Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Enfermagem em Urgência e Emergência

Enfermagem em Urgência e Emergência

Especializar enfermeiros e enfermeiras nas principais urgências e emergências clínicas e traumáticas de paciente adulto, pediátrico e obstétrico.

Carga horária: 360 horas

A área de urgência e emergência é um importante componente de assistência à saúde. A crescente demanda por esses serviços nos últimos anos está diretamente relacionada ao aumento significativo do número de acidentes automobilísticos, crescimento da violência urbana, envelhecimento populacional, aumento das doenças crônicas e mentais na sociedade.

A insuficiência das ações e medidas de prevenção, educação e promoção de saúde na atenção primária também contribui com a superlotação e crescente dessa demanda.

Os serviços de atendimento às urgências e emergências foram instituídos pela Política Nacional de Atenção às Urgências (PNAU), tendo como finalidade atender a usuários em estado grave. No Brasil, a inserção do profissional enfermeiro nas equipes de atendimento às urgências e emergências está bem estabelecida e defendida pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Enfermagem.

Diante das emergências clínicas ou traumáticas de qualquer etiologia, é imprescindível a presença de enfermeiros altamente capacitados integrando a equipe de atendimento para aumentar a segurança do paciente, reduzir o índice de eventos adversos e melhorar a sobrevida dos pacientes assistidos.

Por isso, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estabelece a obrigatoriedade da presença de enfermeiros em todas as unidades de serviços nos quais são desenvolvidos cuidados de enfermagem e regulamenta a atuação desses profissionais no atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido, nos serviços de urgências e emergências.

Dentro da perspectiva da acreditação dos serviços de saúde, os hospitais permanecem numa constante busca pela excelência no atendimento por meio dos certificados de acreditação hospitalar, como ISO 9000, Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International (JCI) e Accreditation Canada International (ACI), ampliando a empregabilidade de enfermeiros especialistas em urgência e emergência.

Por isso, o profissional especializado em enfermagem de urgência e emergência encontrará um vasto campo de atuação, como em salas de emergência, unidades de pronto atendimento, prontos-socorros adulto e pediátrico, serviços de atendimento pré-hospitalar aéreo e terrestre, times de resposta rápida e demais ambientes de qualquer serviço de saúde.
Ter o diploma de Bacharelado em Enfermagem.

Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
GESTÃO DE SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA
Apresentar os principais componentes da gestão dos serviços de atendimento de emergência hospitalar e pré-hospitalar, a fim de subsidiar e qualificar o enfermeiro na gestão de serviços de emergência por meio da compreensão da estrutura do atendimento pré-hospitalar e hospitalar às emergências.
BASIC LIFE SUPORT
Apresentar as principais perspectivas teóricas e diretrizes internacionais (American Heart Association) sobre o suporte básico de vida, com o objetivo de subsidiar e qualificar a prática profissional do enfermeiro emergencista.
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Apresentar as principais características do atendimento pré-hospitalar, a fim de embasar e qualificar o enfermeiro na prestação do cuidado em ambiente préhospitalar.
PROCEDIMENTOS E INTERVENÇÕES NA EMERGÊNCIA
Apresentar os principais procedimentos e intervenções na emergência, com o objetivo de subsidiar e qualificar a prática profissional do enfermeiro.
EMERGÊNCIAS TRAUMÁTICAS
Apresentar as principais emergências traumáticas no atendimento préhospitalar e hospitalar, com o objetivo de subsidiar e qualificar o enfermeiro na assistência ao paciente com trauma multissistêmico.
EMERGÊNCIAS CLÍNICAS
Desenvolver a capacidade de reconhecer, classificar e atender pacientes com potencial de gravidade de forma precisa, rápida e sistemática, baseado em evidências científicas.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
ADVANCED CARDIOLOGIC LIFE SUPPORT
Treinar e orientar profissionais enfermeiros na liderança e atendimento da parada cardiorrespiratória e emergências cardiovasculares, baseado nos protocolos de atendimento da American Heart Association (AHA), objetivando uma assistência de emergência baseada em evidências.
EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS E NEONATAL
Apresentar a identificação, classificação e atendimento de pacientes pediátricos com potencial de gravidade de forma precisa, rápida e sistemática baseado em evidências científicas.
PROJETO: PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NO CONTEXTO DA SAÚDE
Apresentar os conhecimentos necessários para a busca, investigação e aplicação das evidências publicadas em artigos científicos à prática clínica.
TRANSPORTE AEROMÉDICO
Planejar e aplicar as fases que antecedem o transporte aeromédico. Executar o transporte aéreo do paciente grave com conhecimento especifico das diversas alterações aeroespaciais e fisiológicas, além de ações e procedimentos de enfermagem em ambiente específico, por vezes hostil e inóspito se comparado às práticas convencionais, considerando ações baseadas em evidências científicas.
ATENDIMENTO À CATÁSTROFE
Apresentar as principais características do atendimento em Eventos de Vítimas em Massa (EVM) e em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), com objetivo de embasar e capacitar o enfermeiro na prestação da assistência qualificada envolvida nesses cenários específicos.
EMERGÊNCIAS EM SITUAÇÕES ESPECIAIS
Capacitar o enfermeiro no reconhecimento, avaliação e atendimento de emergências em situações especiais de forma precisa, rápida e sistemática, baseado em evidências científicas.
EMERGÊNCIAS OBSTÉTRICAS
Apresentar as perspectivas teóricas e conceituais das urgências e emergências obstétricas e neonatais, considerando os desfechos clínicos, indicadores de mortalidade, conduta, manejo, limite de atuação e práticas baseadas em evidências científicas, de modo a qualificar o enfermeiro para uma prática profissional segura, assertiva e livre de danos.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL
O curso estimula a reflexão e o desenvolvimento de competências profissionais da área, permitindo a simulação de situações reais da rotina de trabalho. Para isso, serão propostos exercícios práticos, estudo de casos, visitas técnicas, simulação realística, diálogos, trabalhos em grupo, debates, fóruns, entre outras atividades.

As estratégias didático-pedagógicas contemplam a articulação de atividades digitais, remotas e presenciais, de forma a proporcionar tanto flexibilidade curricular quanto novas experiências de aprendizagem, conforme as necessidades e especificidades do mercado de trabalho e dos estudantes.
Pós-graduação lato sensu - especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp