Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Design Editorial

Design Editorial

Objetivo:
Especializar profissionais para atuar na área de publicações impressas e digitais, enfatizando a complexidade da atividade projetual e a interação entre os agentes envolvidos no processo de Design Editorial - publicações digitais, projetos de livro, revista e jornal.

Diferencial:
Este curso visa, igualmente, estimular o posicionamento empreendedor do especialista, contribuindo para a ampliação de sua visão sobre os processos neste segmento, estimulando o desenvolvimento do raciocínio de projeto, fundamentado tanto nos estudos das diferentes linguagens, quanto nos contextos de produção e mercado. O curso contribui, assim, para atualizar o profissional frente à convergência das mídias, compreendendo as transformações dos meios e veículos de comunicação na sociedade contemporânea.

Novas estratégias didático-pedagógicas, o curso passa a contemplar a articulaçãode atividades digitais, remotas e presenciais, de forma a proporcionar tanto flexibilidade curricular quanto novas experiências de aprendizagem, conforme necessidades e especificidades do mercado e dos estudantes.

Carga horária: 360 horas

Atuação
O profissional com esta especialização estará apto a atuar no desenvolvimento de projetos na área de design editorial, com visão sistêmica conceitual e projetual, compreendendo publicações digitais, projeto de livro, revista e jornal.

Panorama de mercado
O segmento de design editorial vem se transformando rapidamente nos últimos anos. Vários aspectos podem ser facilmente explorados como justificativa para esse cenário, entre eles temos as hierarquias culturais, que atualmente são delineadas com menos clareza e incluem um leque mais amplo de vozes, possibilitando a segmentação da produção editorial, que podem levar à inovação nas linhas editoriais adotadas por editoras de livros, jornais e revistas. Em paralelo, assistimos à mudança do mercado editorial, da convergência midiática: é a mídia impressa versus mídia digital. As multiplataformas são complementares e, assim, seguem princípios comuns ao design, mas necessitam de estruturas e projetos cada vez mais especializados e peculiares.
Diante do cenário de inovações contínuas, é imprescindível a mudança no perfil do profissional que atua no segmento desenvolvendo projetos editoriais em formato digital e/ou impresso. Faz-se necessário que ele aprofunde o estudo de novos formatos, linguagens e propostas editoriais, além do domínio de recursos e software de editoração gráfica.
Pessoas com graduação completa nas áreas de design gráfico ou de produtos, arquitetura, publicidade, propaganda e jornalismo, além de profissionais interessados em atuar no segmento de design editorial.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um computador que tenha, ao menos, as seguintes características: Windows 8.1, acesso à internet de 4 Mbps, processador Dual Core ou equivalente com suporte a 64bits, espaço disponível em disco de 10GB, caixa de som, microfone e memória RAM de 4GB. Assim, você terá acesso aos softwares durante as aulas do curso (exceto para Chromebooks e computadores com Linux).
Portadores de diplomas de graduação nas áreas de design gráfico ou de produtos, arquitetura, publicidade, propaganda e jornalismo, além de profissionais interessados em atuar no segmento de design editorial.
COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E SENTIDO
Estuda o design gráfico como produção de sentido e significado, tendo em vista a relação produção, mídia e recepção. Tem como base conceitual a semiótica de Charles S. Pierce ,estabelecendo a comunicação e a informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação. Estimula a percepção e a leitura semiótica da produção imagética editorial impressa e digital presentes na sociedade tecnológica e informacional.
HISTÓRIA DO DESIGN
Estuda o design gráfico na sua acepção de leitura historiográfica e leitura de linguagem, num sentido paradigmático, considerando a evolução e a expansão das linguagens, das mídias e das diversas técnicas de produção. Proporciona a percepção do design como configuração de estruturas e linguagens, o seu papel na cultura das mídias e seu estatuto de representação e linguagem.
TIPOGRAFIA
Aborda conhecimentos sobre a história da tipografia em seu amplo contexto partindo dos primeiros sistemas de escrita até a tipografia digital. Estuda anatomia, nomenclatura e classificação de estilos, passando por conceitos de legibilidade e de representação simbólica, para compreender a linguagem tipográfica tanto no seu aspecto verbal como no seu aspecto visual. Fornece bases instrumentais de composição de textos e para a construção visual da comunicação, considerando a relação entre produto e público-alvo.
CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN TENDÊNCIAS
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: DESIGN EXPERIMENTAL
Desenvolve experimentações gráficas a partir dos elementos da linguagem visual, espaço, proporção, cor, tensão, movimento, ritmo, harmonia, contraste e equilíbrio, visando à formação de repertório em design. Investiga os aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos utilizando as grades tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais.
PROJETO GRÁFICO DE LIVRO
Desenvolve projetos gráficos para capa e miolo de livros abordando definições de mancha gráfica, tipografia aplicada, de uso de cor e de imagem, considerando a identidade editorial, adequação ao público e abordagem mercadológica da editora. Realiza estudos críticos da produção de design de livro em seu contexto histórico, político, econômico e cultural, propondo reflexões sobre produção e design de livros e o meio editorial no Brasil.
INFOGRÁFICO
Analisa o papel da infografia na transmissão da informação digital e impressa, na mídia contemporânea e aborda pesquisa e visualização de dados. Apresenta o processo de construção de infográficos, o planejamento, a investigação, a ideia gráfica, o conteúdo e a relação do infográfico com outros elementos do projeto gráfico, além do desenvolvimento das formas de visualização e dos recursos de diagramação, propiciando a elaboração de roteiros para o projeto.
PROJETO GRÁFICO DE JORNAL
Estuda o design gráfico a partir da conceituação da linguagem editorial de notícias. Avalia o jornal como um complexo de mensagens concorrentes antes e depois do digital e o impacto da tecnologia no jornalismo gráfico e no consumo de informação noticiosa. Articula o repertório gráfico, discute arquitetura e hierarquia da informação visando produzir estudos para projeto gráfico de jornal, com ênfase no layout da primeira página, cadernos e suplementos, considerando a identidade editorial, gráfica e o público.
DESIGN DIGITAL
Apresenta os conceitos de arquitetura da informação em ambientes digitais, projeto de estruturas, mapas de navegação e de busca, no contexto de ação do designer. Analisa o conteúdo e as linguagens, de acordo com os projetos digitais, seguindo as novas tendências midiáticas. Aborda os fundamentos da criação gráfica, grid, sistema de ícones, tipografia, cor, imagem e espaço e os conceitos de navegação e interação, na construção de interfaces gráficas, táteis e audiovisuais em sistemas de informação. Propõe a concepção de projetos com foco no usuário-conteúdo-contexto, considerando os requisitos de interatividade e de usabilidade na sua elaboração.
PROJETO GRÁFICO DE REVISTA
Investiga o design de revistas e o meio editorial nacional e internacional, visando discutir a anatomia de uma publicação, sua marca e identidade corporativa, capa, arquitetura geral e a relação entre a abordagem gráfica e o conteúdo editorial, bem como a padronização dos elementos componentes da diagramação e do sistema de navegação. Desenvolve projeto gráfico de revista, considerando os aspectos estruturais, formais, tipográficos, cromáticos, a conceituação do uso da imagem e de espaços em branco adequados ao conteúdo editorial e ao estilo editorial.
ÉTICA, LEGISLAÇÃO E DIREITOS AUTORAIS
Apresenta as regras legais para a utilização de contratos, textos e imagens em publicações e a obtenção das autorizações pertinentes, relacionadas ao direito autoral, propriedade intelectual e direito de uso de imagens. Discute aspectos legais do direito autoral nas plataformas analógicas e digitais.
CULTURA E COMPORTAMENTO
Apresenta os conceitos básicos de antropologia e de etnografia. Estuda a definição de identidades, pertencimentos e diferenciações grupais. Estuda e reflete sobre as relações entre imagem e identidade, experiência urbana e universo simbólico. Reflete sobre as dinâmicas de engendramento e apropriação de bens culturais, vinculados ao campo do design pelas complexas relações entre produção e consumo de imagens, permeados pela cultura e pela ordem imaginária.
CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN CONTEMPORÂNEO
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
O curso está baseado em metodologias de aprendizagem que buscam integração entre teoria e prática, permitindo uma participação ativa e condições efetivas para especialização visando formar egressos com competência para solucionar problemas nos variados e complexos sistemas profissionais, capazes de inovar e transformar a realidade. A prática pedagógica está centrada na análise de produtos editoriais, para que o aluno contextualize e consolide os conhecimentos que vai construindo e saiba intervir, visando a sua solução. Os professores incentivam a inovação, autonomia, iniciativa, participação, cooperação e responsabilidade dos alunos em todo o processo de desenvolvimento do curso.
O processo de ensino-aprendizagem deseja que o aluno aprenda a aprender, de modo autônomo. Desse modo, os objetivos de ensino consideram que o aluno é a peça mais importante no processo de construção do seu conhecimento, por meio de estratégias de aprendizagem ativas, que demandam o seu engajamento interativo. Considera, ainda, que a construção do conhecimento não acontece somente no espaço físico da escola, mas em múltiplos ambientes do cotidiano, incluindo os digitais. Por isso, adotam-se estratégias metodológicas próprias do ensino híbrido, tendo como foco os objetivos de aprendizagem propostos para as disciplinas que compõem a estrutura curricular.
A dinâmica de funcionamento do curso, portanto, combina: atividades digitais, aulas transmitidas ao vivo ou por webconferências, atividades remotas e atividades presenciais. Nesse modelo de oferta, entre várias metodologias, destaca-se a sala de aula invertida, em que se dedica o tempo dos encontros presenciais para a construção conjunta de conhecimento, discutindo casos previamente estudados, com mediação do professor. Encontros presenciais também podem ser dedicados à realização de exercícios e outras atividades individuais ou em grupo, estudos de caso, que se concentram na análise de produtos editoriais, com exposição dialogada, como recurso principal para a apresentação e discussão dos temas. Complementarmente, são realizadas leituras, seminários, debates e exercícios de simulação de situações.

Componentes curriculares:
- Comunicação, linguagem e sentido
- História do design
- Tipografia
- Conexão com o mercado: design tendências
- Projeto design experimental
- Projeto gráfico de livro
- Infográfico
- Projeto gráfico de jornal
- Design digital
- Projeto gráfico de revista
- Ética, legislação e direitos autorais
- Cultura e comportamento
- Conexão com o mercado: design contemporâneo
Pós-graduação lato sensu -- Especialista em Design Editorial (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp