Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Acupuntura

Neste curso, o profissional se especializará para atuar nas práticas clínicas e ambulatoriais da Acupuntura, a partir das bases filosóficas da Medicina Tradicional Chinesa, que preconiza uma visão integralista do indivíduo e visa à promoção de seu equilíbrio orgânico.

O processo de ensino-aprendizagem contempla a assimilação dos fundamentos da saúde, a estrutura do ser vivo, as causas e o processo de adoecimento e o treinamento nos métodos diagnósticos e terapêuticos particulares à acupuntura.

O especialista poderá atuar em clínicas, consultórios, equipes multidisciplinares de saúde e demais instituições da saúde e bem-estar, no setor público e privado.

Diferenciais
Além de contar com uma infraestrutura de ponta e professores atuantes no mercado, o Senac São Paulo privilegia a formação de um acupunturista com uma visão integral do ser humano, com vistas à promoção da saúde e do bem-estar do indivíduo por meio do equilíbrio energético.

Carga horária: 1206 horas

Observações

Portadores de marca-passo devem acessar www.sp.senac.br/marcapasso para mais informações.

Aplicação
O egresso do curso de especialização em Acupuntura estará apto a atuar no atendimento ambulatorial em consultórios, equipes multidisciplinares de saúde, clínicas, unidades básicas de saúde, centros de referência, ambulatórios, hospitais e demais instituições da saúde, pública ou privada, complementando suas atividades profissionais de origem.

Panorama de mercado
Em 1977, o Ministério do Trabalho inseriu a acupuntura no Código Brasileiro de Ocupações (código 079-15) e confirmou esta disposição em 1994. Em 1988, por meio da Resolução Nº. 5/88 da Comissão Interministerial de Planejamento e Coordenação (Ciplan), a acupuntura teve suas normas fixadas para o atendimento nos serviços públicos de saúde.

Em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, implementada no Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentou a oferta no sistema público de saúde brasileiro, por profissionais de atuação multidisciplinar, de práticas como a acupuntura, a homeopatia, a fitoterapia, o termalismo e as práticas corporais terapêuticas e meditativas.
Estudo baseado em dados do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) do SUS, relativos às consultas em acupuntura realizadas por profissionais de atuação multidisciplinar entre 1999 e 2007, revelou um aumento significativo de atendimentos de acupuntura em relação ao número total de consultas, sugerindo uma maior adesão da população a esse tipo de prática. Os profissionais não médicos começaram a registrar atendimentos nesta especialidade pelo SUS em 2007 atingindo, já neste ano, a marca de 28% do total de 391.048 consultas realizadas.

O aumento da demanda e da oferta da acupuntura nos serviços públicos e privados do país está registrado em diversas matérias sobre o tema divulgadas em jornais, revistas e programas de televisão brasileiros. Nesse sentido, um marco recente é a aceitação da acupuntura por parte de seguros e planos de saúde, como serviço a ser oferecido por profissionais multidisciplinares a seus segurados.
Público-alvo: Este curso destina-se a profissionais graduados na área de saúde, ou profissionais graduados em outras áreas do conhecimento com experiência profissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (massoterapia em suas diversas expressões, terapias corporais ou holísticas, práticas corporais terapêuticas ou práticas meditativas).
Pré-requisito: Portadores de diploma de graduação.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.
O processo de ensino e aprendizagem está fundamentado na autonomia do aluno, pressupondo o envolvimento com estudos prévios, realização de pesquisas, leituras, trabalhos individuais e em grupo, atividades em bibliotecas, definidas no plano de ensino e orientadas pelo docente, que vão além do tempo e do espaço da escola como forma de preparação e complementação.

Com essa orientação metodológica, o curso tem como princípio pedagógico a autonomia na aprendizagem, que se expressa no desenvolvimento da capacidade de pesquisa e análise, reflexão sobre a prática, busca de soluções e tomada de decisão a respeito das situações diagnosticadas.

De acordo com as características de cada componente curricular, poderão ser utilizadas, durante o curso, as seguintes estratégias metodológicas e recursos de aprendizagem na área de acupuntura:

- Seminários sobre casos clínicos pré e pós-atendimento;
- Acompanhamento e discussão dos procedimentos adotados no atendimento a pacientes; " Atendimento a pacientes, sob o acompanhamento e supervisão dos docentes, seguindo o correto planejamento dos casos;
- Atividade clínica. Para garantir a articulação entre as diferentes competências, o coordenador do curso acompanha e avalia a evolução de cada módulo e o desenvolvimento do projeto pelos alunos, interagindo com os demais docentes para as adaptações e mudanças necessárias.
Pós-graduação lato sensu Especialização em Acupuntura.
O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac após a conclusão do curso.

Taxa de inscrição:  R$ 50

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação em acupuntura, especialização em acupuntura, curso de acupuntura, medicina tradicional chinesa, Acupuntura, práticas integrativas e complementares, medicina alternativa, acupuntura prática, curso acupuntura sp,



 Fale Conosco
0800 883 2000
© 2016 Senac São Paulo