser inserido em um determinado estrato socioeconômico e profissional, o processo de produção, as questões que envolvem as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho, a partir do conceito prevencionista, das diretrizes de organismos nacionais e internacionais e da legislação vigente. Aborda o gerenciamento de incidentes. Estuda a proporção dos acidentes e os custos produzidos pelos acidentes. Estuda a Legislação Brasileira de Segurança e Medicina do Trabalho, sobretudo as Normas Regulamentadoras (NR). Apresenta os principais programas ocupacionais: Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Conservação Auditiva (PCA), Programa de Proteção Respiratória e outros (PPR). Trata dos adicionais de insalubridade, periculosidade e questões da ergonomia. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
SISTEMAS DE GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Discute os perigos e riscos associados aos ambientes de trabalho por meio da análise e do controle dos riscos ocupacionais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes), relacionados à saúde do trabalhador. Aborda a metodologia para levantamento de perigos e avaliação dos riscos ocupacionais, estruturando planos de ação com foco na eliminação e gerenciamento dos riscos. Estuda os modelos de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacionais, com ênfase na implementação da metodologia da norma ISO-45.001 e sua integração aos demais sistemas de gestão. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
GESTÃO DOS SISTEMAS INTEGRADOS
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Trata do planejamento, implantação e integração dos sistemas de gestão para alcançar os objetivos das organizações. Aborda os processos relacionados à conformidade e sustentabilidade organizacionais, incluindo aqueles referentes à qualidade, ao meio ambiente, à saúde e segurança no trabalho e à responsabilidade social empresarial. Aborda as práticas para integrar os sistemas de gestão, com base em normas específicas de gestão, tais como ISO-9.001 (SGQ), ISO-14.001 (SGA), ISO-45.001 (SGSST), ISO-26.000 (RS), dentre outras que, juntas, contribuem para a melhoria do desempenho das organizações. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Distância 8 horas
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. Esta disciplina tem 8 horas de atividades.
PROJETO: SOCIOAMBIENTAL
Distância 16 horas
Aborda a elaboração e análise crítica de um projeto socioambiental no ambiente organizacional, estruturado metodologicamente, abordando ações e boas práticas para transformar uma determinada realidade e com impacto socioambiental. Esta disciplina tem 16 horas de atividades.
AUDITORIA DE SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Presencial 48 horas / Distância 8 horas
Aborda os princípios, tipos, métodos e técnicas de auditoria, o planejamento, a elaboração de um programa de auditoria e a condução de auditorias de sistemas de gestão integrados. Estuda os termos e definições, os objetivos, os critérios e o escopo de auditorias, tendo como parâmetro a nova estrutura High Level Structure (HLS) das normas ISO de gestão. Estuda as cláusulas e requisitos das normas ISO-9.001, 14.001 e 45.001 e sua integração. Aborda a composição da equipe auditora, práticas de auditoria, descrição e acompanhamento de não conformidades, elaboração de registros e relatórios de auditoria, análise crítica de documentos, evidências e práticas de auditorias. Considera a abordagem da norma NBR-ISO-19.011 – Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão. Esta disciplina tem 56 horas de atividades.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também terá atividades para entrar em contato com empresas e especialistas da área.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Sistemas de Gestão Integrados e Auditorias. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  03/10/2022 a 01/03/2023

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)Ana Livia Reis da Silva e Mauro de Oliveira Sobrinho
poscampinas@sp.senac.br / mauro.osobrinho@sp.senac.brRonildo Aparecido Pavani
pos.jabaquara@sp.senac.brPaula Simão Batich
pos.osasco@sp.senac.brElaine Cristina de Souza Soldi e Erika Pereira Leite
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.brProf. Dr. Amaury Machi Junior
possantoandre@sp.senac.brMônica Domingues de Carvalho e Rodrigo Uliana Ferreira
possjriopreto@sp.senac.br / rodrigo.uferreira@sp.senac.brProfa. Dra. Belinda de Cassia Manfredini
pos.sorocaba@sp.senac.brCorpo Docente

Mauro de Oliveira Sobrinho
Coordenador da Pós-graduação em Sistemas de Gestão Integrados e Auditorias

Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Mestre em Sistemas Elétricos de Potência pela EFEI (atual UNIFEI). Engenheiro Eletricista pela UFPA. Professor do ensino superior em cursos de pós-graduação, MBA, especialização e extensão universitária. Auditor de organismo certificador. Lead Auditor ISO 9001 (IRCA). Lead Auditor ISO 14001 (IRCA). Especialista ISO 55001. Black Belt. Atuação no mercado de consultoria em energia, excelência empresarial, auditoria e educação superior. Avaliador de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Avaliador do sistema nacional da educação superior.



O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Corpo Docente

Mestre Elaine Simionato
Mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em Poluição Atmosférica pelo Instituto de Engenharia Mecânica da USP São Carlos. Pós-graduada em Direito Ambiental e em Gestão e Manejo Ambiental com graduação em Química e Engenharia de produção, pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e técnica de segurança do trabalho. Profissional com 20 anos de experiência na área ambiental, atua como gestora da área de meio ambiente, saúde e segurança industrial em indústrias de grande porte da área química, petroquímica, metalurgia e telecomunicações.

Especialista Guilherme Romboli
Especialização em MBA Internacional em Gestão Ambiental. Graduação em Processos de Produção. Profissional atuante na área de sistemas de gestão desde 1986. LEAD ASSESSOR qualificado para auditorias em sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e segurança e saúde ocupacional. Auditor de 3ª parte pelo TÜV-NORD em sistemas de gestão conforme ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO TS 16949 e SASSMAQ com participação entre julho de 1998 e julho de 2006, de 535 eventos de auditoria (pré-auditorias, auditorias de certificação e auditorias periódicas de monitoração) em um total de 1145 dias de trabalho, com trabalhos realizados no Brasil, Argentina, México, EUA, Espanha e Portugal. Gerente de Produção em empresa do ramo siderúrgico. Gerente da Qualidade em empresas do ramo de autopeças. Gerente do sistema integrado de gestão no ramo de construção civil (instalação de gasoduto na Amazônia). Consultor na implantação de sistemas de gestão da qualidade em empresas de pequeno, médio e grande porte, Instrutor em cursos referentes a sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e segurança e saúde ocupacional. Docente convidado para os cursos de pós-graduação do SENAC/SP (Gestão Integrada) e do SENAI TEOBALDO DE NIGRIS (São Paulo - SP).

Mestre Heber Braida
Mestre em Tecnologia Ambiental, Especialista em Gestão Ambiental, Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho, Auditor Líder em Sistemas de Gestão Integrados ISO-9001:2015, ISO-14.001:2015 e ISO-45.001:2018, Auditor de Sistemas de Gestão de Energia ISO-50.001, Atuação em projetos de sustentabilidade em empresas de grande porte, e também na gestão de projetos de segurança contra incêndio e gerenciamento de áreas contaminadas para reabilitação. Professor e Coordenador dos cursos de Pós graduação do Senac Jabaquara Especialização em Gestão Ambiental e Especialização em Sistemas de Gestão Integradas e Auditoras.

Mestre José de Oliveira Franco
Mestre em Psicologia, Psicólogo com bacharelado e Licenciatura, Especialista em Administração de Recursos Humanos, MBA Executivo pela FAAP e Pós-Graduação em Administração de RH, é membro da SBC – Sociedade Brasileira de Coaching. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos, exercendo cargo de Diretor e Gerente de Recursos Humanos em empresas de Médio e Grande Porte onde desenvolveu projetos de Remuneração, Avaliação de Desempenho, Competências, Treinamento e Desenvolvimento, Administração de Pessoal e Medicina e Segurança do Trabalho, responsabilidade social e sustentabilidade. Atua como professor universitário na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), em cursos de graduação tecnológica em Recursos Humanos e pós graduação, e no SENAC, onde já ministrou várias disciplinas em programas de pós graduação, atua também como consultor e palestrante nessas áreas.
  Curriculo Lattes
Mestre João Carlos Mucciacito
Químico, Mestre em Tecnologias Ambientais, trabalho na CETESB, na Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental, realizando levantamento de passivos ambientais, apontamento de soluções para enquadramento das fontes de poluição através de legislações vigentes de proteção ao meio ambiente, amostragens e análises de efluentes gasosos e efluentes líquidos, avaliação de aterros sanitários, industriais, incineradores, áreas contaminadas, assessoria técnica ao Ministério Público no que se refere às questões ambientais, desenvolvimento e padronização de métodos analíticos de poluentes, além de participar em várias câmaras técnicas coordenadas pela CETESB e FIESP. Sou parecerista do Congresso Nacional de Excelência em Gestão, articulista da Revista Meio Filtrante, membro do Conselho editorial da Revista Tratamento de Água e Efluentes – TAE e membro do Comitê de Pós-graduação da Escola Superior da CETESB.

Mestre Marcos Tavares Barderi


Mestre Paula Batich
Doutoranda em Saúde Global e Sustentabilidade (USP), Mestre em Tecnologia Ambiental (IPT), Pós-graduada em Gestão Ambiental (SENAC) e Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado, UMESP). Professora e coordenadora de Pós-Graduação no Senac Osasco. Experiência de 15 anos na área de sustentabilidade e gestão de projetos em contextos socioambientais e educacionais, em organizações do terceiro setor, empresas privadas e públicas.
Atuou como Gestora de Projetos pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) pela Secretaria Municipal da Saúde e Organização Social Santa Catarina. Foi gestora do Parque Guarapiranga pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Atuou como Coordenadora de Projetos na ImageMagica, Abramundo e Instituto Navega São Paulo. Participou como Educadora Ambiental de projetos em escolas públicas e como bióloga em projetos de conservação no Zoológico de São Paulo, Associação Mata Ciliar, Projeto Peixe-boi, Aquário de Ubatuba e foi multiplicadora em manejo florestal comunitário na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Amazônia).


Especialista Marcelo de Souza
Marcelo Sousa é Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP (2001) com PhD em Hidrogeologia pela Universidade de Waterloo, Canadá (2013), onde se especializou em modelagem matemática e gestão de águas subterrâneas. Possui 20 anos de experiência como consultor ambiental e atualmente é consultor-líder da Converge. É instrutor convidado do curso de Investigação de Áreas Contaminadas da CETESB (Investigação de Solos e Águas Subterrâneas) e da pós-graduação no SENAC-Jurubatba (Modelamento Numérico de Fluxo e Transporte de Contaminantes). Foi diretor da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas e tem mais de 50 publicações técnicas nacionais e internacionais.

Especialista Paulo Rogério Apostólico


Corpo Docente

Corpo Docente

Corpo Docente

Amaury Machi Junior
Pós Doutorando em Ciências da Saúde (Saúde Ocupacional) pela Faculdade de Medicina do ABC, Doutor em Ciências da Saúde ( Saúde Ocupacional) pela Faculdade de Medicina do ABC, Mestre em Ciências da Saúde (Saúde Ocupacional) pela Faculdade de Medicina do ABC, Especialização em Higiene Ocupacional pela Escola Politécnica da USP - EPUSP, Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Ocupacional - Universidade Columbia - New York - USA, Master Business Administration Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, Especialização em Sistema de Gestão Integrado pelo SENAC, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI, Especialização em Ergonomia - Universidade de Santo Amaro, Especialização em Segurança contra Incêndio - C.S.I, Complementação Pedagógica para Instrutores - SENAI, Auditor Líder em OHSAS 18000 - Bureau Veritas e Graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia Mauá. Professor da Faculdade de Medicina do ABC e Coordenador do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Centro Universitário SENAC. Diretor Científico da Associação Ibero Americana de Engenharia de Segurança.

Carlos Roberto Buzetto
Licenciado em Física, especializando-se em Tecnologia da Educação. Especialização em Administração de Produção. Especialização em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria. MBA em Gestão de Pessoas. Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Negócios e Competitividade. Doctor of Philosophy in Administration – Ph.D. – USA. Coordenador do curso de Pós-graduação em Gestão de Negócios no Senac. Além de professor universitário em instituições como Senac, FGV e Saint Paul, é Master Coach em Career & Business, Avaliador Comportamental e Consultor em Recursos Humanos, dedicando-se especialmente ao trabalho em equipes de alta performance, relacionamento interpessoal, liderança e qualidade.

Corpo Docente

Profª MsC Mônica Domingues de Carvalho
Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Área de Concentração: Dinâmica Regional e Alternativas de Sustentabilidade, pela UNIARA, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP. Atualmente é coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social e Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Senac São José do Rio Preto e professora da ETEC Philadelpho Gouvêa Netto. Tem experiência na área de Gestão Empresarial, Empreendedorismo, Gestão Ambiental e Gestão da Qualidade.
  Curriculo Lattes
Profª MsC Juliana Prado Ferrari Spolon
Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005); Especialista em MBA Executivo em Recursos Humanos pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) (2012); Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Coordenadora do Curso de Psicologia e docente titular da Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Rio Preto (UNIRP). Professora horista da Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário Senac São Paulo (Senac). Docente convidada da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Pessoas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora e Assessora em Recursos Humanos com habilidades em comunicação e relacionamento interpessoal. com ênfase em Administração de RH e Comportamento Organizacional (treinamentos e desenvolvimento organizacional).

Me. José Leildon
Químico, (Bacharel e Licenciatura) Mestre em Saneamento Ambiental, MBA Gestão de Produção, Pós Graduado em Gestão de Energias. Consultor e Palestrante para assuntos de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional Energias e responsabilidade Social. Auditor De Sistemas De Gestão desde 2001 (América do Sul, América Central e América Do Norte). Realizou o primeiro estudo de Avaliação de Ciclo de Vida focado a Indústria Automotiva (Base ISO 14040/42) Qualidade meio Ambiente Segurança Florestal Responsabilidade Social VDA 6.3 IATF 16949 2ª Parte. Especialista em Gás de Efeito Estufa. Já realizou mais de 1000 auditorias considerando Auditorias de sistemas e de conformidade legal.

Me. Adalberto Gonçalves Cunha
Biólogo e mestre em meio ambiente, com grande experiência na questão ambiental, em empresas da iniciativa privada e órgãos públicos. Atuação em questões envolvendo resíduos sólidos, Planos de Resíduos de Prefeitura e Empresas, Educação Ambiental (cursos acadêmicos, EAD e de curta duração), docente em diferentes instituições de ensino em cursos de graduação, MBA e mestrado (gestão ambiental, sustentabilidade, certificação e crédito de carbono). Participo do COMDEMA, como presidente no biênio 2014/2016 e atuo de forma voluntária em atividades de divulgação cientifica (programas em rádio, TV, artigos em jornais e revistas)
  Curriculo Lattes
Especialista Marco Antônio Ribeiro Siqueira
Engenheiro de Segurança do Trabalho formado pela Faculdade de Engenharia de Lins - UNILINS, pós graduado MBA Internacional em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, pós graduado Especialista em Sistema de Gestão Integrada - Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social pelo Centro Univ. SENAC, pós graduado Especialista em Gestão e Manejo Ambiental com ênfase na Agroindústria pela Univ. Federal de Lavras, graduação em Engenheiro Elétrica / Eletrônica pelo Centro Univ Rio Preto - UNIRP, Especialista RIGGER pelo Opus Instituto, AUDITOR LÍDER OHSAS 18001:2007 - Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho, pela SGS Academy, AUDITOR LÍDER ISO 14001:2004 - IEMA - UKAS - Sistema de Gestão Ambiental pela SGS Academy, AUDITOR INTERNO ISO 9001:2008 - Sistema de Gestão da Qualidade pela SGS Academy. Experiência na área de EHS Management com implantação e manutenção de Sistema de Gestão EHS e diversos trabalhos voltados a gerência de riscos, higiene ocupacional, comportamento seguro e gestão da ergonomia. Experiência como Gerente SHE na Nestlé do Brasil Ltda com atuação na estratégia de desenvolvimento e suporte nas iniciativas de TPM e Lean Thinking, e experiência de implantação de sistema de gestão SSMA outras empresas de grande porte. Consultor SSMA e Sócio Proprietário da ARVIC Engenharia de Segurança, Consultoria e Treinamento. Assistente Técnico Pericial e Perito Judicial do TRT 15ª. Região. Docente em cursos de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
  Curriculo Lattes
Dra. Priscilla Tosqui Araujo
Formada em Ciências Biológicas pela UNESP de São José do Rio Preto, possui mestrado e doutorado em Biofísica pela UNESP, com estágio na Carnegie Mellon University. Atua como professora universitária em curso de graduação e pós graduação desde 2005, atuando entre outras coisas na área ambiental, com orientações e publicações na área. É responsável pro diversas disciplinas tais como Educação Ambiental, Sustentabilidade Organizacional, Projetos de Ed Ambiental e Gestão Ambiental.
  Curriculo Lattes
Dra. Vanise Rafaela Zivieri Ralio
Graduada em Administração (Unifev), Pós graduada em Gestão Estratégica (Moura Lacerda), Mestrado e Doutorado (UFSCAR). Atua com Consultoria e Treinamento para Desenvolvimento de Pessoas e implementação de Sistemas de Gestão desde 2002, já foi consultora credenciada pelo Sebrae. Atualmente leciona na FATEC Rio Preto e UNORP. É bolsista CNPq como orientadora de artigos acadêmicos no Programa ALI (SEBRAE).
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

Profa. Dra. Belinda de Cássia Manfredini Silva
Graduada Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Saneamento do Meio, Microbiologia Ambiental, Dra. em Reúso e tratamento de efluentes industriais - USP. Especialista em microbiologia da água. Gestora Ambiental, atua em consultoria para licenciamento ambiental, projetos multidisciplinares de tratamento de água e efluentes, visando reúso industrial, presta serviços na implantação de sistema de gestão ambiental e da qualidade. Gestora da Qualidade em Laboratórios, implantou ISO 17025 em laboratórios de análises ambientais da região e em São Paulo. Auditora interna ISO 17025 INMETRO e ANVISA. Docente de cursos de graduação e pós-graduação há 14 anos.

Prof. Msc. Elton Lage Fonseca
Mestre em Saneamento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (UFMG). Pós-graduado em Gestão e Tecnologias Ambientais (USP). Graduação em Engenharia Química (UFMG). Cursos diversos: Auditor-líder, ISO 14000 MCG (Inglaterra), ISO 9000 SGS (Inglaterra), ISO/TS 16949 , AIAG (Estados Unidos), OHSAS, DQS (São Paulo). Experiência Acadêmica: Membro da Comissão de Estudos do CB 38 - Comitê Brasileiro para revisão das normas de gestão ambiental da série ISO14000. Consultor de Formação de equipes e desenvolvimento de lideranças. Experiência Profissional: Auditor líder de Sistemas de Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, OHSAS e ISO/TS 16949/2002 na Certificadora Alemã - DQS. Auditor-líder registrado no IRCA e EARA. Membro do comitê da ABIQUIM para o Programa de Atuação Responsável. Membro da Comissão de estudos do CB 38 - Comitê Brasileiro para revisão das normas técnicas de gestão ambiental da série ISO 14000.
  Curriculo Lattes
Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp