Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Roteiro Audiovisual

Roteiro Audiovisual

Especializar profissionais nas áreas de pesquisa de conteúdo, criação de projetos e roteiros audiovisuais por meio de análises de narrativas de diversos formatos e gêneros, com ênfase na prática da escrita criativa, contextualizando o papel do roteirista e do roteiro na produção audiovisual.

Carga horária: 366 horas

O roteiro é, segundo Field (2009), uma história contada por meio de imagens, diálogos e descrições, sempre localizada no âmbito de uma estrutura dramática. Compreendida em sua essência, tal definição contempla tanto o roteiro para formatos ficcionais quanto os não ficcionais.

De acordo com estudo da Ancine (2017), intitulado Uma nova política para o audiovisual, o mercado do setor no Brasil viveu um momento de forte expansão desde o início dos anos 2000 até meados de 2016.

Com relação ao cinema nacional, houve o aumento significativo de longas-metragens produzidos, bem como a consolidação de um grande público pagante nas salas de cinema. Ações governamentais de fomento em conjunto com iniciativas privadas resultaram no desenvolvimento de diversos modelos de produção cinematográfica, com foco tanto em obras de expressão de cunho artístico e cultural quanto nas produções voltadas ao grande público.

Nas últimas décadas, acompanhamos uma revolução digital que impacta profundamente nos paradigmas do cenário audiovisual. A massificação de acesso à internet, a democratização dos meios de produção, a ampliação das possibilidades de veiculação e circulação e a convergência de diversas plataformas midiáticas ampliam as possibilidades de construções de novas narrativas e expressões audiovisuais. Como afirma o especialista Thiago Romariz, no periódico Meio e Mensagem (PACETE, 2019), as produções locais das plataformas de streaming são um ativo importante que expandem catálogo e fomentam o mercado local.

Em 2011, com a criação da Lei nº 12.485, exigindo das emissoras de TVs por assinatura uma quantidade mínima de horas diárias para exibição de conteúdo nacional, houve um aumento significativo da demanda de produtos originais de ficção e não ficção. O investimento privado em conteúdo para plataformas de streaming intensificou a produção de novos formatos. Este panorama criou a necessidade de um corpo de profissionais com formação específica e aprofundada, capaz de atuar nos diferentes gêneros de produção.

Portadores de diploma de graduação em cursos das áreas de humanas, comunicação e artes, preferencialmente com conhecimentos básicos em expressões socioculturais e artísticas. É recomendado, também, que o candidato tenha aptidão à leitura, à observação crítica e analítica da realidade, ao exercício da criatividade, ao trabalho coletivo e ao debate construtivo e profícuo de ideias.
NARRATIVA E NARRAÇÃO AUDIOVISUAL
Apresenta os principais conceitos da linguagem audiovisual, com suas especificidades de gêneros e formatos, e das teorias das narrativas audiovisuais, oferecendo noções de construção de personagens, cenas, conflitos dramáticos e diálogos, com a finalidade de contextualizar as especificidades das narrativas contemporâneas em sua relação com variados suportes.
ROTEIRO DE CURTA-METRAGEM
Apresenta o processo de criação de roteiros de curtas-metragens, considerando o desenvolvimento da escritura nas etapas de story line, sinopse, argumento, escaleta e construção de diálogo, visando a produção de um roteiro apto às etapas seguintes de realização.
ROTEIRO DE FICÇÃO SERIADA
Discute a narrativa seriada e suas implicações na criação audiovisual, em seus diferentes formatos, considerando a estruturação de narrativa, enredos, constelação de personagens, arcos dramáticos e episódios, com a finalidade de construção de um projeto de ficção seriada apto às etapas de roteirização.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Orienta para a elaboração de um pré-projeto de produto audiovisual de ficção ou não ficção, considerando as possíveis convergências entre os formatos e as linguagens.
ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO
Contextualiza os aspectos narrativos específicos do documentário, discutindo o que define a área documental enquanto embate entre a ideia proposta e a imprevisibilidade do real - destacando a importância de pesquisa e repertório com a finalidade de elaboração de um projeto de documentário apto às etapas de pesquisa e roteiro de gravação.
CRIAÇÃO E ROTEIRO DE REALITY TV
Apresenta os diferentes formatos de programas de reality TV (transformação, estilo de vida, game show, competição, confinamento, relacionamento) e as ferramentas de planejamento de conteúdo, observando suas diferentes etapas: seleção de participantes, entrevistas, pauta, pesquisa, gravações, textos de apresentação e locução, além do roteiro de edição, visando a elaboração de um roteiro de gravação de episódio.
ARGUMENTO E ESCALETA
Estuda o gênero do Argumento a partir do surgimento do cinema, diferenciando-o do Romance, da Novela e da peça de teatro. Reflete as especificidades do profissional “argumentista” e da construção textual do Argumento como base fundamental do Roteiro, exercitando as etapas da Escrita, Personagem, Conflito e Estrutura em suas representações, na gramática audiovisual, para estruturar a Escaleta. Aborda as sequências constitutivas do processo de roteirização com a finalidade de produzir um argumento de base ao Trabalho de Conclusão de Curso.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Orienta para a elaboração de um projeto de produto audiovisual, desenvolvendo os pré-projetos dos alunos, oferecendo a opção entre produtos ficcionais (sinopse, argumento, descrição de personagens) e não ficcionais (formato, perfil de apresentador e perfil de participantes).
MERCADO E POLÍTICA AUDIOVISUAL
Apresenta os mecanismos de financiamento e captação de recursos dos diferentes formatos, abordando políticas públicas, privadas e colaborativas, visando contextualizar os modelos de formatação de projetos audiovisuais e as exigências dos editais de fomento à produção.
ROTEIRO DE ANIMAÇÃO
Analisa as especificidades do roteiro de animação, observando a construção de personagens e cenários como elementos fundamentais na elaboração da escaleta e decupagem com a finalidade de orientar a produção de um roteiro de curta duração.
PRÁTICA DE ROTEIRO
Orienta a escrita de projetos audiovisuais ficcionais e não ficcionais que contemplem ambientes televisivos, cinematográficos e digitais, desenvolvendo pesquisa, criação de cenas e/ou roteirização de quadros de jogos e competições, visando subsidiar o Trabalho de Conclusão de Curso.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III
Orienta para a redação final do Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvendo as cenas dos projetos de roteiro ficcional ou as estruturas de documentários ou programas, no caso dos projetos de não ficção, visando à escrita de uma bíblia de produto audiovisual.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
O curso inclui aulas expositivas, seminários, dinâmicas de grupo, discussões em sala de aula, exibições de vídeos e similares. São sugeridas atividades extracurriculares, como pesquisas bibliográficas, práticas laboratoriais e participações em fóruns de discussão online.
O curso cria condições para a integração entre teoria e prática, oferecendo ambientes físicos e conceituais nos quais a aprendizagem acontece a partir da experimentação, da partilha de conhecimentos prévios e da construção coletiva de novos conhecimentos.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Roteiro Audiovisual - certificado expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso