Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão da Comunicação em Mídias Digitais

Gestão da Comunicação em Mídias Digitais

Você se especializará na gestão e operação da comunicação sabendo implantar e gerenciar projetos estratégicos em mídias digitais, além de planejar ações e identificar tendências e oportunidades de inovação.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em projetos estratégicos de comunicação em mídias digitais em empresas, agências e veículos de comunicação digital. Também poderá coordenar equipes ou atuar como consultor e/ou agente identificador de tendências e de inovação na área.
Pessoas com graduação completa que tenham interesse em se desenvolver no campo das estratégias, do planejamento e das operações de comunicação em mídias digitais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
COMUNICAÇÃO DIGITAL E CONTEXTO DE MERCADO
Contextualiza a consolidação da cultura digital desde o início do século 21, sob os aspectos da tecnologia, das transformações de comportamento e de modelos de geração de valor. Debate os impactos e desafios gerados nas diferentes áreas da Comunicação, discutindo os cenários que convergem as áreas das Humanidades e as tecnologias digitais. Discute o papel dos algoritmos, as narrativas transmidiáticas, a convergência de mídias, o letramento de dados e o mundo pós-digital.
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM INTERFACES DIGITAIS
Conceitua a importância da arquitetura de informação, que tem por objetivo organizar e classificar o conteúdo, definir o sistema de rótulos, a navegação e os sistemas de busca nos projetos digitais. Examina os estudos de usabilidade, user experience(UX) e design de interação ¿que determinam boas práticas para que o usuário de qualquer sistema digital tenha a percepção de facilidade de uso. Discute os principais autores e metodologias de coleta, análise e sistematização dos dados.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PÓS-DIGITAL
Discute o perfil do consumidor pós-digital, o qual transita entre diferentes canais, mídias e linguagens, em ambientes digitais e físicos integrados. Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDAS), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais integradas. Aborda as principais características que particularizam o novo consumidor e suas jornadas de compra e insights. Discute como mapear públicos de interesse e como construir personas de compra, de modo a dar as bases para os planejamentos de comunicação mercadológica.
MÍDIAS SOCIAIS E CURADORIA DE CONTEÚDO
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais (redes sociais, blogs e plataformas digitais interativas) no contexto das ações de comunicação e de negócios corporativos. Discute estratégia e planejamento de ações em mídias sociais, incluindo definição de grades de conteúdo e melhores práticas para os principais canais. Aborda a gestão do conteúdo nas mídias sociais, as ações de content marketing e o papel da curadoria de conteúdo, tanto do ponto de vista do cliente contratante quanto das agências.
BRANDED CONTENT, STORYTELLING E MARKETING DE CONTEÚDO
Estuda conceito e as aplicações de storytelling. Aborda o desenvolvimento e a criação de um modelo de narrativa aristotélica, baseado em valores da marca e desejos de sua audiência. Elabora a construção dos personagens potentes, relações, conflitos, tramas e arco dramático na criação de conteúdo ficcional. Discute de que maneira a construção de narrativas elaboradas podem proporcionar conexão entre pessoas e marcas, atendendo às aspirações e personalidades de ambas. Exercita um olhar antropológico para o levantamento de contexto, cultura e referências para a elaboração das narrativas.
CONEXÃO COM O MERCADO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: CONTEÚDO, RELACIONAMENTO E PERFORMANCE
Propicia a criação de uma proposta de relacionamento, por meio das mídias digitais, para uma organização já existente. Proporciona a elaboração de uma proposta estratégica para o desenvolvimento, criação e manutenção de conteúdo nos ambientes digitais desta empresa, como: site, blog corporativo, redes sociais, players, podcast, canal de streaming (Youtube/IGTV), entre outras possiblidades; a partir de um levantamento primário de informações e do diagnóstico da situação, o aluno deve eleger um caso real e formular um plano de gerenciamento e estratégia de desenvolvimento de conteúdo e uma pré-análise de busca por performance orgânica neste ambiente.
PLANEJAMENTO DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Aborda os conceitos tradicionais de estratégia de marketing, ciclo de vida do produto, posicionamento estratégico, produto, preço, praça e promoção sob o impacto das mídias digitais, do branding e do marketing 4.0, em um cenário pós-digital. Apresenta um cardápio de opções para o marketing digital e discute uma metodologia para apoiar o planejamento de ações.
COMPRA E GESTÃO DE TRÁFEGO PAGO ON-LINE
Apresenta possibilidades, processos e principais ferramentas envolvidas na compra de mídia nos ambientes digitais, abordando links patrocinados, mídia display, ad search network, impulsionamento de posts, compra de posts, bem como ações customizadas que envolvem content marketing. Discute os players que atuam nesse mercado, abordando o ponto de vista de empresas clientes, de agências e de veículos. Apresenta o dinâmico cenário da mídia programática. Aborda a gestão de resultados na compra de mídia online
GESTÃO DE PROJETOS EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Contextualiza a amplitude dos negócios digitais. Apresenta as principais escolas de gestão de projetos: das bases dadas pelo Project Management Institute (PMI), adaptando-as ao contexto e especificidades das ações de comunicação e de negócios em mídias digitais, chegando aos projetos com metodologias ágeis (Scrum, Sprint...). Discute o comércio eletrônico, sustentado pelos pilares do marketing, da logística e da tecnologia. Aborda o empreendedorismo e os processos de desenvolvimento de negócios digitais. Discute as start-ups digitais e seus processos de desenvolvimento de negócios e captação de recursos.
PREVENÇÃO E GESTÃO DE CRISES
Aborda a relevância do mapeamento de stakeholders na dinâmica das relações das empresas e o processo sistemático de engajamento e comunicação com esses públicos. Discute o planejamento da prevenção e de gerenciamento de crises de reputação e de imagem das empresas mediante diferentes stakeholders e os casos que envolvem as redes sociais, as melhores práticas e os cases do mercado.
MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS
Aborda o passo a passo para o monitoramento de operações em mídias sociais, atuando com as ferramentas próprias de canais de redes sociais (selecionados em classe), como também apresenta algumas ferramentas pagas usadas por agências de comunicação e empresas. Discute as funções e responsabilidades do profissional analista de métricas e de sua relação com o restante da equipe. Apresenta a ciência das redes como campo multidisciplinar de estudo das redes sociais. Aborda o desenvolvimento dos processos de monitoramento de mídias sociais com uso de ferramentas gratuitas.
CONEXÃO COM O MERCADO DAS ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: APLICATIVOS E PLATAFORMAS INTERATIVAS
Aborda a concepção e realização de interfaces/mockups de aplicativos para dispositivos móveis e/ou plataformas interativas (sites, hotsites, games, dispositivos, CRM, chatbots, entre outros) que tenham como premissa potencializara comunicação de uma empresa, instituição ou governo, por meio da solução ou melhoria de problemas previamente apontados; o projeto deve passar por suas fases de planejamento: diagnóstico, objetivos e metas, até chegar na elaboração da proposta e desenho de solução.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também terá atividades para entrar em contato com empresas e especialistas da área.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso