Home  >  Cursos Livres  >  Gestão de Logística em Hospitais

Gestão de Logística em Hospitais

Objetivo
Desenvolver o participante para atuar na gestão de logística hospitalar conhecendo a estrutura física e administrativa de hospitais, sua operação e processos para aquisição, armazenamento, produção, distribuição e retorno de insumos hospitalares com qualidade, eficiência e segurança.


Carga horária: 24 horas


Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino superior

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Conhecer a organização hospitalar do ponto de vista ambiental e administrativo, reconhecendo a importância da logística e identificando seus principais processos e tipos de insumos hospitalares para seu funcionamento com qualidade, eficiência e segurança.
- Indicar a tecnologia para classificação e codificação de materiais, operando com a variabilidade, aplicando métodos de previsão de demanda e utilizando indicadores para selecionar práticas de controle de estoque adequadas às diversas formas de armazenamento no hospital.
- Projetar a gestão de logística de acordo com a capacidade de atendimento de um hospital com base nos indicadores de capacidade, utilizando técnicas de redução de desperdício e “boas práticas” de gestão e qualidade.

Panorama de mercado
Nas últimas décadas, a crescente incorporação de novas tecnologias pelo segmento hospitalar e de medicina diagnóstica, como resultado do desenvolvimento técnico-científico e do avanço na informática, da globalização das ações com a chegada de prestadoras e operadoras internacionais de serviços, dos custos cada vez mais altos, da mudança do perfil demográfico e epidemiológico da população, entre outros fatores, aliados à exigência de preservar os princípios da ética e do respeito ao ser humano, evidenciou a necessidade de profissionalização da gestão na área da saúde.
Sensível a essa necessidade, o Senac São Paulo oferece o curso de Gestão de Logística em Hospitais, buscando favorecer e contribuir para a eficiência e qualidade na gestão e assistência na área da saúde.

Público-alvo

Profissionais que atuam ou pretendam atuar em logística hospitalar.

Método

Proposta metodológica
O curso prevê a discussão de conceitos e aplicações da logística em hospitais. Também serão realizados exercícios, simulações e discussão de casos.

Programa

- Conceitos e importância da logística em hospitais.
- Gestão de operações: projetos, instalações, qualidade.
- Processos logísticos: aquisição, armazenamento, produção, distribuição e retorno.
- Cadeia de suprimentos hospitalares: o ambiente hospitalar, tipos de insumos, processos de insumos, tecnologia – classificação e codificação. Causas de variabilidade e previsão de demanda, controle de estoque.
- Gestão da capacidade.
- Gestão da qualidade.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.