Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Design de Interiores

Design de Interiores

Você se especializará na elaboração de projetos de espaços residenciais, comerciais, corporativos e de serviços, desenvolvendo um amplo repertório de referências nos campos da arte, da arquitetura de interiores e do design.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar de forma autônoma, no poder público, na iniciativa privada ou em Organizações Não Governamentais (ONGs), realizando criação e desenvolvimento de projetos de ambientes que contemplem acessibilidade, adequação e especificação de materiais e de tecnologias, além de otimizar a infraestrutura e diversificar o uso do espaço.
Pessoas com graduação completa em Arquitetura, Design, Engenharia Civil ou Artes Plásticas. Avaliaremos demais interessados que tenham experiência na área de design de interiores.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN DE INTERIORES
Relaciona o panorama histórico da arte ao conceito do design de interiores nos diversos períodos da história, por intermédio de estudos investigativos e reflexivos. Propõem-se questionamentos e desenvolve-se análise crítica a fim de relacionar o design de interiores com manifestações histórico, político e culturais no contexto nacional e internacional.
PROJETO EXPERIMENTAL
Trabalha a experimentação projetual, tratando do espaço híbrido, mutante, lúdico, que permite explorar os diferentes sentidos, além de grande liberdade criativa, de representação e de expressão, com o intuito de incentivara reflexão crítica, habilidade de comunicação e a percepção espacial.
PROJETO: INTERIORES RESIDENCIAIS
Propõe-se a experimentação sobre possibilidades criativas das formas de morar, por meio da concepção de um projeto de interiores contemporâneo baseado nos aspectos funcionais, formais, estéticos e sustentáveis dos ambientes, apresentando leitura e discussão crítica dos espaços internos da residência contemporânea e os desafios atuais e futuros dos diferentes modos de moradia unifamiliar.
MATERIAIS E TECNOLOGIAS EM DESIGN DE INTERIORES
Aborda repertório técnico e conceitual referente às propriedades e características dos elementos compositivos dos espaços internos da edificação, principalmente quanto aos critérios da eficiência de seu funcionamento. Procura-se desenvolver habilidades projetuais considerando aspectos ligados à especificação e ao emprego de materiais, componentes construtivos, tecnologias e sistemas contemporâneos voltados ao projeto de interiores. Aborda a utilização prática, eficiente e sustentável dos sistemas e materiais para a realização da ambiência desejada.
INTERIORES SUSTENTÁVEIS
Apresenta a criação de projetos de interiores, utilizando-se de premissas sustentáveis e proporcionando economia circular, além da sensibilidade para proporcionar conforto físico/psicológico, utilizando produtos que cumpram seu ciclo de vida, aplicando os princípios dos 4Rs na elaboração criativa dos espaços.
CONEXÃO COM O MERCADO DE DESIGN DE INTERIORES I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: GESTÃO DE ESCRITÓRIOS DE DESIGN DE INTERIORES
Desenvolve a capacidade de planejar, avaliar e coordenar as atividades na área de design de interiores, utilizando-se de ferramental de gestão de escritórios que envolvam desde tarefas administrativas às criativas, com relevância na equipe de profissionais, procurando distinguir e desenvolver as respectivas competências e habilidades dentro de suas funções em prol da empresa.
PROJETO: INTERIORES COMERCIAIS
Propõe o desenvolvimento de projeto que relacione teorias e técnicas ao longo da concepção de espaços comerciais e de serviços, abordando legislação, normas técnicas, funcionalidade e viabilidade construtiva. Discute a relação da marca/empresa com questões socioculturais e econômicas, o visual merchandising e o marketing de serviços, na criação de ambientes eficientes, criativos e atrativos, utilizando-se dos elementos compositivos espaciais a fim de proporcionar a experimentação sensível do público, afim de desenvolver o projeto de espaço interno comercial condizente com a experiência desejada.
ILUMINAÇÃO PARA DESIGN DE INTERIORES
Estuda a iluminação no projeto de interiores para o desenvolvimento do partido arquitetônico, utilizando conceitos e ferramentas correlatas à área, buscando incorporar a luz como elemento fundamental na qualificação do espaço.
DESIGN DE INTERIORES EFÊMEROS
Propõe a elaboração de projeto para espaços que, apesar da curta duração(stands, vitrine, pop-up, stores, exposições, exposições, cenários, etc.),provoquem impacto, destacando um conceito, uma ideia abstrata ou marca, com a aplicação de técnicas e materiais de uso momentâneo e modular para a rápida montagem e desmontagem, considerando-se a economia circular sustentável na criação de tais espaços.
PROJETO: MOBILIÁRIOEM DESIGN DE INTERIORES
Aborda conceitos e tendências do design de mobiliário, como objeto qualificador do espaço de interiores, por meio do estudo da evolução das artes decorativas aplicadas e sua cultura material nos contextos socioculturais e econômicos, buscando desenvolver habilidades projetuais e suas relações com a ergonomia, antropometria, prototipação e viabilização de produtos.
PROJETO: INTERIORES CORPORATIVOS
Aborda o desenvolvimento dos espaços corporativos ao longo da história, tratando-se de materiais e tecnologias aplicadas, as premissas básicas projetuais para espaços de interiores de grandes corporações, aplicando-se novas tecnologias e utilizando-se de meios de sustentabilidade e acessibilidade, associando-os a identidade corporativa das empresas. Propõe a elaboração de projeto de espaço de interiores corporativo, atendendo às premissas de sustentabilidade, acessibilidade, modularidade e flexibilidade, adequando-o à identidade visual das empresas.
PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE OBRA DE DESIGN DE INTERIORES
Propõe o desenvolvimento da visão geral e estruturada sobre os processos de planejamento, acompanhamento e execução de obras, de forma controlada e organizada. Apresenta cronogramas, planilhas e memoriais como ferramentas de planejamento e acompanhamento de obras em design de interiores.
CONEXÃO COM O MERCADO DE DESIGN DE INTERIORES II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: EMPREENDEDORISMO PARA DESIGNERS DE INTERIORES
Promove a atitude empreendedora utilizando-se de recursos humanos, estruturais, financeiros e tecnológicos, a fim de trabalhar com equipes multifuncionais. Desenvolve a capacidade de planejar, avaliar e coordenar as atividades na área de Design de Interiores, contemplando o crescimento profissional e aplicado os conceitos de gestão de negócios ao design de interiores.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Design de Interiores. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp