Pós-graduação

Acupuntura

Neste curso, o profissional se especializará para atuar nas práticas clínicas e ambulatoriais da Acupuntura, a partir das bases filosóficas da Medicina Tradicional Chinesa, que preconiza uma visão integralista do indivíduo e visa à promoção de seu equilíbrio orgânico.

O processo de ensino-aprendizagem contempla a assimilação dos fundamentos da saúde, a estrutura do ser vivo, as causas e o processo de adoecimento e o treinamento nos métodos diagnósticos e terapêuticos particulares à Acupuntura.
O especialista poderá atuar em clínicas, consultórios, equipes multidisciplinares de saúde e demais instituições da saúde e bem-estar, no setor público e privado.

Diferenciais
Além de contar com uma infraestrutura de ponta e professores atuantes no mercado, o Senac São Paulo privilegia a formação de um acupunturista com uma visão integral do ser humano, com vistas à promoção da saúde e do bem-estar do indivíduo por meio do equilíbrio energético.

Carga horária: 1206 horas

Mercado de Trabalho
Aplicação
O egresso do curso de especialização em Acupuntura estará apto a atuar no atendimento ambulatorial em consultórios, equipes multidisciplinares de saúde, clínicas, unidades básicas de saúde, centros de referência, ambulatórios, hospitais e demais instituições da saúde, pública ou privada, complementando suas atividades profissionais de origem.

Panorama de mercado
Em 1977, o Ministério do Trabalho inseriu a acupuntura no Código Brasileiro de Ocupações (código 079-15) e confirmou esta disposição em 1994. Em 1988, por meio da Resolução Nº. 5/88 da Comissão Interministerial de Planejamento e Coordenação (Ciplan), a acupuntura teve suas normas fixadas para o atendimento nos serviços públicos de saúde.

Em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, implementada no Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentou a oferta no sistema público de saúde brasileiro, por profissionais de atuação multidisciplinar, de práticas como a acupuntura, a homeopatia, a fitoterapia, o termalismo e as práticas corporais terapêuticas e meditativas.

Estudo baseado em dados do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) do SUS, relativos às consultas em acupuntura realizadas por profissionais de atuação multidisciplinar entre 1999 e 2007, revelou um aumento significativo de atendimentos de acupuntura em relação ao número total de consultas, sugerindo uma maior adesão da população a esse tipo de prática. Os profissionais não médicos começaram a registrar atendimentos nesta especialidade pelo SUS em 2007 atingindo, já neste ano, a marca de 28% do total de 391.048 consultas realizadas.

O aumento da demanda e da oferta da acupuntura nos serviços públicos e privados do país está registrado em diversas matérias sobre o tema divulgadas em jornais, revistas e programas de televisão brasileiros. Nesse sentido, um marco recente é a aceitação da acupuntura por parte de seguros e planos de saúde, como serviço a ser oferecido por profissionais multidisciplinares a seus segurados.
Pré-requisito e público-alvo
Profissionais graduados na área da saúde ou profissionais graduados em outras áreas do conhecimento com experiência profissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (massoterapia em suas diversas expressões, terapias corporais ou holísticas, práticas corporais terapêuticas e práticas meditativas).
Metodologia
O processo de ensino e aprendizagem está fundamentado na autonomia do aluno, pressupondo o envolvimento com estudos prévios, realização de pesquisas, leituras, trabalhos individuais e em grupo, atividades em bibliotecas, definidas no plano de ensino e orientadas pelo docente, que vão além do tempo e do espaço da escola como forma de preparação e complementação.

Com essa orientação metodológica, o curso tem como princípio pedagógico a autonomia na aprendizagem, que se expressa no desenvolvimento da capacidade de pesquisa e análise, reflexão sobre a prática, busca de soluções e tomada de decisão a respeito das situações diagnosticadas.

De acordo com as características de cada componente curricular, poderão ser utilizadas, durante o curso, as seguintes estratégias metodológicas e recursos de aprendizagem na área de acupuntura:

- Seminários sobre casos clínicos pré e pós-atendimento;
- Acompanhamento e discussão dos procedimentos adotados no atendimento a pacientes; " Atendimento a pacientes, sob o acompanhamento e supervisão dos docentes, seguindo o correto planejamento dos casos;
- Atividade clínica. Para garantir a articulação entre as diferentes competências, o coordenador do curso acompanha e avalia a evolução de cada módulo e o desenvolvimento do projeto pelos alunos, interagindo com os demais docentes para as adaptações e mudanças necessárias.

Componentes Curriculares:

Fundamentos da Acupuntura
Metodologia da Pesquisa
Métodos Diagnósticos da Medicina Tradicional Chinesa
Práticas Clínicas
Práticas Orientais em Debate (EAD)
Técnicas Terapêuticas
Trabalho de Conclusão do Curso
Tratamento de Patologias Segundo a Medicina Tradicional Chinesa
Certificação
Pós-graduação lato sensu Especialização em Acupuntura.
O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac após a conclusão do curso.
Processo Seletivo
Inscrições abertas de:  15 de outubro de 2014 a 05 de março de 2015 (data final sujeita a alteração).
Taxa de inscrição:  R$ 50
Documentos para matrícula
- 1 cópia legível (frente e verso) e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia legível (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia legível (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia legível autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia legível da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia legível autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia legível do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia legível de plano de seguro que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.
Unidades
Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line ou clique aqui e registre o interesse pelas próximas turmas.
Tags
pós-graduação em acupuntura, especialização em acupuntura, curso de acupuntura, medicina tradicional chinesa, Acupuntura, medicina alternativa, acupuntura prática, curso acupuntura sp,
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 ou através do Fale Conosco
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade