Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia

Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia

Você se especializará na enfermagem com ênfase na saúde ginecológica e obstétrica, sabendo realizar cuidados em pós-aborto, parto, pós-parto, puerpério, recém-nascido e aleitamento materno, além da gestão de serviços de atenção à saúde da mulher.

Carga horária: 408 horas

Você poderá atuar em serviços de saúde intra e extra-hospitalar que ofereçam atenção obstétrica e ginecológica de nível primário a terciário em instituições públicas e privadas.Também poderá atuar com prestação de serviço em casa de parto, parto domiciliar planejado, consultoria assistencial, educacional, técnico e gerencial.
Pessoas com graduação completa em enfermagem.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL
Apresentar as principais perspectivas teóricas e diretrizes nacionais e internacionais sobre a assistência ao pré-natal, com o objetivo de subsidiar e qualificar a prática profissional do enfermeiro obstetra.
ASSISTÊNCIA AO PARTO E PUERPÉRIO
Apresentar as principais perspectivas teóricas e diretrizes nacionais e internacionais sobre a assistência ao parto e puerpério, com o objetivo de subsidiar e qualificar a prática profissional do enfermeiro obstetra nos diversos cenários de atenção à saúde da mulher.
TECNOLOGIAS E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES APLICADAS AO PROCESSO DE CUIDAR EM OBSTETRÍCIA
Apresentar conceitos e fundamentos capazes de capacitar o enfermeiro obstetra nas novas tecnologias e terapias integrativas e complementares utilizadas dentro do ciclo sexual e reprodutivo.
PATOLOGIAS OBSTÉTRICAS
Apresentar as principais perspectivas teóricas das patologias obstétricas, baseadas nas evidências científicas atuais e relacionadas ao contexto da prática, para fortalecer o papel do enfermeiro obstetra no cuidado obstétrico de alto risco.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NO CONTEXTO DA SAÚDE
Apresentar os conhecimentos necessários para a busca, investigação e aplicação das evidências publicadas em artigos científicos à prática clínica.
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS OBSTÉTRICAS
Apresentar as perspectivas teóricas e práticas das urgências e emergências obstétricas, baseadas nas evidências científicas atuais, para subsidiar e qualificar a prática profissional do enfermeiro obstetra.
ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO E REANIMAÇÃO NEONATAL EM SALA DE PARTO
Apresentar perspectivas teóricas e práticas para avaliação e conduta na recepção, exame físico e reanimação do recém-nascido pré-termo, pré-termo tardio, termo e pós-termo, conforme a diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria.
MANEJO CLÍNICO EM ALEITAMENTO MATERNO
Apresentar conceitos teórico-científicos a cerca das vantagens do leite materno e da amamentação para proporcionar a capacitação do enfermeiro obstetra em prestar atendimento a nutrizes e lactentes.
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM GINECOLOGIA, SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA
Apresentar as principais abordagens no campo da ginecologia, saúde sexual e reprodutiva, baseadas em evidências científicas atuais, relacionando-as com o contexto da prática e assim fortalecer o papel do enfermeiro obstetra na assistência integral à saúde da mulher.
GESTÃO DE SERVIÇOS, PROCESSOS E CUIDADO NA ATENÇÃO OBSTÉTRICA
Apresentar conceitos e ferramentas de gestão dos serviços de saúde com enfoque em obstetrícia, implementação e gerenciamento de indicadores obstétricos, para capacitação do enfermeiro obstetra e promoção da segurança da dupla mãe-bebê.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PRÁTICA ASSISTENCIAL
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também realizará exercícios, estudos de caso e vivenciará simulações de situações reais de trabalho.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Especialista em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso

Pela parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo, o Senac oferta este curso de pós-graduação com o desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos enfermeiros regularmente inscritos no Coren-SP.



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp