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Direção Criativa e Styling de Moda

Objetivo:
Especializar profissionais nas áreas de moda, design, fotografia, publicidade e marketing com ênfase em pesquisa e consciência de moda, nos âmbitos criativo e prático, oferecendo formação cultural e conhecimentos relacionados à história da arte, ao design, à moda e à cultura do vestuário, decodificando estilos e linguagens fotográficas que sirvam de meios para planejar conteúdo visual e posicionar (ou reposicionar) a imagem de uma pessoa, de uma coleção ou de uma marca.

Carga horária: 366 horas

A criação da imagem de moda reafirma-se como uma etapa fundamental para a comunicação efetiva entre criadores e marcas. Junta-se a isso o surgimento de personas com influencia digital nas redes sociais, inaugurando novas perspectivas de trabalho relacionadas às áreas de styling e direção criativa. O fenômeno cultural no qual artistas e influenciadores conquistam grandes audiências digitais abre frentes para o trabalho de profissionais da moda, na criação e transmissão de determinadas linhas estilísticas e estéticas no Brasil. O assunto está tão em voga que, em meados de 2019, virou tema de um núcleo de novela.

Essa amplificação da atuação do profissional de moda na seara da criação, produção e divulgação de imagens acaba produzindo no mercado uma lacuna, tornando visível a demanda pela formação e/ou especialização de profissionais na referida área.
Portadores de diplomas de graduação
Portadores de diplomas de graduação, preferencialmente, nas áreas de moda, comunicação, artes e design. Neste universo encaixam-se os produtores de moda, jornalistas, estilistas, figurinistas, visual merchandisers, designers gráficos, fotógrafos, publicitários, relações públicas e diretores de arte que buscam ampliar seu campo de pesquisa e/ou formalizar sua prática autodidata, possibilitando a atuação como gestores ou empreendedores no mercado de moda.
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE MODA
Aborda metodologias e estratégias de pesquisas vinculadas à criação da imagem, enfatizando cada etapa do processo, da produção executiva à escolha da mídia para a veiculação. Exercita a elaboração de uma linha editorial, priorizando práticas de edição de moda, com ênfase na mensagem a ser comunicada e na expressão de ideias autorais e inspiracionais, com potencial para engajar o público desejado.
SEMIÓTICA VISUAL
Explora as lógicas da moda contemporânea, assim como as artes visuais, a literatura, o cinema e a música como referência para construção de imagens de moda capazes de transmitir valores, costumes e diferentes estilos de vida. Estuda formas de traduzir o planejamento estratégico ou a linha editorial do veículo em uma linguagem de moda audiovisual. Apresenta recursos para o desenvolvimento do potencial de criação e ampliação do repertório profissional.
BRANDING E MARKETING ESTRATÉGICO EM MODA
Apresenta as diferentes estratégias de planejamento e ativação de branding empresarial, de marca e de guarda-chuva de marcas, com o intuito de ampliar seu valor tangível e intangível. Detalha os conceitos de marketing 4.0, neuromarketing e marketing de propósito, aplicados aos mercados Business to Business (B2B), desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços entre empresas e Business to Consumer (B2C), desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços diretos ao consumidor final, bem como aplicados ao atacado e varejo, exclusivos e em escala, de comercialização on-line e presencial. Aborda a criação e desenvolvimento de estratégias de cobranding, colaboração e cocriação entre marcas. Detalha os métodos de desenvolvimento, implantação e mensuração de resultados de estratégias de marketing inovadoras para diversos públicos e nas diversas áreas de moda.
STYLING PARA PLATAFORMAS DIGITAIS
Conceitua o conhecimento teórico e prático do styling de moda, enfocando o processo criativo e a concretização técnica, considerando imagens criadas para fotografias ou filmes de moda, vinculados às plataformas digitais. Qualifica a experiência da cadeia organizacional do styling, desde a adequação do projeto à pós-produção da imagem de moda, com ênfase nas mídias sociais.
PRODUÇÃO EXECUTIVA EM MODA
Aborda a atuação profissional ligada ao campo do styling nas fases da pesquisa conceitual e montagem de projetos, enfocando aspectos criativos, culturais, bem como os aspectos de ordem executiva, técnicas e financeiras. Apresenta o universo conceitual da imagem de moda estimulando o potencial de criação, por meio do desenvolvimento de projetos em diferentes áreas de atuação e da verificação de viabilidade de orçamento, entre outros aspectos da produção executiva de variadas formas de produção no mercado.
MÍDIAS E COMUNICAÇÃO DE MODA
Aborda conceitos de planejamento, execução e mensuração de resultados de ações de comunicação para diferentes tipos de negócios de moda, com a finalidade de posicionar e divulgar serviços e produtos. Apresenta os fundamentos do planejamento estratégico em mídias sociais, mobile e outras plataformas on-line, levando em conta os objetivos comerciais e de marketing da empresa. Conceitua os instrumentos para o monitoramento de campanhas em mídias sociais.
DIREÇÃO DE ARTE EM MODA
Apresenta técnicas e teorias aplicadas à conceituação da imagem, a partir de referências audiovisuais e impressas. Aborda noções sobre edição de fotografia, vídeo e design digital, além de conhecimentos elementares sobre o uso da tipologia com intuito de reforçar a expressão de um determinado estilo. Conceitua os aspectos técnicos, conceituais e estéticos para o desenvolvimento de peças visuais.
ECONOMIA CRIATIVA E INOVAÇÃO NA MODA
Apresenta um panorama do setor econômico formado por diversas indústrias criativas relacionadas à moda, design e arte. Esboça conexões entre habilidades criativas e diferentes aspectos da nova economia, abordando modelos de negócios capazes de gerar valor por meio de ações culturais e intelectuais. Aborda estudos relacionados à criação da imagem de moda como expressão comportamental, enfatizando seus vínculos com consumidores e audiência, com objetivo de promover a inclusão social, a diversidade e o desenvolvimento econômico. Apresenta inovações criativas na comunicação produzidas para diferentes tipos de plataformas digitais.
FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA DE MODA
Apresenta os grandes nomes da fotografia de moda contemporânea. Aborda as lógicas que permeiam as imagens ligadas à publicidade e ao marketing de moda, com ênfase à segunda metade do século 20. Aborda a fotografia de moda vinculada à imagem de marca como canal de comunicação de conceitos, realçando e valorizando a importância do trabalho de styling neste processo. Especifica as relações da imagem com o contexto sócio-cultural e comportamental como parâmetros de análise de campanhas e cases de marcas de moda da atualidade.
FIGURINO, ARTES E PERFORMANCES
Apresenta a área de figurino e suas estratégias de criação e composição de personagens, bem como os diálogos com o campo da moda. Aborda a dinâmica da moda e sua inserção nos campos do cinema, da TV, do vídeo e do teatro. Qualifica recursos para o desenvolvimento do potencial de criação e atuação profissional, ampliando a compreensão das relações entre as áreas.
CONSULTORIA DE IMAGEM E DIVERSIDADE
Aborda a prática profissional ligada à assessoria de imagem pessoal, levando em conta a diversidade corporal, assim como os estudos sobre as transformações sociais e culturais sobre gêneros e etnias. Apresenta os campos de pesquisa e análise estilística, estudo de cores, tipos físicos, edição e montagem de peças, dando ênfase nas atividades de personal stylists e personal shoppers. Caracteriza capacidades analíticas e estéticas e a diversidade de padrões estéticos, a fim de proporcionar a autoestima do sujeito.
STORYTELLING DE MODA
Apresenta técnicas de narrativas modernas para a comunicação de uma coleção, de uma marca ou de um persona, com ênfase em práticas de edição de editoriais de moda, desfiles, filmes fashion sob diferentes perspectivas estilísticas de trabalho. Trata da importância da tradução das ideias de designers e marcas para o público em geral em discursos imagéticos, por meio de uma sequência lógica de imagens e conteúdos impressos ou digitais.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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Proposta metodológica
O curso inclui aulas teóricas e práticas, palestras e programa de orientação à pesquisa.
Pós-graduação lato sensu Especialização em Direção Criativa e Styling de Moda (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

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