Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética

Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética

Você se especializará em imagens diagnósticas digitais, aprendendo as técnicas aplicadas para aquisição e processamento nas modalidades de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.

Carga horária: 520 horas

Você poderá atuar com equipamentos de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética em clínicas e hospitais, públicos e privados, realizando a aplicação de protocolos de aquisição de imagens, processamento e reconstrução digital, assim como na otimização de processos e como especialista de produto ou de vendas junto aos fabricantes destes equipamentos.
Pessoas com graduação completa em Radiologia, Biomedicina e Física Médica e que atuam ou pretendam atuar em radiodiagnóstico. Para técnicos em radiologia com graduação na área de saúde, será realizada uma avaliação curricular.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
ANATOMIA RADIOLÓGICA
Apresenta os aspectos gerais e específicos da anatomia humana em suas características topográficas e radiológicas. Utiliza as imagens da tomografia computadorizada e da ressonância magnética para a identificação das estruturas anatômicas seccionais.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
TECNOLOGIAS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA ERESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Aborda a relação entre as bases das radiações, bem como os princípios de formação das imagens em tomografia computadorizada e ressonância magnética. Apresenta os componentes dos equipamentos, abordando as bases tecnológicas para a formação das imagens. Apresenta os tipos de artefatos e parâmetros ajustáveis, permitindo fundamentar os processos de trabalho, fornecendo os subsídios para compreensão dos aspectos evolutivos das tecnologias em tomografia computadorizada e ressonância magnética.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - CABEÇA E PESCOÇO
Apresenta os conceitos de anatomia seccional para cabeça e pescoço, diferenciando os planos de imagens. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição e de processamento de imagens. Identifica os processos patológicos associados a essa região, permitindo fundamentar os processos de trabalho em tomografia computadorizada.
PROJETO: ASSISTÊNCIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
Propõe a elaboração de projeto em tomografia computadorizada visando à problematização, que possa ser desenvolvido baseado em estudos de casos (adequação dos protocolos para aquisição das imagens) ou novas tecnologias aplicadas para subsidiar o diagnóstico médico relacionado ao projeto.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - COLUNA VERTEBRAL E MÚSCULO ESQUELÉTICO
Apresenta os conceitos de anatomia seccional da coluna vertebral e do quadril/bacia, diferenciando os tipos de cortes axiais, sagitais e coronais. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição e processamento de imagens, facilitando a identificação dos processos patológicos associados a essa região e permitindo fundamentar os processos de trabalho.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - TÓRAX E ABDOME
Apresenta os conceitos de anatomia seccional para sistema respiratório, cardiovascular, abdome superior e pélvico diferenciando os planos de imagens. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição e de processamento de imagens. Identifica os processos patológicos associados a essa região, permitindo fundamentar os processos de trabalho.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA - CABEÇA E PESCOÇO
Apresenta os conceitos de anatomia seccional para região de cabeça e pescoço, diferenciando os tipos de cortes axiais, sagitais e coronais. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição, sequências de pulsos e de processamento de imagens. Identifica os processos patológicos associados a essa região, permitindo fundamentar os processos de trabalho.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA - COLUNA VERTEBRAL
Apresenta os conceitos de anatomia seccional da coluna vertebral diferenciando os tipos de cortes axiais, sagitais e coronais. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição, sequências de pulsos e de processamento de imagens. Identifica os processos patológicos associados a essa região, permitindo fundamentar os processos de trabalho.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA - MÚSCULO ESQUELÉTICO
Apresenta os conceitos de anatomia seccional para sistema músculo esquelético, diferenciando os tipos de cortes axiais, sagitais e coronais. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição, sequências de pulsos e de processamento de imagens. Identifica os processos patológicos associados a essa região, permitindo fundamentar os processos de trabalho.
PROJETO: ASSISTÊNCIA EM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Propõe a elaboração de um projeto em ressonância magnética visando à problematização, que possa ser desenvolvido baseado em estudos de casos (adequação dos protocolos para aquisição das imagens) ou novas tecnologias aplicadas para subsidiar o diagnóstico médico relacionado ao projeto.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA - TÓRAX E ABDOME
Apresenta os conceitos de anatomia seccional para sistema respiratório e cardiovascular, diferenciando os tipos de cortes axiais, sagitais e coronais. Associa as imagens seccionais aos principais protocolos de aquisição, sequências de pulsos e de processamento de imagens. Identifica os processos patológicos associados a essa região e permitindo fundamentar os processos de trabalho.
AVANÇOS TECNOLÓGICOS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Apresenta as tecnologias avançadas na área de tomografia computadorizada com ênfase para o estudo de perfusão, pós-processamento em exames cardíacos e pós-processamento em exames vasculares. Estuda a espectroscopia por ressonância magnética, ressonância magnética dinâmica e ressonância magnética funcional, visando à aquisição das imagens de forma integrada por equipes multiprofissionais.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também poderá ter atividades em nossos espaços, como Laboratório de Radiologia e Work Station, além de estágio supervisionado nas instituições de saúde mais importantes da região.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp