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Design Editorial

Você se especializará na área de publicações impressas e digitais, compreendendo os processos do setor, as convergências das mídias e as transformações na comunicação, além de estimular seu lado empreendedor em design editorial.

Carga horária: 360 horas

Você poderá desenvolver projetos na área de design editorial, como livros, revistas, jornais e publicações digitais, atuando em editoras, agências de publicidade, escritórios de design, televisão, revistas e cinema, entre outros.
Pessoas com graduação completa em Design Gráfico, Design de Produtos, Arquitetura, Publicidade, Propaganda ou Jornalismo, e que tenham interesse em atuar no segmento de design editorial.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E SENTIDO
Estuda o design gráfico como produção de sentido e significado, tendo em vista a relação produção, mídia e recepção. Tem como base conceitual a semiótica de Charles S. Pierce ,estabelecendo a comunicação e a informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação. Estimula a percepção e a leitura semiótica da produção imagética editorial impressa e digital presentes na sociedade tecnológica e informacional.
HISTÓRIA DO DESIGN
Estuda o design gráfico na sua acepção de leitura historiográfica e leitura de linguagem, num sentido paradigmático, considerando a evolução e a expansão das linguagens, das mídias e das diversas técnicas de produção. Proporciona a percepção do design como configuração de estruturas e linguagens, o seu papel na cultura das mídias e seu estatuto de representação e linguagem.
TIPOGRAFIA
Aborda conhecimentos sobre a história da tipografia em seu amplo contexto partindo dos primeiros sistemas de escrita até a tipografia digital. Estuda anatomia, nomenclatura e classificação de estilos, passando por conceitos de legibilidade e de representação simbólica, para compreender a linguagem tipográfica tanto no seu aspecto verbal como no seu aspecto visual. Fornece bases instrumentais de composição de textos e para a construção visual da comunicação, considerando a relação entre produto e público-alvo.
CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN TENDÊNCIAS
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: DESIGN EXPERIMENTAL
Desenvolve experimentações gráficas a partir dos elementos da linguagem visual, espaço, proporção, cor, tensão, movimento, ritmo, harmonia, contraste e equilíbrio, visando à formação de repertório em design. Investiga os aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos utilizando as grades tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais.
PROJETO GRÁFICO DE LIVRO
Desenvolve projetos gráficos para capa e miolo de livros abordando definições de mancha gráfica, tipografia aplicada, de uso de cor e de imagem, considerando a identidade editorial, adequação ao público e abordagem mercadológica da editora. Realiza estudos críticos da produção de design de livro em seu contexto histórico, político, econômico e cultural, propondo reflexões sobre produção e design de livros e o meio editorial no Brasil.
INFOGRÁFICO
Analisa o papel da infografia na transmissão da informação digital e impressa, na mídia contemporânea e aborda pesquisa e visualização de dados. Apresenta o processo de construção de infográficos, o planejamento, a investigação, a ideia gráfica, o conteúdo e a relação do infográfico com outros elementos do projeto gráfico, além do desenvolvimento das formas de visualização e dos recursos de diagramação, propiciando a elaboração de roteiros para o projeto.
PROJETO GRÁFICO DE JORNAL
Estuda o design gráfico a partir da conceituação da linguagem editorial de notícias. Avalia o jornal como um complexo de mensagens concorrentes antes e depois do digital e o impacto da tecnologia no jornalismo gráfico e no consumo de informação noticiosa. Articula o repertório gráfico, discute arquitetura e hierarquia da informação visando produzir estudos para projeto gráfico de jornal, com ênfase no layout da primeira página, cadernos e suplementos, considerando a identidade editorial, gráfica e o público.
DESIGN DIGITAL
Apresenta os conceitos de arquitetura da informação em ambientes digitais, projeto de estruturas, mapas de navegação e de busca, no contexto de ação do designer. Analisa o conteúdo e as linguagens, de acordo com os projetos digitais, seguindo as novas tendências midiáticas. Aborda os fundamentos da criação gráfica, grid, sistema de ícones, tipografia, cor, imagem e espaço e os conceitos de navegação e interação, na construção de interfaces gráficas, táteis e audiovisuais em sistemas de informação. Propõe a concepção de projetos com foco no usuário-conteúdo-contexto, considerando os requisitos de interatividade e de usabilidade na sua elaboração.
PROJETO GRÁFICO DE REVISTA
Investiga o design de revistas e o meio editorial nacional e internacional, visando discutir a anatomia de uma publicação, sua marca e identidade corporativa, capa, arquitetura geral e a relação entre a abordagem gráfica e o conteúdo editorial, bem como a padronização dos elementos componentes da diagramação e do sistema de navegação. Desenvolve projeto gráfico de revista, considerando os aspectos estruturais, formais, tipográficos, cromáticos, a conceituação do uso da imagem e de espaços em branco adequados ao conteúdo editorial e ao estilo editorial.
ÉTICA, LEGISLAÇÃO E DIREITOS AUTORAIS
Apresenta as regras legais para a utilização de contratos, textos e imagens em publicações e a obtenção das autorizações pertinentes, relacionadas ao direito autoral, propriedade intelectual e direito de uso de imagens. Discute aspectos legais do direito autoral nas plataformas analógicas e digitais.
CULTURA E COMPORTAMENTO
Apresenta os conceitos básicos de antropologia e de etnografia. Estuda a definição de identidades, pertencimentos e diferenciações grupais. Estuda e reflete sobre as relações entre imagem e identidade, experiência urbana e universo simbólico. Reflete sobre as dinâmicas de engendramento e apropriação de bens culturais, vinculados ao campo do design pelas complexas relações entre produção e consumo de imagens, permeados pela cultura e pela ordem imaginária.
CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN CONTEMPORÂNEO
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Design Editorial. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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Outras informações sobre este curso



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