Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Enfermagem em Terapia Intensiva

Enfermagem em Terapia Intensiva

Você se especializará para atuar em unidades de terapia intensiva com foco em pacientes adultos, aprofundando conhecimentos em enfermagem relacionados a assistência humanizada em situações de urgência e emergência, gestão do cuidado e dos serviços de saúde, tecnologia e inovações aplicadas à saúde, entre outros.

Carga horária: 360 horas

/maxresdefault.jpg" border="0" style="width:480px; height:auto;" >
Você poderá atuar em unidades de terapia intensiva geral e especializada, semi-intensivas e coronarianas, de pronto atendimento e pronto-socorro adulto, realizando práticas assistenciais de alta complexidade e planejamento da assistência de enfermagem. Também poderá realizar ações de educação em saúde e capacitação em serviço, além de coordenação e gestão de equipes multidisciplinares e de enfermagem.
Pessoas com graduação completa em Enfermagem.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.


GESTÃO DE UNIDADES CRÍTICA E SEMICRÍTICA
Apresenta os principais componentes da gestão dos serviços de unidades críticas e semicríticas, a fim de subsidiar e qualificar o enfermeiro na gestão de serviços de terapia intensiva e semi-intensiva por meio da compreensão da estrutura do atendimento hospitalar aos pacientes gravemente enfermos e os princípios da gestão da qualidade em serviços de saúde.
TERAPIA INTENSIVA NOS DISTÚRBIOS CARDIOVASCULARES E RESPIRATÓRIOS
Apresenta os principais distúrbios dos sistemas respiratório e cardiovascular que desencadeiam complicações severas e exigem manejo e assistência de enfermagem de alta complexidade relacionando, embasando e qualificando o enfermeiro na prestação de cuidado no paciente criticamente enfermo.
TERAPIA INTENSIVA NOS DISTÚRBIOS METABÓLICOS, HEMATOLÓGICOS E NEUROINTENSIVISMO
Apresenta os principais distúrbios de alta complexidade nos sistemas neurológico, metabólico e hematológico a fim de embasar e qualificar o enfermeiro na prestação do cuidado ambiente crítico.
TERAPIA INTENSIVA NOS DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAL, GENITURINÁRIO, MUSCULOESQUELÉTICO E TEGUMENTAR
Apresenta as principais patologias dos sistemas gastrointestinal, geniturinário, musculoesquelético e tegumentar a fim de embasar e qualificar o enfermeiro na prestação do cuidado em ambiente crítico e de alta complexidade.
VENTILAÇÃO MECÂNICA E ASSISTÊNCIA VENTILATÓRIA
Apresenta as principais modalidades de ventilação invasiva, não invasiva e o manejo adequado do paciente crítico em suporte ventilatório buscando uma assistência de enfermagem de excelência, qualificada e livre de danos.
NEFROINTENSIVISMO E TERAPIAS DE SUBSTITUIÇÃO RENAL
Apresenta as principais terapias de substituição renal no nefrointensivismo, bem como suas indicações e modo operacional.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
ADVANCED CARDIOLOGIC LIFE SUPPORT
Treina e orienta profissionais enfermeiros na liderança e atendimento da parada cardiorrespiratória e emergências cardiovasculares, baseado nos protocolos de atendimento da American Heart Association (AHA), objetivando uma assistência de emergência baseada em evidências.
PRÁTICAS AVANÇADAS EM TERAPIA INTENSIVA: PUNÇÃO INTRAÓSSEA, INSERÇÃO DE PICC E DISPOSITIVO SUPRAGLÓTICO
Apresenta e capacita o enfermeiro nas práticas avançadas de punção intraóssea, inserção de cateter central de inserção periférica (PICC) e dispositivo supraglótico.
PROJETO: PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NO CONTEXTO DA SAÚDE
Apresenta os conhecimentos necessários para a busca, investigação e aplicação das evidências publicadas em artigos científicos à prática clínica.
ASSISTÊNCIA CIRCULATÓRIA MECÂNICA
Apresenta os dispositivos de assistência circulatória mecânica (DACM) temporários atualmente disponíveis no Brasil. Entende suas indicações, métodos de inserção e funcionamento. Compreende a monitorização hemodinâmica básica, invasiva e minimamente invasiva, além do suporte vasoativo por meio de drogas de infusão contínua, suas indicações, doses e efeitos.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
TERAPIA NUTRICIONAL E NUTRIÇÃO CLÍNICA
Apresenta a avaliação e monitoramento do estado nutricional do paciente crítico, o resultado da relação consumo e oferta nutricional, bem como os dispositivos e sondas para infusão e tipos de dietas disponíveis no mercado, corroborando com a recuperação clínica e nutricional do paciente crítico, mitigando injúrias relacionadas ao comprometimento nutricional e clínico do paciente em terapia intensiva.
TERMINALIDADE, FINITUDE E MORTE
Apresenta os procedimentos para assistência de enfermagem na atenção integral ao paciente crítico e à família em cuidado paliativo, com o objetivo de garantir a qualidade de vida e minimizar o sofrimento na finitude. Promove reflexões sobre as orientações e atitudes terapêuticas da equipe interdisciplinar para acolher os aspectos físicos, psicológicos, espirituais e sociais, destacando a humanização do cuidado e a família.
PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA EM TERAPIA INTENSIVA
Apresenta e propicia a vivência pelo aluno das práticas avançadas de enfermagem na terapia intensiva do paciente em estado crítico, promovendo discussão clínica por meio de um cuidado baseado em evidência e a elaboração de um plano de cuidado de alta complexidade.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também poderá realizar atividades em nossos espaços, como Laboratório de Enfermagem.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp