Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão e Governança da Tecnologia da Informação

Gestão e Governança da Tecnologia da Informação

Você se especializará em governança para desenvolver soluções e serviços de tecnologia da informação (TI) com ampla visão sobre novos modelos de gestão e atuais demandas do mercado corporativo. Este curso foi desenvolvido em parceria com a IBM.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em diferentes tipos de empresas na gestão de tecnologia da informação ou no desenvolvimento e operação de processos ligados à área, propondo soluções em projetos ou serviços de tecnologia com o objetivo de vincular atividades de TI à área estratégica de negócio das organizações.
Pessoas com graduação completa em computação, informática, tecnologia da informação, administração, economia ou engenharia ou áreas correlatas.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um computador que tenha, ao menos, as seguintes características: Windows 10, acesso à internet de 8 Mbps, processador Core i5 ou equivalente com suporte a 64bits, espaço disponível em disco de 30 GB, caixa de som, microfone, memória RAM de 4 GB. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Introduz os conceitos de governança corporativa e governança de tecnologia da informação (TI), apresentando sua abrangência na organização. Aborda a integração dos objetivos estratégicos corporativos aos de TI. Apresenta uma visão geral da gestão de governança em TI, enfatizando a convergência interdisciplinar que caracteriza essa área. Expõe diversos frameworks e temas atuais, tais como Big Data, Business Intelligence (BI), Internet das Coisas (IoT) e Business Analytics.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CONTINUIDADE DE NEGÓCIO
Apresenta uma visão geral dos conceitos e princípios sobre segurança da informação, visando à sua aplicação na gestão corporativa e seus controles internos. Propõe a minimização dos riscos operacionais e financeiros nocontexto da tecnologia da informação (TI), do ponto de vista dos gestores da organização. Explora as normas da Organização Internacional de Normalização (ISSO) sobre segurança da informação e apresenta as técnicas de avaliação de riscos e vulnerabilidade, os controles de segurança, bem como os métodos e as políticas de segurança da informação. Aborda os aspectos relevantes dos métodos de continuidade de negócio e contingência da área de TI.
GESTÃO DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Apresenta e discute melhores práticas em gestão de serviços de tecnologia da informação (TI), com a intenção de otimizar a sua estruturação e investigar viabilidades operacionais e financeiras, agregando qualidade do ponto de vista de clientes, gestores e colaboradores da organização. Trata de assuntos centrais da gestão de serviços como o ciclo de vida de serviços de TI, Service Level Agreement (SLAs), gestão de mudanças e o tratamento de incidentes e problemas sem perder de vista as normas e frameworks aplicáveis.
PROJETOI:GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO-ESTRUTURAÇÃO
Orienta e oferece subsídios para a compreensão do estudo de caso enquanto método qualitativo de investigação e análise, adequado para problematizar situações e produzir novas soluções e abordagens no âmbito da gestão e governança em tecnologia da informação (TI).
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
GESTÃO DE PROJETOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Propõe as melhores práticas na gestão de projetos de tecnologia da informação (TI), visando facilitar a organização de seu desenvolvimento, otimizando recursos, minimizando riscos e aumentando a satisfação de todas as partes interessadas. Segue o ciclo de vida de projetos por meio de iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento conforme framework Project Management Body of Knowledge (PMBOK). Suscita problemas inerentes à gestão de projetos e propostas de solução.
GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROCESSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Apresenta abordagens e ferramentas inerentes à gestão de qualidade e de processos em tecnologia da informação (TI), no contexto da área e da organização. Destaca desafios na implantação de gestão de qualidade total na organização. Explora mapeamentos de processos típicos de TI. Explica tarefas típicas de um escritório de processos, em que a aplicação das ferramentas é praticada por meio da análise de situações.
GESTÃO DE FORNECEDORES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Trata das melhores práticas na gestão de fornecedores, por meio de processos de seleção, contratação e controle, visando a redução de riscos da organização de tecnologia da informação (TI) e sua cadeia de fornecimento. Apresenta as etapas do processo e os problemas na gestão de fornecedores. Discute as estratégias referentes àterceirização e avalia os seus benefícios e riscos.
PROJETO II:GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO -DESENVOLVIMENTO
Orienta a elaboração do artigo científico projetado na etapa anterior, oferecendo subsídios para o desenvolvimento do estudo de caso, visando produzir uma solução exequível e que respeite os princípios éticos. Orienta o aluno sobre a definição do problema, objetivos (geral e específicos), diagnóstico, elaboração da fundamentação teórica e avaliação de resultados.
TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Apresenta as tendências na gestão da tecnologia da informação (TI) e como as mudanças podem impactar em suas estratégias e da própria organização. Aborda as influências nos processos de TI decorrentes da efetivação de algumas tendências tecnológicas. Discute como uma empresa deve planejar os processos potencialmente envolvidos nessas mudanças.
GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Aborda as melhores práticas de gestão no desenvolvimento de sistemas, sejam eles construídos pela própria organização ou por fornecedores externos. Aborda a relevância de atender aos requisitos demandados, a qualidade, os custos e os prazos de desenvolvimento e entrega, sob a perspectiva do gestor de tecnologia da informação (TI) e dos gestores de negócio da organização. Apresenta as principais metodologias de desenvolvimento de sistemas, seus conceitos, princípios, técnicas e os frameworks. Trata das estratégias próprias da área de desenvolvimento de sistemas, dos recursos dos frameworks, das demandas dos gestores de negócio e do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas, explorando as ferramentas, os controles e seus riscos.
GESTÃO FINANCEIRA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Apresenta conceitos e práticas comuns na gestão financeira, visando à sua aplicação eficiente na área de gestão de tecnologia da informação (TI), proporcionando melhor controle e beneficiando a organização, do ponto de vista da alta gestão. Propõe técnicas eficientes de classificação e monitoramento financeiro bem como de avaliação de retorno com a finalidade de fortalecer o alinhamento estratégico da área de TI.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também terá atividades para entrar em contato com empresas e especialistas da área e vivenciará simulações de situações reais de trabalho em laboratórios específicos.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão e Governança da Tecnologia da Informação. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp