 | FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO Discute as perspectivas para a educação superior do Século 21 no Brasil, a partir do estudo do contexto histórico com ênfase nos desdobramentos mais recentes, das proposições curriculares, da legislação, das peculiaridades e políticas públicas nacionais e das perspectivas internacionais. Reflete sobre os processos de formação e atuação docente. Nesta disciplina, você terá 16 horas de atividades presenciais e 8 horas de atividades não presenciais. | | | EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Apresenta áreas de saberes interdisciplinares como possibilidades de desenvolvimento humano, considerando as dimensões estética, ética, física, intelectual e emocional para a vivência de experiências do educador em formação, como arte e suas abordagens, práticas meditativas e integrativas, vivências sensoriais. Implementa práticas regulares da educação formal e não-formal com o propósito de compor a formação multidimensional e complexa do educador no campo de valores e atitudes para o autoconhecimento. Nesta disciplina, você terá 12 horas de atividades presenciais e 4 horas de atividades não presenciais. | | | APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO Apresenta teorias da aprendizagem de jovens e adultos e da gestão do conhecimento considerando abordagens dos fundamentos epistemológicos, de maneira a favorecer a compreensão dos princípios que orientam as metodologias de ensino-aprendizagem e produção do conhecimento. Fomenta o aprender a aprender como princípio para a atuação profissional na contemporaneidade. Nesta disciplina, você terá 24 horas de atividades presenciais e 16 horas de atividades não presenciais. | | | CURRÍCULO E INOVAÇÃO EDUCACIONAL Conceitua currículo e inovação curricular, diferenciando o currículo que inova em todos os seus eixos constitutivos e metodologias diferenciadas utilizadas pontualmente em componentes curriculares. Discute diretrizes curriculares e modelos de estruturas curriculares (disciplinares, modulares, por eixos temáticos e transversalidade), além de propostas curriculares diferenciadas como: currículo integrado/interdisciplinar, currículo por competências, currículo por problemas (PBL, ProblemBased Learning), currículo por projetos e currículo interprofissional, entre outros, informando e sensibilizando o professor para alternativas do processo de ensino aprendizagem no ensino superior. Nesta disciplina, você terá 16 horas de atividades presenciais e 8 horas de atividades não presenciais. | | | DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO Apresenta os princípios da equidade e diversidade aplicados à educação. Aborda os fundamentos históricos e filosófico da educação inclusiva. Apresenta a educação como direito fundamental do cidadão e universalização como instrumento de sua efetividade abordando temáticas relacionadas à ética, cidadania, convivência social, ao respeito e à empatia. Nesta disciplina, você terá 20 horas de atividades presenciais e 12 horas de atividades não presenciais. | | | PROJETO: LABORATÓRIO DE EDUCADORES DO ENSINO SUPERIOR Apresenta conceitos, métodos e fundamentos de projetos e plano de trabalho docente, considerando contextos educacionais formais para o desenvolvimento de processos de aprendizagens. Relaciona os elementos que compõem a estrutura reflexiva da formação do educador, considerando a dimensão da atuação profissional, os espaços de educação e os conceitos de aprendizagem, para elaborar um projeto de participação e desenvolvimento educacional. Nesta disciplina, você terá 24 horas de atividades presenciais e 8 horas de atividades não presenciais. | | | CONEXÃO COM O MERCADO I Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. Esta disciplina tem 8 horas de atividades não presenciais. | | | PLANEJAMENTO DA APRENDIZAGEM Discute as orientações das diretrizes curriculares de cursos superiores e de outros documentos, bem como as múltiplas demandas institucionais e socioculturais que norteiam o planejamento da aprendizagem. Oferece subsídios conceituais e práticos para o planejamento educacional, em contextos formais e não formais, relacionados ao Projeto Pedagógico, Planos de Ensino e Planos de Aula. Analisa a articulação entre os componentes internos dos planos e destes em relação às práticas de ensino e avaliação, considerando os objetivos de aprendizagem propostos e os conteúdos, metodologias, estratégias e recursos. Nesta disciplina, você terá 24 horas de atividades presenciais e 16 horas de atividades não presenciais. | | | EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS Reflete sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), as mídias e sua relação com o processo de aprender, promovendo a compreensão sobre os princípios e características do ensino a distância, distinguindo-o das atividades virtuais em apoio ao presencial. Discute a visão desmistificada e abrangente do potencial de aplicação das tecnologias interativas na educação a partir da apresentação e análise de seus recursos e ferramentas, ressaltando os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Nesta disciplina, você terá 12 horas de atividades presenciais e 12 horas de atividades não presenciais. | | | METODOLOGIAS ATIVAS Discute, analisa e reflete sobre o conceito de metodologias ativas e sua adequada utilização, considerando: a aprendizagem híbrida (Blended Learning); Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Aprendizagem Baseada em Games; Gamificação; Mapas Mentais; Sala de Aula Invertida (FlippedClassroom); Situações de Aprendizagem para o desenvolvimento de competências; Aprendizagem Colaborativa (Team Based Learning); e pesquisa como metodologia de aprendizagem, promovendo a interação do professor com outras possibilidades de desenvolvimento da aprendizagem. Nesta disciplina, você terá 24 horas de atividades presenciais e 8 horas de atividades não presenciais. | | | CONEXÃO COM O MERCADO II Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. Esta disciplina tem 8 horas de atividades não presenciais. | | | PROJETO: LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE Reflete sobre o autodesenvolvimento e os papéis identitários do educador. Problematiza a área de atuação profissional e considera as possibilidades de intervenção pedagógica em contextos reais. Elabora e discute a viabilidade de projetos e planos de trabalho docente como ferramentas para uma ação efetiva e responsável. Analisa a função de cada componente do plano docente para construir uma visão de conjunto. Relaciona os elementos e adequação aos objetivos propostos e justifica a proposta pedagógica do plano em relação às demandas e ao público, com a finalidade de elaborar um projeto de atuação profissional. Nesta disciplina, você terá 20 horas de atividades presenciais e 12 horas de atividades não presenciais. | | | MEDIAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Reflete, analisa e experiencia as práticas educacionais na docência, considerando os elementos fundamentais e indissociáveis para os fazeres pedagógicos, tais como: os sujeitos do ensino, o contexto, os saberes do ensino e as mediações pedagógicas necessárias para a aprendizagem e construção de matrizes para o exercício da docência. Nesta disciplina, você terá 8 horas de atividades presenciais e 16 horas de atividades não presenciais. | | | AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DA APRENDIZAGEM Apresenta o processo de avaliação institucional e seus desdobramentos, bem como a análise de instrumentos dos órgãos regulatórios. Discute os conceitos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem com ênfase na avaliação formativa e na avaliação por competência. Analisa modelos, instrumentos e tecnologias, as formas de operacionalizá-los no processo de aprendizagem, bem como as relações que se estabelecem entre os objetivos e os indicadores de aprendizagem. Nesta disciplina, você terá 16 horas de atividades presenciais e 8 horas de atividades não presenciais. | | | | TOTAL | |
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