Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Acupuntura

Acupuntura

Você se especializará no exercício da acupuntura a partir de conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa, sabendo aplicar métodos diagnósticos e terapêuticos adequados ao tratamento de cada paciente.

Carga horária: 1200 horas

Observações

Portadores de marca-passo devem acessar www.sp.senac.br/marcapasso para mais informações.

Você poderá atuar em clínicas e ambulatórios particulares ou públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) ou ainda em atendimentos domiciliares, realizando diagnósticos e tratamentos de pacientes segundo técnicas terapêuticas da Medicina Chinesa.
Pessoas com graduação completa na área da saúde ou em outras áreas do conhecimento que tenham experiência profissional em práticas integrativas e complementares em saúde, entre elas: massoterapia, terapias corporais ou holísticas, práticas corporais terapêuticas e práticas meditativas.

Importante: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
INTRODUÇÃO À MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Apresenta uma visão geral da Medicina Tradicional Chinesa, situando seu contexto histórico e descrevendo seus componentes, como a acupuntura, a moxabustão, GuaSha, ventosaterapia, farmacologia, massagem, Chi Kung dentre outros. Expõe sinteticamente os sistemas epistemológicos que formam a base desse modelo, como a teoria do Yin-Yang, Cinco Elementos, Substâncias Fundamentais, fisiologia energética e os canais de acupuntura. Discute os conceitos de saúde, patologia e tratamento próprios desse modelo e os compara com o modelo ocidental, discutindo a legislação vigente do Ministério da Saúde, bem como as normas, conceitos éticos e regulatórios aplicados à atuação do profissional da área.
CHI KUNG
Apresenta a linha terapêutica dos treinamentos chineses de energia. Aborda e discute os princípios que fundamentam a prática juntamente com os diversos formatos, como as sequências de movimentos, respirações, automassagem e posturas de concentração. Explicita as funções terapêuticas, introduzindo a prática meditativa.
FUNDAMENTOS DA MEDICINA CHINESA
Enfoca a fisiologia energética da Medicina Chinesa integrando o estudo das funções dos órgãos (Zang Fu), canais (Jing Luo) e pontos de acupuntura. Treina a localização dos pontos, desenvolve a sensibilidade tátil e aborda os elementos da anatomia necessários para a prática segura da acupuntura.
TÉCNICAS DE MASSAGEM ORIENTAL
Apresenta os fundamentos necessários à aplicação das técnicas de massagem oriental como o mapa das zonas reflexas e o mapa dos meridianos. Ensina e praticar toques, manobras e sequências relacionadas às queixas mais comuns da clínica como as lombalgias, cervicalgias e tensões no ombro. Alerta para os cuidados e contraindicações.
AURICULOTERAPIA CHINESA
Apresenta a origem da técnica, explicita seus fundamentos e descreve a anatomia do pavilhão auricular. Apresenta os tipos de instrumentos utilizados e ensina a aplicação com sementes, cristais e esferas metálicas. Aborda estudos sobre os pontos reflexos, explicando suas ações e sua utilização para fins de avaliação. Provê diretrizes para a aplicação terapêutica e elenca possíveis riscos e formas de evitá-los. Proporciona modelos de combinações de pontos auriculares e promove a sua prática.
GUA SHA, VENTOSA E MOXABUSTÃO
Apresenta os princípios teóricos, instrumentos e cuidados necessários para a execução de cada uma destas técnicas. Seleciona e aplica os procedimentosmaisseguros e necessários na clínica. Analisa as indicações, contraindicações e combinações adequadas.
TÉCNICAS DE ACUPUNTURA
Apresentaas características essenciais das agulhas de acupuntura. Desenvolve progressivamente a inserção e manipulação da agulha e treina os protocolos de biossegurança gerais e específicos. Aprofunda as técnicas de moxabustão e ventosa, enfatizando as precauções, indicações e contraindicações próprias a cada tipo.
FISIOLOGIA ENERGÉTICA EM MEDICINA CHINESA
Prossegue o estudo das funções dos órgãos, canais e pontos, relacionando-os às técnicas terapêuticas de acupuntura. Constrói o entendimento sobre a saúde e a doença a partir da perspectiva do equilíbrio Yin-Yang, da coordenação entre os cinco elementos, bem como da formação e circulação das substâncias fundamentais.
DIETOTERAPIA E FITOTERAPIA
Apresenta princípios e conceitos sobre a dieta equilibrada, combinando as visões ocidental e oriental. Enfoca as propriedades terapêuticas de algumas classes de alimentos como cereais, folhas, frutos, temperos e chásbem comosua forma de consumo ou preparação. Apresenta uma seleção de plantas medicinais mais comuns na cultura brasileira e oriental, abordando a terapêutica, dosagens seguras e contraindicações.
MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DA MEDICINA CHINESA
Apresenta a visão da Medicina Chinesa sobreas causas e o processo de adoecimento (etiopatogenia). Inicia o treinamento dos métodos que integram a anamnese da Medicina Chinesa –inspeção, interrogatório, palpação, audição e olfação. Fornece os elementos teóricos para a interpretação dos dados recolhidos na anamnese.
TÉCNICAS TERAPÊUTICAS EM MEDICINA CHINESA
Promove o exercício das técnicas terapêuticas aprendidas. Orienta o aluno nos aspectos da biossegurança, materiais, localização dos pontos e aplicação correta dos métodos terapêuticos.
ACUPUNTURA: CLÍNICA BÁSICA
Promove o atendimento entre os alunos, colocando-os nas posições de terapeuta e paciente. Detalha, pratica e conscientiza todas as fases envolvidas no atendimento de acupuntura.
DIAGNÓSTICO NA MEDICINA CHINESA
Exercita a realização da anamnese entre os alunos, proporcionando a experiência necessária para a aquisição de competência nos seus procedimentos, particularmente no exame da língua e na ausculta do pulso. Expõe os sistemas de interpretação e classificação da patologia que compõem o sistema de diferenciação em síndromes ou padrões de desarmonia.
ELETROACUPUNTURA, ACUPUNTURA LASER E RYODORAKU
Explica os princípios físicos e teóricos envolvidos em cada técnica e instrui sobre a utilização, fornecendo os parâmetros necessários para a aplicação terapêutica. Aplica as técnicas e analisa os resultados.
ACUPUNTURA: CLÍNICA INTERMEDIÁRIA
Inicia o atendimento supervisionado em pequenos grupos de alunos ao público (ambulatório externo). Promove a discussão e análise dos casos atendidos.
PATOLOGIA EM MEDICINA CHINESA
Discute a relação entre o diagnóstico médico ocidental e oriental, bem como as condutas previstas para o acupunturista neste aspecto. Estuda patologias específicas sob a perspectiva da MedicinaChinesa sobre etiologia e patologia, síndromes associadas e métodos de tratamento.
TRATAMENTO DE PATOLOGIAS EM MEDICINA CHINESA
Elabora e exercita um modo de entendimento próprio à Medicina Chinesa por meio do estudo das patologias e queixas mais frequentes na clínica de acupuntura.
ACUPUNTURA: CLÍNICA AVANÇADA
Prossegue o atendimento ao público e supervisiona as habilidades e competências implicadas. Abre espaço para a discussão e pesquisa sobre os temas propiciados pelos casos.
ACUPUNTURA: PRÁTICA PROFISSIONAL
Realiza o atendimento ao público com autonomia no planejamento e execução do tratamento. Reflete sobre os aspectos técnicos, práticos e éticos envolvidos na profissão do acupunturista. Solicita a apresentação dos casos clínicos atendidos.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: ACUPUNTURA E MEDICINA CHINESA-ESTRUTURAÇÃO
Estrutura o projeto de intervenção relacionado à Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa, tanto nas aplicações terapêuticas, como na gestão, por meio de metodologias de projetos. Desenvolve o planejamento do projeto, considerando a temática, a solução de problemas, seleciona o método a ser utilizado,como por exemplo CANVAS, design thinking, entre outros.
PROJETO: ACUPUNTURA E MEDICINA CHINESA-DESENVOLVIMENTO
Desenvolve projeto de intervenção em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa a partir da temática escolhida e da estrutura de planejamento proposta. Propõe a investigação de estratégias para viabilizar o projeto considerando premissas, custos, benefícios e riscos, bem como aprofundar o estudo de legislação vigente.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Promove e reconhece iniciativas dos alunos na direção de leituras, atividades e participações em cursos e congressos relacionados ao campo das práticas integrativas e da medicina chinesa.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também poderá realizar exercícios e atendimentos em laboratórios específicos.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu Especialização em Acupuntura. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso de pós-graduação com desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp