Design de Interiores
Preparar profissionais especializados em Design de Interiores para a elaboração de projetos de ambientes de uso residencial, comercial ou de serviços. Para isso, abordam-se questões conceituais relacionadas às novas tendências e tecnologias de design de interiores. Assim como oferecer atividades práticas e teóricas sobre temas contemporâneos do design, possibilitando ao alunos posicionar-se no mercado de trabalho, considerando as exigências técnicas, construtivas e normativas.
O curso apresenta e contextualiza vasto repertório de obras e autores de referências nos campos da arte, da arquitetura de interiores e do design.
Atuação no mercado de trabalho
Profissional que atuará na criação e desenvolvimento de projetos de ambientes que contemplem acessibilidade, adequação e especificação de materiais e de tecnologias, para otimização da infraestrutura e da diversificação do uso do espaço, com capacidade crítica, criatividade e flexibilidade.
Poderá prestar serviços na área de design de interiores de forma autônoma ou atuando no poder público, na iniciativa privada e em Organizações Não Governamentais (ONGs).
Panorama de mercado
A crescente demanda pela reabilitação de antigos edifícios, adequando-os a novos usos e necessidades, os desafios enfrentados na busca de soluções eficazes e versáteis, híbridas e multifuncionais, acompanham a permanente flexibilização do espaço, otimizando o investimento e os resultados que soluções projetuais possam promover.
Apesar da diversidade e do crescimento desse mercado, que se configura a partir do que atualmente se discute no âmbito do design de interiores, ainda há carência de espaços acadêmicos que aprofundem e acompanhem o desenvolvimento de pesquisas sobre soluções projetuais, tecnologias e alternativas de emprego de material, que alimentem o universo de ação deste profissional.
Profissional que atuará na criação e desenvolvimento de projetos de ambientes que contemplem acessibilidade, adequação e especificação de materiais e de tecnologias, para otimização da infraestrutura e da diversificação do uso do espaço, com capacidade crítica, criatividade e flexibilidade.
Poderá prestar serviços na área de design de interiores de forma autônoma ou atuando no poder público, na iniciativa privada e em Organizações Não Governamentais (ONGs).
Panorama de mercado
A crescente demanda pela reabilitação de antigos edifícios, adequando-os a novos usos e necessidades, os desafios enfrentados na busca de soluções eficazes e versáteis, híbridas e multifuncionais, acompanham a permanente flexibilização do espaço, otimizando o investimento e os resultados que soluções projetuais possam promover.
Apesar da diversidade e do crescimento desse mercado, que se configura a partir do que atualmente se discute no âmbito do design de interiores, ainda há carência de espaços acadêmicos que aprofundem e acompanhem o desenvolvimento de pesquisas sobre soluções projetuais, tecnologias e alternativas de emprego de material, que alimentem o universo de ação deste profissional.
Profissionais com curso superior completo em arquitetura, design, engenharia civil ou artes plásticas. Demais interessados, com experiência na área do design de interiores, serão avaliados pela instituição.
| TOTAL |
Relaciona as áreas de Comunicação, Arte, Arquitetura e Design a partir da Revolução Industrial até a contemporaneidade, por meio de estudos investigativos e reflexivos, utilizando fontes e meios diversos como o cinema, a música, a literatura e as artes plásticas, a fim de identificar o design de interiores como uma manifestação histórica e cultural no tempo e no espaço.
Propõe o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, destacando a importância para o crescimento pessoal e profissional. Trata os conhecimentos relativos à gestão de empreendimentos (plano de negócio, plano de marketing e arquitetura organizacional), com o objetivo de situar a atuação do profissional em design de interiores no mercado de trabalho sob a ótica das ciências da administração.
Estuda a iluminação no projeto de interiores para o desenvolvimento do partido arquitetônico, utilizando conceitos e ferramentas correlatas à área, buscando incorporar a luz como elemento fundamental na qualificação do espaço.
Aborda repertório técnico, conceitual e habilidades projetuais, considerando aspectos ligados à especificação e ao emprego de materiais e componentes construtivos, visando à sua utilização prática, eficiente e sustentável, para a realização da ambiência desejada.
Trata dos processos de planejamento, acompanhamento e execução de obras de interiores, de forma controlada e organizada, elaborando planilhas e memorial de especificações, para a compra e aplicação dos materiais e componentes previstos, visando ao controle de custos e do follow- up com clientes.
Apresenta fundamentos teóricos sobre as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais de metodologia aplicada visando, em um primeiro momento, ao desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa, oportunizando a escolha do tema, a sua pertinência e originalidade, bem como, a previsão de conteúdo e de um plano de trabalho, para que o aluno desenvolva o seu Trabalho de Conclusão de Curso.
Trabalha as etapas finais do Trabalho de Conclusão de Curso, com o desenvolvimento de um projeto de arquitetura de interiores ou pesquisa teórica, por meio da prática projetual, consulta bibliográfica e análise crítica, visando à sua conclusão, com a redação do texto final.
Apresenta teorias e técnicas projetuais voltadas às áreas comerciais, de serviços e institucionais, considerando regras, normas técnicas, funcionalidade e operacionalidade. Discute tendências socioculturais e econômicas, o Visual Merchandising e o Marketing de Serviços, para a criação de espaços de trabalho eficientes, criativos e atrativos.
Trabalha a experimentação projetual, tratando do espaço efêmero, híbrido, mutante, lúdico, que permite explorar os diferentes sentidos, além de grande liberdade criativa, de representação e de expressão, com o intuito de incentivar a reflexão crítica, habilidade de comunicação e a percepção espacial.
Propõe a experimentação projetual sobre possibilidades criativas das formas de morar, promovendo a leitura e discussão crítica sobre os espaços interiores, visando enfrentar desafios da contemporaneidade.
Aborda conceitos e tendências do design de mobiliário, como objeto qualificador do espaço de interiores, por meio do estudo da evolução das artes decorativas aplicadas e sua cultura material nos contextos socioculturais e econômicos, buscando desenvolver habilidades projetuais e suas relações com a ergonomia, antropometria, prototipação e viabilização de produtos.
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas
TOTAL
Relaciona as áreas de Comunicação, Arte, Arquitetura e Design a partir da Revolução Industrial até a contemporaneidade, por meio de estudos investigativos e reflexivos, utilizando fontes e meios diversos como o cinema, a música, a literatura e as artes plásticas, a fim de identificar o design de interiores como uma manifestação histórica e cultural no tempo e no espaço.
Propõe o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, destacando a importância para o crescimento pessoal e profissional. Trata os conhecimentos relativos à gestão de empreendimentos (plano de negócio, plano de marketing e arquitetura organizacional), com o objetivo de situar a atuação do profissional em design de interiores no mercado de trabalho sob a ótica das ciências da administração.
Estuda a iluminação no projeto de interiores para o desenvolvimento do partido arquitetônico, utilizando conceitos e ferramentas correlatas à área, buscando incorporar a luz como elemento fundamental na qualificação do espaço.
Aborda repertório técnico, conceitual e habilidades projetuais, considerando aspectos ligados à especificação e ao emprego de materiais e componentes construtivos, visando à sua utilização prática, eficiente e sustentável, para a realização da ambiência desejada.
Trata dos processos de planejamento, acompanhamento e execução de obras de interiores, de forma controlada e organizada, elaborando planilhas e memorial de especificações, para a compra e aplicação dos materiais e componentes previstos, visando ao controle de custos e do follow- up com clientes.
Apresenta fundamentos teóricos sobre as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais de metodologia aplicada visando, em um primeiro momento, ao desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa, oportunizando a escolha do tema, a sua pertinência e originalidade, bem como, a previsão de conteúdo e de um plano de trabalho, para que o aluno desenvolva o seu Trabalho de Conclusão de Curso.
Trabalha as etapas finais do Trabalho de Conclusão de Curso, com o desenvolvimento de um projeto de arquitetura de interiores ou pesquisa teórica, por meio da prática projetual, consulta bibliográfica e análise crítica, visando à sua conclusão, com a redação do texto final.
Apresenta teorias e técnicas projetuais voltadas às áreas comerciais, de serviços e institucionais, considerando regras, normas técnicas, funcionalidade e operacionalidade. Discute tendências socioculturais e econômicas, o Visual Merchandising e o Marketing de Serviços, para a criação de espaços de trabalho eficientes, criativos e atrativos.
Trabalha a experimentação projetual, tratando do espaço efêmero, híbrido, mutante, lúdico, que permite explorar os diferentes sentidos, além de grande liberdade criativa, de representação e de expressão, com o intuito de incentivar a reflexão crítica, habilidade de comunicação e a percepção espacial.
Propõe a experimentação projetual sobre possibilidades criativas das formas de morar, promovendo a leitura e discussão crítica sobre os espaços interiores, visando enfrentar desafios da contemporaneidade.
Aborda conceitos e tendências do design de mobiliário, como objeto qualificador do espaço de interiores, por meio do estudo da evolução das artes decorativas aplicadas e sua cultura material nos contextos socioculturais e econômicos, buscando desenvolver habilidades projetuais e suas relações com a ergonomia, antropometria, prototipação e viabilização de produtos.
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
TOTAL
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