Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Farmacoterapia e Cuidado Farmacêutico

Farmacoterapia e Cuidado Farmacêutico

Você se especializará em farmacologia clínica e farmacoterapia, ancorando o cuidado farmacêutico no modelo de atenção centrado na pessoa e no uso racional de medicamentos (URM), proporcionando atenção contínua, direta e personalizada.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em serviços públicos ou privados de saúde, como hospitais, Unidades Básicas de Saúde, centros de diagnóstico e instituição de longa permanência, farmácias, indústrias farmacêuticas, centros de pesquisa e instituições de ensino, desempenhando atividades clínicas que tenham o paciente como elemento central do cuidado.
Pessoas com graduação completa em Farmácia.

Importante: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
CUIDADO FARMACÊUTICO E MODELO CLÍNICO CENTRADO NA PESSOA
Apresenta instrumentos e conhecimentos semiológicos de boas práticas de prescrição, comunicação interpessoal, de bioética e legislação que orientam a prática profissional para o acolhimento do paciente, identificação de suas necessidades, bem como para o planejamento de intervenções e a avaliação dos resultados obtidos visando à prevenção e resolução de problemas relacionados à farmacoterapia, ao uso racional de medicamentos e à prevenção de doenças e outros problemas de saúde. Discute os elementos teórico-práticos para o cuidado farmacêutico, contribuindo para a formação a partir da perspectiva humanista e centrada no paciente em serviços de atenção à saúde.
FARMACOCINÉTICA CLÍNICA
Apresenta e discute os parâmetros farmacocinéticos, demonstrando a relação entre a dose e efeito, com a finalidade de compreender a resposta dos diferentes grupos de pacientes à farmacoterapia sugerida, bem como ser capaz de avaliar a efetividade e a segurança do tratamento.
FARMACOTERAPIA E CUIDADO FARMACÊUTICO EM DISTÚRBIOS DOS SISTEMAS ENDÓCRINO E SANGUÍNEO
Aborda a fisiopatologia, farmacologia clínica e a farmacoterapia dos distúrbios dos sistemas endócrino e sanguíneo mais incidentes visando à prática do cuidado farmacêutico fundamentado em conhecimentos de semiologia, ética e legislação para uma abordagem integral do problema de saúde, incluindo a interpretação de exames laboratoriais com vista ao acompanhamento farmacoterapêutico e o alcance de metas terapêuticas. Apresenta os aspectos relevantes do processo de uso dos medicamentos para distúrbios dos sistemas endócrino e sanguíneo baseado em ferramentas para a dispensação e orientação voltadas ao público em geral e às populações especiais (como gestantes, crianças, idosos, pacientes hepatopatas e nefropatas).
FARMACOTERAPIA E CUIDADO FARMACÊUTICO EM DISTÚRBIOS DOS SISTEMAS GASTRINTESTINAL E HEPÁTICO
Aborda a fisiopatologia, farmacologia clínica e a farmacoterapia dos distúrbios dos sistemas gastrintestinal e hepático mais incidentes visando àprática do cuidado farmacêutico. Identifica problemas gastrintestinais e hepáticos autolimitados e discute o manejo de forma racional e baseada em evidências científicas, fundamentado em conhecimentos de semiologia, boas práticas de prescrição e comunicação, ética e legislação para uma abordagem integral do problema de saúde, incluindo a interpretação de exames laboratoriais com vistas ao acompanhamento farmacoterapêutico e ao alcance de metas terapêuticas. Apresenta os aspectos relevantes do processo de uso dos medicamentos para distúrbios dos sistemas gastrintestinal e hepático baseado em ferramentas para a dispensação e orientação voltadas ao público em geral e às populações especiais (como gestantes, crianças, idosos, pacientes hepatopatas e nefropatas).
FARMACOTERAPIA E CUIDADO FARMACÊUTICO EM DOENÇAS INFECCIOSAS
Aborda a fisiopatologia, farmacologia clínica e a farmacoterapia dos processos infecciosos bacterianos, fúngicos, virais e parasitários mais incidentes visando à prática do cuidado farmacêutico fundamentado em conhecimentos de semiologia, ética e legislação para uma abordagem integral do problema de saúde, incluindo a interpretação de exames laboratoriais com vista ao acompanhamento farmacoterapêutico e o alcance de metas terapêuticas. Apresenta os aspectos relevantes do processo de uso dos medicamentos para infecções e infestações baseado em ferramentas para a dispensação e orientação voltadas ao público em geral e às populações especiais (como gestantes, crianças, idosos, pacientes hepatopatas e nefropatas).
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FARMÁCIA COMUNITÁRIA
Elabora plano de educação em saúde, utilizando conhecimentos de farmacologia clínica e farmacoterapia, para desenvolver materiais educativos visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e outros problemas de saúde.
FARMACOTERAPIA E CUIDADO FARMACÊUTICO EM DISTÚRBIOS DOS SISTEMAS CARDIOVASCULAR E RENAL
Aborda a fisiopatologia, farmacologia clínica e farmacoterapia dos distúrbios cardiovasculares e renais mais incidentes visando à prática do cuidado farmacêutico fundamentado em conhecimentos de semiologia, ética e legislação para uma abordagem integral do problema de saúde, incluindo a interpretação de exames laboratoriais com vistas ao acompanhamento farmacoterapêutico e o alcance de metas terapêuticas. Apresenta os aspectos relevantes do processo de uso dos medicamentos para distúrbios dos sistemas cardiovascular e renal baseado em ferramentas para a dispensação e orientação voltadas ao público em geral e às populações especiais (como gestantes, crianças, idosos, pacientes hepatopatas e nefropatas).
FARMACOTERAPIA E CUIDADO FARMACÊUTICO EM DISTÚRBIOS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Aborda a fisiopatologia, farmacologia clínica e a farmacoterapia dos distúrbios do sistema respiratório mais incidentes visando à prática do cuidado farmacêutico. Identifica problemas respiratórios autolimitados e discute o manejo de forma racional e baseada em evidências científicas fundamentado em conhecimentos de semiologia, boas práticas de prescrição e comunicação, ética e legislação para uma abordagem integral do problema de saúde, incluindo a interpretação de exames laboratoriais com vista ao acompanhamento farmacoterapêutico e o alcance de metasterapêuticas. Apresenta os aspectos relevantes do processo de uso dos medicamentos para distúrbios do sistema respiratório baseado em ferramentas para a dispensação e orientação voltadas ao público em geral e às populações especiais (como gestantes, crianças, idosos, pacientes hepatopatas e nefropatas).
FARMACOTERAPIA E CUIDADO FARMACÊUTICO NA DOR E INFLAMAÇÃO
Aborda a fisiopatologia, farmacologia clínica ea farmacoterapia dos processos dolorosos e inflamatórios com ênfase no uso de AINE, AIE e opioides visando à prática do cuidado farmacêutico. Identifica processos dolorosos autolimitados visando o manejo de forma racional e fundamentado em conhecimentos de semiologia, boas práticas de prescrição e comunicação, ética e legislação para uma abordagem integral do problema de saúde, incluindo a interpretação de exames laboratoriais com vista ao acompanhamento farmacoterapêutico e o alcance de metas terapêuticas.
FARMACOTERAPIA E CUIDADO FARMACÊUTICO EM DISTÚRBIOS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Aborda a fisiopatologia, farmacologia clínica e a farmacoterapia dos distúrbios do sistema nervoso central mais incidentes visando à prática do cuidado farmacêutico fundamentado em conhecimentos de semiologia, ética e legislação para uma abordagem integral do problema de saúde, incluindo a interpretação de exames laboratoriais com vista ao acompanhamento farmacoterapêutico e o alcance de metas terapêuticas. Apresenta os aspectos relevantes do processo de uso dos medicamentos para distúrbios do sistema nervoso central baseado em ferramentas para a dispensação e orientação voltadas ao público em geral e às populações especiais (como gestantes, crianças, idosos, pacientes hepatopatas e nefropatas).
FARMACOTERAPIA E CUIDADO FARMACÊUTICO AO IDOSO
Discute características fisiológicas relacionadas ao envelhecimento e suas correlações com o processo saúde-doença visando à orientação correta quanto à necessidade de adequação do tratamento medicamentoso. Aborda as alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas comuns ao envelhecimento, os eventos adversos relacionados a medicamentos e as especificidades do processo de prescrição para idosos. Discute sobre a realização de cuidados e ações educativas direcionadas aos idosos usuários de medicamentos e seus cuidadores, por meio dedebate sobre indicações, efeitos e segurança dos medicamentos nesse grupo etário.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: PROTOCOLO DE CUIDADO FARMACÊUTICO
Elabora protocolo de cuidado farmacêutico para a oferta de serviços farmacêuticos por meio do desenvolvimento de materiais como fichas de acompanhamento, de anamnese farmacêutica, de consulta farmacêutica e outros documentos que orientem a prática clínica utilizando conhecimentos de fisiopatologia, farmacologia clínica, farmacoterapia, semiologia, visando o cuidado de pacientes ambulatoriais.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também poderá realizar estudos de caso e vivenciar situações reais de trabalho.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialista em Farmacoterapia e Cuidado Farmacêutico. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso de pós-graduação com desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp