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Gestão Estratégica de Marketing

Especializar profissionais na área de Gestão Estratégica de Marketing para criar soluções de marketing que agreguem valor ao negócio, compreendendo e interpretando o mercado e utilizando de forma eficaz e customizada as metodologias apropriadas.

Carga horária: 360 horas

Marketing é a área responsável pelo aumento da demanda, da geração de renda e desenvolvimento de clientes leais, fatores essenciais à existência da empresa. A estratégia de marketing tem um papel fundamental na mudança da realidade do mercado, produzida pela Quarta Revolução Industrial, e pode ser considerada o principal desafio que o gestor enfrenta em meio a um cenário de acirrada competitividade.

Nos últimos tempos, o marketing tradicional passou a valorizar os relacionamentos da marca com o consumidor e entre os próprios consumidores e, nesse contexto, as reclamações das pessoas são consideradas indicadores de decisões.

Essas transformações justificam a continuidade da oferta do curso de especialização em Gestão Estratégica de Marketing, que aborda tanto os fundamentos quanto as novas perspectivas de atuação profissional na área, discutindo os cenários políticos e econômicos e tendências a partir das novas tecnologias, reconhecendo riscos e oportunidades para os negócios, explorando ferramentas e metodologias que permitem ao profissional interpretar dados sobre o mercado, sobre o comportamento sobre os setores da empresa e toda cadeia de fornecimento, produção e distribuição.

O egresso estará apto a atuar na gestão estratégica, de maneira colaborativa e reflexiva, no contexto da organização em que trabalha, como consultoria, terceiro setor, empreendorismo, setor público e privado, analisando as características do mercado nacional e global com o objetivo de identificar caminhos e novas oportunidades que respondam aos desafios empresariais no cenário atual de alta competitividade e transformação contínua.
Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
Pessoas com graduação completa nas áreas de marketing, comunicação, publicidade e propaganda ou administração, bem como egressos de cursos de graduação de outras áreas do conhecimento que tenham interesse em atuar no âmbito da gestão estratégica de marketing.
GESTÃO DE MARKETING INTEGRADO
Apresenta os conceitos e fundamentos de gestão de marketing, discutindo estratégias, funções, ferramentas de posicionamento e capacidade de gerar valor para as organizações e para a sociedade pós-revolução industrial 4.0 por meio das novas relações de consumo, da gestão de inovação e da liderança criativa.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Apresenta a importância da elaboração do planejamento de marketing com base em pesquisas e no mapeamento de perfil do público-alvo. Esclarece as aplicações da pesquisa de marketing, tanto quantitativa como qualitativa, além de outras classificações. Aborda a segmentação de mercado destacando os objetivos, os critérios, benefícios e limitações da segmentação. Aborda o mapeamento de ambientes, de comportamentos e hábitos de interação com a marca dentro do contexto de cool hunting e customer insight, alinhado com as novas tendências de negócios ditados pela indústria 4.0.
GESTÃO DE PRODUTOS, SERVIÇOS, MARCAS E RELACIONAMENTO
Apresenta os conceitos fundamentais em produtos e a inovação em produtos, tais como o ciclo de vida e análise e gerenciamento do portfólio de produtos. Conceitua serviços e as principais tendências do setor, abordando o foco no cliente como estratégia de retenção e fidelização. Apresenta as principais estratégias de marca, analisando os conceitos de embalagem e rotulagem; estratégias de posicionamento; gerenciamento de produtos e marcas nas organizações.
GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA E BRAND EXPERIENCE
Aborda o processo de comunicação e considera as tendências na área, destacando a comunicação integrada administrativa, institucional e mercadológica, bem como a comunicação interna e externa. Apresenta o planejamento de comunicação integrada e a gestão de marcas, destacando as características, funções e aplicações das principais ferramentas de comunicação e suas relações dentro do processo. Aborda as relações entre marcas, serviços e produtos e sua experiência com o consumidor. Discute o branding sensorial e emocional, a estética e o design, evidenciando a experiência e sinestesia de marca (visão, olfato, audição, paladar e tato) e sua utilização nos projetos da marca.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: DIAGNÓSTICO DE MERCADO E ANÁLISE DE AMBIENTE COMPETITIVO
Propõe a elaboração de projeto de avaliação de uma organização empresarial, com a finalidade de identificar as oportunidades e ameaças do contexto mercadológico e forças e fraquezas do composto de marketing da empresa escolhida com a finalidade de propor melhorias ao composto mercadológico estudado.
GESTÃO DE TRADE MARKETING, CANAIS E LOGÍSTICA
Conceitua trade marketing e apresenta a sua importância para as organizações. Aborda os conceitos, os participantes e o ambiente dos canais de marketing com abordagem das estratégias de canais de distribuição. Conceitua logística e a cadeia de suprimentos, relacionando a logística de mercado aos canais de marketing e distribuição.
GESTÃO DE MARKETING DIGITAL
Apresenta os desdobramentos das estratégias, ações e ferramentas de marketing digital e monitoramento em todas as etapas do funil de vendas para que as empresas possam estabelecer estratégias de captação e relacionamentos mais amplos e crescer em visibilidade e alcance mediante os diversos públicos de interação. Identifica o ambiente de convergência e transmídia, compreendendo o fluxo de informação para desenvolver estratégias de conteúdo abrangendo o ambiente digital das marcas.
GESTÃO DE MARKETING INTERNACIONAL
Apresenta os conceitos e práticas de marketing internacional. Aborda o ambiente econômico global e as características dos mercados regionais. Apresenta as principais estratégias de acesso aos mercados internacionais, as estratégias de comercialização internacional e o composto mercadológico em mercados internacionais.
GESTÃO DA INOVAÇÃO, DESIGN THINKING E ECONOMIA CRIATIVA
Apresenta os conceitos de inovação com os fatores condicionantes e seus impactos na competitividade. Conceitua e discute as metodologias e ferramentas de design thinking e metodologia de projetos, criando conexões entre si e demonstrando a sua utilização prática em diversos contextos. Identifica a economia criativa no contexto de oportunidade de negócio, abordando a criatividade como instrumento de desenvolvimento social e econômico.
TÓPICOS AVANÇADOS DE MARKETING
Apresenta conceitos e fundamentos de estratégias de marketing direcionadas a nichos específicos de mercado, considerando marketing cultural, marketing de luxo, marketing de moda, marketing esportivo e marketing sustentável. Contextualiza as novas configurações dos mercados e mudanças dinâmicas no comportamento do consumidor.
GESTÃO FINANCEIRA, MENSURAÇÃO E GOVERNANÇA EM MARKETING
Aborda o enfoque estratégico e operacional da gestão financeira relacionados aos índices econômicos e financeiros. Apresenta uma visão gerencial da gestão financeira e logística, destacando os conceitos e as métricas específicas, a construção com formulação, aplicação, interpretação e limitação.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: PLANEJAMENTO DE MARKETING
Propõe a realização de um projeto de planejamento de marketing para uma empresa real, contemplando a previsão da demanda e uma ação de relacionamento com o cliente.
 
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O curso de Especialização em Gestão de Marketing foi concebido para desenvolver as competências necessárias para a formulação de estratégias, planejamento e gerenciamento de produtos e serviços no ambiente mercadológico atual.

Para isso, busca promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos e os professores, visando o desenvolvimento de competências. Para tanto, é necessário que os conteúdos, vistos como insumos, sejam trabalhados de forma contextualizada e significativa, considerando as competências prévias dos alunos como ponto de partida para a descoberta e a construção de novas competências.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Gestão Estratégica de Marketing. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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