Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Full-stack Developer

Full-stack Developer

Você se especializará no desenvolvimento full-stack, conhecendo as tecnologias, os processos e as metodologias necessárias para realizar a gestão de sistemas inteligentes e criar soluções para plataformas web e mobile.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar na programação e no desenvolvimento de soluções de software voltadas para plataformas web e mobile, criar e manter soluções de software em todas as camadas dos componentes de um sistema e gerar novos produtos e serviços, aplicando técnicas, processos, ferramentas e linguagens de programação.
Pessoas com graduação completa em áreas relacionadas à computação, como Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Desenvolvimento Web, Banco de Dados, Matemática ou Engenharia, e que desejam se atualizar ou aprofundar seus conhecimentos em desenvolvimento full-stack.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um computador que tenha, ao menos, as seguintes características: Windows 10, acesso à internet de 8 Mbps, processador Core i5 ou equivalente com suporte a 64bits, espaço disponível em disco de 50GB, caixa de som, microfone, memória RAM de 8GB. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
CONCEITOS E VISÃO GERAL DE FULL- STACK
Fornece uma visão geral de desenvolvimento full-stack e seu papel no mundo corporativo, o vocabulário, os princípios e as aplicabilidades. Apresenta os produtos de software com as suas interfaces, as regras de negócio, front-endweb, bem como as aplicações mobile e como manter a infraestrutura de operação com Development and Operations (Devops). Apresenta propostas de projetos para o desenvolvimento de um Minimum Viable Product (MVP) e o seu projeto completo baseado em problemas da atualidade. Estabelece um projeto desafio a ser desenvolvido durante o curso.
DESIGN THINKING, UX/CX E EMPREENDEDORISMO
Aborda as principais técnicas e os conceitos de Design Thinking e User Experience/Customer Experience (UX/CX) para os levantamentos de requisitos, comunicação com usuários e prototipagem de telas para aplicações web e mobile. Aborda os conceitos sobre usabilidade e a comunicação com usuários. Experimenta as atividades sobre funcionalidades e protótipos de tela, sem a implementação em software. Demonstra e aborda os conceitos de construção de um Minimum Viable Product (MVP), relacionamento com clientes e precificação de produtos.
PADRÕES E LINGUAGENS DE FRONT- END
Apresenta os principais padrões e linguagens para o desenvolvimento de páginas web: HTML 5, CSS 3 e JavaScript. Explora os padrões e boas práticas para a construção de páginas web tanto para contexto web para desktop quanto para o contexto web para mobile. Introduz o conceito de programação para dinamicidade de páginas web com Java Script e a sua versão moderna, o ECMAScript nas versões mais recentes. Apresenta conceitos de estrutura semântica do HTML 5 e as funcionalidades do CSS 3 permitindo a construção de páginas web navegáveis.
DESENVOLVIMENTO BACK-END E ARQUITETURA DE SOFTWARE
Trata das competências envolvidas na definição e construção de arquiteturas na identificação de requisitos e desafios de negócios, assim como seu impacto no contexto arquitetural de aplicações full-stack. Aborda o ciclo de vida da solução de software para concepção, construção, manutenção e evolução de arquitetura, considerando as abordagens sobre segurança da informação, concorrência, escalabilidade, serviços, integração, execução de testes, bem como as definições estruturais para a realização completa do projeto de software. Trata de arquiteturas síncronas e assíncronas para soluções de microsserviços e integração de software.
PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE MINIMUM VIABLE PRODUCT
Orienta o desenvolvimento de um projeto inicial de solução full-stack, considerando a concepção e arquitetura, bem como a construção de uma solução de software web para startup. Trata do desenvolvimento de um Minimum Viable Product (MVP), o desenho da arquitetura e da implementação do código back-end e front-end. Trata de um problema do mercado, por meio da avaliação do negócio, baseado no desenvolvimento de projetos, estudos de caso e proposta inovadora, análise funcional e técnica, bem como o desenho de telas e a solução software web inicial.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
GESTÃO DE PROJETOS ÁGEIS
Apresenta os princípios e conceitos do “Manifesto Ágil” de projetos. Discute os principais frameworks e técnicas para gestão de projetos ágeis amplamente utilizadas no mercado, como por exemplo, Scrum, Kanban, eXtreme Programming e as suas métricas. Aborda como relaciona as principais disciplinas de gestão de projetos, como por exemplo, análise de riscos, gestão de escopo, entre outros. Discute essas técnicas em estudos de casos e aplica no projeto desafio do curso.
QUALIDADE E TESTES DE SOFTWARE
Apresenta as principais técnicas, metodologias e métricas de qualidade de software no desenvolvimento full-stack. Apresenta técnicas de ponta a ponta para testes unitários e de interface. Descreve como planejar testes que garantam a qualidade do produto. Discute as principais métricas de qualidade e ferramentas de anális e tanto para back-endquanto para front-end. Aplica essas técnicas no projeto desafio.
DEVOPS: INFRAESTRUTURA EM NUVEM, SERVERLESS E SEGURANÇA DE SOFTWARE
Trata dos principais conceitos e técnicas de Development and Operations (Devops) e segurança de software para as aplicações full-stack. Discute as arquiteturas e ferramentas de processamento em nuvem e aplicações sem servidores (serverless) como Containers, Funções e Armazenamento. Aborda os principais problemas em aplicações web apresentadas pela Open Web Application Security Project (OWASP), os problemas de segurança em APIs e segurança em aplicações mobile. Apresenta os conceitos de integração contínua e entrega de software com softwares padrão de mercado como Jenkins.
DESENVOLVIMENTO MOBILE
Apresenta as melhores práticas e tecnologias de desenvolvimento de uma aplicação mobile multiplataforma com alguma tecnologia que permite o desenvolvimento de uma aplicação mobile para Android e iPhone como Flutter, ReactNative ou Cordoba. Conceitua as formas de integração com a camada back-end por meio de APIs. Trata do uso de recursos do hardware de dispositivos móveis como câmera, GPS, movimentos e uso de voz. Aborda o formato de empacotamento e disponibilização nas lojas virtuais.
PROJETO: SOLUÇÃO COMPLETA FULL- STACK
Orienta o uso de tecnologias inovadoras como Inteligência Artificial, Big Data, IoT, Blockchain, entre outras, para alavancar os negócios no desenvolvimento de aplicações full-stack. Orienta o desenvolvimento de uma aplicação full-stack inovadora pela apresentação de cases e tecnologias disruptivas. Trata de casos de uso de tecnologias emergentes e soluções inovadoras para integração de aplicações web e mobile, por meio da aplicação de algoritmos e soluções de Inteligência Artificial e tratamento de alto volume de dados em Data Lake. Apresenta os fundamentos teóricos e práticos de Inteligência Artificial e computação cognitiva, introduzindo conceitos teóricos relacionados à aplicação no projeto do curso.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Full-Stack Developer. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp