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Gestão de Saúde

Você se especializará na gestão de serviços de saúde públicos e privados para contribuir com a melhoria e profissionalização da área, conhecendo os elementos necessários para ter uma visão estratégica do setor e de suas unidades produtivas.
Carga horária: 360 horas

Unidade
Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Número de Vagas: 24

Etapas do Processo de Ingresso
Etapas do Processo de Ingresso

O processo de ingresso é composto pelas seguintes etapas:

1ª Etapa - Cadastre-se no portal do Senac e inscreva-se on-line no curso de interesse.

2ª Etapa - A coordenação realizará conversas presenciais de alinhamento com os candidatos para a realização da matricula no curso.

Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior ao início das aulas em 2020.

Obs.: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais de formação específica para ingresso.

Número de Vagas: 10

Etapas do Processo de Ingresso

Inscrição on-line, análise de currículo e entrevista presencial, em data a ser agendada.
Site: www.sp.senac.br/sorocaba.

Etapas do Processo de Ingresso

Saiba como realizar sua matrícula neste curso:

1º passo: Confirme se selecionou o curso e a unidade de seu interesse;
2º passo: Realize a sua inscrição on-line;
3º passo: Aguarde o contato da coordenação do curso para finalizar sua matrícula.

Esperamos encontrar você em breve!

Em qualquer momento, caso existam dúvidas quanto ao processo seletivo ou ao curso, entre em contato conosco através dos telefones 3336-2041, 3336-2067 ou 3336-2039, e-mail postiradentes@sp.senac.br.

Etapas do Processo de Ingresso
 
Investimento
Horário do Curso
Turma 1
terça: 19h-22h30
quinta: 19h-22h30
Início: 08/04/2021 Término: 09/12/2021

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!Turma 1
segunda: 19h-22h35
quarta: 19h-22h35
Início: Previsão para 30/03/2020. Término: Previsão para 28/06/2021

AULAS AS SEGUNDAS E QUARTAS-FEIRAS DAS 19H00 ÀS 22H35.Turma 1
segunda: 19h-22h40
quarta: 19h-22h40
Início: 24/09/2018 Término: 02/12/2019

Aulas semanais e presenciaisTurma 1
terça: 19h20-22h55
quinta: 19h20-22h55
Início: 18/04/2023 Término: 04/07/2024

Importante: este curso tem atividades não presenciais que podem acontecer em dias e horários diferentes das aulas presenciais, mas que serão previamente informadas para a turma. Observação: a sua saúde é a nossa prioridade. Por isso, é possível que este curso comece de forma remota, considerando as recomendações sobre a Covid-19. Estamos nos preparando para te receber quando for seguro para todo mundo!
Você poderá atuar na gestão de hospitais, clínicas, unidades de atenção à saúde, secretarias e ministérios do setor, empresas operadoras de planos de seguros, convênios e prestadoras de serviços, administradoras de planos de saúde e órgãos reguladores do setor, entre outros.
Pessoas com graduação completa e com interesse em atuar ou se especializar na área de gestão de saúde.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta a teoria, técnicas e práticas da gestão de projetos segundo a metodologia do Project Management Institute (PMI) aplicada ao contexto social e estrutural das organizações de saúde, visando o alcance da excelência em resultados.
PROJETO: INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Apresenta as estratégias para desenvolvimento da divulgação do projeto de intervenção em saúde visando o processo de mudança e a sua implementação.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
GESTÃO DE CUSTOS, FINANÇAS E RESULTADOS EM SAÚDE
Aborda os conceitos de contabilidade, métodos de custeio, sistemas de pagamento e formas de remuneração utilizados em serviços do setor público, complementar e suplementar, bem como o impacto do uso progressivo dos recursos e dos seus elevados custos sobre as finanças dos sistemas e estabelecimentos de saúde. Discute as potencialidades para o controle dos riscos e para a maximização dos resultados, visandosubsidiar a tomada de decisão estratégica a partir da análise e discussão de relatórios financeiros. Problematiza aprática gerencial profissionalizada com foco em resultados econômico-financeiros, considerando o contexto do modo de produção capitalista.
GESTÃO DE PESSOAS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Apresenta e discute a dinâmica dos comportamentos, interações e inter-relações entre os atores, na perspectiva psicossocial das organizações. Relaciona a cultura das organizações com as relações de poder, clima organizacional e mediação de conflitos, na perspectiva sociopolítica e histórica, para a compreensão da realidade objetiva e subjetiva, na gestão de pessoas. Problematiza os modelos de recrutamento, seleção, contratação e remuneração para a gestão estratégica de pessoas. Discute o desenvolvimento de competências profissionais nasmudanças de cenários e contextos. Aborda a gestão do capital intelectual e a aprendizagem organizacional. Discute o mercado de trabalho em saúde e as questões relacionadas à fixação de profissionais. Aborda a qualidade de vida no trabalho e a gestão da diversidade e da inclusão.
GESTÃO DE QUALIDADE, RISCOS E SEGURANÇA DO PACIENTE
Aborda a gestão da qualidade nas organizações de saúde e os programas de certificação e acreditação. Discute o uso de ferramentas da qualidade. Problematiza o gerenciamento de riscos sob a perspectiva da Organização Mundial de Saúde. Aborda os conceitos e classificação de riscos, incidentes e eventos, bem como a sua identificação, prevenção e notificação. Contextualiza a temática internacional sobre a segurança do paciente, a fim de promover a gestão e a melhoria contínua nos processos e serviços de saúde e garantir uma assistência de qualidade.
GESTÃO DE SERVIÇOS DE ATENÇÃO E LOGÍSTICA EM SAÚDE
Apresenta o contexto contemporâneo da atenção à saúde no Brasil, abordando os conceitos de rede, necessidades, vigilância e epidemiologia. Discute o conceito, a infraestrutura e a organização dos equipamentos de saúde para a compreensão do sistema de compras, gestão de órteses, próteses, medicamentos e materiais especiais e do rastreamento de medicamentos.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E GESTÃO ESTRATÉGICA
Analisa a evolução das abordagens teóricas da administração, em sua perspectiva histórico-social, avaliando seus impactos nas organizações de saúde. Analisa a arquitetura organizacional para o desenvolvimento de estratégias alinhadas à missão, visão e valores. Discute os modelos e apresenta ferramentas para a gestão estratégica em saúde. Apresenta o uso de indicadores como subsídio para tomada de decisão no planejamento, monitoramento e avaliação de ações nos serviços de saúde. Aborda a gestão participativa. Apresenta os conceitos e princípios da governança corporativa, fundamentando as melhores práticas, desempenho e longevidade das organizações, diante dasnecessidades e expectativas dos stakeholders, desafios e oportunidades do mercado.
MARKETING E RELACIONAMENTO EMPRESARIAL
Apresenta e discute os conceitos de marketing, comunicação e relacionamento com stakeholders, na perspectiva sociopolítica e econômica. Contextualiza o credenciamento de prestadores de serviços e as fontes pagadoras. Problematiza o processo de negociação, a ética e conflito de interesses em saúde. Analisa a gestão de contratos. Discute os direitos do consumidor e dos usuários de serviços de saúde, embasando uma estratégia de negócios ética, resolutiva e socialmente responsável.
PLANEJAMENTO FÍSICO-FUNCIONAL E HOTELARIA EM SAÚDE
Discute conceitos básicos de arquitetura e hotelaria, aplicados ao contexto da saúde, como elementos para humanização dos ambientes e serviços, bem como diferencial no mercado. Aborda o planejamento físico-funcional e a hotelaria em saúde sob a perspectiva da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental. Apresenta as normas legais e regulatórias para a construção, ampliação e reforma de estabelecimentos de saúde. Discute a hospitalidade e a governança dos serviços e as oportunidades relacionadas ao turismo em saúde.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: MUDANÇA ESTRATÉGICA EM SAÚDE
Apresenta as estratégias para desenvolvimento da divulgação do projeto de intervenção em saúde visando o processo de mudança e a sua implementação.
SISTEMAS, POLÍTICAS E ECONOMIA DA SAÚDE
Discute a concepção de sistema de saúde e o Sistema Único de Saúde, considerando o seu percurso histórico, legislação, princípios, organização e financiamento. Problematiza o papel e o contexto da saúde suplementar. Aborda as políticas públicas como desdobramento da gestão em saúde. Articula acompreensão do sistema de saúde brasileiro com aspectos microeconômicos. Discute a judicialização como resultado da organização do sistema de saúde.
TECNOLOGIAS, INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDE
Discute o valor da informação e problematiza o impacto de sistemas de informação fragmentados e artesanais para a gestão em saúde. Problematiza a incorporação das tecnologias em saúde pelos sistemas e serviços sob a perspectiva das fontes pagadoras e do contexto sócio-político-econômico. Apresenta a avaliação e a prática baseada em evidências como instrumentos imprescindíveis para a tomada de decisão quanto à incorporação tecnológica no setor saúde.
 
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SISTEMAS, POLÍTICAS E ECONOMIA DA SAÚDE
Discute a concepção de sistema de saúde e o Sistema Único de Saúde, considerando o seu percurso histórico, legislação, princípios, organização e financiamento. Problematiza o papel e o contexto da saúde suplementar. Aborda as políticas públicas como desdobramento da gestão em saúde. Articula a compreensão do sistema de saúde brasileiro com aspectos microeconômicos. Discute a judicialização como resultado da organização do sistema de saúde.
GESTÃO DE SERVIÇOS DE ATENÇÃO E LOGÍSTICA EM SAÚDE
Apresenta o contexto contemporâneo da atenção à saúde no Brasil, abordando os conceitos de rede, necessidades, vigilância e epidemiologia. Discute o conceito, a infraestrutura e a organização dos equipamentos de saúde para a compreensão do sistema de compras, gestão de órteses, próteses, medicamentos e materiais especiais e do rastreamento de medicamentos.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E GESTÃO ESTRATÉGICA
Analisa a evolução das abordagens teóricas da administração, em sua perspectiva histórico-social, avaliando seus impactos nas organizações de saúde. Analisa a arquitetura organizacional para o desenvolvimento de estratégias alinhadas à missão, visão e valores. Discute os modelos e apresenta ferramentas para a gestão estratégica em saúde, nos setores público e privado. Apresenta o uso de indicadores como subsídio para tomada de decisão no planejamento, monitoramento e avaliação de ações nos serviços de saúde. Aborda a gestão participativa. Apresenta os conceitos e princípios da governança corporativa, fundamentando as melhores práticas, desempenho e longevidade das organizações, frente às necessidades e expectativas dos stakeholders, desafios e oportunidades do mercado.
GESTÃO DE PESSOAS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Apresenta e discute a dinâmica dos comportamentos, interações e inter-relações entre os atores, na perspectiva psicossocial das organizações. Relaciona a cultura das organizações, com as relações de poder, clima organizacional e mediação de conflitos, na perspectiva sócio-política e histórica, para a compreensão da realidade objetiva e subjetiva, na gestão de pessoas. Problematiza os modelos de recrutamento, seleção, contratação e remuneração para a gestão estratégica de pessoas. Discute o desenvolvimento de competências profissionais frente às mudanças de cenários e contextos. Aborda a gestão do capital intelectual e a aprendizagem organizacional. Discute o mercado de trabalho em saúde e as questões relacionadas à fixação de profissionais. Aborda a qualidade de vida no trabalho e a gestão da diversidade e da inclusão.
PLANEJAMENTO FÍSICO-FUNCIONAL E HOTELARIA EM SAÚDE
Discute conceitos básicos de Arquitetura e Hotelaria, aplicados ao contexto da saúde, como elementos para humanização dos ambientes e serviços, bem como diferencial no mercado. Aborda o planejamento físico-funcional e a hotelaria em saúde sob a perspectiva da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental. Apresenta as normas legais e regulatórias para a construção, ampliação e reforma de estabelecimentos de saúde. Discute a hospitalidade e a governança dos serviços e as oportunidades relacionadas ao turismo em saúde.
TECNOLOGIAS, INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDE
Discute o valor da informação e problematiza o impacto de sistemas de informação fragmentados e artesanais para a gestão em saúde. Problematiza a incorporação das tecnologias em saúde pelos sistemas e serviços sob a perspectiva das fontes pagadoras e do contexto sócio-político-econômico. Apresenta a avaliação e a prática baseada em evidências como instrumentos imprescindíveis para a tomada de decisão quanto à incorporação tecnológica no setor saúde.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta a teoria, técnicas e práticas da gestão de projetos segundo a metodologia do Project Management Institute (PMI) aplicadas ao contexto social e estrutural das organizações de saúde, visando o alcance da excelência em resultados.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Discute os paradigmas da ciência e a construção do conhecimento científico, por meio da abordagem dos diferentes métodos de pesquisa, oferecendo instrumentais para a elaboração do trabalho de conclusão de curso.
GESTÃO DE QUALIDADE, RISCOS E SEGURANÇA DO PACIENTE
Aborda a gestão da qualidade nas organizações de saúde e os programas de certificação e acreditação. Discute o uso de ferramentas da qualidade. Problematiza o gerenciamento de riscos sob a perspectiva da Organização Mundial de Saúde. Aborda os conceitos e classificação de riscos, incidentes e eventos, bem como a sua identificação, prevenção e notificação. Contextualiza a temática internacional sobre a segurança do paciente, a fim de promover a gestão e a melhoria contínua nos processos e serviços de saúde e garantir uma assistência de qualidade.
GESTÃO DE CUSTOS, FINANÇAS E RESULTADOS EM SAÚDE
Aborda os conceitos de contabilidade, métodos de custeio, sistemas de pagamento e formas de remuneração utilizados em serviços do setor público, complementar e suplementar, bem como o impacto do uso progressivo dos recursos e dos seus elevados custos sobre as finanças dos sistemas e estabelecimentos de saúde. Discute as potencialidades para o controle dos riscos e para a maximização dos resultados, com vistas a subsidiar a tomada de decisão estratégica a partir da análise e discussão de relatórios financeiros. Problematiza da prática gerencial profissionalizada com foco em resultados econômico-financeiros, considerando o contexto do modo de produção capitalista.
MARKETING E RELACIONAMENTO EMPRESARIAL
Apresenta e discute os conceitos de marketing, comunicação e relacionamento com stakeholders, na perspectiva sociopolítica e econômica. Contextualiza o credenciamento de prestadores de serviços e as fontes pagadoras. Problematiza o processo de negociação, a ética e conflito de interesses em saúde. Analisa a gestão de contratos. Discute os direitos do consumidor e dos usuários de serviços de saúde, embasando uma estratégia de negócios ética, resolutiva e socialmente responsável.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA
Acompanha o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, a fim de proporcionar a construção do conhecimento, a partir de uma análise crítico-reflexiva sobre as produções científicas disponíveis em bases eletrônicas.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão de Saúde. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.
Coordenador(es)Elaine Cristina de Souza Soldi e Adriano Eustaquio Urbano de Lima
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.br
possjriopreto@sp.senac.brRubens Vinha Junior e José Marcio Fernandez Cunha
rubens.vjunior@sp.senac.br / jose.mfcunha@sp.senac.brProfa. Dra. Belinda Manfredini
pos.sorocaba@sp.senac.brAlexandra Bulgarelli do Nascimento e Emerson de Milton Martins de Almeida
alexandra.nascimento@sp.senac.br / postiradentes@sp.senac.brRenan Fernandes da Cunha
poscampinas@sp.senac.brCorpo Docente

Adriano Eustaquio Urbano de Lima
Graduado em Administração (2002) pelo Centro Universitário Moura Lacerda, especialista em Gestão em Recursos Humanos MBA (2005) formado pela FUNDACE,. Atualmente é diretor técnico de divisão do Hospital das Clinicas e coordenador dos cursos de Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão de Saúde no Senac Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Educação, ministrando aulas no ensino superior presencial e a distância. Experiência comprovada na área de Administração Pública, Capacitação e reciclagem dos servidores públicos, e workshops. Publicação em periódicos e revistas.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente

Corpo Docente

Rubens Vinha Junior
Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba; Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá; Bacharel em Administração pela Universidade Mackenzie de São Paulo; Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela FAAP e em Gestão Educacional pelo Instituto Claretiano. Carreira profissional empreendida em empresas nacionais e multinacionais no segmento farmacêutico e de cosméticos. – nas quais ocupou posições de liderança nas áreas de Manufatura, Logística, Qualidade / Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos e Gestão de Projetos. Black-Belt e Consultor na área de Lean Manufacturing, Seis-Sigmas, Qualidade, Gestão dos Riscos, Gestão Integrada, Validação e Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos.

Dinah Eluze Sales Leite
Mestre em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Engenheira Eletricista pela FAAP; MBA em Gestão Empresarial Avançada e Pós-Graduada em Gestão de Projetos pela FAAP. Carreira profissional empreendida em empresas multinacionais nos segmentos de eletroeletrônica e aeroespacial – nas quais atuou nas áreas de desenvolvimento tecnológico (atual), Estratégia de Tecnologias, Inteligência Competitiva, Estudos de Futuro, Gestão da Inovação, Gestão de Projetos, Administração de Contratos, Planejamento de Programas, Lean Manufacturing e Gestão do Conhecimento. Experiência como coordenadora da Pós-Graduação de Gestão Estratégica de Projetos na FAAP e professora das disciplinas Gestão de Projetos, Gestão de Custos e Indicadores de Desempenho, Gestão de Aquisições e Contratos, Gestão Estratégica da Inovação e Metodologia Científica.

Vanusa Sales Araujo Alves
Especialista em Gestão em Saúde pela UNIFESP; Especialista em Sistema de Gestão Integrada pelo Centro Universitário SENAC; Bacharel em Administração de Empresas pela UNIP; Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela UNIFESP; Experiência na área de ensino superior, tendo ministrado aulas nos cursos de Pós Graduação nas disciplinas de Gestão da Qualidade na Saúde, Gestão por processos e Riscos na Saúde, Gestão por resultados e Manual da ONA (Organização Nacional de Acreditação); Possui experiência em Gestão em Saúde no setor privado, nas áreas de: Gestão da qualidade, Gestão de riscos, Gestão de resultados, Planejamento estratégico e Serviço de Atendimento ao Usuário; Atua como palestrante e consultora empresarial na Gestão Smart em Acreditação Hospitalar, ISO 9001 e ISO 14001 em Instituições de Saúde; Aprovada no XIII – Exame de Proficiência Avaliador SBA/ONA 2019; Atua como Lead Auditor nas seguintes normas: ONA / RN277 e ISO9001 na DNV GL – Bussiness Assurance; Atuou como Avaliadora do Prêmio PBQH (Prêmio Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) ciclo 2010. Participou recentemente do Curso: Segurança do Paciente e Qualidade em serviços de saúde (ENAP – Escola Nacional de Administração Pública - 2020)

Nádia Santos
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Brás Cubas CRP No.72935 é Especialista em Psicologia de Marketing, Comércio Exterior e Mestre eixo de Ciências Sociais linha de pesquisa: ESPAÇO, CULTURA E SOCIEDADE. Cursando MBA Executivo de Gestão Estratégica de Pessoas na Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atualmente é consultora da PersonalisRH - empresa de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Professora de Psicologia comportamental na Faculdade São Lucas. Professora Executiva e de MBA da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Palestrante e Profissional & Self Coaching. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em gestão de pessoas.

Michelle Costa Alves
Especialista em Controladoria Financeira pela Fundação Armando Alvares Penteado/FAAP; Pós-Graduanda em Administração Hospitalar pela Universidade do Vale do Paraíba/UNIVAP; Pós-Graduanda em Auditoria e Compliance na Saúde pelo Centro Universitário São Camilo; Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Paraíba/UNIVAP. Carreira profissional desenvolvida nas áreas de Planejamento Estratégico, Governança Corporativa, Gestão de Riscos Corporativos, Controladoria Estratégica e Operacional, Auditoria Interna, Custos Hospitalares, Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, Avaliador Interno da Qualidade, Gestão de Projetos e Processos, Tecnologia da Informação e Gestão Hospitalar, em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte dos segmentos de agricultura e biotecnologia, consultoria, operadora de plano de saúde e hospitais filantrópicos e privados, nas quais ocupou cargos de liderança, de especialista e gerência em projetos nas áreas de Controladoria, Tecnologia da Informação, Escritório de Projetos e Processos, Planejamento Estratégico e Qualidade. Formação em Green Belt Lean Six Sigma, Business Process Management (BPM), Gestão de Projetos e Avaliador Interno de Organizações de Saúde (ONA) e Consultor na área de Gestão de Negócios.

Anita Aleo
Formada em Administração pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado, Pós-Graduada em Gestão de Marketing pela FAAP e Gestão Educacional pelo Instituto Claretiano. Possui mais de 21 anos em experiência em prospecção e relacionamento com o cliente, atuando na área comercial de diversos segmentos de mercado, dentre eles, indústria multinacional farmacêutica, empresa de importação e exportação, indústria química ecologicamente correta, educacional e serviços.

Ednei Januário
Bacharel em Ciências Contábeis pela FEA-USP, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela UNITAU, Especialista em Design Instrucional pela UNIFEI. Cursou o programa de empreendedorismo da Babson College. Atualmente é consultor pela GPE Consultoria e Treinamento e professor de pós-graduação. Com sólida vivência no mercado, passou por relevantes empresas como Grupo IBMEC, Ernest & Young, Unibanco e Grupo CETEC Educacional. Em 2017, foi um dos cinco professores do Brasil a receber o prêmio de Professor Transformador; da Google pelo impacto nas pessoas através da educação.

Fernando de Almeida Barros
Pós-Graduado em MBA em Gestão Empresarial Avançada (FAAP), Engo. Eletro-Eletrônico com prêmio CREA-SP e Tecnólogo em Mecânica de Precisão. Mais de 15 anos de experiência em multinacional americana. Há quase de 25 anos trabalha assessorando empresas nacionais e multinacionais de diversos portes e segmentos. Gerenciou dezenas de Projetos de sucesso aplicando ferramentas de gerenciamento de projetos em diversos segmentos incluindo projetos em parques tecnológicos, health care, alimentação, embalagens, aeroespacial, automotivo, serviços entre outros. Master Black Belt Lean Six Sigma participando de diversos projetos com retornos significativos aos stakeholders. Professor de cursos de Excelência Operacional na área de Saúde, Pós-Graduação de Gestão Estratégica de Projetos, Gestão Empresarial e Administração de Empresas em disciplinas tais como, Gestão de Operações e Serviços, Gestão da Inovação e Criatividade, Gestão dos Riscos, Gestão da Qualidade, Sistemas de Gestão Integrados, e Sustentabilidade Organizacional.

Renato Henrique Ferreira Branco
Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela FAAP. Possui certificação de Project Management Professional (PMP) emitida pelo Project Management Institute (PMI). Trabalhou em empresas de grande porte nos segmentos siderúrgico e aeroespacial, ocupando cargos técnicos e de liderança. Atualmente trabalha na área de gerenciamento de projetos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Também atua como professor em disciplinas relacionadas ao gerenciamento de projetos e empreendedorismo. Pesquisa e utiliza técnicas de design thinking e pensamento visual no gerenciamento de projetos. Também têm amplo conhecimento da Metodologia de Corrente Crítica para gerenciamento de projetos. Coautor da edição nacional do livro "Gestão de Projetos: Uma Abordagem Global" pela Editora Saraiva.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Profa. Dra. Belinda de Cássia Manfredini Silva
Possui Bacharelado em Ciências - Habilitação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), Licenciatura em Ciências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), graduação em Pedagogia Habilitação Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Prof. Carlos Pasquale (1988), Especialista em Design Instrucional e Tutoria EAD, Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Saneamento Ambiental (1997) e Doutorado em Saúde Ambiental, com foco em tratamento e reuso de água (2003). Atualmente é Consultora da Qualidade no HIDROLABOR LABORATORIO DE CONTROLE DE QUALIDADE LTDA., Consultora Sistema de Gestão Ambiental da empresa ANSELL BLOWTEX, Professora nível 1 de Pós-graduação em Sistemas de Gestão Integrados, no SENAC de Sorocaba, SP. Tem experiência profissional em consultoria na área ambiental (recuperação de áreas degradadas, licenciamento e certificações), bem como na área de sistemas de gestão da qualidade e ambiental (implantação e implementação dos sistemas de gestão integrados ISO 9001 e ISO 14001 e implementação de Sistema de Gestão da Qualidade em laboratórios de ensaio pela ISO 17025.
  Curriculo Lattes
Profa. Ma. Mary de Cássia Batista de Siqueira
Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (2009), Pós Graduada em Psicologia Organizacional, Pós Graduada em Docência do Ensino Superior e graduada em Pedagogia. Atualmente trabalhando no SENAC como Coordenadora da Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, na Faculdade Ipanema, na ESAMC e na Pós Graduação do Anhanguera. Tem experiência profissional na área de Recursos Humanos, atuando como Consultora.
  Curriculo Lattes
Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Alexandra Bulgarelli do Nascimento
Doutora, Mestre, Licenciada e Bacharel pela Escola de Enfermagem da USP. Professora e pesquisadora do Centro Universitário Senac - SP. Coordenadora de cursos de pós-graduação. Membro Adjunto do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências do Joanna Briggs Institute (JBI).


  Curriculo Lattes
Corpo Docente

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