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Docência no Ensino Superior

Você se especializará nas práticas educacionais contemporâneas para docência no ensino superior, desenvolvendo estratégias e recursos didáticos diferenciados para promover o desenvolvimento integral dos alunos.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar como docente de componentes curriculares relacionados a sua área de formação em cursos do ensino superior nos formatos presenciais e a distância em diferentes tipos de instituições de ensino.
Pessoas com graduação completa em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos a sua área de formação.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente um computador com conexão à internet.

FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO
Discute as perspectivas para a educação superior do Século 21 no Brasil, a partir do estudo do contexto histórico com ênfase nos desdobramentos mais recentes, das proposições curriculares, da legislação, das peculiaridades e políticas públicas nacionais e das perspectivas internacionais. Reflete sobre os processos de formação e atuação docente.
EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Apresenta áreas de saberes interdisciplinares como possibilidades de desenvolvimento humano, considerando as dimensões estética, ética, física, intelectual e emocional para a vivência de experiências do educador em formação, como arte e suas abordagens, práticas meditativas e integrativas, vivências sensoriais. Implementa práticas regulares da educação formal e não-formal com o propósito de compor a formação multidimensional e complexa do educador no campo de valores e atitudes para o autoconhecimento.
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Apresenta teorias da aprendizagem de jovens e adultos e da gestão do conhecimento considerando abordagens dos fundamentos epistemológicos, de maneira a favorecer a compreensão dos princípios que orientam as metodologias de ensino-aprendizagem e produção do conhecimento. Fomenta o aprender a aprender como princípio para a atuação profissional na contemporaneidade.
CURRÍCULO E INOVAÇÃO EDUCACIONAL
Conceitua currículo e inovação curricular, diferenciando o currículo que inova em todos os seus eixos constitutivos e metodologias diferenciadas utilizadas pontualmente em componentes curriculares. Discute diretrizes curriculares e modelos de estruturas curriculares (disciplinares, modulares, por eixos temáticos e transversalidade), além de propostas curriculares diferenciadas como: currículo integrado/interdisciplinar, currículo por competências, currículo por problemas (PBL, ProblemBased Learning), currículo por projetos e currículo interprofissional, entre outros, informando e sensibilizando o professor para alternativas do processo de ensino aprendizagem no ensino superior.
DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO
Apresenta os princípios da equidade e diversidade aplicados à educação. Aborda os fundamentos históricos e filosófico da educação inclusiva. Apresenta a educação como direito fundamental do cidadão e universalização como instrumento de sua efetividade abordando temáticas relacionadas à ética, cidadania, convivência social, ao respeito e à empatia.
PROJETO: LABORATÓRIO DE EDUCADORES DO ENSINO SUPERIOR
Apresenta conceitos, métodos e fundamentos de projetos e plano de trabalho docente, considerando contextos educacionais formais para o desenvolvimento de processos de aprendizagens. Relaciona os elementos que compõem a estrutura reflexiva da formação do educador, considerando a dimensão da atuação profissional, os espaços de educação e os conceitos de aprendizagem, para elaborar um projeto de participação e desenvolvimento educacional.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PLANEJAMENTO DA APRENDIZAGEM
Discute as orientações das diretrizes curriculares de cursos superiores e de outros documentos, bem como as múltiplas demandas institucionais e socioculturais que norteiam o planejamento da aprendizagem. Oferece subsídios conceituais e práticos para o planejamento educacional, em contextos formais e não formais, relacionados ao Projeto Pedagógico, Planos de Ensino e Planos de Aula. Analisa a articulação entre os componentes internos dos planos e destes em relação às práticas de ensino e avaliação, considerando os objetivos de aprendizagem propostos e os conteúdos, metodologias, estratégias e recursos.
EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS
Reflete sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), as mídias e sua relação com o processo de aprender, promovendo a compreensão sobre os princípios e características do ensino a distância, distinguindo-o das atividades virtuais em apoio ao presencial. Discute a visão desmistificada e abrangente do potencial de aplicação das tecnologias interativas na educação a partir da apresentação e análise de seus recursos e ferramentas, ressaltando os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem.
METODOLOGIAS ATIVAS
Discute, analisa e reflete sobre o conceito de metodologias ativas e sua adequada utilização, considerando: a aprendizagem híbrida (Blended Learning); Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Aprendizagem Baseada em Games; Gamificação; Mapas Mentais; Sala de Aula Invertida (FlippedClassroom); Situações de Aprendizagem para o desenvolvimento de competências; Aprendizagem Colaborativa (Team Based Learning); e pesquisa como metodologia de aprendizagem, promovendo a interação do professor com outras possibilidades de desenvolvimento da aprendizagem.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Reflete sobre o autodesenvolvimento e os papéis identitários do educador. Problematiza a área de atuação profissional e considera as possibilidades de intervenção pedagógica em contextos reais. Elabora e discute a viabilidade de projetos e planos de trabalho docente como ferramentas para uma ação efetiva e responsável. Analisa a função de cada componente do plano docente para construir uma visão de conjunto. Relaciona os elementos e adequação aos objetivos propostos e justifica a proposta pedagógica do plano em relação às demandas e ao público, com a finalidade de elaborar um projeto de atuação profissional.
MEDIAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Reflete, analisa e experiencia as práticas educacionais na docência, considerando os elementos fundamentais e indissociáveis para os fazeres pedagógicos, tais como: os sujeitos do ensino, o contexto, os saberes do ensino e as mediações pedagógicas necessárias para a aprendizagem e construção de matrizes para o exercício da docência.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DA APRENDIZAGEM
Apresenta o processo de avaliação institucional e seus desdobramentos, bem como a análise de instrumentos dos órgãos regulatórios. Discute os conceitos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem com ênfase na avaliação formativa e na avaliação por competência. Analisa modelos, instrumentos e tecnologias, as formas de operacionalizá-los no processo de aprendizagem, bem como as relações que se estabelecem entre os objetivos e os indicadores de aprendizagem.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também irá desenvolver um plano de trabalho docente completo, voltado para sua área de interesse.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - especialização em Docência no Ensino Superior. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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