Pós-graduação a distância | |||||
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Mercado de Trabalho | |||||
Atuação
O egresso deste curso poderá atuar na concepção, planejamento, desenvolvimento e validação de cursos on-line diferenciados a serem oferecidos pela internet, em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, de todos os níveis e formatos de ensino. Para tanto, estará apto a: - Elaborar projetos de design instrucional para cursos mediados pelas tecnologias de informação e comunicação para qualquer nível ou tipo de oferta educacional, de acordo com condições e critérios previamente estabelecidos, visando potencializar as capacidades e minimizar as limitações dos aprendizes e do meio. - Gerenciar, coordenar, avaliar e validar a construção do projeto pedagógico/instrucional, de acordo com prazos, orçamento disponível, recursos multimidiáticos e perfil dos aprendizes. - Liderar ou participar de grupos interdisciplinares, na estruturação de projetos de aprendizagem a distância, buscando comunicar-se com os diversos profissionais que compõem a equipe de produção do projeto pedagógico/instrucional. Panorama de mercado Atualmente, o designer instrucional atua no desenvolvimento de projetos educacionais, mediados pelas tecnologias, sobretudo o computador, a internet e todos os demais espaços virtuais hipermidiáticos. Sua função é desenvolver projetos educacionais que se viabilizem em espaços mediados presenciais, a distância ou semipresenciais. Trata-se de uma atuação profissional recente e que foi indicada como função na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO do Ministério do Trabalho, em 2008. Nota-se um expressivo aumento das oportunidades profissionais para os designers instrucionais, relacionado diretamente ao crescimento da educação a distância. Instituições de ensino de todos os níveis, empresas públicas e privadas, organizações não governamentais, forças armadas e muitos outros setores profissionais, sociais e culturais aproveitam-se das funcionalidades das novas mídias para desenvolverem cursos on-line para seus alunos, professores, funcionários, associados e para o público em geral. Em contrapartida, são poucos os profissionais preparados para atenderem a essa demanda. Portanto, aqueles que apresentarem formação específica e diferenciada terão mais chances de aproveitar as oportunidades deste mercado em ascensão. | |||||
Pré-requisito e público-alvo | |||||
Pré-requisitos
Candidato: - Graduação completa; - Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo; - Disponibilidade para participar de 1 encontro presencial por semestre para avaliações obrigatórias, sempre agendadas para serem realizadas aos sábados, em período integral, no polo escolhido pelo aluno; - Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário. Público-alvo O curso destina-se a graduados em qualquer área do conhecimento, que possuam fluência tecnológica no uso de conhecimentos computacionais básicos (pacote Office) e de internet (e-mail, buscas, upload/download, entre outros), que atuem ou tenham interesse em atuar no desenvolvimento de projetos de cursos oferecidos pela internet. Requisitos do computador: - Mínimo de 1 GB de memória RAM; - Caixas de áudio ou fone de ouvido; - Microfone (em caso de conferências de áudio). - Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels. Softwares: - Sistema operacional Windows ou Mac OS - Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari. Plug-in atualizados: - Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment. Acesse http://www.ead.senac.br/media/386423/requisitos.pdf e consulte a tabela de versão de navegadores certificados e atualizações de plug-in. | |||||
Método | |||||
Este curso prevê situações ativas de aprendizagem nas quais o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos. Como o curso acontece em ambiente virtual de aprendizagem, esse objetivo é alcançado com o apoio de mecanismos de interação e comunicação adequados, além da disponibilização de conteúdos, recursos multimídia (vídeos e aulas narradas) e atividades avaliativas.
Nesse sentido, o curso contribui para a autonomia do aluno, a fim de que ele realize a busca constante do conhecimento, a capacidade de questionamento e de diálogo com o professor tutor e os demais colegas, além de administrar seu tempo de maneira produtiva. As estratégias didáticas incluem tanto atividades coletivas quanto individuais, utilizando as ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem, como fóruns de discussão temáticos, webconferências, exercícios de múltipla escolha, entre outras, e a avaliação acontece ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Trabalho de conclusão de curso (TCC): ao longo do curso, os alunos serão estimulados a desenvolver uma postura investigativa, imprescindível para quem atua em um campo onde é constante a necessidade de lidar com situações que demandam de soluções apropriadas e inovadoras. | |||||
Período | |||||
mar/2017 a jun/2018 | |||||
Valor | |||||
Formas de pagamento: 18 parcelas de R$ 260,61 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela)
Valor total do curso: R$ 4.691,00. OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional. | |||||
Seleção | |||||
Taxa de inscrição: R$ 20. As datas de início e de término do curso podem sofrer alterações. | |||||
Documentos | |||||
Os candidatos inscritos nos cursos a distância convocados para matrícula deverão acessar o site www.sp.senac.br clicar em login e informar seu login e senha. Será exibido o link Matrícula para dar início ao processo de pré-matrícula. Em seguida, o candidato deverá enviar pelo correio, para endereço informado abaixo, cópia autenticada em cartório dos documentos abaixo relacionados.
Candidatos brasileiros: a)Diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC); b)Cédula de Identidade; c)Cadastro de Pessoa Física (CPF); d)uma foto 3 x 4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso); e)Requerimento de matrícula inicial – para os candidatos inscritos nos cursos a distância. Documentos do Responsável Financeiro - Pessoa Física – Caso haja: a)Cédula de Identidade; b)Cadastro de Pessoa Física (CPF); Candidatos estrangeiros residentes no país deverão apresentar uma cópia autenticada dos seguintes documentos: a)diploma de graduação; b)Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE); c)Cadastro de Pessoa Física (CPF); d)uma foto 3x4 recente. Candidatos estrangeiros não residentes no país deverão apresentar uma cópia autenticada dos seguintes documentos: a)diploma de graduação; b)passaporte e do visto de permanência no país; c)plano de seguro, que assegure a cobertura de despeesas médico-hospitalares e despesas de repatriaçao; a)declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado; b)Uma foto 3 x 4 recente. Obs. 1: O diploma de graduação obtido por brasileiro em instituição estrangeira deverá estar de acordo com os termos da legislação brasileira vigente. Obs. 2: Se o diploma foi expedido por instituição de ensino estrangeira deverá ser consularizado no país de origem e os documentos devem estar acompanhados de tradução juramentada, exceto se estiverem em língua espanhola. Os candidatos inscritos nos cursos a distância deverão enviar os documentos para o seguinte endereço: Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro (nome do curso) A/C Central de Atendimento Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 Jurubatuba - São Paulo - São Paulo CEP 04696-000 | |||||
Programa | |||||
Componentes curriculares:
Design Instrucional: Conceitos e Competências – 24 horas Uso das Novas Tecnologias em Cursos On-line – 32 horas Teorias e Abordagens Pedagógicas – 32 horas Gestão de Projetos Educacionais On-line – 32 horas Processos de Produção em Design Instrucional – 32 horas Planejamento Didático – 32 horas Processos de Criação de Roteiros de Textos e Atividades – 32 horas Processo de Criação de Objetos de Aprendizagem – 32 horas Processo de Criação de Storyboard– 32 horas Avaliação e Validação de Projetos – 32 horas Trabalho de Conclusão de Curso I: Roteiro de Projeto de Design Instrucional – 24 horas Trabalho de Conclusão de Curso II: Elaboração de Projeto de Design Instrucional – 24 horas | |||||
Coordenação | |||||
profa. Dra. Adriana Clementino | |||||
Docentes | |||||
* Adriana Clementino * Romero Tori * Gezilda Balbino Pereira * José Erigleidson da Silva * Patricia Strabeli | |||||
Observações | |||||
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Design Instrucional (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Este curso é oferecido somente no formato a distância. Credenciamento junto ao MEC Portaria nº 683, de 25 de maio de 2012. O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso. | |||||
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